domingo, 30 de novembro de 2014

"CHAVES"... VIVE!


(Tributo ao menino que nunca desiste)
Israel Fonseca Araújo


Quem constrói...
(alegrias) e nos faz
Sempre
voltar à Infância
nunca morre:

Isso, isso, isso.

Tinha que ser...
(Eu mesmo)

Simplicidade que a tudo
parecia superar;
Esperanças fincadas
em mínimas certezas:
um sanduíche, uma bala...

(o presunto, o pirulito
nada são e nada serão
ante à nostalgia causada
por “quase-nada”):

Isso, isso, isso.

Tinha que ser...

(Eu mesmo)

Nada de heroísmos à
custa de violências baratas:
Faça-se a Alegria com
as Pequenas coisas,
seja a vida marcada pelas simples coisas.

Isso, isso, isso.

Tinha que ser...
O Chaves e Eu, mesmo.

quinta-feira, 27 de novembro de 2014

SAÍDA DE "NENCA" LEVOU NETO NAHUM (PSC) À CÂMARA DE IG.-MIRI

Israel Araújo
(Professor,
Professor,
Editor do Poemeiro do Miri)


A nova chegada do Ver.  "Nenca" (PMDB) ao cargo de Prefeito de Igarapé-Miri (depois da saída de Fuxico/DEM da Presidência da Câmara, depois das saídas de "Pé de Boto" (DEM) e Edir Corrêa (PSD))... Pois é, antes que o sr./a (sra.) se canse, eu termino logo esta conversa: o Suplente Neto Nahum (PSC) assumiu a vaga de "Nenca", conforme registro abaixo:



(Neto Nahum, em seu juramento, quando da posse como Vereador de Igarapé-Miri. Fonte: Facebook de Josias PSC)


O próprio Vereador Josias Belo (PSC) se manifestou sobre a entrada de Nahum:

No fim da tarde de hoje, 26/11/2014, o suplente da coligação "Com a força da fé a união do povo o trabalho continua" PMDB/PSC, o jovem Raimundo da Conceição Nahum, mais conhecido como Neto Nahum, foi empossado vereador do município de Igarapé-Miri. Com a posse do vereador, o PSC passa a ser a maior bancada no Legislativo Municipal, são três vereadores- Rufino Leão Josias Belo e Neto Nahum.

quarta-feira, 26 de novembro de 2014

PREFEITO "NENCA" MANTÉM A ESPOSA DO PREFEITO "PÉ DE BOTO"... NA SEMAS

Israel Araújo
(Professor,
Professor,
Editor do Poemeiro do Miri)



"kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk"


Alguém poderia dizer isso, esses "kkkkkkk", ao ler esta postagem, mas sugiro a calma nestas horas. O que se sabe é que "Nenca" (PMDB) deve, obrigatoriamente, por "fidelidade" partidária, seguir as linhas do PMDB miriense, liderado por Francisco Pantoja. Isto é, em sua gestão, a "ética" política deve cercear "Nenca" e este não poderá rezar em outras cartilhas.

Ora, foi amplamente divulgado que "Nenca" quando esteve prefeito por uns 8, 9 dias teria aborrecido demais o sr. Ailson "Pé de Boto". Esse aborrecimento foi traduzido em "racha" e demissão de vereadores/as da base aliada (grupo dos 10). Sendo isto admitido como verdade, é de se entender o porquê de "Nenca" manter a esposa de Ailson na Secretaria Municipal de Assistência Social. No dia de ontem, fontes confiaram ao Poemeiro que a (competente e respeitada) professa Celina Ferreira seria novamente erguida a esse cargo, mas "Nenca" pode ter mudado de ideia, refletido melhor, trocado umas ideias etc.

Sobre as "mudanças" nas pastas, não se discute a competência do médico Vicente Cunha (no comando da pasta da Saúde, a política pública há mais tempo na UTI dos amarais), mas o povo relaciona os nomes de confiança de "Pé" e as decisões de "Nenca" e conclui, claro, pela íntima relação de ambos. Isso é da democracia; temos de respeitar as escolhas, ainda mais quando elas estão respaldadas nas leis vigentes.

O respeitado professor Raimundo Carlos Castro, o "Carlão", empossado na Secretaria de Educação, pode ter salvado essas "mudanças". Carlos Castro foi secretário de Educação na gestão de Miguel Pantoja e esteve na assessoria direta, na SEMED, na gestão de Dilza Pantoja e no começo do mandato de Ailson (auxiliando Felipe Farias Pantoja). O Poemeiro do Miri troce para que ao menos na SEMED e na SEMSA as coisas tomem melhores rumos, sem jamais insinuar que em outras áreas o caos deva continuar.

Até quando o caos? Até quando o medo? Até quando as incertezas?

Tenho dito e digo mais ainda.

terça-feira, 25 de novembro de 2014

DR. PAULO ALMEIDA DISCUTE CRIME DE RESPONSABILIDADE E SUA POSSÍVEL EFETIVAÇÃO NA GESTÃO "DE MÃOS DADAS..."


O Professor e pesquisador da Universidade Federal do Pará (UFPA), Paulo Sérgio de Almeida Corrêa, miriense da gema e cidadão antenado com nossas demandas sociais, produziu pesquisa que trata da incidência de CRIME DE RESPONSABILIDADE quando das ações e omissões praticadas pelo Governo "De Mãos Dadas Com o Povo", liderado pelo demista Ailson Santa Maria do Amaral (o "Pé de Boto").

