terça-feira, 29 de julho de 2014

CAOS DE IGARAPÉ-MIRI... as violências e mais as Ameaças de Morte de pessoas mirienses levaram a Comissão de Direitos Humanos da ALEPA a pedir socorro ao Ministério da Justiça, em Brasília


Segue nota:

 DEPUTADOS MIRIQUINHO E EDMILSON VÃO A BRASÍLIA NO MINISTÉRIO DA JUSTIÇA EXPOR O PROBLEMA DA VIOLÊNCIA EM IG. MIRI

Edmilson Rodrigues em audiência no Ministério da Justiça

O deputado Edmilson Rodrigues (PSOL) foi recebido nesta quarta-feira (23), pelo Secretário Executivo do Ministério da Justiça, Marivaldo de Castro Pereira, em Brasília, para discutir a crescente violência que atinge o município de Igarapé-Miri.

O encontro foi um dos encaminhamentos da Comissão de Direitos Humanos da Alepa, da qual Edmilson é membro, após audiência pública na cidade ocorrida no dia 10 de julho.


Edmilson denunciou os alarmantes índices de violência na cidade, que já é considerada a 30° mais violenta do Pará, e também as arbitrariedades que vem sendo cometidas pela administração municipal na tentativa de coibir a violência, como a instalação do toque de recolher no período da noite e a ostensividade da ação policial. Pelo menos 90 pessoas já foram vitimadas em apenas 1 ano, a grande maioria jovens.


O Secretário Executivo do Ministério da Justiça, Marivaldo Pereira, recebeu as denúncias e assumiu o compromisso de garantir a rigorosa apuração e de coibir os possíveis abusos que tenham sido cometidos.


(do Blog do Dep. Edmilson Rodrigues - Psol/PA)



(Do blog do Edmilson) – Fonte: Blog Folha de Igarapé-Miri




PROBLEMAS COM AS POLÍCIAS CIVIL E MILITAR, EM IGARAPÉ-MIRI E NOUTRAS PARTES DO PARÁ? Seguem informações úteis...



Ouvidoria SSP-PA:

End.: Av. Generelíssimo Deodoro, nº 1860, entre Conselheiro Furtado e rua dos Mundurucus, bairro de Nazaré/Belém-PA.
e-mail: ouvidoria_ssp_pa@yahoo.com.br 

Disque denúncia: 0800 2807170
Fones Fax: (91) 3184 2902
Fone : (91) 3212 2516
_________________________________________________________________________________
CORREGEDORIA – POLÍCIA CIVIL
 Polícia Civil
Elizabete Santa Rosa Farias dos Santos
 Av. Governador Magalhães Barata, 209 - Nazaré
telefone_vermelho_peq.jpg(91) 4006-9060


Corregedorias de Segurança Pública
Qual a sua Função?

Compete às Corregedorias do Sistema de Segurança Pública do Pará assegurar a disciplina e a apuração das infrações nos seus devidos Órgãos, fornecendo amplos poderes ao (a) Corregedor(a) para a consecução do objetivo maior de oferecer à população um serviço de segurança de excelente qualidade. São mantidas as investigações para a apuração de casos em que os agentes de Segurança Pública são vítimas, para a satisfação dos anseios de justiça, da Corporação e da família daquele que tomba em serviço ou em razão dele.
O Corpo de Bombeiros do Pará ainda não tem Corregedoria e as infrações cometidas pelos militares são apuradas pela  COMISSÃO DE JUSTIÇA E DISCIPLINA.Segue abaixo tabela com os Órgãos de Segurança Pública e seus setores de disciplina e apuração.


segunda-feira, 28 de julho de 2014

PRESIDENCIÁVEL AÉCIO NEVES ALCANÇA 85% DE REJEIÇÃO NO FACEBOOK





Esse me "pegou de surpresa". Vejam aí:

"PSDB e Aécio batem em 85% de negativo 
no Facebook

Acabo de ler um relatório produzido por uma empresa que atua com análise das redes sociais e a crise do Aecioporto está sendo devastadora para o candidato do PSDB.
No dia de ontem, por exemplo, 85% das publicações que se relacionavam aos tucanos no Facebook eram negativas para a legenda. Apenas 8% eram positivas. Esse índice só é comparável ao que aconteceu com o PT no auge da crise do mensalão.
O principal responsável por esse desempenho é o aeroporto de Cláudio (MG). O caso foi tema principal de 48% das postagens na rede que mencionavam o PSDB e mostra o impacto que o episódio teve em parte da opinião pública conectada.
Esse desgaste deve aumentar a rejeição de Aécio Neves e pode aparecer nas próximas pesquisas de opinião. No Twitter, a situação é um pouco melhor, mas também muito ruim: 71% das mensagens são negativas e 36% dos tuítes falam sobre o Aecioporto.
Certamente, a equipe de Aécio tem acesso a esse números e a situação no comitê de campanha deve ser de imensa preocupação.

Comentários

116 Comentários"
Fonte:

http://www.revistaforum.com.br/blogdorovai/2014/07/25/psdb-e-aecio-batem-em-85-de-negativo-facebook/
___________________________________________________________________________


ESCRITORA ANNE MONTEIRO e a Festividade de Sant'Ana em Igarapé-Miri

Miriense mais que da gema, e disso ela não foge; é uma miri-amazônida que não se esconde de suas origens, não desdenha de sua terra. Essa é Anne Veloso Monteiro, poetiza miriense, radicada em Belém, membro da APLIL - Academia Paraense Literária Interiorana de Letras. Passando por Miri, na festa dos 300 do Povo Católico, deixou este post em rede social:

“É sempre maravilhoso visitar minha cidade de Igarapé-Miri e receber o carinho dos amigos. A festividade de Sant'ana estava espetacular, há tempos que não via uma festa tão bonita. Retornar a Igarapé-Miri é a certeza de que volto para cá com alma transbordando de felicidade e de inspiração.

"Sou da terra de um povo que se reinventa a cada dia e que não desiste de lutar. Um caminho de canoa pequena que rema contra a maré e que faz da fé a sua tradição, e nas mãos de Sant'ana entrega seus sonhos e faz da nossa mãe-rainha seu porto seguro".
Parabéns a todos os Mirienses pela festa linda e por terem encantado todos os que por ai passaram!



(Anne Veloso Monteiro)

________________





Nós é que lhe aplaudimos, Anne.

