quinta-feira, 31 de maio de 2012

MAC realiza a Feira da Poesia 2012 - Ano 5: Gonçalves Dias é o centro das discussões

prof. Israel Fonseca Araújo


Acontece hoje, por todo o dia, a Quinta edição da Feira da Poesia do Colégio Estadual de Ensino Médio "Manoel Antonio de Castro" (MAC), a escola que escolheu como Lema de Trabalho "Construindo Saberes". Nesta edição, a personalidade poética homenageada é o poeta romântico Gonçalves Dias - aliás, o Romantismo é o tema dessa quinta versão da Feira da Poesia.
A Feira da Poesia é uma realização do MAC desde 2008 e, nos últimos anos, foi engrandecida com a existência (dentro do MAC) do Clube da Linguagem - desse grupo participam os educadores(as) Aurora de Castro Pantoja, Clede do Nascimento Nonato, José Maria Ribeiro Pinto e Rejane Santos Nonato (das disciplinas: Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Literatura luso-brasileira e Redação).
Como sempre, a Secretaria de Educação de Igarapé-Miri/Prefeitura apoiam a realização do evento - que teve, na Cerimônia de Abertura, o Prefeito de Ig.-Miri, Roberto Pina, o Secretário de Educação, prof. Janilson Oliveira Fonseca, a poetiza Anne Veloso (mais uma imortal miriense recém-empossada na Academia Paraense Literária Interiorana de Letras - APLIL), o prof. Felipe Pantoja, Gestor do Colégio MAC, a profa. Aurora Pantoja (representando a Coordenação do Evento) - dentre outras.
Em seguida, alguns registros dessa Mesa de Abertura:


Prefeito Roberto Pina Oliveira pronunciando-se, ladeado pelos professores Felipe Pantoja e Janilson Fonseca.



Poetiza Anne Veloso durante seu pronunciamento (durante o qual enfatizou muito a importância de um Prefeito apoiar a se fazer presente num evento como esse - que valoriza a Cultura, a Poesia)

domingo, 27 de maio de 2012

Inscrições do Enem iniciam na próxima segunda-feira


(www.diariodopara.com.br) Publicado em 26 de maio de 2012


O Diário Oficial da União traz publicado na edição de ontem (25) o edital do Ministério da Educação com as regras da edição 2012 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O anúncio foi feito na tarde de ontem (24) pelo ministro da Educação, Aloizio Mercadante. Uma das novidades deste ano é a mudança nos critérios de correção da redação.
Os estudantes interessados poderão se inscrever a partir das 10h de segunda-feira (28) até as 23h59 de 15 de junho, horário oficial de Brasília. As inscrições custarão R$ 35 e poderão ser pagas até o dia 20 de junho, por meio de guia de recolhimento da União (GRU) simples, gerada no ato de inscrição. Caso contrário, a inscrição não será confirmada.
Estão isentos da taxa de inscrição alunos que estejam concluindo o ensino médio em escolas públicas cadastradas no censo escolar da educação básica. Também estão isentos do pagamento aqueles que declararem carência socioeconômica (membros de família de baixa renda) ou estiverem em situação de vulnerabilidade socioeconômica. O pedido de isenção do pagamento da taxa só será aceito por meio do sistema de inscrição.
As provas ocorrerão nos dias 3 e 4 de novembro, com início às 13 horas. Alunos de escolas públicas que estejam concluindo o ensino médio em 2012 estão isentos da taxa de inscrição. Para evitar problemas com as notas da redação, como ocorreu ano passado, se houver uma diferença maior que 200 pontos na correção dos dois avaliadores, um terceiro corretor será chamado.
Este ano, uma equipe de 400 mil pessoas deverá aplicar as provas em mais de 140 mil salas de aula de todo o Brasil.
A nota do Enem pode ser usada para o ingresso do estudante em universidades públicas. Pode servir também para que ele se beneficie do Programa Universidade para Todos (ProUni), obtenha o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) ou participe do programa Ciência sem Fronteiras.
(Diário do Pará, com informações da Agência Brasil)

sábado, 26 de maio de 2012

Duas Notícias (tristes) sobre a Morte de Jean, filho de nosso Amigo Bilochel

prof. Israel Fonseca Araújo


Fui pego de surpresa, ontem à noite na Escola "Enedina Sampaio Melo", sobre o falecimento do jovem Jean (18 anos), filho de meu amigo Bilochel - este, cantor e ótimo jogador de futebol (peladeiro). Eu não sabia que esse jovem era um atleta das Divisões de Base do Clube do Remo, considerado uma promessa, que já iria assinar o primeiro Contrato Profissional com o leão azul, na próxima semana. Uma ótima promessa para a nossa calejada cidade miriense: uma grande tristeza para todos(as) Nós, que gostamos do Bilochel. Mas, infelizmente, "a vida tem dessas coisas" (Marcelo Augusto, lembram) ou: "É tão estranho, os bons morem jovens." (Renato Russo, o Poeta da mágoa), ou, mai)s importante do que esses: tudo tem seu tempo debaixo do Sol (Cf. Eclesiastes, Cap. 3).
Meus sempre sinceros pesares à toda família enlutada (Bilochel, mesmo muito abatido, agredecu a todo mundo pelo apoio, ao final do sepultamento). A seguir, duas Notícias do "Diário do Pará" (online) sobre esse acontecimento:


Enterro de Jean será neste sábado em Igarapé-Miri


Sexta-Feira, 25/05/2012, 19:52:48 - Atualizado em 25/05/2012, 20:12:40

O corpo do atleta Jean Gilberto, já foi encaminhado para o município de Igarapé-Miri, terra natal do jogador, onde será enterrado na tarde deste sábado (26). O departamento de futebol amador do clube do Remo vai arcar com todas as despesas do velório e do enterro.
Jean Gilberto de 18 anos, era jogador da categoria sub-20 do Clube do Remo, e faleceu na madrugada desta sexta-feira (25) na casa do tio onde morava, no bairro do Tapanã, em Belém. No momento em que sofreu um mal súbito, ele estaria assistindo um programa humorístico na televisão com um primo, quando caiu desacordado. Jean foi levado às pressas para o Hospital Abelardo Santos, em Icoaraci, onde teria chegado sem vida. O laudo médico constatou que a causa da morte foi devido a um infarto fulminante.
Na última quarta-feira (23), o atacante Jean Gilberto, jogou pela última vez com a camisa do Remo, no Baenão, na vitória por 3 a 0 diante do Tiradentes pelo sub-20. O atacante entrou no decorrer do 2º tempo. Durante o Parazão da categoria, Jean Marcou três gols em cinco jogos.
O técnico Edmilson Melo do sub-20 do Leão lamenta a perda. “Um bom garoto, sempre cumpriu a função dele dentro de campo. Era um jogador de área, mas ajudava muito na marcação. Era tático e sabia jogar muito com a sua canhota. Uma perda muito grande”, lamentou.
(Fábio Relvas/DOL)



Família de jogador apontou negligência do Remo
Sábado, 26/05/2012, 05:28:46 - Atualizado em 26/05/2012, 05:28:46


Na última quinta-feira um Acidente Vascular Cerebral vitimou o jogador do sub-20 do Remo, Jean Gilberto Sarrá, de 18 anos. Ele estava em casa junto à família, quando, próximo da meia-noite de quinta-feira (24) passou mal e imediatamente foi encaminha ao hospital Abelardo Santos, em Icoaraci, mas já chegou no local sem vida. O atleta começou no futebol aos 14 anos, na escolhinha do São Raimundo. De lá seguiu para o Bahia. Depois de alguns meses, voltou ao Pará e vestiu as cores do Remo, onde permaneceu desde então.
Nascido em Igarapé-Miri e revelado nas categorias de base do São Raimundo, Jean era um atacante alto, media 2,08 metros. A última partida disputada por ele foi na quarta-feira, contra o Tiradentes, pelo Campeonato Paraense sub-20. Na ocasião o Remo venceu pelo placar de 3 x 0, sendo Jean autor de um dos gols.
Jean dividia o quarto com um primo, que ao voltar do banheiro notou a mudança de aparência do atacante, que o deixou imediatamente preocupado. “Quando o primo dele ligou a luz, percebeu os sintomas de um Acidente Vascular Cerebral (AVC), e imediatamente começou uma massagem na tentativa de reanimá-lo”, lembra o Josiel Sarrá, também primo do ex-jogador. Levado ao hospital, infelizmente chegou sem vida.
De acordo com os parentes, ele não sofria de nenhuma doença grave e a família também não possui histórico. “Aparentemente o garoto era saudável, esportista, nunca aparentou doença grave, tinha doenças de rotina como qualquer pessoa, mas nem na família tivemos casos assim”, garantiu Josiel.
Nos últimos dias, o atacante recebeu uma notícia animadora. Segundo parentes e amigos, ele tinha sido convidado a assinar um contrato com o time profissional, como declarou o próprio vice-presidente de futebol amador, Ulisses Olveira. “Ele era uma promessa. Na semana que vem estava certo de assinar com o time principal, sentimos muito a perda de uma grande promessa e de um ser humano querido”, lamentou o dirigente.
Transtornados com a situação, os familiares que conviviam com Jean lamentam a falta de cuidado do clube com os jogadores. “O Remo não deu esse respaldo, poderiam ter evitado se fizessem esses exames”, acredita Josiel. Pessoas mais próximas garantem que ele nunca apresentou qualquer sintoma de doença mais grave. “Até na nossa família não existe casos parecidos. Ele é de origem muito simples, sempre batalhou pela carreira, e agora, de repente, perde a vida dessa maneira”, desabafa Josiel.
De acordo com a família, o Dr. Henrique Custódio, das divisões de base, relacionava todos os anos, os jogadores que deveriam fazer exames, mas o clube não cumpria com as recomendações dadas pelo médico. “Ele mandava o nome dos atletas, mas durante seis anos não teve retorno e sempre achou que o Remo deveria ter mais cuidado”, diz o parente. Henrique Custódio não foi localizado para comentar o assunto.
Já o vice-presidente do departamento de futebol amador do Remo, Ulisses Oliveira afirma que o clube arcou com todas as despesas que lhe eram permitidas. “Nós providenciamos o transporte para a cidade dele (Igarapé-Miri), e arcamos com os custos que poderíamos, infelizmente foi uma fatalidade que poderia ter acontecido com qualquer pessoa”, afirma.
E sobre a assistência médica que os jogadores deveriam ter, ele diz que a demanda de atletas indicados é alta, e que por ventura nem todos são atendidos de uma vez, mas nega a negligência no caso da morte de Jean. “Todo anos eles fazem os exames obrigatórios. São várias categorias e cerca de 100 atletas, infelizmente não dá pra atender todo mundo de uma vez, mas sempre fazemos o possível”, retruca Ulisses.
O laudo com a causa exata da morte deve sair em 10 dias. A princípio, um AVC foi diagnosticado como principal causa da morte, mas sem comprovação da perícia científica. O corpo do rapaz foi transferido para a terra natal dele, em Igarapé-Miri, onde o corpo será velado durante o dia. (Diário do Pará)