A investigação se deu a partir de consulta documental oficial e tem sua gênese no Núcleo de Pesquisa sobre Crime e Criminalidade, da UFPA, do qual Paulo Almeida é líder.

Segue link para leitura completa do artigo, que traz interessantes conclusões sobre a conduta de Amaral e, por extensão, da Câmara de Igarapé-Miri, Casa que, por dever de ofício, deve fiscalizar e investigar as ações do Chefe do Executivo, Amaral, e de seus auxiliares diretos, entre outras prerrogativas legais. Nossa "Casa de Leis" teria sido "omissa e condescendentes" diante dos desmandos administrativos cometidos:


file:///C:/Users/ISRAEL/Downloads/Artigo%20Cient%C3%ADfico%20INSTRUMENTOS%20DE%20GEST%C3%83O%20(1).pdf

Em sua página de rede social, também é possível observar a publicação da pesquisa no Jornal Tribuna Popular:

https://www.facebook.com/photo.php?fbid=1505938919657120&set=pcb.1505939419657070&type=1&theater

domingo, 23 de novembro de 2014

O PAYSANDU DE 2014 É UMA RÉPLICA DO SÃO PAULO F.C. DE 1994?

Israel Araújo
(Professor; Editor do Poemeiro do Miri)


É arriscado demais dizer isto, mas o Paysandu de Belém do Pará, bi-campeão brasileiro da Série "B" e Campeão da Copa dos Clubes Campeões, é um time que se assemelha ao São Paulo Futebol Clube (maior clube brasileiro em títulos de grande relevância e um dos maiores, desde 1991, em estrutura e profissionalização). O Papão está a muitos quilômetros de seus adversários do Pará e da ampla maioria dos estados do Norte e alguns dos estados nordestinos.

O São Paulo dispensa apresentações.

(São Paulo F.C., de Telê Santana: depois de vencer as Américas e o mundo entre 1992 e 1993/94, foi em 1994 que o tricolor paulista sucumbiu ante o Velez, da Argentina, na Final da Libertadores da América desse ano: o pênalti cobrado por Palinha jamais será esquecido...)


Acontece que há anos o Bicola vem desmoronando na exata hora em que precisa mostrar a sua força. Anos atrás, um certo Salgueiro, salvo engano (tirem as crianças da sala, fechem os olhos de menores de 21 anos), "passou o sal" no bicolor do Pará, em plena "capita" paraense e impediu que o Paysandu subisse à "B". Agora, em 2014, o Papão volta a conseguir acesso à Série "B" (isso é justo, merecido), depois de já ter conseguido em 2012, quando não se sagrou campeão da Série "C". E, pasmem, vergou o "cabo da Boa Esperança", ontem, diante de mais de 38 mil presentes.


(Imagem da internet)


A gozação acima não é deste blog e, sim, de pessoas que estavam torcendo para... o Macaé (RJ), time muito bom, que arrancou empate em três a três a conseguiu vencer a Série "C", em cima do Paysandu. Esse "em cima" ainda gerará muitas ambiguidades, mas isso é da vida.

O Paysandu que é reconhecido no Pará, no Brasil e na Argentina (embora em uma só vez), é este:


(By Mário Quadros; pouco importa o ano, o certo é que mostra o Bicola considerado)


Esse Paysandu é o que está imortalizado na memória de paraenses e não apenas deles. Infelizmente, isto para amantes do Futebol e pessoas não apaixonadas (mas analistas), em 2014 o clube da Curuzu está "pedindo" música por ter conquistado três vices seguidos: Parazão 2014, Copa Verde 2014 e Série "C" 2014. Uma pena, pois os paraenses/amazônidas/nortistas ão merecem sofrer essas chacotas.

Tais piadas interessam a uma parcela menor dessa dimensão toda. Se o Clube do Remo é detentor do "Fenômeno Azul", não há muita razão em se discutir se o Papão é ou não o "papa títulos do Norte".

Basta comparar, analisar; o mesmo vale para a trajetória (ainda curta) do tricolor paulista.

Tenho dito e digo mais ainda.









quarta-feira, 19 de novembro de 2014

"OBAAAAAAAAAAAAAA, TEMOS GRANA!" NA PASTA DA SAÚDE DE IG.-MIRI

Israel Araújo
(Professor; Editor do Poemeiro do Miri)


(Hum...)


A leitura de correspondências enviadas à "Casa de Leis" de Igarapé-Miri, a Câmara Municipal, feita pela primeira-Secretária, Vereadora Dalva Amorim (PTB), causou reboliço entre presentes à Sessão desta manhã, assim como mexeu com os ânimos dos Vereadores/as: JOSIAS BELO (PSC), "PROFA. MELRY" (PT) e CARMOZINHA (PV). Esta última não se conteve e falou à plenária que, agora, é ver onde está esse dinheiro, procurar informações.

Nesse momento, a parlamentar foi contida pelo Presidente Interino, Ver. Rufino Leão Neto (PSC). A contenção seria apenas para que a secretária legislativa pudesse seguir a leitura (a eterna leitura) das Atas...

