segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Santo Drummond!

prof. Israel Fonseca Araújo




Hoje, 31 de outubro, é data de nascimento do, talvez, maior dos melhores Poetas da Modernidade Brasileira, Carlos Drummond de Andrade, que nasceu em Itabira, MG e faleceu no Rio de Janeiro (1987).
Ora, amantes das Letras (como Eu), hoje é o dia de festejarmos a Poesia em toda a sua vitalidade, criatividade, polivalência sígnica, mimese, "estranhamento", metáfora uni(poli)valente. Hoje, Cecília Meireles, Mário de Andrade, Oswald Andrade, Fernando Pessoa, Luís Vaz de Camões, João de Jesus Paes Loureiro, Homero e Antônio Juraci Siqueira, estão festejando em torno da Palavra que não se deixa vencer por nenhuma "pedra no caminho"; seja nas casas "entre bananeiras", seja na maior agitação das nossas cidades, nas megalópoles, nos "lócus" amenos, seja na vida "besta, meu Deus"; seja como e onde for.
Nada de nos deixarmos abater por essa luta vã, aquela travada com as Palavras. Afinal de contas, como diz aquele sábio filósofo, se quisermos ir além da dor, temos de atravessar o Bojador.

Salve Drummond, o cara da Poesia brasileira; e da Prosa, tbém.






quarta-feira, 26 de outubro de 2011

De 24 para 12 meses - chegaremos a 12 dias?

Israel Fonseca Araújo


Não é piada, nem propaganda de alguma Casa comercial, querendo vender seus Produtos à Prestação (com Juros embutidos). São "propostas" ("p" minúsculo) do Governo Nilson Pinto - Jatene, para o Pagamento do Piso (defasado, no Pará, desde 24/8) aos Professores. A 1ª proposta, intermediada pelo Juiz que decretou recordemente a abusividade da Gr(a)eve, na 1ª semana da mesma, prometia pagamento do atual Piso (1.187,00) até janeiro de 2014. Agora, baixa-se o total de Parcelas (Não perca. É IMPERDÍVEL: de 24 para 12 meses, sem entrada) e já subentendemos que terá algum(a) Juiz(a) que decretará o Imediato Retorno nosso às Aulas, sem Pagamento de Piso algum.
E ainda temos que lutar pelo Piso Salarial de 2012 (aprx. R$ 1.400,00); temos de festejar o Natal (com nossos queridos/as); curtir o "reveión" de 2012 (Aniversário de uma das minhas muitas cunhadas). Ora, como esse Governo (dos Professores Nilson Pinto (Ufpa) e Simão Jatene) nos cansa.
Quem dá a próxima proposta? Acho que cai para 9 vezes, com uma Entrada em quem aceitar (estou fora dessa).

A Luta continua, Companheiros/as.

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Professores da rede estadual mantêm greve

Diário do Pará - on line; Segunda-Feira, 03/10/2011
 
Apesar da decisão judicial expedida na última sexta-feira que prevê o retorno de 50% dos professores ao trabalho, a paralisação, motivada pela reivindicação da categoria pelo cumprimento da Lei do Piso por parte do Governo do Estado, persiste.
De acordo com o assessor de comunicação do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Pará (Sintepp), Antônio Neto, o sindicato ainda aguarda a notificação da decisão judicial. Segundo ele, as negociações sobre o pagamento do piso de R$ 1.187 continuam iguais.
O DIÁRIO tentou falar com a assessoria da Secretaria de Estado de Educação, mas não conseguiu.  (Diário do Pará)

sábado, 1 de outubro de 2011

Mostra de Ciência e Teconologia da "Escola Açaí" (MCTEA) - lição de bons tratos na Educação

