domingo, 18 de novembro de 2012

Mário Couto diz que juiz é suspeito




http://www.diarioonline.com.br/noticia-226884-mario-couto-diz-que-juiz-e-suspeito.html; 18/11/2012, 19:04:36 - Atualizado em 18/11/2012, 21:30:33


"No início da noite deste domingo (18), a assessoria de imprensa do senador Mario Couto enviou resposta para a redação do DOL, a respeito da nota de repúdio divulgada pela Associação dos Magistrados do Pará. O senador diz compreender a postura da Amepa em defesa de um dos seus associados, mas nesta segunda-feira (19) irá pedir oficialmente que o juiz Elder Lisboa, titular da 1º Vara de Fazenda Pública da Capital, seja considerado suspeito no julgamento do processo da Assembleia Legislativa.


O repúdio contra o senador foi feito neste domingo (18), através de uma nota da Amepa, após entrevista publicada no jornal O Liberal, onde Mário Couto faz acusações ao juiz. Na entrevista, o senador afirmar que o juiz teria exigido R$ 400 mil para excluir seu nome da lista de pessoas acusados de envolvimento no esquema de corrupção.
Segundo a assessoria, o senador argumenta: “Eu esperava que o juiz viesse até mim para saber quem é esse advogado, o que ele me disse e o porquê de o advogado ter usado o nome dele para cometer um crime. Eu esperava que o juiz me questionasse sobre essa história até para defender a sua honra. Não tenho nada contra ele e não adianta ele ficar aborrecido comigo, porque está tudo gravado. Ele deveria estar aborrecido com o advogado e não comigo”. 
Mário Couto anunciou ainda, que nesta segunda-feira (19), vai pedir oficialmente a suspeição de Elder Lisboa no julgamento do processo da Assembleia Legislativa. Vai solicitar ainda que o Conselho Nacional de Justiça e a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-PA) apurem a tentativa de extorsão.
Leia a nota na íntegra
O senador Mário Couto (PSDB-PA) diz compreender a postura da Associação dos Magistrados do Pará em defesa de um dos seus associados. “A associação está cumprindo o seu papel”. Mas ao mesmo tempo o parlamentar diz estranhar que o juiz Elder Lisboa não tenha tentado esclarecer as razões que levaram o advogado a citá-lo na conversa com o parlamentar tucano. “Eu esperava que o juiz viesse até mim para saber quem é esse advogado, o que ele me disse e o porquê de o advogado ter usado o nome dele para cometer um crime. Eu esperava que o juiz me questionasse sobre essa história até para defender a sua honra. Não tenho nada contra ele e não adianta ele ficar aborrecido comigo, porque está tudo gravado. Ele deveria estar aborrecido com o advogado e não comigo”.
Nesta segunda-feira (19), Mário Couto vai pedir oficialmente a suspeição de Elder Lisboa no julgamento do processo da Assembleia Legislativa. Vai solicitar ainda que o Conselho Nacional de Justiça e a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-PA) apurem a tentativa de extorsão. “Se o juiz é inocente, ele não tem com o que ficar preocupado. Mas se ele reage desse jeito, se me ataca, é porque talvez tenha culpa no cartório. Se não tem, deve procurar a justiça, como estou fazendo”, disse o senador.
Mário Couto afirmou que a gravação é recente. “Obviamente que não marquei o dia na folhinha de quando a gravação foi feita, mas essa não deveria ser a maior preocupação do juiz. O papel dele é outro. O meu, como senador da República, estou fazendo. Tenho, até por obrigação, que denunciar esse tipo de coisa para que a sociedade tome conhecimento”.
Se a gravação fosse antiga, completou o senador, teria sido divulgada na primeira vez em que Elder Lisboa bloqueou os bens de Mário Couto. “Não entendo onde o juiz quer chegar, porque foi a segunda vez que ele bloqueou os meus bens e a decisão dele foi cassada pela própria Justiça, como deverá ser cassada novamente, agora. Portanto, se eu já tivesse a gravação, eu a teria divulgado da primeira vez que meus bens foram bloqueados”.
O senador reforçou que, em nenhum momento, acusou o juiz de prática de extorsão: “Nas minhas declarações à imprensa, eu não disse que o juiz mandou o advogado até mim. O que eu fiz foi divulgar uma gravação na qual o advogado cita o nome do juiz Elder Lisboa. Caberá agora à Justiça apurar o caso”.

