sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

LUÍS FERNANDO VERÍSSIMO FALA SOBRE O “B.B.B.”


Que me perdoem os ávidos telespectadores do Big Brother Brasil (BBB), produzido e organizado pela nossa distinta Rede Globo, mas conseguimos chegar ao fundo do poço. A nova edição do BBB é uma síntese do que há de pior na TV brasileira. Chega a ser difícil encontrar as palavras adequadas para qualificar tamanho atentado à nossa modesta inteligência.
Dizem que Roma, um dos maiores impérios que o mundo conheceu, teve seu fim marcado pela depravação dos valores morais do seu povo, principalmente pela banalização do sexo. O BBB é a pura e suprema banalização do sexo e valores morais, com tamanho atentado à nossa modesta inteligência.

Impossível assistir ver este programa ao lado dos filhos. Gays, lésbicas, heteros...Todos na mesma casa, a casa dos “heróis”, como são chamados por Pedro Bial. Não tenho nada contra gays, acho que cada um faz da vida o que quer, mas sou contra safadeza ao vivo na TV, seja entre homossexuais ou heterossexuais. O BBB é a realidade em busca do IBOPE.
Veja como Pedro Bial tratou os participantes do BBB. Ele prometeu um “zoológico humano divertido”. Não sei se será divertido, mas parece bem variado na sua mistura de clichês e figuras típicas. 
Pergunto-me, por exemplo, como um jornalista, documentarista e escritor como Pedro Bial que, faça-se justiça, cobriu a Queda do Muro de Berlim, se submete a ser apresentador de um programa desse nível. Em um e-mail que recebi há pouco tempo, Bial escreve maravilhosamente bem sobre a perda do humorista Bussunda referindo-se à pena de se morrer tão cedo. Eu gostaria de perguntar se ele não pensa que esse programa é a morte da cultura, de valores e princípios, da moral, da ética e da dignidade do brasileiro.
Outro dia, durante o intervalo de uma programação da Globo, um outro repórter acéfalo do BBB disse que, para ganhar o prêmio de um milhão e meio de reais, um Big Brother tem um caminho árduo pela frente, chamando-os de heróis.

Caminho árduo?
Heróis?
São esses nossos exemplos de heróis?


Caminho árduo para mim é aquele percorrido por milhões de brasileiros, profissionais da saúde, professores da rede pública (aliás, todos os professores), carteiros, lixeiros e tantos outros trabalhadores incansáveis que, diariamente, passam horas exercendo suas funções com dedicação, competência e amor e quase sempre são mal remunerados.

Heróis são milhares de brasileiros que sequer tem um prato de comida por dia e um colchão decente para dormir, e conseguem sobreviver a isso todo dia.

Heróis são crianças e adultos que lutam contra doenças complicadíssimas porque não tiveram chance de ter uma vida mais saudável e digna. Heróis são inúmeras pessoas, entidades sociais e beneficentes, ONGs, voluntários, igrejas e hospitais que se dedicam ao cuidado de carentes, doentes e necessitados (vamos lembrar de nossa eterna heroína Zilda Arns).

Heróis são aqueles que, apesar de ganharem um salário mínimo, pagam suas contas, restando apenas dezesseis reais para alimentação, como mostrado em outra reportagem apresentada meses atrás pela própria Rede Globo.

O Big Brother Brasil não é um programa cultural, nem educativo, não acrescenta informações e conhecimentos intelectuais aos telespectadores, nem aos participantes, e não há qualquer outro estímulo como, por exemplo, o incentivo ao esporte, à música, à criatividade ou ao ensino de conceitos como valor, ética, trabalho e moral. São apenas pessoas que se prestam a comer, beber, tomar sol, fofocar, dormir e agir estupidamente para que, ao final do programa, o “escolhido” receba um milhão e meio de reais. E ai vem algum psicólogo de vanguarda e me diz que o BBB ajuda a "entender o comportamento humano". Ah, tenha dó!!!