Prêmio "Darcy Ribeiro" de Educação de 2014 vai para o Professor e Pesquisador Luiz Antônio Marcuschi (UFPE)

Eis publicação da ANPOLL:

"Luiz Antônio Marcuschi, professor da Universidade Federal de Pernambuco, recebe o Prêmio Darcy Ribeiro de Educação de 2014. A premiação é votada pela Comissão de Educação e Cultura do Congresso Nacional. Instituído em 2000, o prêmio é concedido a três pessoas ou entidades cujos trabalhos ou ações mereçam especial destaque na defesa e na promoção da educação, especialmente as iniciativas relacionadas à educação popular. Os vencedores, selecionados entre 18 indicações feitas por deputados federais e senadores, recebem medalha e diploma de menção honrosa.


A votação ocorreu ontem, 16, na Câmara dos Deputados. A indicação para o prêmio foi feita pelo Deputado Federal Paulo Rubem (PDT), acatando o pedido de um grupo de ex-alunos e orientandos de Marcuschi, atualmente professores e pesquisadores de universidades federais.

O reconhecimento do patrimônio intelectual e humanístico do trabalho de Marcuschi motivaram o pedido para indicação ao prêmio. Esse patrimônio, agora, também é reconhecido e homenageado pelo Congresso Nacional Brasileiro.   

Secretaria ANPOLL 2014-2016"


segunda-feira, 21 de julho de 2014

(IRMÃOS E IRMÃS, LEIAM ESTA MENSAGEM, POIS A NÓS PARECE QUE AS COISAS SAÍRAM TOTALMENTE DOS CONTROLES) - SOBRE MÚSICA NO ALMOÇO DO TRAPICHE: POESIA NA CIDADE "DA BALA"

prof. Israel Araújo

Ontem, 20 de julho de 2014 (curiosamente Dia do Amigo ou da Amizade), após o almoço, eu postei umas fotos do almoço na "Ponte Grande", nosso Trapiche Municipal, atualmente identificado como Terminal Hidroviário "Manoel da Silva Santos". Depois, recebi um bom "afago" de uma ex-colega de trabalho... Mas, voltemos à poesia da "Ponte".

Essa ação cultural é uma iniciativa de pessoas de bem de nosso Igarapé-Miri, amantes da cultura local e preocupadas com a valorização de nossos patrimônios - as Artes são dos maiores patrimônios que temos (entre as lideranças estão o professor e músico Patrich Moraes e sua genitora, professora aposentada Ana Maria). Nesse almoço tem muita coisa ótima, como as comidas estilo caseiras, a música refinada, a companhia de pessoas queridas, bebidas, o fato de podermos rever amigos e amigas, ótima confraternização... motivações para irmos ao almoço na "Ponte" não nos faltam. (Fotos: israel Araújo)









(Músico/Professor Patrich Moraes posa para nosso registro)



(O filho do músico Patrich já exibe talentos)


Ontem mesmo eu disse que impressão que dá é a de que não estamos vivendo a DITADURA DA BALA, DAS AMEAÇAS DE MORTES, dos recados de que VÃO INCENDIAR CASA DE PROFESSOR, carros suspeitos nos cercando pelas ruas etc. Disse isso com base na realidade que estamos vivendo em nosso amado Igarapé-Miri, há uns 19 meses. Depois da intensificação das mortes provocadas pela ação de "gangues" rivais, dos arrombamentos de residências (nas madrugadas e na plena luz do dia), do aumento da criminalidade em nossos rios mirienses, passamos a contar com essas ameaças, fatos que abalam o psicológico das pessoas ameaçadas e de todas as suas famílias, seus amigos e outras pessoas queridas (há registros de Boletins de Ocorrências Policiais feitos pelas pessoas ameaçadas; por isso, quem quiser saber os detalhes, basta procurar pelas pessoas ameaçadas e saber das barbaridades sofridas): nos dias de hoje, há pessoas que não andam mais sossegadas pelas ruas, não dormem mais direito em suas casas (o que sente uma pessoa que recebeu ameaça de incêndio em sua casa, quando sua família está dormindo, descansando?) e isso não é uma modalidade (categoria) de violência com a qual já estivéssemos acostumados em Igarapé-Miri, pois se trata de tentativas de intimidações, projetos definidos especificamente para serem executados contra algumas pessoas, especificamente, pessoas escolhidas a dado para serem vitimadas...

Pois bem, depois da poesia da música na "Ponte", de ouvir grandes clássicos cantados por Patrich, de ouvir o filho do Patrich cantando, percebendo a "veia dos Gonçalves" turbinada de sangue musical, fiz uma postagem de rede social, na qual eu anunciava o Título, somente o Título (revestido de poesia quando falava de cidade "da bala" para a nossa Princesinha do Baixo Tocantins (identificação dada pelo locutor esportivo João Maria Quaresma Júnior - nosso Jota Santiago) de uma publicação que eu gostaria de fazer ontem mesmo. Mas meu tempo fui curto e não a postei (é esta de agora).

Segue o post:


Depois escreverei sobre este dia 20 de julho, dia do Amigo, na "Ponte Grande"... Mas o título já vai: MÚSICA NO ALMOÇO DO TRAPICHE: POESIA NA CIDADE "DA BALA" (sem kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk, por favor)
Quado filho do Patrich cantou (Jean) "Fui fiel" (meu bebê, na versão miriense) o povo foi ao êxtase... BOM DEMAIS; ótima iniciativa essa música na ponte, ao almoço da Festa de Sant'Ana.

Por incrível que pareça, no Dia do Amigo, uma ex-Professora (ou professora aposentada), fortíssima defensora da atual gestão municipal (não tenho nada a ver com isso; são opções, cada pessoa pode, ou poderia, fazer as suas) deixou esta mensagem pra mim (texto na forma original):

professor se a cidade e da bala os encomodados se retiram pra bem longe

Não citarei o nome da comentadora, espero que esse meu ato de respeito em relação a ela seja reconhecido pelas pessoas de bem de nossa terra (e de outras terras), principalmente as mais próximas da gente. Mas afirmo que se trata de uma pessoa católica, dita (ou auto-definida como) cristã. Aí fiquei estarrecido, pois não consigo e nem posso aceitar que uma pessoa que seguiria os princípios cristãos venha a defender a VIOLÊNCIA, que as mortes continuem a acontecer, defender que umas pessoas sejam escolhidas a dedos para morrer, famílias sejam destruídas até o mais íntimo de seu ser. Não consigo aceitar que alguém defenda a morte de pessoas - num país que não permite Pena de Morte - e que SERES HUMANOS sejam mortos, eliminados, executados como se fossem porcos, bois, ratos etc., embora eu saiba que devo aceitar as ESCOLHAS QUE AS PESSOAS PODEM E DEVEM FAZER para suas vidas.