quarta-feira, 23 de maio de 2012

SOME não significa decadência

Disse Casemiro de Abreu: "Oh, que saudade que sinto/ da aurora da minha vida(...)". Eu, já não posso assim dizer, pois arrumaria confusão com meu amigo Cory, esposo da professora Aurora de Castro Pantoja. Mas tenho de dizer: Oh, quanta saudade sinto dos tempos de Professor do Sistema de Organização Modular de Ensino (SOME), quando lá atuei, na gestão dilziana (2005-2008), o que veio a se constituir na melhor experiência profissional (docente) que já acumulei até este 2012, em termos de resultados pedagógicos e de troca de saberes, de vivências na escola pública.
Minha carreira ainda é curta (somente 15 anos), mas já posso arrolar tanta coisa.
Só pra "matar" saudades, mostro esses momentos aos/às queseguem estes Escritos:

Maio de 2006: Com Rosiane e Franciane, da 8a. Série - Língua Portuguesa. Rio Murutipucu, Boa União (Ig.-Miri) - Arquivo pessoal.



Maio de 2012 - Em Vila Murutinga, Abaetetuba, na 8a. Série (Regular), Andréia ao centro (Arquivo pessoal).


O "tempo não pára", dizia aquele poeta.

quinta-feira, 17 de maio de 2012

Prof. Israel apresentou "O Tema da Divisão do Pará, na Mídia", na Ufpa


prof. Israel F. Araújo

A Escola Estadual de Ensino Médio "Enedina Sampaio Melo", através dos professores Israel F. Araújo (Língua Portuguesa) e Maria de Fátima A. de Lemos (Língua Inglesa) acabaram de regressar da Universidade Federal do Pará (Ufpa), depois de participarem da I Fipe - Feira da Inovação Pedagógica, que ocorreu nessa instituição nos dias 14 e 15 deste maio (2012). Nessa oportunidade de socialização de experiências pedagógicas, os citados Professores(as) apresentaram os Resultados (o percurso e outros detalhes) dos Projetos "IGARAPÉ-MIRI SOB OUTROS OLHARES" (Fátima Lemos) e "O Tema da Divisão do Pará, na Mídia" (Israel Araújo).
Os estudos foram executados na "Enedina", em 2011, e envolveram turmas de segundos e terceiros anos do Médio "regular" e EJA, e foram apresentados na III Feira Interdisciplinar da escola, em dez.-2011. (A professora Adriane Gonçalves, que está cursando Mestrado na Ufpa, esteve presente às citadas apresentações).
A seguir, registro dos momentos das apresentações dos Projetos (Sala 12 - PPGED/Ufpa, em 15/05/12):

Foto 1 - Fátima Lemos e Israel Araújo, aguardando o momento de suas respectivas Exposições.




 Foto 2 - Prof. Israel Araújo, expondo "O Tema da Divisão do Pará, na Mídia".

sexta-feira, 11 de maio de 2012

Projeto sobre "O Tema da Divisão do Pará, na Mídia" será apresentado na I Fipe (Ufpa)



 prof. Israel F. Araújo


Olá, queridos(as). Segue mais uma Conquista positiva para a nossa Escola Estadual "Enedina Sampio Melo". Confiram a Carta que a Ufpa nos encaminhou:


"Universidade Federal do Pará – UFPA

GESTAMAZON/GERU

I Feira da Inovação Pedagógica
 


Carta de Aceite


Senhor autor Israel Fonseca Araújo


Informamos que o trabalho intitulado O tema da Divisão do Pará na Mídia: Um estudo das Práticas discursivas do Jornal “Diário do Pará”, inscrito na modalidade Comunicação Oral, foi submetido à avaliação do Comitê Científico e foi aprovado para ser apresentado na I Feira da Inovação Pedagógica, realizada nos dias 14 a 15 de maio de 2012, na Universidade Federal do Pará – UFPA


Belém, 11 de Maio de 2012


A Coordenação da FIPE"