domingo, 26 de fevereiro de 2012

Uma Croniquinha Discursiva... Se vai ficar grande, tem de diminuir?

Prof. Israel Fonseca Araújo(*)


Estes escritos querem tratar de dois processos bastante sérios para os nossos dias mais recentes, caso eles (escritos) não se rebarbarem já na sua “prenhidão ideológica”: olhar a condição dos Trabalhadores/Professores(as) em Educação Pública, no Pará, e a possibilidade de o nosso(?) estado do Pará (que em tese não tem dono!) vir a ser dividido para a Criação de dois novos estados: Carajás e Tapajós. Como este segundo ponto já está se tornando um papo muito enjoativo, tocaremos primeiro no primeiro ponto levantado (Não pense o Sr/a. que estamos brincando com coisa séria: Nem brinque com isso!).

O argumento de que, quando algo é/seria grande, tem de ser diminuído, parece ser coisa séria, aqui pras bandas do Grão-Pará. Vejamos o que se passou recentemente com os Professores/as da Seduc-PA. Tão logo o STF (Supremo Tribunal Federal) decidiu que o (nosso) Piso Salarial Nacional (hoje em R$ 1.187,97 para 200h/mês de trabalho com formação de Ensino Médio) é constitucional e que tem/teria de vigorar para todo o Brasil, o governo do estado do Pará anunciou que não pagaria seus Trabalhadores(as) da Educação nesse patamar financeiro (isso no dia  15/09/11). Logo em seguida, o Sintepp (Sindicato dos Trabalhadores(as) em Educação Pública do Pará) decidiu por mais uma Greve na Rede Estadual de Ensino – pelo pagamento integral do Piso, implementação do PCCR da Categoria – luta histórica (já é Lei, desde 02/07/10), melhorias nas condições de trabalho “na Rede”, pela continuidade do processo de Eleições para Diretor/a de Escola, segurança para as Escolas etc.. E, a partir daí, começou-se uma luta desleal entre a Categoria, capitaneada pelo Sintepp (com algumas matérias semanais em jornais, na TV e em seu site: www.sintepp.org.br) e o Governo do Pará (tendo à frente seus mais estratégicos gestores públicos), com a decisiva participação da Mídia (sites oficiais, parte da impressa paraense, televisiva, interneteira...).

Trabalhou-se a imagem do Governo, com as suas lideranças, e a dos Educadores(as) e, aí, você já sabe no que deu!... Para encerrar: se nossos Vencimentos iriam crescer, que diminuam logo no nascedouro.

Já no segundo caso (esta palavra não goza de prestígio em nossa sociedade monogâmica), lá vem a história do diminuimento das coisas. Um dos argumentos mais fortes, para quem quer a criação de Carajás e Tapajós, é o fato de nosso Pará ser “muito grande” pra ser administrado, diz-se que se fosse dividido em três partes (des)iguais seria melhor gerenciado, cada região cresceria mais e suas populações ganhariam em qualidade de vida, em todos os sentidos. Daí vem uma espécie de guerra através do uso da língua (te acarma um pouco!): pra lá, fala-se em Emancipação (entendamos libertação, autonomia), pra cá, em Divisão/Desmembramento (passa a ideia de perda). E nós sentimos que o Povo, que será consultado e terá de teclar 55 ou 77, ainda nem se deu conta de que seu voto é obrigatório (como o será no ano que vem, como o foi durante o Referendo sobre o Desarmamento) e isso depois de bom feriado – com Nossa Sra. da Conceição no meio!. É uma briga grande, que envolve grandes interesses, em ambos os casos e em todos os sentidos, mas que tem a sua maior autoridade (o Povo) ainda muito alheia à questão. Desatenta, pouco informada, sem dar muita bola pra essa questão. Se tá grande (ou se vai crescer), tem mesmo que diminuir? Mas ganhamos tão mal... pra que deixar nosso ganhame ainda mais zito! E Você, é a favor da Divisão do Pará para a Criação de...? Ah, já não tá mais lendo estes escritos? Hum, valorize as coisas de nossa terra, amigo(a)!