prof. Israel F. Araújo


Na última sexta-feira, 30/09/11, fui presenciar a Cerimônia de Premiação da II MCTEA, acima descrita. Já em 2010, ano de criação dessa Feira, aqui no Miri, presenciei essa mesma Cerimônia, que é simplesmente de arrepiar.
Ora, não é Milagre o que a Gestão do Prof. Janilson está fazendo, à frente da Educação de Igarapé-Miri (PA), é apenas trabalhao, muito trabalho! Com várias boas Equipes de Trabalho, competentes, e com a autonomia que o Secretário de Educação dá para seus/suas Auxiliares, havendo: competência, dedicação à causa e compromisso com a Educação Pública os resultados em. E, neste caso, já estão chegando há mais de um ano.
Nesse sentido, várias Escolas já braçaram a proposta. Algumas, por várias razões, ainda estão arredias. Mas creio que o sucesso das duas ediões da Mostra vão contagiar mais gente por aí (algumas grandes e históricas Escolas, de Ig.-Miri, estiveram ausentes da Mostra). Por outro lado, o interesse de Alunos(as) pela educação cresce com esses investimentos (custa dinheiro, sim! Não esqueçamos), seguido de uma maior participação da Família, nesse processo. Ainda podem ser citados os lucros para o processo de "aculturação" - tanto para educandos-pesquisadores como para seus docentes/orientadores (Conhecer outros territórios, outras culturas é, sim, importante. Não podemos transformar isso num "O que é bom vem á de fora"). Ainda: a) a autoestima dos educandos, dos diretores(as) e equipes e das famílias só cresce com essas práticas; b) é muito importante conseguir Bolsas de Estudos (Faespa, Cnpq etc.), bem como Credenciamento para participar de Feiras - Regionais, Nacionais e Internacionais; c) e, acima de tudo: i) é preciso as Escolas, por meio de suas Equipes, ensinem aos alunos(as) que não se ganha, sempre, que às vezes somos derrotados hoje  para poderos crescer mais (sobretudo em determinação); ii) a experiência mostra que, trabalhar com Projetos, é importantíssimo para a construção da Cidadania (para todos Nós); iii) mas o maior lucro é para a dinamização do processo de Ensinar-Aprender, agora focado no estudo de casos importantes para a atualidade e fugindo um pouco das Aulas (sempre) expositivas, sem trabalho com a Leitura e a Oralidade, além do crescimento do sentimento de pertencimento à Escola e da Responsabilidade pelas coisas que estamos nos propondo a conduzir. Soluções para problemas concretos? Nem é preciso comentar.
Saí da dita Cerimônia extasiado, por tantas conquistas de Alunos e Escolas, que bem digam: Gracilene Ferreira, da "Araci Corrêa Santa Maria", Josineide Costa (do MAC) e Vânia Sebastiana, da "Dalina Afonso Cunha", além da "Soninha" (Sônia Amaral, da Perciliano Tourão) e Ereana do Carmo, da recém-instalada "Eládio Lobato". Pelo 2º ano consecutivo, Vila de Maiauatá foi o destaque da MCTEA, na pele da "Araci Corrêa".
Parabéns, a toda a Comunidade Educacional de Igarapé-Miri (PA). É assim que vamos crescer, trabalhando juntos, focados nos mesmos horizontes e sem grandes pavulagens.

Greve é coisa Grave. Grave isso!

Olá, Educadores(as) usuários(as) deste Espaço, conforme já andamos divulgando, o Governo Estadual está disputando a Opinião Pública com a Categoria de Trabalhadores(as) em Educação. Como? Com as "armas" de que dispõe (disponibilidade orçamentária para publicidade etc.). A intenção é deixar os Educadores encurralados(as) para que, assim, desistam de seus Direitos - conquistados com muito sangue e suor (ao pé da letra).
Vejamos Nota Oficial, disponível na página do Sintepp:

"Governo Jatene tenta jogar a sociedade contra os Trabalhadores em Educação em Greve
WWW.sintepp.org.br (acesso em 01/10/2011 – 22:47h)


Em nota o governo afirma que o SINTEPP não comunicou formalmente ao executivo  sobre o inicio da greve. O SINTEPP informa à categoria e à sociedade civil o que já sabíamos: o Governo continua tentando enganar a população e justiça do estado. Uma prática usada nos palanques de campanha que prometia que em seu governo a Educação e a Saúde seriam prioridades. Mentira! Basta comprovar nas inúmeras matérias veiculadas na grande imprensa do caos na saúde e sucateamento da educação são recorrentes.

O SINTEPP em seu site desmente a justificativa através de nosso expediente encaminhado ao Governo do Estado informando a decisão da greve tomada na assembleia geral no dia 21 de setembro, protocolado na Secretaria Administrativa do Estado no dia 22 de setembro endereçada à Secretária de Administração, Sra. Alice Viana, que notificava para que produzisse os efeitos legais, vinte e quatro horas a mais do que determinada a lei. Lembramos ainda que outros documentos foram enviados ao Secretário de Gestão Nilson Pinto e Cláudio Ribeiro, conforme cópias recibadas em nosso poder.

Após a notícia da decisão do Juiz da 1ª Vara de Fazenda da Capital, Elder Lisboa, na última quinta-feira em que determina o retorno de 50% dos (as) trabalhadores (as) ao seu local de trabalho e a abusividade da greve, o SINTEPP solicitou audiência junto à SEDUC, SEAD e ao Secretário de Promoção Social Nilson Pinto para o próximo dia 06/10 às 11h, até então apenas a SEDUC confirmou a audiência.
 
Os trabalhadores (as) em educação reafirmam que não se intimidarão com  ameaças engendradas nos corredores dos tribunais do estado, pois sabemos muito bem de que lado está a justiça, pois não obriga o governo do estado a cumprir uma decisão de sua corte suprema (STF), que manda pagar o Piso e descumpre a Lei de Greve contida na Constituição Federal.

“Que país é esse”! Greve por tempo indeterminado."


prof. Israel Fonseca Araújo