Caso fôssemos levantar ao menos uma problemática para essa realidade à qual estamos submetidos, poderíamos indagar: O que se pode (deve) fazer para amenizar e/ou acabar com a onde crescente de violências porque passa a Terra Miriense? Respostas seriam várias, como as dadas pela gestão pública (dos três poderes, de todas as esferas), pelas Polícias, pela sociedade organizada em ONG's e demais organismos sociais.

Mas, creiam, jamais eu poderia esperar que uma ex-colega de professorado me dissesse (ela disse pra mim, de maneira direta) "se retire pra bem longe". Então, já que meu irmão (Isaac Fonseca, editor/fundador do Jornal Tribuna Popular) está Ameaçado de Morte e já que eu sofro na pele as consequências dessa onda de violências que vem transformando nossa vida pública num caos, já que me sinto sem forças diante dessa realidade (a criminalidade "tradicional" e as execuções de pessoas "marcadas" - listadas para morrer), eu deveria arrumaras malas e cair fora!!!!!

Dizer a um irmão em Cristo, a um ex-colega de trabalho que deixe a proliferação das balas e do TRÁFICO DE DROGAS (raiz maior dessa problemática) seguir seu curso em Igarapé-Miri, debochar das dores dele (hoje tenho mais dores do que antes do dia 12 de junho de 2014, Dia dos Namorados, quando Isaac recebeu ameaça de morte), tripudiar sobre uma pessoa já em forte sofrimento... pelo amor de Deus (ou daquilo em que se acredite), vamos olhar para as Pessoas e vê-las como gente, sejam as tachadas de "bandidos", sejam os Professores (chamados, em 2013, de "vagabundos" em cadeia municipal, de "ínfimo grupo político"), sejam os empresários, os ambulantes... enfim, todo mundo, mesmo porque quando a bala vem, ela não pergunta por nossa condição social, ocupação profissional, formação acadêmica/ideológica/escolar etc.

Estamos defendo o quê? É o narcotráfico, a destruição das famílias? Pois, se for isso, vamos dizer de maneira mais direta. Vamos marcar mais coerentemente nossas posições sociais/individuais. Não vivemos na "cidade da bala", isso é poesia/desespero, mas quantas pessoas estão morrendo a preço de quase nada (e nem precisa de "preço" pra morrer)? O que estamos presenciando nesta terra é algo aceitável - ou é aceitável porque há pessoas (consideradas) intocáveis e outras marcadas?

Não é mesmo?

domingo, 20 de julho de 2014

FLAMENGO (RJ): A DECADÊNCIA DE UMA AGREMIAÇÃO E A VIOLÊNCIA QUE RONDA OS CLUBES DE FUTEBOL


(André Santos, quando sua apresentação no Flamengo - RJ: entusiasmo de ontem que cedeu lugar para a humilhação de hoje)/// Imagem do Google


Foi divulgado ainda há pouco: violência contra jogador do Flamengo (RJ), após mais uma derrota do rubro-negro, desta vez diante do Internacional de Porto Alegre.

A violência e a intolerância devem ser combatidas, sempre, seja na área de atuação humana que for, seja contra quem quer que seja...

No passado, os paulistas Palmeiras e Corinthians já haviam enfrentado a ação de supostos bandidos infiltrados no meio de torcedores/as, após temporadas de baixas em campeonatos nacionais. O Clube do Remo (PA) também já passou por isso.

A decadência do time carioca é tamanha que ele é, disparado, o pior time deste Brasileirão: segura a "lanterna" e enfrenta dificuldades para sair da última colocação - o time joga um nadica de nada e a torcida está confiando um nada no elenco e no treinador.


Segue publicação do MSN:

  

"Clima quente: André Santos é agredido na saída do Beira-Rio
De acordo com a Rádio Tupi, o clima esquentou entre torcedores e jogadores do Flamengo na saída do time do estádio do Beira-Rio, em Porto Alegre...

(msn.com)// Acesso: 20/07/2014

De acordo com a Rádio Tupi, o clima esquentou entre torcedores e jogadores do Flamengo na saída do time do estádio do Beira-Rio, em Porto Alegre. Principal alvo dos protestos, o lateral-esquerdo André Santos chegou a ser agredido com socos e pontapés até que a segurança do clube conseguisse agir.

André entrava em uma van que levaria o time ao hotel no qual a delegação está hospedada na capital gaúcha. Cerca de 20 torcedores se aproximaram e, gritando palavras de ordem, agrediram o jogador. Depois de ser salvo pelos seguranças, o camisa 27 embarcou no transporte. O técnico Ney Franco, no momento, concedia entrevista coletiva.

O lateral-esquerdo é um dos principais criticados pela torcida do Flamengo com o momento ruim do time, laterna do Brasileiro e goleado por 4 a 0 pelo Internacional neste domingo. O jogador tem contrato com o clube até meados de 2015 e chegou a ser destacado pela diretoria rubro-negra, ao lado de Elano, durante a paralisação do Campeonato Brasileiro.

Ambos fariam parte de uma limpa no elenco. Mas como não houve possibilidade de negócio do lateral, o técnico Ney Franco entendeu que a permanência seria mais indicada. Já no embarque para Porto Alegre, no sábado à tarde, os jogadores foram ameaçados por integrantes de torcida organizada. Um dos mais criticados foi André Santos."

(grifos meus)


Amizade: uma palavra que tem a autoria muita gente



"Jovens bonitos são acidentes da natureza: 
Velhos bonitos são obras de arte."

  


“Muitas pessoas irão entrar e sair da sua vida
 
mas somente verdadeiros amigos deixarão pegadas no seu
 
coração.
 

Para lidar consigo mesmo, use a cabeça,
 
para lidar como os outros, use o coração,
 
raiva é a única palavra de perigo.


Se alguém te traiu uma vez, a culpa é dele;
 
Se alguém te trai duas vezes, a culpa é sua.
 

Quem perde dinheiro, perde muito,
 
Quem perde um amigo, perde mais.
 
Quem perde a fé, perde tudo.
 

Jovens bonitos são acidentes da natureza:
 
Velhos bonitos são obras de arte.
 

Aprenda também com o erro dos outros,
 
você não vive tempo suficiente para cometer
 
todos os erros.
 
(...)

Nosso círculo de amigos...
 
É como um círculo,
 
não tem começo nem fim...
 