P. S.: Meu amigo sempre brinca comigo, ao dizer que “Piso” é piso mesmo, que vem de “ser pisado”! Que fica abaixo de nossos pés. É de chão, mesmo. Parabenizo as amigas Adriane Gonçalves e Rejane Nonato por suas aprovações em Seleção de Mestrado, nas universidades federais do Amazonas e do Pará. Muito bem, meninas: vcs são 10.


_______________________
(*) Publicado, originalmente, no Jornal Miriense; Professor; paraense de Igarapé-Miri. Trabalha nas Redes de Ensino de Igarapé-Miri e da Seduc-PA. (poemeiro@hotmail.com; www.poemeirodomiri.blogspot.com)

“MIRI” NO FUNDO?

Prof. Israel Fonseca Araújo


Este título não é uma brincadeira (de bom gosto). Trata-se de uma indagação, que tem a ver com duas faces de uma (interligada) “moeda”, às vezes, de troca. De um lado, a atuação do Poder Público, em Ig.-Miri; de outro, a vivência de cada Cidadão(ã) miriense, que, com suas ações cotidianas, em muito contribui com a atual configuração da cidade de “Canoa Pequena”.
Quanto à primeira face, é forçoso registrar, aqui, que o bairro da “Cidade Nova” (um dos mais desestruturados – quanto às ruas, ao esgotamento, drenagem de águas pluviais, iluminação pública, cobertura de Saúde Pública... – de Ig.-Miri) tem sofrido com as chuvas dos últimos dias, por aqui, com ênfase para a passagem dos dias 24 para 25 e 25 para 26, quando várias ruas ficaram intrafegáveis devido à tanta água da chuva, retida em alguns pontos que eu pude conferir nos dias 25 e 26/2/12: João Afonso Lobato, Teodorico Martins de Lima, Dr. João Hipólito e Sesquecentenário (acho que esta jogou “pedra na Cruz”) – apenas para exemplificar o já citado acima.
Há uma excessiva onda de reclamações, não-oficiais e de bastidores, quanto à atuação do Gestor da Sedin (antiga Secretaria de Obras), liderada pelo Sr. Valdir Pena (“Vavá Martins”), que dariam conta de um certo descaso com este bairro, o que, quanto aos alagamentos, concerne aos desentupimentos de bueiros, tubulações.
No que diz respeito ao segundo aspecto, eu posso afirmar, pelas “pesquisas” que fiz nestes dois dias, que várias tubulações encontram-se entupidas, justamente, pela ação de moradores(as) que vão deixando restos de madeira e materiais congêneres perto de suas casas (ou jogam seus lixos, nas ruas, após a passagem do carro coletor, na frente das casas de vizinhos!). As fortes – ou até moderadas – chuvas caem e os alagamentos tomam conta de vários trechos destas ruas.
Esta realidade, eu já anuncio desde 2008, quando comecei a registrar os alagamentos na Rua Sesquecentenário, próximo à Igreja Betânia (com publicações, no Jornal Miriense, que atestam tal afirmação), mas parece que, ou as chuvas de 2012 estão muito fortes, ou uma parte da população está desamando mais o nosso “Miri” (ou as duas coisas juntas), com a devida parcela de atuação do Poder Público.
É bem verdade que a Sedin, sobretudo na pessoa do Sr. “Pimentel”, tem andado muito por nossas ruas (Cidade Nova), junto com o pessoal da Prefeitura de Ig.-Miri (que lidam com a limpeza deb ruas), mas é preciso que mais mãos sejam dadas e muitas dezenas de pessoas, que ajudam o Município a crescer, com os seus trabalhos, pagamentos de Impostos etc., possam ter um pouquinho a mais de Dignidade em seus dias de trabalho, de lazer – ou o que mais quer que seja, e que não é de nossa conta!
Não podemos nos calar diante dessas realidades.

terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

À baiana... se a Carne Vale!


prof. Israel Fonseca Araújo


Muitos homens da PM, membros dos Conselhos dos Direitos da Criança e do Adolescente e Tutelar, DEFISP, DEMUTRAN e outros/as. Tudo muito bem estruturado para uma ótima terça-feira de Carnaval no Miri, mas, infelizmente, os baixos ainda são consideráveis: muito lixo atirado às vias públicas (inclusive restos dos lanches de Agentes Públicos, que comem e jogam os descartáveis ao lado dos veículos e na beira das valas!). Mas o pior é sermos paraenses, apaixonados por nossa Terra, nossa Cultura (riquíssima), e termos de ouvir horas e horas de Músicas baianas, grandes sucessos dos Carnavais de Recife (PE) e Salvador (BA). TRISTEZA. E as Marchinhas de Carnaval?; e os PIM, Pinduca?; por que não Ionete Gama & Rádio Cipó e mais Edilson Moreno?(????) ou outros ritmos, mas tem de ser os baianos (se fosse lá na Bahia, seria bom procurarmos os nossos ritmos, estariam lá?)!.
Os baianos são excelentes, para os seus carnavais.
Meus sinceríssimos Parabéns à “Unidos da Rui Barbosa” (que cantou a Mãe-Terra), pela homenagem (justa) ao meu tio Manoel Luiz Ferreira Fonseca, falecido em 11 de março de 2011. Homem miriense que merece ser lembrado...
E diz a professora “Benoca” que quem é miriense, mesmo (que valorizaria a nossa Terra), ficou aqui. Nesse caso, os que se dirigiram a outros pontos, lugares, territórios (para curtir o Carnaval ou não)!
É bonito demais ver blocos como a Família Rock Som e Anarkia, encherem de alegria a nossa “Avenida do Samba” – que fica numa Travessa (paralela a uma Avenida e a uma Rua...). E a Banda “Fest Show”, poderosa, tocando na estrutura da “Sabor Açaí” – legal.
Ainda muito mais teria nessa Avenida, mas minhas condições não me permitiram acompanhar – depois de pouco mais de 22h. Resta-me acompanhar a reportagem do Jornal Miriense.
Uma bonita sensação de Segurança Pública, de Paz, passando por minha cabeça. Que Deus nos proteja, sempre.
Forte abraço.


quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Eloá, a “Selvagem” de Santarém etc.

Prof. Israel Fonseca Araújo


É grande a minha curiosidade, embora nem tanto justificável, para ver o tratamento que a TV Globo dará à temática da Amazônia, no Episódio desta quinta, 16 de fevereiro, de “As Brasileiras” (após os namoros, “pega-pega” e outros assessórios big-brother-anos), já que é uma tacada só (no caso da Mini-Série “Amazônia” tinha tempo para desenrolar a trama; hoje será como um Micro-Conto: curtíssimo, direto, cortante) e, a julgar pela maneira imparcial(!) com a qual a grande mídia sulista trata o Norte, a Amazônia e o Pará!!!!...

Basta lembrar que o Parazão (centésimo, histórico) corria, sem chamar a atenção global, mas, tão-logo o jogador aguiano deu uma “amistosa” paulada com barra de ferro(!) nas costas do lateral-esquerdo remista (Aldvan), lá vem a TV Globo – legitimadora de valores no Mundo Esportivo Brasileiro (MEB) – mostrar para todo o Brasil a “selvagem” postura dos atletas de Futebol do Pará. Isso tudo, sem pena alguma do Remo, que apanhou no placar e na carne. Logo, apanhou duas vezes na mesma partida.