O alvoroço nos presentes, aqui traduzido como rebuliço, não se fez sentir em nenhum dos vereadores/as que apoiam "Pé de Boto" (Ailson do Amaral - DEM) naquela Casa, diga-se de passagem. E se diga isso e se repita isso: o caladismo foi geral. Por ex., o líder de "Pé de Boto" na Casa, Ver. Lula (recentemente "demitido"), ficou calado... Mas a questão é que várias somas em dinheiro foram anunciadas com tendo sido enviadas para Igarapé-Miri, incluindo duas correspondências que anunciaram mais de R$ 400.000,00 (quatrocentos mil reais cada). Ressalte-se que o Blog Gazeta Miriense anunciou dias atrás que a Saúde de Igarapé-Miri já recebeu mais de NOVE MILHÕES DE REAIS, de janeiro até agosto deste ano.

O caos instalado na Saúde miriense, que levou servidores/as a grevar por uns três dias, recentemente, é o que, de fato, causou "loucura" entre pessoas presentes à Sessão de hoje, na Câmara de Igarapé-Miri, umas vez que - se há bastante dinheiro chegando até essa pasta (pensam as pessoas) -, por que o Povo está comprando materiais para poder conseguir atendimentos básicos na rede pública de Igarapé-Miri?

Um post de rede social, dias atrás, anunciou:

"INDIGNAÇÃO....!!!
MAIS UM VEZ, PASSANDO SITUAÇÃO TERRIVEL NO HOSPITAL SANTANA, APÓS ACIDENTE VITIMAS DESESPERADAS DE DOR E FALTA DE MEDICAMETOS, FORAM ENCAMINHADOS PRA BELÉM, FOI FEITO VAQUINHA PRA COLOCAR COMBUSTIVEL NA AMBULANCIA." (Omitida a fonte)

E aí, quem quer saber o que os 13 Vereadores/as pensam sobre isso?

Vamos ficar calados/as?

terça-feira, 18 de novembro de 2014

"NENCA" SERÁ PREFEITO, DE NOVO? E AGORA, COMO FICAMOS

O post abaixo é do Blog Folha de Igarapé-Miri, de Gleyson Castro, e mostra um pouco da realidade que envolve os desgovernos de Igarapé-Miri, desde 01/01/2013:

SAI PÉ DE BOTO E ENTRA NENCA. O QUE VAI MUDAR?

  
Por mais uma decisão judicial o Prefeito Pé de Boto foi afastado do cargo, e mais uma vez assumirá (hoje ou amanhã) o Presidente da Câmara, vereador Nenca. Desta forma fica-nos a indagação: O que vai mudar no governo (provisório) do Nenca?

Pé de Boto vem sofrendo muitas criticas por causa do caos administrativo que o município se encontra. O que se vê são serviços "deficientes" nas principais secretarias (Educação, Saúde e Obras), e total inoperância nas demais secretarias.

Na primeira vez que Nenca assumiu a prefeitura não pôde fazer grandes mudanças, a não ser no secretariado, haja vista, que ficou apenas 8 dias no cargo.

Dizem por aí, que Nenca tem o sonho - que é também da maioria dos políticos mirienses - de ser prefeito do nosso município. Assim sendo, se ele ficar no cargo de prefeito por 45, 50 ou 60 dias, vamos poder mensurar a sua real capacidade administrativa. Vamos poder avaliar se ele leva jeito, ou não, para tal função.
(fim da matéria)


Dialogando com Folha de Igarapé-Miri, o Poemeiro do Miri insiste no seguinte quadro. O ver. "Nenca" (PMDB) é indissolúvel aliado de Ailson do Amaral (DEM), prefeito cassado pelo TRE-PA e re-cassado, na última quinta. Quando esteve prefeito por poucos dias, "Nenca" deixou as coisas bem ao jeito de "Pé de Boto", com leves alterações, mas manteve as duas principais figuras de "Boto" no governo, na SEMED (Felipe Pantoja) e SEMSA (Vicente Cunha). Era isso o que queria Amaral; isso fora feito. Depois, Amaral voltou e teria se aborrecido e "demitido" seus principais vereadores...

O suposto racha de Amaral contra "Nenca" e "Lula" (Ver. do PP) possivelmente nada significa em termos de melhorias das condições de vida do povo miriense, haja vista que estão juntos e avidamente articulados desde primeiro de janeiro de 2013. O povão bem sabe disso e nada tem feito para cobrar da Câmara de Ig.-Miri uma atitude de Câmara Municipal; o resultado disso é que muitos vereadores/as e o próprio Amaral estão "rindo à toa". E pessoas atentas bem sabem que a Câmara de Igarapé-Miri, em sua gigantesca maioria, está firme na defesa de...................................................... Ailson, claro.

Esta segunda passagem nenquista pelo "Palacete Senador Garcia" deverá trazer as mesmas consequências da passagem passada: "Lula" na articulação, Dalva Amorim (PTB) e companhia na reta guarda (sustentação na Casa "de Leis"); quem sabe dois ou três vereadores/as lutando pelo Povo. É possível crer que "Nenca" tenha mais fôlego para governar, quem sabe por uns 55 ou 67 dias, dezenove horas, trinta minutos e dezesseis segundos; mas o caos já está instalado e precisa de uns dois anos de ótimo governo para ajeitar as coisas por aqui. Quem governaria por esses dois anos? Quem quer? Quem "dá" mais?


O QUE O POVO QUER?

O povo (este é mais complicado de descrever), em sua maioria, quer (acreditem, não deixem de ler) "Pé de Boto" como prefeito, não está nem aí (Povo, maioria) se servidores/as estão passando fome, se ruas estão em destruição, se o comércio está em agonias de parto de risco, se recursos públicos estão ou não sendo bem aplicados.