Veja o que está por de tra$$$$$$$$$ $$$$$$$ do BBB: José Neumani da Rádio "Jovem Pan", fez um cálculo de que se vinte e nove milhões de pessoas ligarem a cada paredão, com o custo da ligação a trinta centavos, a Rede Globo e a Telefônica arrecadam oito milhões e setecentos mil reais. Eu vou repetir: oito milhões e setecentos mil reais a cada paredão...

Já imaginaram quanto poderia ser feito com essa quantia se fosse dedicada a programas de inclusão social, moradia, alimentação, ensino e saúde de muitos brasileiros? (Poderia ser feito mais de 520 casas populares; ou comprar mais de 5.000 computadores) 

Essas palavras não são de revolta ou protesto, mas de vergonha e indignação, por ver tamanha aberração ter milhões de telespec-tadores. Em vez de assistir ao BBB, que tal ler um livro, um poema de Mário Quintana ou de Neruda ou qualquer outra coisa..., ir ao cinema..., estudar..., ouvir boa música..., cuidar das flores e jardins..., telefonar para um amigo..., visitar os avós..., pescar..., brincar com as crianças..., namorar... ou simplesmente dormir.

Assistir ao BBB é ajudar a Globo a ganhar rios de dinheiro e destruir o que ainda resta dos valores sobre os quais foi construída nossa sociedade.

Esta Crônica está sendo divulgada pela internet a milhões de e-mails.

"Somos responsáveis por aquilo que fazemos, o que não fazemos e o que impedimos de ser feito." 

____________________________
Luís Fernando Veríssimo. É cronista e escritor brasileiro.

P. S.: Este texto circula via e-mail, entre as "redes" de Educadores(as) do Brasil, de todos os tipos e todos os "brasis", que têm preocupação com o crescimento do Homem e da Mulher brasileiros; que se preocupam com a decadência de produções culturais(!) que temos vivido, nas últimas décadas, em terras deste Pindorama. Nós a publicamos, aqui, para reforçar o Debate e a Reflexão sobre essa questão.

sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

EU MESMO


Édson Antunes (*)

Sim eu sou um sonhador porque se assim não o fosse, não seria eu mesmo. Eu que nasci filho da história de muitos povos, de um povo gestado na força das ondas do Rio Tocantins: gigante, fabuloso, místico e límpido. Por onde navegavam todos os dias milhares de caboclos, ribeirinhos, extrativistas, nativos e migrantes, que montados em suas embarcações de madeira, ora sonhadores como eu mesmo, ora em busca do acesso de sua própria subsistência material, imaterial, descobrem a cada hora, a cada instante o prazer da vida, do desvendar da natureza desconhecida, do ser humano que daqui existe herdeiros de uma terra onde corre “leite e mel”, mapará, camarão, açaí e miriti.
Sim sou um sonhador porque se assim não o fosse não poderia amar. E se aprendi a amar é porque também desaprendi a odiar; a negar o diferente, o negro, o pobre, o migrante; o pertencente à outra religião, à outra visão política ou de outra condição.
Sim sou um sonhar e como tal, sou ciente de que pela minha própria essência humana sou capaz de mudar, transformar, tirar lições, aprender com o já caminhado, refazer direções e percorrer em caminhos ainda não trilhados...
Sim sou um sonhador, mas acredito que não estou só, pois em cada esquina de rua ou em cada dobrada de rio, terá sempre um miriense a sonhar, haverá sempre um filho da luta histórica a acreditar, que um dia brancos e negros, pobres e ricos, mulheres e homens, estarão lado a lado construindo uma nova civilização do amor.
Sim sou um sonhar, pois se deixarmos de sonhar é porque já não existimos como EU MESMO.

________________
(*) Édson de Jesus Antunes Corrêa é miriense, militante social, petista, Sociólogo, Professor, Mestre em Planejamento (NAEA-Ufpa) e cursa Doutorado em Ciências Sociais (Ufpa). Cedeu, gentilmente, esses "Eu Mesmo" para este nosso Blogue.




sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

POEMEIRODOMIRI... ENTREVISTA – José Moraes Quaresma, Coordenador-Geral do Sintepp em Igarapé-Miri.