Ontem é história:
 
Amanhã é mistério,
 
Hoje uma dádiva,
 

É por isso que é chamado presente...”

Desconhecido (pensador.uol.com.br)

sábado, 19 de julho de 2014

PROF. DR. PAULO SÉRGIO DE ALMEIDA CORRÊA (UFPA): UM OLHAR SOBRE O "PLEBISCITO DA FICÇÃO", EM VIAS DE ACONTECER, EM IG.-MIRI

O prefeito de Igarapé-Miri, Ailson do Amaral (DEM) ("Pé de Boto"), líder do Governo "De Mãos Dadas Com o Povo", anunciou recentemente, numa rádio da cidade, que fará realizar "um Plebiscito", através do qual consultará a população sobre sua participação na problemática "da Segurança Pública"... Se o Povo quer ou não que ele "continue" ajudando as Polícias (Civil e Militar)...

O fato não passou despercebido de estudiosos (que questionam a legalidade dessa medida), como é o caso do Professor-Doutor Paulo Sérgio de Almeida Corrêa (Ufpa). Igarapemiriense, Paulo Almeida, Bacharel em Direito, estudioso Crime e Criminalidade, traz considerações sobre mais mais uma ação bombástica de Amaral.

Segue o link para a Publicação do citado professor, cujo conteúdo encontra-se postado em sua página, numa Rede Social.

https://www.facebook.com/photo.php?fbid=1457681634482849&set=pcb.1457681814482831&type=1&theater




Essa é a imagem disponibilizada nas redes sociais,apresenta o caso como sendo uma iniciativa da Prefeitura de Igarapé-Miri. Há que se observar o discurso governista que aponta, como sempre, para a gestão "Governo da Participação Popular" (2009-2013, liderado por Roberto Pina Oliveira - PT), segundo se lê da ressalva "como fez o governo anterior".

É isso; ainda não temos notícias de que essa consulta esteja, de fato, acontecendo por nossas ruas e rios mirienses.



PESQUISADOR EDUARDO COSTA FALOU SOBRE PROBLEMAS COM O CORAÇÃO, PESQUISA SOBRE AÇAÍ EM IGARAPÉ-MIRI E ATÉ SOBRE CUIDADOS COM BEBIDAS ALCÓOLICAS

prof. Israel Araújo

  

O pesquisador Eduardo Costa (Pós-Doutor), que estuda sobre as problemáticas do coração e que já teve LONGA PUBLICAÇÃO sobre os BENEFÍCIOS DO AÇAÍ, no Jornal Miriense (o açaí nosso, médio, é 33 vezes ais eficiente do que o vinho tinto francês - quando se trata de proteger nosso coração), anos atrás, concedeu uma robusta entrevista, hoje à tarde, ao Programa "Linha de Frente", da Rádio Clube do Pará, sob comando de Paulinho Montalvão.

Nessa entrevista (Rádio Clube do Pará (freq. 690 - AM)), ele falou longa e profundamente sobre essa questão (saúde do coração e questões correlatas). E deu outras informações pertinentes, inclusive explicou (se não me engano) que quando a pessoa toma um "porre", perde cerca de 5.000 neurônios, células do coração, que não voltam, são perdidas em definitivo (ainda bem que temos cerca de 10.000.000.000).

Disse o conceituado professor/pesquisador, chegado ontem de atividades científicas em São Paulo, que o problema com a bebida alcoólica não é tomar uma cerveja ou outra bebida (que até ajudam nossa saúde, de alguma forma...), mas sim o excesso, a falta de limites: pelo que eu entendi, dá pra tomar umas até ficar (quase) tonto(a); aí, para-se e cuida do corpo de novo. Ficar porre é que é o problema, se percebi direito. Ficou tonto/a, é hora de se retirar.

Foram informações muito relevantes - já pedi a ele materiais, mas não sei se isso será possível...

Ele também falou de nossos problemas com a alimentação, excesso de açaí (que tem 30% de gordura), muita comida e muito açaí e muita farinha (acrescento), comida sem verduras etc.

Boa noite 

sexta-feira, 18 de julho de 2014

ALÇA VIÁRIA: PONTE DÁ SINAIS DE DETERIORAÇÃO

prof. israel Araújo


UMA DAS PONTES DA ALÇA VIÁRIA DÁ SINAIS DE DESGASTE.

Saiu na imprensa hoje, Diário do Pará (impresso). ISSO É SÉRIO E CORRELACIONA-SE ÀS VIDAS DE TODAS AS PESSOAS QUE TRAFEGAM POR ELA.

É preciso cuidados urgentes, pois quando morre alguém o q se pode fazer é lamentar e prometer investigações; mas ninguém deleta uma tragédia...

Seguem registros:

(Reprodução de página do Diário do Pará, de 18/7/14)


(Reprodução de página do Diário do Pará, de 18/7/14)


(Reprodução de página do Diário do Pará, de 18/7/14)


(Veja-se parte da resposta da Setra, Secretaria Estadual de Transportes. Foto: Reprodução de página do Diário do Pará, de 18/7/14)


quinta-feira, 17 de julho de 2014

ELEIÇÕES NO BRASIL.... MPE contesta candidaturas de Arruda e Perci Marrara


Além deles, MPE analisa outras 21 candidaturas 'questionáveis'
(Fonte: http://www.ormnews.com.br/noticia/mpe-contesta-candidaturas-de-arruda-e-perci-marrara#.U8cbCZRdVIE)

Por: Agência Brasil

O Ministério Público Eleitoral (MPE) impugnou hoje (16) o registro de dois candidatos ao governo do Distrito Federal (DF). De acordo com o órgão, José Roberto Arruda (PR) e Perci Marrara (PCO) não podem concorrer às eleições de outubro. Ao todo, 21 candidaturas são questionadas no DF. Mesmo com a ação, os candidatos poderão fazer campanha normalmente até decisão do Tribunal Regional Eleitoral (TRE).

Segundo o MPE, Arruda está enquadrado na Lei da Ficha Limpa, que impede candidaturas de condenados pela segunda instância da Justiça. No dia 9 de julho, a 2ª Turma Cível do Tribunal de Justiça do Distrito Federal (TJDF) manteve a condenação do ex-governador do Distrito Federal por improbidade administrativa.

O advogado do candidato, Francisco Emerenciano, contesta a ação do MP Eleitoral. Segundo ele, a condenação não tem alcance sobre a candidatura, pois a jurisprudência dos tribunais eleitorais é que a inelegibilidade é aferida no momento do pedido de registro, feito antes do julgamento que manteve a condenação de Arruda.