Caros leitores/as, de Poemeiro do Miri e da Folha de Igarapé-Miri, gente amiga e gente sensata desta Terra, vamos rezar e orar (cada um a seu modo), pois precisamos de milagres por aqui.

Tenho dito e digo mais ainda.




domingo, 16 de novembro de 2014

DEPUTADO WLAD (WLADMIR COSTA), O "FEDERAL DO POVÃO", ESTÁ SOB INVESTIGAÇÃO... SERÁ MAIS UMA CASO DE PIZZA E GARGALHADAS CONTRA NÓS, O REAL POVÃO?

"Não houve dano ao erário"


(A alegria está no ar: Governador do Pará, Simão Jatene (PSDB), e o dep. fed. Wladmir Costa (SD), o "Wlad". Fonte: Diário do Pará, online)

A matéria seguinte é do www.diarioonline.com.br, portal de notícias do Jornal Diário do Pará:

STF investiga Wladimir Costa por peculato
  

Wladimir Costa, o Wlad, reeleito no dia 4 de outubro para seu 4º mandato na Câmara dos Deputados, coleciona mais um processo na Justiça brasileira. No Supremo Tribunal Federal – onde julgam políticos com foro especial – ele tem pelo menos 10 inquéritos abertos em seu nome e no mínimo cinco Ações Penais. De algumas investigações ele já conseguiu escapar. Mas a mais recente pode significar o fim de sua carreira política. O Inquérito 3.884 mostra as estreitas ligações de Wladimir Costa com o governo Simão Jatene através da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel), comandada a alguns anos por pessoas indicadas pelo deputado.
Autuado no Supremo Tribunal Federal no dia 15 de julho deste ano, o inquérito tramita de forma acelerada na Suprema Corte. Apesar do “segredo de justiça”, imposto à investigação, o Diário teve acesso à decisão do ministro relator Dias Toffoli publicada no dia 17 de setembro.
A denúncia apresentada pelo Procurador-Geral da República, Rodrigo Janot, indica que a organização não governamental Instituto Nossa Senhora de Nazaré de Educação, Esporte e Lazer de Barcarena, ligada a Wladimir Costa, sacou em espécie R$ 230.000,00 em recursos repassados pela secretaria para que a ONG realizasse um torneio de canoagem naquela cidade, que nunca aconteceu.
O saque de valor tão alto em espécie acendeu a luz vermelha no Conselho de Controle de Atividades Financeiras (COAF). O Relatório de Inteligência Financeira do órgão de controle, entregue ao Ministério Público Federal, mostrou que no dia 22 de outubro de 2012 o Instituto recebeu uma ordem bancária do Governo do Estado do Pará referente ao convênio 47/12 (Projeto Esportivo Canoagem) no valor de R$ 230 mil na conta corrente nº 3002667,da agência 22 do Banco do Estado do Pará, em Barcarena. O dinheiro foi sacado em espécie no mesmo dia.
Ao iniciar a investigação, o COAF apurou que no município de Barcarena não ocorreu nenhum evento relacionado à descrição da referida ordem bancária. Além disso, os investigadores do COAF - juntamente com a Polícia Federal - detectaram, nestes dois anos de apuração dos fatos, que “haveria rumores de que a citada ONG pertenceria, em verdade, ao Parlamentar Federal (sic) Wladimir Costa”, conforme relatou o ministro em sua decisão.
Em ofício, segundo informado na decisão à qual o Diário teve acesso, o parlamentar referiu, em síntese, “que não é o responsável pela ONG, bem como jamais pertenceu aos seus quadros”.
Em razão da investigação aberta pelo Conselho de Controle de Atividades Financeiras – criado para, juntamente com outras instituições, incluindo a Polícia Federal, combater a corrupção e a lavagem de dinheiro no Brasil – a Seel se viu “obrigada” a abrir uma Tomada de Contas Especial para investigar a atuação do Instituto Nossa Senhora de Nazaré de Barcarena, no Convênio 47/2012. Os fortes indícios de desvio do dinheiro levaram o então secretário Marcos Eiró a criar a Comissão de Tomadas de Contas Especiais da Seel por meio da Portaria nº 130/2013, publicada no Diário Oficial do Estado no dia 28 de maio de 2013.
Presidida pela servidora Elci de Souza Almeida (matrícula nº 571975591/1) e tendo como membros os servidores Antonio Augusto Gama Vulcão (mat 40371/1) e Naira Coimbra Porto (mat 54185354/2), a Comissão concluiu que “não houve dano ao erário”, embora tenha constatado “várias irregularidades no decorrer da execução do convênio”, tais como: ausência de licitação; notas fiscais com data de emissão posteriores ao da execução do objeto conveniado; ausência de controle contábil; entre outras.
O início das investigações abriu também a porta para que inúmeras denuncias sobre a atuação do deputado federal Wladimir Costa chegassem ao Ministério Público Federal e ajudassem na apuração de “várias irregularidades que teriam sido cometidas por referido parlamentar federal com a participação de funcionários da Secretaria de Esporte e Lazer do Estado do Pará” conforme consta na representação feita pelo Procurador-geral da República e encaminhada ao STF.
Para o ministro relator Dias Tófolli, o que consta nos autos já indicam “indícios, em tese, da prática de, pelo menos, o crime de Peculato, conforme o artigo 312 do Código Penal”. O ministro recomendou a abertura do inquérito por entender, pelas informações e documentação recebidas, que, além de outros crimes a serem apurados no decorrer do procedimento, “os fatos não estão suficientemente esclarecidos nos autos, notadamente por que não se tem, com as informações até então trazidas, o detalhamento da atuação de cada um dos envolvidos, não se podendo apontar com clareza sobre quem recai a autoria delitiva”.
De acordo com o Dias Tóffoli, apresentou-se como representante legal formal do Instituto Nossa Senhora de Nazaré de Educação, Esporte e Lazer de Barcarena, Gabriel Pereira Paes Júnior, que teria apresentado documentos ao prestar declarações, para comprovar a realização do evento Projeto Esportivo Canoagem.
O problema é que Gabriel Paes vem a ser irmão de Ildefonso Augusto Lima Paes, que trabalha há anos como secretário parlamentar no gabinete de Wladimir Costa e que já foi, ele próprio (Ildefonso Augusto) presidente da mesma ONG.
Dentre as providências solicitadas pela Procuradoria Geral da República e acatadas pelo Supremo Tribunal Federal estão: a oitiva, pela Polícia Federal, de Wladimir Costa, que inclusive já foi intimado; a oitiva de Gabriel Pereira Paes Júnior para esclarecer, principalmente o por quê das notas fiscais terem sido apresentadas posteriormente à execução do objeto do convênio, entre outras; e de Ildefono Augusto, que continua trabalhando no gabinete de Wlad.
Foi determinada também a oitiva do secretário de Esporte e Lazer do Pará, Marcos Eiró do Nascimento, que assinou o convênio 47/2012.
Os integrantes da Comissão Especial de Tomada de Contas Especiais da Seel também serão ouvidos pela PF. Eles terão que explicar por que disseram não haver irregularidades no convênio se, eles próprios haviam mencionado no relatório que as notas fiscais são posteriores à não comprovada execução do objeto do convênio.
Outra descoberta feita pelo Ministério Público Federal e que vai ser objeto de investigação da PF, a pedido do STF, é a existência ou não de uma servidora de nome “Larissa” ou “Lisandra” na Seel e se ela tem ou não ligações com o deputado Wladimir Costa. Nas denúncias apresentadas pelo Procurador-geral da República, Rodrigo Janot, consta que Larissa seria sobrinha de Wlad e teria comprado um apartamento de cobertura em Copacabana, no Rio de Janeiro, por R$ 6 milhões.
O ministro decidiu também solicitar ao MPF que encaminhe ofício ao Tribunal de Contas do Estado do Pará, para que, no prazo de 30 dias informe se existe procedimento para apurar a regularidade das contas referentes ao convênio 47/2012. Em caso afirmativo, o TCE deverá encaminhar cópia para o STF.
Caberá ainda ao MPF no Pará solicitar da Seel a informação sobre a existência da tal servidora “Larissa” ou “Lisandra”, apresentando, em caso afirmativo, toda documentação necessária tais como RG, CPF, filiação, endereços, entre outros com o objetivo de esclarecer se alguma delas possui parentesco com Wladimir Costa.
Wladimir Costa também vai ser ouvido pela PF. Todas as decisões tomadas pelo ministro Dias Tóffoli no dia 2 de setembro deste ano já estão em andamento.
(Diário do Pará)