Nesta Seção, o Blog POEMEIRODOMIRI entrevista o Professor José Moraes Quaresma, que desde o dia 15 de dezembro último está assumindo a Coordenação-Geral da Sub-Sede do Sintepp de Igarapé-Miri. O mandato é de três (03) anos.
O professor José Quaresma, mais conhecido na luta sindical como Júnior do Sintepp, é Pedagogo (UEPA), atua nas redes de ensino de Moju e Igarapé-Miri e, no Sindicato, há mais de três anos; vem atuando como um dos coordenadores(as) regionais do Sintepp, representando Igarapé-Miri. Já exerceu a Presidência do Conselho do FUNDEB – em Igarapé-Miri.


 Professor José Quaresma, em momento de trabalho na Sede do Sintepp de Igarapé-Miri. (Foto: Israel Araújo)


POEMEIRODOMIRI – Professor José, o que é o Sintepp e, nesse caso, o que vem a ser uma Sub-Sede?

José Moraes Quaresma – A sigla significa: Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Estado do Pará, na luta é o maior sindicato do Estado do Pará com aproximadamente 130 Sub-Sedes e algo que eu gosto de mencionar sempre é que o SINTEPP tem em seu Estatuto o princípio da proporcionalidade qualificada, ou seja, no ato das eleições todas as chapas concorrentes que alcançarem o percentual de 10% dos votos têm o direito de indicar pessoas para compor a Coordenação. Isto demonstra o quanto nosso sindicato é democrático.
A Sub-Sede eu diria que é uma espécie de filial ou uma ramificação do SINTEPP Estadual, é uma forma de aproximar os filiados e de fazer a luta em cada município, sendo que o(a) filiado(a) do SINTEPP, independente de ser da Rede Estadual de Ensino ou Municipal, se beneficiam das mesmas prerrogativas.


POEMEIRODOMIRI – Professor José, na sua opinião qual seria a principal conquista da gestão anterior (Professora Joana Lopes) e que lição tirar da gestão dessa Companheira para o seu trabalho à frente da Sub-Sede?

José Moraes Quaresma – Na Gestão da Companheira Joana tivemos avanços dos quais destaco a reformulação do PCCR [Plano de cargos, carreira e Remuneração], a quitação de débitos junto à Regional e à Estadual, um bom envolvimento do SINTEPP junto à sociedade e uma maior organização. No entanto, o que considero como principal conquista foi a mudança do SINTEPP para nossa Sede, que estava há tempos sem uso, considero isso muito importante porque a partir desse momento o Sindicato, por exemplo, tem a possibilidade de crescer em organização porque tem endereço e referência.
Aprendi que só existe um segredo para o bom andamento do Sindicato: FORMAÇÃO, seja para fazer a luta propriamente dita, seja para que companheiros(as) da Coordenação não venham a evadir, seja para organizar um evento. A evasão de companheiros(as) da Coordenação tem sido um dos maiores problemas enfrentados pelo SINTEPP em todo o Estado e isso sem dúvida é um ponto negativo no que diz respeito à organização da classe.

 
POEMEIRODOMIRI – Professor, a Coordenação que o Senhor lidera é formada por Trabalhadores(as) novos e, outros(as), veteranos. Quais seriam as vantagens de ter uma Chapa assim constituída?

José Moraes Quaresma - Experiência e Juventude é um casamento que precisamos fazer sempre, por acreditar que vai dar certo, já que nos mais variados momentos será necessário usar essa juventude dentro do movimento sindical até mesmo para que possamos deixar um legado, a certeza de que teremos um exército qualificado para dar continuidade ao projeto de luta em defesa dos direitos da Classe Trabalhadora, aliado à experiência adquirida pelos companheiros(as), como você mesmo chamou veteranos, é a certeza de que teremos a possibilidade de espelhar-nos no passado para construir um Sindicato cada vez melhor e mais forte.

 
POEMEIRODOMIRI – Professor, para a sua atuação na Sub-Sede o Senhor já deixou a entender que trabalhará com especial atenção aos Servidores(as) de Apoio e Serviço Escolar. Por quê? E o que mais deverá marcar a sua gestão, enquanto Linhas-Mestras de atuação para esse triênio?