A candidatura de Perci Marrara ao governo do DF também foi impugnada. Segundo o órgão, ela não prestou contas da campanha à Câmara dos Deputados, em 2010.  A Lei Eleitoral exige que os candidatos estejam quites com a Justiça Eleitoral para concorrer. A Agência Brasil não conseguiu contato com o diretório regional do PCO. A assessoria de imprensa do PCO Nacional informou que vai acionar o departamento jurídico. A entrega do registro não garante a participação do político nas eleições. Após parecer do MPE, os pedidos são julgados por um juiz eleitoral, que verifica se todas as formalidades foram cumpridas.

Para estar apto a concorrer às eleições de outubro e ter o registro deferido pela Justiça Eleitoral, os candidatos devem apresentar declaração de bens, certidões criminais emitidas pela Justiça, certidão de quitação eleitoral que comprove inexistência de débito de multas aplicadas de forma definitiva, entre outros documentos, como previsto na Lei das Eleições (Lei 9.504/97).

(Grifos meus)






TRE VAI JULGAR FUXICO DIA 22 DE JULHO


Saiu no Gazeta Miriense (17/07/14) (www.gazetamiriense.wordpress.com)



(Imagem: Bog Gazeta Miriense)

"Hoje foi divulgado no site do TRE a inclusão em pauta de julgamento do Recurso Eleitoral 384 do vereador Fuxico, atual Presidente da Câmara Municipal de Igarapé-Miri.
Fuxico pretende reverter a cassação que lhe foi imposta pelo juiz da zona eleitoral, por não ter prestado contas de nenhum real na campanha eleitoral, apenas diz ter recebido R$ 62,72 [sessenta e dois reais e setenta e dois centavos] em santinhos do seu partido (DEM).
O Juiz não foi na conversa de Fuxico e cassou seu mandato, no entanto, ele conseguiu liminar no TRE e se mantém no cargo. Alegou que GEL é que seria o representante da Coligação do PT e não José Maria dos Santos (Firo).
O Ministério Público entendeu que essa alegação era uma farsa, pois GEL era representante do PMDB e não do PT, e pediu multa para Fuxico por litigância de má-fé.
Resta agora o pleno do Tribunal decidir o destino de Fuxico, que na Audiência Pública da ALEPA no início deste mês se queixou na Barraca de Sant’Ana que a Justiça só serve para cassar vereador…não para prender bandidos…
Não se sabe se ele se referiu ao fato de que Pé de Boto não foi cassado por caixa dois de campanha ou se fez a crítica somente dela demora do Judiciário em julgar e punir bandidos por seus crimes.
Ele tem a chance de reverter a decisão ou se perder, terá que deixar a presidência da Câmara e o mandato.
Quem poderá assumir o cargo é o vereador Nenca (PMDB), mas que está na base de apoio a Pé de Boto. Se assim for, vão trocar 6 por meia dúzia ? É esperar pra ver como vai ficar a composição em tempos de campanha eleitoral."

(Grifos meus)



ELEIÇÕES NO PARÁ: MPE OFERECE 42 CONTESTAÇÕES (IMPUGNAÇÕES) DE CANDIDATURAS


Saiu no Portal das ORM...

"Ministério Público encaminhou ontem [15/07/14] ações ao Tribunal Regional Eleitoral
Fonte: orm.com (acesso 16/07/2014)

Dos cerca de 980 pedidos de registro de candidaturas feitos ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Pará, o Ministério Público Eleitoral (MPE) ajuizou 42 ações de impugnação contra o registro de candidaturas no Pará. Dentre as candidaturas contestadas, uma é para o Governo do Estado, duas para o Senado e duas para a Câmara dos Deputados. As outras 37 candidaturas consideradas irregulares pelo MPE são para o cargo de deputado estadual. Os candidatos que tiveram suas candidaturas impugnadas têm sete dias para contestar a impugnação. Cabe agora à Justiça Eleitoral julgar os pedidos e decidir pelo deferimento ou não dos registros.

Entre os nomes mais conhecidos na lista divulgada no final da tarde de ontem pelo MPE está o do ex-deputado estadual José Arthur Guedes Tourinho (PMDB), que também é ex-presidente do Banco da Amazônia, da Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (Sudam) e da Junta Comercial do Pará (Jucepa) e teve suas contas reprovadas pelo Tribunal de Contas da União (TCU). 

Outro nome conhecido é o do ex-deputado Paulo Rocha (PT), absolvido no julgamento do Mensalão, que busca uma vaga no Senado e foi impugnado por ter renunciado ao mandato de deputado federal, no auge da crise do Mensalão petista. Outro político muito conhecido e também impugnado é o do ex-prefeito de Belém e ex-senador Duciomar Costa (PTB), que pretende voltar ao Senado nas eleições deste ano. A candidatura de Duciomar foi contestado pelo MPE devido a condenações pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Pará. Também faz parte da lista o deputado estadual Paulo Sérgio Souza (PT), conhecido como "Chico da Pesca", por conta de demissão do serviço público após processo administrativo disciplinar. A deputada estadual Bernadete Ten Caten (PT) também consta da lista, por ter sido condenada pelo TRE, condenação esta confirmada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

O procurador regional eleitoral, Alan Mansur Silva, e sua equipe, encontraram problemas nas prestações de contas de 29 nomes apresentados pelos partidos políticos e coligações. Entre esses problemas estão os de candidatos que não apresentaram prestação de contas à Justiça Eleitoral, ou que tiveram contas reprovadas pelos Tribunais de Contas. No caso das prestações de contas eleitorais, se considera ausência de condição de elegibilidade, conforme previsto na Lei Complementar nº 64/90.

Outros casos de impugnação foram alterados ou mesmo passaram a ser previstos apenas depois da Lei Complementar nº 135/2010, a chamada Lei da Ficha Limpa, que adicionou novas causas de inelegibilidade e passou a vigorar em 2012. É o que ocorreu nas candidaturas contestadas por condenações por órgão colegiado ou transitadas em julgado – caso do candidato ao Senado Duciomar Gomes da Costa, e por renúncia ao mandato eletivo – casos do candidato ao Senado Paulo Rocha e do candidato à Assembleia Legislativa Luiz Sefer." (Grifos meus)


quarta-feira, 16 de julho de 2014

FESTIVIDADE DE SANT'ANA, EM IGARAPÉ-MIRI: 300 ANOS DE RELIGIOSIDADE QUE SE ESPRAIA POR RUAS E RIOS MIRI-AMAZÔNIDAS

prof. Israel Araújo


A Festividade de Sant'Ana, no município de Igarapé-Miri, no Baixo Tocantins, estado do Pará, completa, em 2014, 300 (trezentos) anos de existência. Isso mesmo: três séculos de vivência de religiosidade cristã/católica na terra do Açaí.