sexta-feira, 14 de novembro de 2014

UEPA ORIENTA CANDIDATOS QUE FARÃO PRISE E PROSEL


(DOL com informações da Uepa)


A Diretoria de Acesso e Avaliação da Universidade do Estado do Pará orienta os candidatos que nos dias das provas tenham em mãos documento oficial com foto, como a carteira nacional de habilitação (novo modelo), carteira de identidade ou carteira de trabalho, além do cartão de confirmação de inscrição e de caneta esferográfica com tinta azul ou preta. Os candidatos que ainda não tem o seu Cartão de Confirmação de Inscrição devem imprimi-lo pelo site da Universidade.

Não serão aceitos CPF, títulos eleitorais, carteira de estudante, ou quaisquer documentos ilegíveis ou fotocópias. Caso o candidato esteja impossibilitado de apresentar os documentos originais por perda, roubo ou furto será necessário apresentar um atestado de registro da ocorrência em órgão policial, expedido há, no máximo, 90 dias.

O candidato também deve ficar atento ao horário de realização das provas, que serão aplicadas conforme horário local. Também não será permitida a utilização de equipamentos eletrônicos, entre eles, celular, tablet, máquinas calculadoras, agendas eletrônicas, palmtop, telefone celular e gravador durante a realização da prova. Estão proibidos óculos escuros ou quaisquer acessórios de chapelaria, entre eles, boné ou gorros.

Serviço

Processos Seletivos 2015 - Provas nos dias 16 (1ª. etapa Prosel e Prise) e 17 de novembro (2ª. etapa Prosel e Prise) e 7 de dezembro (3ª etapa Prosel e Prise), sempre de 8h às 13h, horário de Belém. O Comprovante de Inscrição está disponível no site da Uepa. Informações: (91) 3299-2216 ou daa@uepa.br.



SE "NENCA" VOLTAR A SER PREFEITO... JÁ HÁ TRABALHOS A FAZER

Israel Fonseca Araújo
(Professor; Editor do Poemeiro do Miri)


A manutenção da decisão do TRE-PA, de 09 de outubro deste ano, que cassou os mandatos de Ailson do Amaral (DEM) e Edir Corrêa (PSD), traz de volta as especulações sobre coisas sérias e muitas pidas Miri adentro. Sobre as primeiras temos uma coisa a dizer; sobre as piadas, nada.