José Moraes Quaresma. De fato sempre deixei claro que os Servidores (as) de Apoio e Serviço Escolar em nossa gestão teriam nossa atenção porque penso que o SINTEPP tem uma dívida com esses companheiros (as). Quando o PCCR foi aprovado, embora não seja a carta de nossos anseios e sempre termos defendidos um PCCR unificado, ele significou inúmeros avanços para os Professores, mas, na contramão disso, os servidores(as) de apoio não tiveram a oportunidade de usufruir do PCCR. Por isso nossa intenção em fazer com que o governo reconheça estes trabalhadores(as) e faça valer aquilo que estabelece a Resolução 03 de 2008 da CEB [Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação] em relação aos Planos de Carreira unificados. Além deste ponto já mencionado, nós enquanto Coordenação faremos investimentos concentrados em três principais linhas comunicação/informação, organização e formação, não necessariamente nesta ordem.
Na comunicação e informação temos que ter a capacidade de fazer chegar as mais variadas informações a cada companheiro(a), independente de onde ele está desenvolvendo suas atividades laborais e aí vamos usar o famoso corpo-a-corpo, as redes sociais, panfletos, informativos, rádios, enfim...
Na organização destaco o nosso sonho de realizarmos assembleias nos Distritos de Igarapé-Miri, nas escolas e não somente na Sede como é feito hoje e ao mesmo tempo usar essas assembleias para elegermos representantes de escolas, de distritos, de localidades e além disto dar funcionalidade a cada uma das Secretarias existentes dentro da Coordenação. Daí o fato de estarmos nos reunindo no dia 10 de janeiro para realizarmos o Planejamento de nossa Coordenação para 2012.
A formação é a base da qual não podemos abrir mão, é aquilo que vai fazer nossa Categoria ser reconhecida e que nos dará um maior leque de companheiros(as) qualificados para o debate e consequentemente o avanço de nossas conquistas. O que não podemos fazer é acreditar que é possível criar mitos e lendas dentro do SINTEPP, pois a história tem nos mostrado que todas as instituições que fizeram isso tiveram inúmeras dificuldades de afirmar-se em um futuro bem próximo. A formação resume tudo o que é básico para uma entidade. Se ao final de nosso mandato conseguirmos consolidar este planejamento estaremos realizados.


POEMEIRODOMIRI – Professor, duas questões do tipo “saia-justa”: (a) o que o Senhor diz das cinco Greves consecutivas, na Rede Estadual de Ensino do Pará?; (b) com a presença de um ex-Professor à frente da Comissão de Educação da Câmara de Igarapé-Miri (Ver. Wladmir Santa Maria Afonso – DEM), aumentam as chances/esperanças de apoio à luta sindical, por parte dessa Casa de Leis?

José Moraes Quaresma. As greves da Rede Estadual de Ensino, infelizmente para a classe trabalhadora e para os alunos (que são os maiores prejudicados), é o retrato da má execução das políticas Educacionais em nosso Estado, nesta última greve eu diria que foi muito dura [a luta], porque nas outras lutávamos pela criação de leis e nesta a luta era pelo cumprimento das leis conquistadas com muita luta e neste caso tivemos a justiça posicionando-se inexplicavelmente contra uma lei que já havia sido ratificada pelo Supremo Tribunal Federal e nos preocupa o fato deste tipo de atitude autoritária e intransigente se tornar um parâmetro para outros gestores.
Já o fato de termos um ex-professor na Presidência da Comissão de Educação da Câmara, sinceramente falando eu não vejo como algo que possa representar mudanças positivas ou negativas dentro daquela Casa, digo isso porque ser vereador, independente se presidente ou não de uma comissão não faz diferença, o que faz diferença é a postura assumida por cada vereador.
Fico triste em Igarapé-Miri porque quando vamos a Câmara enquanto classe de trabalhadores, somos infinitamente elogiados, mas a briga lá dentro em geral não é em defesa da Classe Trabalhadora ou da Educação de qualidade a que temos direito, e sim qual dos vereadores vai conseguir ou não o apoio da categoria e se vai conseguir dar apoio ou ferir a imagem do prefeito, mas até hoje nunca vi um vereador procurar a nossa classe para acompanhar uma reunião nossa, ouvir nossos anseios ou mesmo oferecer a nós o seu apoio.
Digo isso porque já tivemos inclusive espaço negado quando queríamos fazer pronunciamentos na Câmara Municipal e é neste tipo de momento que gostaríamos de contar com o apoio de quem realmente é professor, ex-professor ou de área profissional, mas defensor de uma educação pública com qualidade.     

