quinta-feira, 26 de abril de 2012

Notas do "Jornal Miriense" de abril 2012

Prof. Israel Fonseca Araújo


Não custa nada dar umas olhadas no Jornal Miriense de abril deste 2012, que traz uma séries de informações e considerações sobre: Rede Celpa - que vai "nos matar" (como diz a música teloniana); Política; Anencefalia; Voto no Brail; Chico Anysio e a "Escolinha" do Prof. Raimundo Nonato; Notas Sociais; Suspeita de Falta de Decoro Parlamentar (Ver. João do Carmo - foto) e outras mais.



Não deixe de ler. Boas viagens a todos(as) Nós.

terça-feira, 17 de abril de 2012

17 de abril de 2012: 16 anos do Massacre do Governo de Almir/Jatene, em Eldorado dos Carajás (Prosa-Poética da Tristeza Paraense)

Prof. Israel Fonseca Araújo


“Carajás

O confronto ocorreu em 17 de abril de 1996 no município de Eldorado dos Carajás, no sul do Pará, quando 1,5 mil sem-terra que estavam acampados na região decidiram fazer uma marcha em protesto contra a demora da desapropriação de terras na rodovia PA-150. A Polícia Militar foi encarregada de tirá-los do local. Além de bombas de gás lacrimogêneo, os policiais atiraram contra os manifestantes. Dos 155 policiais que participaram da ação, Mário Pantoja e José Maria de Oliveira, comandantes da operação, foram condenados, a penas que superaram os 200 anos de prisão. Eles estão em liberdade, por força de um habeas corpus do Supremo Tribunal Federal, concedido em 2005.”

(http://g1.globo.com; 17/04/12 – notícia do Jornal Hoje)


Hoje, pra mim, é um dia bastante simbólico, marcado que foi pelo dia 17 de abril de 1996. Trata-se de um dia em que eu estagiava (no Grupo – Escola “Manoel Antonio de Castro”; nesse tempo ainda era Escola Estadual de 1º Grau “Manoel Antonio de Castro”), juntamente com meu colega do 3º ano do Curso de Magistério, Rivelino Bastos da Costa (hoje é Professor da Rede de Ananindeua-PA), grande colega e amigo. O estágio era dirigido pela Professora Elvira Ferreira de Castro, da Escola Estadual “Enedina Sampaio Melo”. A turma era de 1ª à 4ª série, cuja titular era a docente Maria Silva. Salvo engano, a Diretora era Maria Ivanilde Vieira Miranda. O ano de 1996 marca o inefável anúncio do nascimento de meu (ainda) unigênito, Giovanni do Nascimento Araújo.

Mas, infelizmente, simbólico acima de tudo pela atuação das tropas militares de Almir José Gabriel & (prof.) Simão Róbson Jatene (1º governo tucano de Almir Gabriel), que ceifaram 21 vidas de trabalhadores(as) rurais em Eldorado – para os criminosos, até hoje, quase ninguém pagou por nada!; condenados?. Dois; cumprindo pena?; quem?. Você sabe? Eu não sei.

Essa tragédia colocou nosso Pará nos noticiários nacionais e internacionais sob o manto da vergonha, legou-nos um primeiro lugar que ninguém gostaria de conquistar (na Violência no campo); essa atuação governamental constituiu-se (somente depois o sabemos) numa espécie de prenúncio do assassinato de Ir. Dórothy Stang, em Anapu, em 12 de fevereiro de 2005 (penúltimo ano da 1ª Gestão do Prof. Simão Jatene (PSDB) – este mesmo Jatene que, hoje, está nosso Governador. Devo dizer Sua Excelência Simão Jatene). Excelências. Assim devemos declarar, porque o que o Pará tiver de melhor a gente tem de mostrar. Não é assim que se deve dizer?

A morte dessa missionária americana deixou nosso Pará ainda mais destacado, sob o manto da desonra, nos noticiários Brasil afora.

Hoje, 17 de abril de 2012, à hora do almoço, a TV Globo – que é um grupo midiático de poderes incalculáveis dentro da comunicação social(!) brasileira, que nos deixa informados de (quase) tudo o que se passa no Mundo (aliás, só ela consegue resumir as informações do mundo todo “em 1 minuto”...), no Jornal Hoje, trouxe-nos essa funesta lembrança – de um dos episódios mais tristes da nossa história paraense pós-moderna. Ícone da maneira pela qual o Poder Público Estadual trata o povo do Pará. Carajás não morreu. Essa nossa memória continua sangrando, que Deus nos livre, perpetuamente.

Creio que só mesmo Eclesiastes, Cap. 3, pode nos fazer entender tudo isso.




















quarta-feira, 11 de abril de 2012

Sessão da Câmara Municipal de Igarapé-Miri (PA), dia 11/04/12

prof. Israel F. Araújo


Hoje pela manhã (11/04), acompanhei a primeira parte da Reunião da Câmara Municipal de Ig.-Miri (ausente o Ver. Toninho), que teve seu Pequeno Expediente marcado pela leitura de várias Corespondências que essa Casa de Leis recebeu (inclusive informando recebimentos de verbas para a Saúde miriense, atuação do Conselho Municipal de Saúde) e pela informação de que a Escola Municipal "Eládio Corrêa Lobato" (PA - 151, próx. à Balsa do Meruú) fora assaltada no último dia 03 de abril. O fato foi comunicado pelo Sr. EDIELSON MELO (morador da localidade, faz venda às proximidades da "Eládio", muito emocionado, chocado pois foi envolvido no assalto) e pela Diretora dessa Unidade de Ensino, Sra. Benvinda.
Ambos reclamara astante da falta de segurança/tranquilidade para desempenhar seus trabalhos nessa Escola.
Abaixo, fotos da Sessão (Arquivo: prof. Israel):


Vereadora Maria do Carmo Pantoja "Carmozinha" (PV), pronunciando-se.



Ver. Elivelto Miranda (PT), pronunciando-se. Vereadores(as): Carmozinha (PV), Maria José Corrêa (PR - Presidente da Casa) e Raimundo Afonso de Souza (PMDB) - estes três compõem a Mesa Diretora dessa Casa de Leis.

Maria de Todos os Rios (trechos – parte I)

Benedicto Monteiro, Belém: Cejup, 1995



“... minha vida eu começo a contar com a morte de minha mãe. Não que seja o começo, o começozinho do princípio, quando me entendi por gente menina, ainda na beira do igarapé da Anta no centrão do Paracuri. Lá eu perdi meu cabaço, meus três vinténs. Lá abri meus olhos para o mundo e abri minhas pernas para a vida, sem saber nem conhecer esse tal de sentimento que chamamos de amor.[...] eu lhe digo que a minha vida começou mesmo com a morte dela, já aí, na vila da Barca, na cidade de Belém do Pará.” (p. 7 – Cap. I)

__________________
P. S.: Benedicto Monteiro é autor, também, de: O Carro dos Milagres (contos da Amazônia) e Como se faz um guerrilheiro.