A coisa está tão horrorosa neste município que este Blog se recusa a achar "graça" nas horas de caos... Ou seja, nestes tempos.

Sobre as coisas sérias, o Ver. do PMDB, "Nenca", presidente da Câmara Municipal, terá de assumir o cargo de prefeito, interinamente; Rufino Leão (vereador pelo PSC) voltará a presidir essa "Casa de Leis". Ailson do Amaral, o "Pé de Boto" recorrerá ao TSE, Tribunal Superior Eleitoral. O TRE do Pará poderá encaminhar nova Eleição (Eleição Suplementar) apenas para o cargo de prefeito/vice, para cumprimento do restante do mandato que ainda resta (até 30 de dezembro de 2016, pois dia 31 desse mês dificilmente alguém prefeituraria...).

E assumindo, "Nenca" tem problemas de CONSIGNADOS a resolver, pendências diante do INSS e outras demandas; mas dissemos que seria de apenas uma coisa que falaríamos. Então, segue uma informação que nos chegou no "zat", que dá conta de que o BASA (agência de Ig.-Miri), em setembro, já estava cobrando soluções do governo "De Mãos Dadas..." quanto ao tema dos empréstimos consignados; a Caixa Econômica Federal teria feito o mesmo.

Seguem registros mandados ao Poemeiro do Miri:







Tem outras demandas a tratar, mas dissemos que era sobre uma coisa, apenas, e palavra é palavra.


Tenho dito e digo mais ainda.

quinta-feira, 13 de novembro de 2014

CASO "PÉ DE BOTO" TEM NOVA MOVIMENTAÇÃO NO TRE-PA... NOVO 7 A 0

ATENÇÃO...

O povo de Igarapé-Miri, isto é, a parte que está desprovida de diploma de Bacharel em Direito e prerrogativas correlatas, está ficando cada vez mais confusa e/ou sem entender muito dos trâmites legais aplicados ao caso em tela.

Como este Poemeiro do Miri também está arrolado nesse caldo, replica matéria robusta do Blog Gazeta Miriense.

Siga para http://www.gazetamiriense.wordpress.com/


Texto: TRE JULGA REJEITA RECURSO DE PÉ DE BOTO. E AGORA?

quarta-feira, 12 de novembro de 2014

QUANTOS VEREADORES/AS MIRIENSES ESTÃO DO LADO DOS SERVIDORES PÚBLICOS(AS), SEJAM DA SAÚDE, EDUCAÇÃO, DA SEDIN OU DE OUTRAS PASTAS?

Israel Fonseca Araújo: Professor e Editor do Poemeiro do Miri


(Servidores/as da Saúde de Igarapé-Miri, majoritariamente Agentes Comunitários de Saúde (ACS's), lotaram a Câmara Municipal; resultado: não teve quórum para a Sessão. Os registros mostram Josias Belo (PSC), Profa. Melry (PT) e Carmozinha (PV) apoiando os trabalhadores/as em greve)




(Servidores/as da Saúde de Igarapé-Miri, majoritariamente ACS's, lotaram a Câmara Municipal e amargaram uma... falta de quórum para a Sessão. Coincidência, não?)



Venho apenas perguntar às pessoas sensatas deste Igarapé-Miri (mas apenas às pessoas sensatas) o que segue:

1- Sempre que a Câmara deve dar sua cara à crítica popular, entre 2013 e 2014 (cassação de Nayara e Fuxico, Prisão de Pé de Boto, Cassação de Pé de Boto etc.), há uma Sessão de quarta-feira (ordinária, regular) que não acontece, por quê?
R: Por falta de quórum (número mínimo de Parlamentares presentes); nesses momentos, sempre aliados do Prefeito formam a maioria faltosa.

2- Sempre que a Câmara de Igarapé-Miri (2013 e 2014) está circunstancialmente obrigada a dar respostas à população (necessidade de instalação de CPI etc.), há uma Sessão de quarta-feira (ordinária, regular) que não acontece, por quê?
R: (Responda o sr./sra., por favor.)

3- Por que, exatamente quando a Câmara de Igarapé-Miri (2013 e 2014) deve demonstrar, por maioria absoluta de seus integrantes, que ESTÁ DO LADO DO POVO, há uma Sessão de quarta-feira (ordinária, regular) que não acontece?
R: (Responda o sr./sra., por favor.)

4- Sabem os senhores/senhoras o que o Povo de Igarapé-Miri (cerca de 65% a 87,39%) já percebeu sobre a ação da Câmara de Igarapé-Miri (2013 e 2014), quando se trata de enfrentar os agentes do Governo "De Mãos Dadas..." e mostrar se a maioria ou todos os integrantes estão defendendo o Povo?
R: (Por favor, não deixe de responder.)

5- Os senhores/senhoras já perceberam em que "canoa" o Povo de Igarapé-Miri está embarcado, com essa arrumação "legislativa", desde 01/01/2013; não é mesmo?
R: (Por favor, não deixe de responder.)

6- O que mais podemos esperar?
R: (Por favor, não deixe de responder.)

terça-feira, 11 de novembro de 2014

A HISTÓRIA DO MOTEL COM A ESCOLA

(Criação coletivo-municipal)


Igarapé-Miri viveu, há uns 10 ou 15 anos atrás, uma piada pública que foi criada coletivamente e não era contada diante de todas as criancinhas da cidade. (Eu nada tenho a ver com isso)

Acontece que dois vereadores, democraticamente eleitos, executaram (Executivo, mesmo) dois projetos "sociais", cada um a sua maneira e/ou as suas posses.