Agora, esperemos para assistir a “santarena” da ficção global para vermos como esse nosso território, que nos encanta com Alter-do-Chão e Encontro das Águas do Tapajós com o Solimões, será mostrado para o Brasil e o Mundo. É ver pra crer.

E Lindemberg, no Brasil, cumprirá 98 anos e 10 meses de prisão porque matou Eloá e por outros crimes que ele, com uma inteligência espetacular, conseguiu cometer em poucos dias, contra pessoas (a maioria) indefesas. E a sua advogada de defesa pedirá a anulação do Julgamento. E Lindemberg virará bom-zinho na prisão. Rarará (Viva o sábio Zé Simão, o Esculhambador-Geral da República).

E agora, depois de quatro dias de abusivas investidas sensacionalistas de grande parte da Mídia do Brasil, no caso da cobertura do julgamento de Lindemberg (houve perguntas do tipo: “E Lindemberg, com que camiseta estava?” e afirmações de jornalistas, que disseram: “Lindemberg usava um tênis e uma camiseta preta.”, teremos outras notícias (melhores, mais técnicas) para ver na TV. Olhe lá, como diz um meio-primo meu, quanta falta de respeito para com as nossas inteligências.

Diz Zé Simão, sempre: “Nóis sofre, mas Nóis goza”. Êta país, bem que poderíamos chamar-te “País da Credibilidade”. E viva o Brasil, com a imparcialidade de grande parte de sua Mídia.

Forte abraço.






terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

PT comemora 32 anos de existência


Prof. Israel Fonseca Araújo
 


Ontem à noite (13 de fevereiro de 2012), em um muito elegante espaço de recepções da cidade miriense, aconteceu a Festa de Aniversário do PT (Partido dos Trabalhadores/as) Nacional que, em fevereiro deste ano, completou 32 anos de existência institucional, fundado que foi, em São Paulo, em 1980. Uma bonita festa, regada a participação de várias legendas partidárias com atuação (recente ou não) em Igarapé-Miri, como são exemplos: PMDB, PSB, PV, PCdoB, PSC e PPL (Partido da Pátria Livre, caçula), cuja Mesa de Abertura fora “ilustrada” com a presença de lideranças dessas Legendas, além do PT - anfitrião.
Estiveram presentes: Sr. João Batista (Pres. do PT – Estadual); Sr. Elivelto Miranda (Pres. do PT – Ig.-Miri), Dep. Miriquinho Batista (PT-PA); Sr. Paulo Roberto Galvão da Rocha (Pres. de Honra do PT – Estadual); Sr. Roberto Pina Oliveira (PT – Prefeito de Ig.-Miri); Sr. Francisco Victor de Sousa Pantoja (Pres. do PMDB – Ig.-Miri, Vice-Prefeito de Ig.-Miri); Sr. Mauro Pantoja (Pres. do PSC – Ig.-Miri); Sr. Sílvio Pinheiro (Pres. do PSB – Ig.-Miri); Sr. João Eudes Neri (Advogado, Repres. do PCdoB em Ig.-Miri); Sr. Júlio Oliveira dos Santos (Pres. do PPL – Ig.-Miri); Sr. José Clodoaldo Moraes da Silva (Pres. do PV – Ig.-Miri), ainda Vereadores(as) de Ig.-Miri: Miguel Dilson Afonso (PT), Trindade Lobato Cardoso (PMDB), Constância Almeida Trindade (PMDB), João do Carmo (PSB) e Maria do Carmo Pena Pantoja (PV). Além de outras representatividades políticas, primeiros filiados do PT em Ig.-Miri, Secretários(as) Municipais e muitas dezenas de pessoas de Igarapé-Miri e de outras cidades paraenses.
Após os muitos e, até, cansativos/repetitivos Pronunciamentos, o Prefeito Roberto Pina Oliveira (Ig.-Miri), na condição de Filiado petista, fez uma retomada da história do Partido dos Trabalhares(as) em Igarapé-Miri – segunda a sua visão particular dessa trajetória.
Antes do encerramento do Ato comemorativo, foi feita (de responsabilidade e liderada pelo Sindicato dos Trabalhadores(as) Rurais de Ig.-Miri – STTR) uma pequena homenagem ao meu tio materno, Sr. Manoel Luiz Ferreira Fonseca, ex-Presidente do STTR, ex-Presidente da Associação Mutirão, candidato do PT às Eleições Municipais de 1992, em Ig.-Miri, uma das primeiras pessoas a assinar a Ficha de Filiação do PT miriense (Partido ao qual se manteve filiado até 11 de março de 2011, quando faleceu no rio Mamangal-Grande, onde nasceu): um dos grandes líderes na organização da Igreja Católica (em Ig.-Miri) e da Luta Social/Política neste Município, exímio articulador da luta para a Organização dos Trabalhadores(as) mirienses – Sintepp, STTR, Ass. Mutirão, CODEMI, Ass. de Mulheres, Ass. de Apicultores...
O último ato do Evento foi a assinatura da Ficha de Filiação do PT - Igarapé-Miri, por parte de várias pessoas, inclusive de muitos educadores/as, com destaque para o Professor Mestrando Glaybe Antonio Pimentel (Seduc-PA e Semed - Ig. Miri) e o Comunicador Manoel Santos, da Rádio Comunitária "Natureza FM". As respectivas filiações foram recebidas pelos Presidentes do PT Estadual e de Igarapé-Miri, João Batista e Elivelto, respectivamente.
Na oportunidade, foi sentida e muito comentada a ausência da Sra. Carmem Foro (CONTAG), petista miriense e uma das principais líderes do Movimento de Mulheres no Brasil.