Muito bem lembrado nas redes sociais e na imprensa do Zé/Maria Povo, o Informativo Boca-Boca, essa festividade é anterior à existência da cidade miriense, pois esta não teria ainda duzentos anos. Marca de religiosidade cristã, na Amazônia, essas festividades geralmente têm origens europeias e/ou motivações cristãs oriundas dos trabalhos de "missionários" católicos que aportaram por aqui, depois do ano 1500.

Seja como for, o certo é a que Festa de Sant'Ana de Igarapé-Miri é uma das mais tradicionais e mais fortes desta região. Inclusive mais tradicional do que a Festividade de Conceição, na mais desenvolvida Abaetetuba.

Hoje (16/07), pela manhã, uma gigantesca queima de fogos e longa caminhada (pelas CASTIGADAS (não por Deus, claro) RUAS e restos de ruas da cidade de Igarapé-Miri) tocou fundo na emoção de milhares de filhos e filhas de Igarapé-Miri.

É o período de maior encantamento que a cidade miriense vive, a cada ano. Dia 20 ainda tem o Círio Fluvial. O término da festividade se dá em 26 de julho, com uma missa matinal e uma (esperada) bela e esfuziante queima de fogos.

(Seguem alguns registros desse Círio Terrestre)

(Imagem: Facebook.com)




(Imagem: Facebook.com)

______________________________________________________

P.S.: O Povo de Igarapé-Miri, reunidas as pessoas que DEFENDEM A VIDA e não apoiam as mortes de pessoas, está pedindo aos homicidas que não matem/executem nenhuma pessoa nesses 10, 11 dias. E que depois do dia 26/07 também possamos continuar vivendo e trabalhando nesta Terra. Amém.

terça-feira, 15 de julho de 2014

VIOLÊNCIA HOMICIDA EM IGARAPÉ-MIRI TEVE AUMENTO DE 285,71%: É O QUE APONTA ESTUDO DO PROFESSOR/PESQUISADOR DR. PAULO SERGIO DE ALMEIDA CORRÊA

A violência que crassa nosso município de Igarapé-Miri não passou despercebida das análises do conceituado Professor-Pesquisador Paulo Sérgio de Almeida Corrêa da Universidade Federal do Pará (UFPA).

Segue o artigo, gentilmente cedido pelo professor/pesquisador, para publicação neste nosso espaço proporcionador de debates públicos:



CIDADE DE IGARAPÉ-MIRÍ CONTRIBUI COM A ELEVAÇÃO DA EPIDEMIA DE HOMICÍDIOS NO PARÁ E NO BRASIL
Paulo Sérgio de Almeida Corrêa
Licenciado em Pedagogia. Bacharel em Direito. Doutor em Educação. Professor Associado na Faculdade de Educação. Programa de Pós-Graduação. Instituto de Ciências da Educação. Faculdade de Direito do Instituto de Ciências Jurídicas da Universidade Federal do Pará. Lidera os Grupos de Pesquisa NUPECC – Núcleo de Pesquisas e Estudos sobre Crime e Criminalidade; e o NEPEC – Núcleo de Pesquisas e Estudos em Currículo. E-mail: paulosac@ufpa.br

Introdução

Este Artigo constitui uma contribuição ao debate público em torno do crime e criminalidade no Brasil/Pará/Igarapé-Mirí.

Impulsionado pelos recorrentes crimes que agridem a população de Igarapé-Mirí, resolvi escrever este Artigo a fim de propagar os números dos 7 (sete) anos e 7 (sete) meses de violência homicida que marcaram nossa Cidade.

Certamente que os indicadores podem não revelar a real situação, mas auxiliam a pensar o passado, presente e futuro dos Caminhos de Canoa Pequena (tradução do nome de origem indígena da Cidade de Igarapé-Mirí), do Pará e do Brasil.

Qual o lugar ocupado pelo Município de Igarapé-Mirí no contexto das violações do direito à vida por meio da criminalidade homicida ocorrida no Brasil e na Unidade Federada do Pará?

Para realização deste trabalho averiguei os Mapas da Violência disponíveis no sítio http://www.mapadaviolencia.org.br/, especialmente os indicadores relacionados aos homicídios praticados no Brasil, no Pará e na Cidade de Igarapé-Mirí, considerando os anos de 2007-2012.

Para complementar o estudo, utilizei a projeção divulgada no Blog Gazeta Miriense http://gazetamiriense.wordpress.com/ sobre o número de homicídios perpetrado na Cidade de Igarapé-Mirí no ano de 2013, bem como os dados oficiais correspondentes aos anos 2013-2014 anunciados pelo Delegado de Polícia Civil dessa Cidade, por ocasião de sua participação na Audiência Pública realizada no dia 10 de julho de 2014, nesse Município.

Assim, o tempo de abrangência da pesquisa incidiu no ano de 2007 e se prolongou até a data de 10 de julho do ano de 2014.

A violência e a epidemia homicida na Cidade de Igarapé-Mirí

Extremamente preocupante as recentes publicações a respeito dos indicadores de criminalidade homicida no Brasil, uma vez que o fenômeno da violência tem ceifado precocemente muitas vidas[1].
A juventude entre 15-29 anos tem sido o principal alvo das investidas desse tipo de crime, e os indicadores do Pará são alarmantes[2].
No caso da Cidade de Igarapé-Mirí, os números apresentam uma acentuada elevação ao longo da série histórica de 7 (sete) anos e sete meses.