Um deles construiu uma Escola (há controvérsias quanto ao conceito de escola, mas era escola com nome e tudo); o outro era dono de um Motel, em área bem afastada do centro da cidade. Mas ambos os "projetos" funcionavam, e bem; sendo que o primeiro era mais efetivo de segunda à sexta e, ou outro, bombava de sexta à noite até domingueira adentro. Às vezes, ainda tinha seus encantos de segunda à quinta.

Dizia-se pelas ruas que, em um, a fertilidade corria à solta (ledo engano, haja vista a contracepção já ser uma prática no seio amoroso municipal); no outro, as crianças, talvez vindas dali, eram educadas formal e oficialmente.

Preconceitos falaram mais alto: a escola venceu o Motel, posto que este ainda era pouco louvado nos anos 1990, 2000 na terra do Açaí. A escola tombou entre 2009 e 2012, inclusive há quem diga que em função, tb, da pouca fertilidade na cidade miriense. Complementares, os projetos “sociais”, não?

A violência urbana ajudou o motel a fechar suas portas e muitas crianças (que dele seriam a prova cabal) não puderam conhecer a face real dessa realidade fática (pois não posso dizer outros adjetivos aqui).


#FicaessaDica

sábado, 8 de novembro de 2014

IGARAPÉ-MIRI APRESENTA SEU CARTÃO-POSTAL, NA GESTÃO "DE MÃOS DADAS" CONTRA O POVO


Israel Araújo (Professor e Professor; editor do Poemeiro do Miri)


(Fonte: Facebook Max Melo)


Apresento às pessoas que não conhecem nosso Igarapé-Miri; eis a frente de nossa Cidade Ribeirinha, entre a Ponte do Sr. Namor Costa e o mais tradicional posto de Combusíveis, de E. Carvalho.

A imagem fala por si, por isso este texto acaba aqui.

(...)

quinta-feira, 6 de novembro de 2014

PENSÃO ALIMENTÍCIA JÁ ESTARIA SENDO SOLUCIONADA PELO GOVERNO MIRIENSE

Israel Araújo (Professor; editor do Poemeiro do Miri)



(Onde ele está?)


O Poemeiro do Miri obteve informação que dá conta da solução, provisória ou não, do caso de descontos de valores de PENSÃO ALIMENTÍCIA devida por SERVIDORES/AS da Secretaria de Educação que não não tinham sido repassados às devidas contas bancárias nos meses de setembro e outubro passados.

Ou seja, os valores estavam sendo descontados dos trabalhadores/as, mas não estavam sendo creditados nas contas; majoritariamente, essas contas estão em nome de mães de dependentes, menores de idade. Muitas pessoas já haviam acionado o Ministério Público em Igarapé-Miri, já que se torna difícil "mandar prender" quem está pagando de maneira correta, regular.

A fonte garantiu ao Poemeiro do Miri que essa foi uma "primeira medida" tomada pelo novo tesoureiro da Secretaria de Educação, servidor Jucicleidson Melo (que já foi Secretário de Saúde) e que os dois meses já estariam regularizados. No entanto, não soube dizer se o mesmo fora feito para os casos de descontos Aspeb Seguros, Empréstimos Consignados e INSS. Para esses três casos citados a situação era basicamente a mesma.

Caso essa informação esteja respaldada na realidade fática, trata-se de uma demanda a menos para servidores/as que estão perdendo todas as últimas gotas de paciência que ainda tinham com o governo de Ailson do Amaral (DEM).

Vamos conferir e ver se tal é tal ou se estamos vendo o que não enxergamos.

Tenho dito e digo mais ainda.

quarta-feira, 5 de novembro de 2014

SOBRE A CHACINA DE NOV. 2014, EM BELÉM...

Israel Fonseca Araújo (Professor e Professor; editor do Poemeiro do Miri)


Este texto não é uma apologia às mortes de PM's, nem às de criminosos... Ele trata do caos instalado em nossa "segurança" pública. Pessoas interessadas, antes de ler estas meus escritos, podem assistir aos filmes: "Tropa de Elite 1", "Tropa de Elite 2" e "Os reis da rua - 1 e 2". Talvez, "Assalto ao Banco Central": a ficção às vezes mostra mais a vida real do que as páginas de jornais e programas televisivos.

Segue

Acredito que a Polícia paraense, comandada por Simão Jatene, matou, de maneira planejada, muito mais que dez (10) pessoas, nessas últimas horas. Nunca tinha visto tamanha sangria em minha vida, em plena Metrópole da Amazônia - a completar 400 anos com as marcas desses horrores de guerra.

É preciso lembrar que no governo de ALMIR GABRIEL, um dos patrocinadores da vida governativa de Simão, foram mortos muitos cidadãos em Eldorado dos Carajás (lembram das metralhadoras ceifando vidas?). Jatene era um dos articuladores/as das ações gestoras de Almir.
Não creio que Jatene queria ver os trabalhadores/as rurais sem-terra alinhadas em valas, à exposição mundial, mas é uma marca de sua vida de gestor.

Em seu segundo governo e às portas do terceiro, a matança humana é uma regra; claro, não é o "prof. Jatene" o culpado, há relações mais que poderosas implicadas nisso, mas é uma marca de sua gestão... nos parece que, quanto mais ausente e perseguidor é o estado, mais violentas sãos as ruas. Se não for assim, estou vendo coisas sem poder enxergá-las.