(DOL, com informações da Assessoria)"

PNE E ROYALTIES: COMO SUPERAR OS IMPASSES?




 
Sintepp. Sub-Sede de Igarapé-Miri.

A derrota do substitutivo do deputado Carlos Zarattini (PT-SP), que previa o investimento na educação pública de 100% dos recursos oriundos dos royalties destinados a estados e municípios, através de fundo especial, e mais 100% do fundo de participação da União nos contratos de concessão das plataformas continentais, compromete a estratégia do Governo em financiar as metas do novo Plano Nacional de Educação, recentemente aprovado na Câmara dos Deputados e que agora tramita no Senado.
Em razão dessa irresponsabilidade dos/as senhores/as deputados/as, a CNTE e outras entidades defensoras da educação pública, gratuita, democrática, laica e de qualidade socialmente referenciada lançaram a campanha Veta tudo, Dilma!
Consideramos que o caminho mais adequado para enfrentar a armadilha do Congresso de conceder aos entes federados praticamente um cheque em branco para aplicarem os recursos dos royalties - não obstante as inúmeras incoerências legislativas e jurídicas que permeiam o Projeto de Lei aprovado, e que serão alvos de ação direta de inconstitucionalidade no Supremo Tribunal Federal - seja o veto integral da Presidente da República ao PL 2.565/11.
A campanha #VETAtudoDILMA! já está nas redes sociais e a CNTE imprimiu cartazes para divulgá-la em grande parte das escolas do Brasil, além de ter disponibilizado abaixo-assinado eletrônico em sua página na internet. Esperamos contar com o apoio de todos/as aqueles/as comprometidos/as com o futuro do país, e que poderão participar da campanha promovendo tuitaços, subscrevendo o abaixo-assinado, publicando artigos na mídia ou emitindo declarações em rádios, TVs e tribunas sobre a importância dos royalties para a educação e, consequentemente, para o combate às desigualdades e para a promoção da tão sonhada equidade social no Brasil.
Em outra frente de luta, a CNTE mobilizará sua base, em parceria com outras entidades educacionais, a fim de pressionar o Senado Federal a promover o debate sobre o financiamento das metas do PNE, porém, não perdendo de vista a necessidade de aprovar o Projeto ainda este ano.

Contamos com o apoio de todos/as.

Fonte: Sintepp Sub-Sede de Igarapé-Miri (facebook.com). Visite o site da CNTE.  www.cnte.org.br

sábado, 3 de novembro de 2012

Zenaldo festeja a vitória e agradece apoio



 http://www.diarioonline.com.br; Segunda-Feira, 29/10/2012



Após a divulgação oficial feita pelo TRE na noite deste domingo (28), o candidato eleito com mais de 438 mil votos para a prefeitura de Belém, Zenaldo Coutinho do PSDB, dirigiu-se para a Avenida Visconde de Souza Franco, para agradecer a todos que o apoiaram nas eleições.
Zenaldo estava acompanhado de sua candidata, a vice prefeita Karla Martins, o Governador do Estado Simão Jatene, o candidato eleito no primeiro turno das eleições em Ananindeua, Manoel Pioneiro e o senador Flexa Ribeiro. No local eles foram recebidos com muita festa por correligionários.
Em seguida, as autoridades discursaram enfatizando a questão da harmonia e a unidade entre os poderes dos municípios de Belém e Ananindeua com o Governo Estadual e Federal, a fim de resgatar a Belém que sempre foi considerada Metrópole da Amazônia, mas que durante anos esteve entre os piores índices na educação, saúde, segurança e saneamento. "A cidade merece mais atenção, para que as pessoas possam viver melhor e dignamente". Concluindo, o candidato eleito afirmou que contará com o apoio da sociedade em seus projetos. A festa continuou na Avenida com a apresentação de bandas locais.
(Luana Taveira/ DOL)