 
POEMEIRODOMIRI – Quais têm sido as vantagens de se discutir com o atual Governo de Igarapé-Miri (se há), em termos educacionais e quais os maiores atropelos, nesse sentido?

José Moraes Quaresma. Confesso que esse é o primeiro governo ao qual debato estando na linha de frente, então não tenho outro para comparar, pois filiei-me ao sindicato no final de 2008, admito que percebo que há da parte do Governo Municipal um interesse na melhoria da qualidade da Educação de nosso município, porém para que isso aconteça tem coisas que precisam ser revistas e existem ainda muitas dificuldades em negociar com o Governo, pois as proposições do Sindicato ainda sofrem muita pressão para quem sabe ser regulamentadas e/ou consolidadas, digo que as proposições do Sindicato ainda são vistas como algo duvidoso/incerto porque não é um doutor que está afirmando e por esse motivo vemos frequentemente problemas como aconteceu no caso do RJU, que acabou com a Licença-Prêmio porque afirmavam que era obrigatório por conta do Regime Jurídico da União e o sindicato rebatia pois cada ente federado é livre para prover sobre pagamentos, mas nossa proposição não foi aceita, e hoje a própria a Assessoria Jurídica da Prefeitura reconhece que estava equivocada.
Como o governo de Igarapé-Miri é descentralizado nós não reunimos com o Prefeito e sim com o secretário e sua equipe, só que isso para nós não é motivo de insatisfações, tanto faz ser o Prefeito ou Secretário debateremos do mesmo jeito, o que nos incomoda é a lentidão com que as coisas acontecem. Nesse período em que estamos debatendo, ainda não conseguimos encaminhar nada no sentido das Eleições Diretas para Diretor e Vice, não conseguimos fazer um debate com relação à Unificação de nosso PCCR, até conseguir um telefonema com o Secretário [de Educação], por exemplo, é algo improvável. São situações como essas que precisam mudar.


POEMEIRODOMIRI – Acerca do Piso Salarial Profissional Magistério, em que patamar está a realidade de Igarapé-Miri (Rede Municipal)? Quais podem ser, se várias, as dificuldades para a luta sindical, nesse aspecto, para 2012?

José Moraes Quaresma. Hoje o município paga valor acima do Piso, embora não possamos dizer que este pagamento está correto, pois os companheiros(as) que têm jornada acima de 20 horas (100 horas) ainda recebem as outras horas como aulas-suplementares, sendo que não existe este termo nas leis que regem a educação.
Neste ano  de 2012 o valor do Piso Nacional reajustado está em torno de R$ 1449,00 para jornada de 40 horas, já em nosso município teremos que ter um reajuste no mínimo de 13% para equiparar a esse valor, mais o aumento do valor-aluno-ano foi 21% e é por esse percentual que vamos lutar. Penso que teremos uma luta bastante difícil para 2012 com dois diferenciais. O 1º é que se no início deste ano de 2012 ou a categoria terá a tão sonhada incorporação salarial ou teimo que nosso ano letivo possa ser comprometido; o 2º é que este ano, na prática, é mais curto que os outros pois tudo o que tiver que ser definido com relação a reajustes e outras vantagens deverá ser feito seis meses antes das eleições, o que não é nada simples. 


 
POEMEIRODOMIRI – O que o Senhor tem a deixar, enquanto Considerações Finais, para os mais de 90% de sindicalizados(as) que votaram na Chapa “Avançar é Preciso”?