Fonte: Mapa da Violência. 2010, 2011, 2012, 2013, 2014. http://www.mapadaviolencia.org.br/

Assumindo como referência o ano base de 2008, verificou-se que a participação percentual do Município de Igarapé-Mirí quanto ao número de homicídios sofreu significativa expansão, ficando abaixo da média estadual nos anos de 2009, 2010 e 2011, porém, sendo representada com valores superiores ao patamar nacional no período 2009-2012.
No caso do ano de 2012, houve surpreendente crescimento nas taxas de homicídios na Cidade de Igarapé-Mirí, cujos indicadores percentuais deixaram para trás tanto o Estado do Pará quanto a média do Brasil.
Na Unidade Federada do Pará, a Cidade de Igarapé-Mirí está entre as 30 (trinta) municipalidades que computaram em 2012 o maior número de homicídios, ocupando a 30ª (trigésima) posição no universo dos 143 Cidades paraenses, e a 401ª (quatrocentésima primeira) classificação entre os 5.565 (cinco mil quinhentos e sessenta e cinco) Municípios quando comparada à média nacional do Brasil.
A escalada da violência homicida na Cidade de Igarapé-Mirí é expressiva e aterrorizante! Ao estudar os indicadores da posição ocupada por esse Município entre os anos de 2007-2012, verifiquei a ocorrência de um curioso fenômeno: tanto no âmbito nacional quanto estadual, à medida que se recua no tempo, melhora a classificação obtida; inversamente, ao se avançar para o momento presente, a tendência é de significativa piora desse desempenho.


Fonte: Mapa da Violência. 2010, 2011, 2012, 2013, 2014. http://www.mapadaviolencia.org.br/

Enquanto no ano de 2007 a Cidade de Igarapé-Mirí ocupava a 1714ª (milésima setecentésima décima quarta) posição nacional, no fluir dos anos despencou para a representação dos municípios com maior proporção de homicídios, chegando em 2012 na 401ª (quatrocentésima primeira) classificação.
No contexto do Estado do Pará, a situação da Cidade de Igarapé-Mirí também evidencia indicadores muito preocupantes: da 63ª (sexagésima terceira) posição alcançada no ano de 2007, no fluir do tempo, a tendência foi de aproximação ao quantitativo dos municípios mais violentos, atingindo em 2012 o posto de 30ª (trigésima) Cidade do território paraense em incidência de mortes por homicídio.
Quando examinei o número de homicídios praticados, percebi que entre os anos de 2008-2009 houve um crescimento de 142,85% na taxa de homicídio na Cidade de Igarapé-Mirí; já no intervalo 2009-2010 a média ficou em 105%; de 2010-2011houve pequena redução da taxa anterior e atingiu 95,23% dos óbitos; enquanto de 2011-2012 a tendência foi de expansão para 125%.  
Considerando-se a projeção divulgada no Blog Gazeta Miriense no dia 17 de outubro de 2013 sobre o número dos assassinatos ocorridos ao longo dos 10 primeiros meses desse ano[3], tem-se que em relação ao período 2012, no ano de 2013 os índices atingiram 180%, porém, quando comparada ao ano de 2008, a média estatística chegou a 321,42%, o que demonstra a assustadora elevação da epidemia homicida na conhecida Capital Mundial do Açaí, Cidade essa atualmente sob a ingerência política do Partido Democratas – DEM (25) que tem na Chefia do Executivo um Governo eleito pela Coligação DE MÃOS DADAS COM O POVO[4], cuja composição contou com os integrantes (PRB/PP/PDT/PR/DEM/PSDC/PSDB/PSD), e onde o lema governamental ostenta como principal frase de efeito a suposição de que está “DE MÃOS DADAS COM O POVO: A GRANDE OBRA É CUIDAR DO POVO”.

Fonte: http://www.mapadaviolencia.org.br/mapa2014_jovens.php. Os indicadores dos 45 homicídios inseridos no ano de 2013 são projeções a partir da matéria publicada no Blog Gazeta Miriense http://gazetamiriense.wordpress.com/2013/10/17/quase-50-mortes-em-2013-e-violencia-aumenta-em-igarape-miri-que-nao-esta-so/; a quantidade de 40 e 18 foi divulgada pelo Delegado de Polícia Civil de Igarapé-Mirí.

Quando são considerados os números oficiais dos homicídios divulgados pelo Delegado de Polícia Civil de Igarapé-Mirí[5], verifica-se que a quantidade dos assassinatos cometidos, embora seja sensivelmente inferior às projeções divulgadas pelo Blog Gazeta Miriense, adquire proporção aproximada à somatória dos três últimos anos do Gestor antecedente.
Comparando-se os indicadores da Delegacia de Polícia Civil com aqueles dos gestores anteriores, tem-se que a média percentual de 2013 em relação a 2008 alcança o valor de 285,71% de expansão nos casos das mortes por homicídio. Porém, quando se considera os primeiros 7 (sete) meses (janeiro a 10 de julho de 2014) a Cidade de Igarapé-Mirí já acumula um total de 18 óbitos, equivalente a 128,57% em relação ao início da série estatística.
Ao analisar a relação do quadriênio 2009-2012, quando as mortes por homicídio somaram 86 (oitenta e seis) casos, com o período de apenas 1 (um) ano e 7 (sete) meses, ou seja, todo o ano de 2013 a janeiro até dia 10 de julho de 2014, percebe-se que na Gestão atual do Poder Executivo Municipal de Igarapé-Mirí, já se acumula um total de 58 óbitos só no primeiro semestre, representando o valor percentual de 67,44%, o que demonstra a tendência de crescimento, uma vez que ainda restam 7 (sete) meses para completar o ano civil.

Conclusões

O fenômeno da violência homicida está se convertendo em epidemia no Brasil, vitima fração considerável de jovens na faixa etária de 15-29 anos, e está se alastrando consideravelmente para a Região Norte, agravando a situação no Estado do Pará e de seus Municípios.
A participação do Município de Igarapé-Mirí em relação à posição nacional e estadual, revela índices preocupantes sobre a criminalidade homicida, pois essa Cidade tem se convertido em espaço aonde as violações ao direito humano à vida ocorrem frequentemente, impulsionando seu desempenho para o conjunto das municipalidades mais violentas no Brasil e no Pará.
O caso de Igarapé-Mirí é emblemático, pois revela evolução dos indicadores ao longo de 7 (sete) anos e 7 (sete) meses, onde a taxa de homicídios entre a série histórica de 2008-2013 ampliou consideravelmente para 321,42%, quando considerado o valor projetado pelo Blog Gazeta Miriense, mas chegou a 285,71% na hipótese de contabilizar os indicadores oficiais da Delegacia de Polícia Civil. Tanto no valor projetado quanto nos números emitidos pelo órgão da corporação policial, as médias são expressivas e revelam a urgência em se propor programas, projetos e ações de políticas de segurança pública a visando combater a criminalidade homicida nessa municipalidade.
Logo, diferentemente da informação divulgada pelo Delegado de Polícia Civil da Cidade de Igarapé-Mirí, para quem a taxa de homicídio teria sofrido redução de 25%, nota-se que no ano de 2013 o crescimento correspondeu a 285,71% em relação a 2008, e expandiu 160%.
Se, conforme revelam os indicadores, já é crítica a situação das práticas criminosas homicidas no contexto do Brasil e do Estado do Pará, quando se observa esse fenômeno criminológico no Município de Igarapé-Mirí, a gravidade se acentua, visto que nessa localidade as taxas percentuais já superam as proporções estadual e nacional.
Considerando-se os três ciclos governamentais atingidos pelos indicadores aqui analisados, no último ano do Governo Dilza Pantoja - PFL (25) (2005-2008) as estatísticas de homicídios já eram elevadas, mas representavam os menores índices, tendo experimentado ampliação na Gestão de Roberto de Oliveira Pina - PT (13) (2009-2012), mas ganharam acelerado crescimento ao longo de 1 (um) ano e os 7 (sete) primeiros meses do Governo De Mãos Dadas com o Povo que tem como Chefe do Executivo Ailson Santa Maria do Amaral - DEM (25) (2013-2016).
Na atualidade, esta Cidade se integra ao conjunto dos 30 Municípios mais violentos do Pará e a quatrocentésima primeira em número de homicídios do Brasil. Logo, requer intervenção urgente dos Poderes Públicos, a fim de preservar o bem jurídico vida, de modo que se possa construir um futuro decente em defesa da vida e dos direitos humanos, não apenas das pessoas que lá habitam, mas também dos cidadãos que transitam de forma esporádica e/ou rotineiramente por esse espaço territorial.