sábado, 11 de fevereiro de 2012

BIG BROTHER BRASIL UM PROGRAMA IMBECIL

Publicamos um excelente trabalho, o Cordel de Antonio Barreto, arretado versejador, que discute a temática do Programa Global "BBB". Leia-o (abaixo, na íntegra). É alimento para os(as) que pensam a nossa Realidade Brasileira.

Prof. Israel F. Araújo


   


Antonio Barreto(*)

Curtir o Pedro Bial
E sentir tanta alegria
É sinal de que você
O mau-gosto aprecia
Dá valor ao que é banal
É preguiçoso mental
E adora baixaria.

Há muito tempo não vejo
Um programa tão 'fuleiro'
Produzido pela Globo
Visando Ibope e dinheiro
Que além de alienar
Vai por certo atrofiar
A mente do brasileiro.

Me refiro ao brasileiro
Que está em formação
E precisa evoluir
Através da Educação
Mas se torna um refém
Iletrado, 'zé-ninguém'
Um escravo da ilusão.

Em frente à televisão
Longe da realidade
Onde a bobagem fervilha
Não sabendo essa gente
Desprovida e inocente
Desta enorme 'armadilha'.

Cuidado, Pedro Bial
Chega de esculhambação
Respeite o trabalhador
Dessa sofrida Nação
Deixe de chamar de heróis
Essas girls e esses boys
Que têm cara de bundão.

O seu pai e a sua mãe,
Querido Pedro Bial,
São verdadeiros heróis
E merecem nosso aval
Pois tiveram que lutar
Pra manter e te educar
Com esforço especial.

Muitos já se sentem mal
Com seu discurso vazio.
Pessoas inteligentes
Se enchem de calafrio
Porque quando você fala
A sua palavra é bala
A ferir o nosso brio.

Um país como Brasil
Carente de educação
Precisa de gente grande
Para dar boa lição
Mas você na rede Globo
Faz esse papel de bobo
Enganando a Nação.

Respeite, Pedro Bienal
Nosso povo brasileiro
Que acorda de madrugada
E trabalha o dia inteiro
Da muito duro, anda rouco
Paga impostos, ganha pouco:
Povo HERÓI, povo guerreiro.