José Moraes Quaresma. Em primeiro lugar agradecer pelo voto de confiança. Quando nos dispomos a compor e organizar uma chapa foi porque realmente acreditávamos ter condições de coordenar esta importante instituição, afirmar que queremos passar pela coordenação do SINTEPP e deixar uma boa imagem de nosso sindicato, porque o SINTEPP é a nossa casa, nossa entidade de luta, classista e está acima de qualquer vontade pessoal, e que sempre merecerá nosso empenho.
Mas vale ressaltar que nada disso é possível sem o apoio e a mobilização da categoria; quero aproveitar para convidar as pessoas que ainda não são filiados que venham compor conosco, que possam comparecer em nossa sede [Rod. Moura Carvalho, próximo à Rufino Leão] sempre que possível para fazer-nos uma visita. Nós, enquanto Coordenação, temos a clareza da nossa responsabilidade, mas sempre digo que “DEUS jamais abandona seus filhos e como filhos dele nascemos para vencer ”
É neste intuito que acreditamos que será possível avançar em nossas conquistas, afinal de contas AVANÇAR É PRECISO.

URGENTE. ISTO É MUITO GRAVE!

O Jornal "O Liberal", na sua versão online (www.orm.com.br/oliberal, dia 04/01/2012), publicou a Matéria a seguir transcrita nestes nossos "Escritos". Leia-a e tire suas próprias conclusões. (Nós consideramos o caso como muito sério, grave - no mínimo porque há muitos direitos aí envolvidos)

04/01/2012 - 08h01

Empresas sem credenciamento junto ao MEC terão que suspender cursos

O Ministério Público Federal (MPF) enviou recomendações a empresas que promovem cursos de graduação irregularmente no Pará e também às que oferecem cursos livres, mas induzem os alunos a erro usando em material de divulgação e até em contratos termos como 'faculdade', 'graduação', 'licenciatura'.
São instituições privadas que não tem reconhecimento nem autorização do Ministério da Educação (MEC) para oferecer cursos de nível superior e que acabam prejudicando centenas de estudantes com a propaganda enganosa e, em alguns casos, até prometendo que diplomas serão emitidos por instituições conveniadas.
As empresas recomendadas foram a Faculdade Teológica do Pará (Fatep), Instituto de Educação Superior e Serviço Social do Brasil (Iessb) e Faculdade de Educação Superior do Pará (Faespa). As três são investigadas em inquéritos no MPF.
No caso do Iessb, era feita oferta de cursos de graduação sem autorização. Alunos denunciaram terem sido avisados somente no sexto semestre do curso que teriam que realizar uma prova em outra instituição de ensino para obtenção do título de nível superior. O MEC já avisou que esse mecanismo – conhecido como 'aproveitamento extraordinário' - só pode ser implementado por solicitação individual dos alunos, com exame caso a caso. Em casos como o do Iessb, com solicitação coletiva feita por uma empresa, é manobra que desrespeita a legislação educacional em vigor no país e não será aceita.
As outras empresas investigadas – Fatep e Faespa – não chegaram a oferecer cursos de graduação sem autorização, mas induziram os alunos a erro por usar em material de propaganda e até em contratos assinados termos que se referem aos estudos de nível superior. A Fatep e a Faespa, além de usarem nos próprios nomes o termo 'Faculdade', colocaram em contratos de prestação de serviços educacionais, firmados com os alunos, termos como 'curso de graduação livre em Licenciatura Plena em Pedagogia' ou 'curso de graduação livre em Pedagogia'.
O MPF recomendou ao Iessb, à Fatep e à Faespa que retirem imediatamente de seus contratos, documentos ou materiais publicitários os termos graduação, licenciatura, vestibular ou formação superior. E que retirem as cláusulas dos contratos assinados com os alunos que informam a possibilidade de aproveitamentos dos estudos ou convalidação do diploma.
Para o MPF, as empresas devem 'deixar claro que o ensino que a instituição oferece é livre e, portanto, sem autorização legal do MEC e sem direito a diploma autorizado pelo MEC'. As empresas têm 20 dias para responder às recomendações. Se não cumprirem o recomendado, ficam sujeitas à processo judicial, de acordo com a legislação aplicável ao caso. A reportagem tentou contato com as instituições citadas, sem sucesso.
Fonte: O Liberal