Bibliografia

DivulgaCand – Divulgação de Registros de Candidaturas 2012. Disponível em: http://divulgacand2012.tse.jus.br/divulgacand2012/mostrarFichaCandidato.action?sqCandidato=140000013375&codigoMunicipio=04650&ie=t Acesso em 07.07.2014.
Estudante é assassinado em Igarapé-Miri. Domingo, 06/07/2014, 12:07:15 - Atualizado em 06/07/2014, 12:54:36. Disponível em: http://www.diarioonline.com.br/noticias/policia/noticia-292631-estudante-e-assassinado-em-igarape-miri.html Acesso em 06.07.2014.
Quase 50 mortes em 2013 e violência aumenta em Igarapé-Mirí, que não está só... Disponível em: http://gazetamiriense.wordpress.com/2013/10/17/quase-50-mortes-em-2013-e-violencia-aumenta-em-igarape-miri-que-nao-esta-so/ Acesso em 06.07.2014.
Taxa de homicídios explode no Pará. Domingo, 06/07/2014, 09:44:31 - Atualizado em 06/07/2014, 09:44:31. Disponível em: http://www.diarioo––nline.com.br/noticias/para/noticia-292619-taxa-de-homicidios-explode-no-para.html Acesso em 06.07.2014.
WAISELFISZ, Julio Jacobo. Mapa da violência 2014: os jovens do Brasil. FLACSO/BRASIL. Versão preliminar. Rio de Janeiro, 2014. Disponível em: http://www.mapadaviolencia.org.br/pdf2014/Mapa2014_JovensBrasil_Preliminar.pdf. Acesso em 06.07.2014.
_____. Mapa da violência 2010: anatomia dos homicídios no Brasil. São Paulo: Instituto Sangari, 2010. Disponível em :  http://www.mapadaviolencia.org.br/pdf2010/MapaViolencia2010.pdf. Acesso em 08.07.2014.
_____. Mapa da violência 2011: os jovens do Brasil. São Paulo: Instituto Sangari, 2011. Disponível em : http://www.mapadaviolencia.org.br/pdf2011/MapaViolencia2011.pdf. Acesso em 08.07.2014.
_____. Mapa da violência 2012: os novos padrões da violência homicida no Brasil. São Paulo: Instituto Sangari, 2011. Disponível em : http://www.mapadaviolencia.org.br/pdf2012/mapa2012_web.pdf. Acesso em 08.07.2014.
_____. Mapa da violência 2013: homicídios e juventude no Brasil. Brasília, 2013. Disponível em : http://www.mapadaviolencia.org.br/pdf2013/mapa2013_homicidios_juventude.pdf. Acesso em 08.07.2014.





[1] Estudante é assassinado em Igarapé-Miri. Domingo, 06/07/2014, 12:07:15 - Atualizado em 06/07/2014, 12:54:36. Disponível em: http://www.diarioonline.com.br/noticias/policia/noticia-292631-estudante-e-assassinado-em-igarape-miri.html Acesso em 06.07.2014.

[2] Taxa de homicídios explode no Pará. Domingo, 06/07/2014, 09:44:31 - Atualizado em 06/07/2014, 09:44:31. Disponível em: http://www.diarioonline.com.br/noticias/para/noticia-292619-taxa-de-homicidios-explode-no-para.html Acesso em 06.07.2014.

[3] Quase 50 mortes em 2013 e violência aumenta em Igarapé-Mirí, que não está só... Disponível em: http://gazetamiriense.wordpress.com/2013/10/17/quase-50-mortes-em-2013-e-violencia-aumenta-em-igarape-miri-que-nao-esta-so/ Acesso em 06.07.2014.
[4] DivulgaCand – Divulgação de Registros de Candidaturas 2012. Disponível em: http://divulgacand2012.tse.jus.br/divulgacand2012/mostrarFichaCandidato.action?sqCandidato=140000013375&codigoMunicipio=04650&ie=t Acesso em 07.07.2014.

[5] As informações foram oficialmente divulgadas pelo Delegado de Polícia Civil ao se pronunciar publicamente junto às  autoridades constituídas na Diligência da Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa do Pará, a qual promoveu a Audiência Pública sobre a “Violência e Violação dos Direitos Humanos”, ocorrida no dia 10 de julho de 2014 na Barraca de Sant’Ana dessa Cidade, na qualidade de membro da mesa composta pelo Assessor Jurídico representante do Chefe do Executivo Municipal de Igarapé-Mirí (Amadeu Pinheiro Corrêa Filho); os ameaçados de morte: Isaac Fonseca, Josias Belo e Edir Pinheiro Corrêa; os Deputados Carlos Bordalo (PT), Edilson Moura (PT), Edmilson Rodrigues (PSOL e fundador do PT no Pará), Miriquinho Batista (PT) Chico da Pesca (PROS e ex PT); o Delegado do Interior João Bosco; Delegado Corregedor Domingos Sávio; Ouvidora Geral do Estado Eliana Fonseca Pereira; Vereador Vladimir Santa Maria Afonso; e o Delegado do Município Márcio Cavalcante.