Enquanto a sociedade
Neste momento atual
Se preocupa com a crise
Econômica e social

Você precisa entender
Que queremos aprender
Algo sério - não banal.

Esse programa da Globo
Vem nos mostrar sem engano
Que tudo que ali ocorre
Parece um zoológico humano
Onde impera a esperteza
A malandragem, a baixeza:
Um cenário sub-humano.

A moral e a inteligência
Não são mais valorizadas.
Os "heróis" protagonizam
Um mundo de palhaçadas
Sem critério e sem ética
Em que vaidade e estética
São muito mais que louvadas.

Não se vê força poética
Nem projeto educativo.
Um mar de vulgaridade
Já tornou-se imperativo.
O que se vê realmente
É um programa deprimente
Sem nenhum objetivo.

Talvez haja objetivo
"professor", Pedro Bial
O que vocês tão querendo
É injetar o banal
Deseducando o Brasil
Nesse Big Brother vil
De lavagem cerebral.

Isso é um desserviço
Mal exemplo à juventude
Que precisa de esperança
Educação e atitude
Porém a mediocridade
Unida à banalidade
Faz com que ninguém estude.

É grande o constrangimento
De pessoas confinadas
Num espaço luxuoso
Curtindo todas baladas:
Corpos "belos" na piscina
A gastar adrenalina:
Nesse mar de palhaçadas.

Se a intenção da Globo
É de nos "emburrecer"
Deixando o povo demente
Refém do seu poder:
Pois saiba que a exceção
(Amantes da educação)
Vai contestar a valer.

A você, Pedro Bial
Um mercador da ilusão
Junto a poderosa Globo
Que conduz nossa Nação
Eu lhe peço esse favor:
Reflita no seu labor
E escute seu coração.

E vocês caros irmãos
Que estão nessa cegueira
Não façam mais ligações
Apoiando essa besteira.
Não deem sua grana à Globo
Isso é papel de bobo:
Fujam dessa baboseira.

E quando chegar ao fim
Desse Big Brother vil
Que em nada contribui
Para o povo varonil
Ninguém vai sentir saudade:
Quem lucra é a sociedade
Do nosso querido Brasil.

E saiba, caro leitor
Que nós somos os culpados

Porque sai do nosso bolso
Esses milhões desejados
Que são ligações diárias
Bastante desnecessárias
Pra esses desocupados.

A loja do BBB
Vendendo só porcaria
Enganando muita gente
Que logo se contagia
Com tanta futilidade
Um mar de vulgaridade
Que nunca terá valia.

Chega de vulgaridade
E apelo sexual.
Não somos só futebol,
baixaria e carnaval.
Queremos Educação
E também evolução
No mundo espiritual.

Cadê a cidadania
Dos nossos educadores
Dos alunos, dos políticos
Poetas, trabalhadores?
Seremos sempre enganados
e vamos ficar calados
diante de enganadores?

Barreto termina assim
Alertando ao Bial:
Reveja logo esse equívoco
Reaja à força do mal.
Eleve o seu coração
Tomando uma decisão
Ou então: siga, animal.

FIM


_____________

(*) Antonio Barreto nasceu nas caatingas do sertão baiano, Santa Bárbara/Bahia-Brasil. Professor, poeta e cordelista. Amante da cultura popular, dos livros, da natureza, da poesia e das pessoas que vieram ao Planeta Azul para evoluir espiritualmente.
Graduado em Letras Vernáculas e Pós-Graduado em Psicopedagogia e Literatura Brasileira.
Seu terceiro livro de poemas, Flores de Umburana, foi publicado em dezembro de 2006 pelo Selo Letras da Bahia.
Vários trabalhos em jornais, revistas e antologias, tendo publicado aproximadamente 100 folhetos de cordel abordando temas ligados à Educação, problemas sociais, futebol, humor e pesquisa, além de vários títulos ainda inéditos.