As mortes de pessoas alcunhadas de "bandidos", cujos corpos foram enfileirados nos "zat-zats" da vida, mostravam a força da Polícia paga por nós, patrocinada por nós, mas para nos proteger... Como é rápida a "justiça" feita a um "irmão de farda", em paradoxo à defesa de muitas famílias" que, em muitos casos, nem conseguem uma ligação para a central, aí as viaturas estão quebradas, as ruas enlameadas: casos como o de Igarapé-Miri, na qual em muitas ruas a PM não poderia passar, pois a "viatura atola".

NÃO DEFENDO QUE PM'S sejam mortos, não defendo que professores sejam MORTOS (nem ameaçados de morte, nem chamados de "vagabundos"), nem defendo as mortes (inclusive encomendadas por líderes...) de advogados, não defendo a ameaça de morte a PÁROCOS, nem a pastores(as). Não defendo que narcotraficantes, quem sabe alinhados a “políticos” deste país, matem pessoas... nem as “de bem”, nem as cunhadas de “bandidos”.

Não espero aplausos de ninguém, aqui, mas tenho de dizer que me aterroriza o fato de ver pessoas aplaudindo mortes de outrem; inclusive, na hora das metralhadas, filhos de professores/as, de médicos, como de pedreiros e pastores podem ser executados com as mesmas balas que seriam destinadas aos “bandidos”.

NÃO DEFENDO A MORTE DE NINGUÉM, me alinho à Fé cristã e ela prega que Deus dá e tira uma vida; nisso creio. Sei que em legítima defesa (mas em legítima) temos de defender a nossa vida. Quero que Deus conforte a vida do PM morto, em emboscada, ou em acidente provocado por comando da PM (em testes físicos, onde tais estejam acontecendo), ou em momentos de greves de fome, quando um governador está punindo um PM que não entregou seus pares que se “insurgiram” contra seus comandantes.

Deus há de confortar essa família, a do PM, e as de centenas de pessoas mortas no Pará desgovernado; só em Igarapé-Miri, só em Igarapé-Miri, são dezenas delas.


(...)

ATACANTE ADRIANO "IMPERADOR" É DENUNCIADO POR "tráfico de drogas e associação ao tráfico"

Adriano é denunciado por tráfico de drogas e associação ao tráfico


Gabriela Moreira, do Rio de Janeiro (RJ), para o ESPN.com.br


O atacante Adriano, que tenta retomar a carreira no futebol francês, foi denunciado pelo Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro nesta terça-feira. A acusação é grave: tráfico de drogas e associação ao tráfico de drogas. O primeiro crime prevê pena de até 15 anos de reclusão, e o segundo, dez. Além disso, também pode responder por falsificação de documento.
O caso será avaliado pela 29ª Vara Criminal do Rio, que vai decidir se acata ou não a denúncia oferecida pelos promotores. A denúncia foi feita pela 1ª Central de Inquéritos do Ministério Público do Rio de Janeiro.

Na denúncia, o promotor não vê a necessidade de prisão de Adriano, mas pede que seu passaporte seja recolhido, pela "possibilidade de fuga do jogador, por ser "pessoa com elevados recuros financeiros" (sic).

Para a denúncia, a promotoria se baseou em investigação da polícia que mostrou que Adriano comprou uma moto potente para um traficante da Vila Cruzeiro, comunidade onde o jogador cresceu e continuou indo mesmo depois da fama.
De acordo com a denúncia, Adriano, junto com um amigo (Marcos José de Oliveira), "consentiu que outrem utilizassem de bem de que tinham propriedade e posse, para o tráfico ilícito de drogas".

A moto comprada por Adriano, de 600 cilindradas, em 2007, foi colocada em nome da mãe do traficante Paulo Rogério de Souza Paz, o "Mica", que seria amigo de Adriano.

De acordo com o promotor do caso, na época da compra da moto a comunidade da Vila Cruzeiro era dominada pela facção Comando Vermelho, na qual Mica fazia parte. E era ele a "pessoa que autorizava ou não a entrada e saída de pessoas e a realização de eventos na região".

Para isso, "os traficantes necessitavam de veículos velozes, em especial motocicletas, pela agilidade no tráfego, que fossem legalizados e não levantassem suspeitas quando transitassem fora das comunidades dominadas pela organização criminosa." Uma outra moto, do mesmo modelo e no nome de Adriano, também teria realizado essa missão.

Pelo raciocínio da promotoria, o ex-atacante do Flamengo e da seleção e seu amigo "livre e conscientemente, ao colaborarem para a atividade do tráfico de entorpecentes, se associaram aos traficantes em atividade na Vila Cruzeiro, com a finalidade de facilitar o tráfico ilícito de drogas e as atividades afins".


(Grifos do Blog)







terça-feira, 4 de novembro de 2014

CAOS NA GESTÃO DA SAÚDE MIRIENSE LEVA TRABALHADORES(AS) A GREVAR: UMA CONSEQUÊNCIA DA AÇÃO GOVERNAMENTAL DE MÃOS DADAS CONTRA O POVO...

Israel Fonseca Araújo (Editor do Poemeiro do Miri)


Na manhã de hoje, 04 de novembro de 2014, várias dezenas de servidores/as que atuam na área da Saúde Pública de Igarapé-Miri (nordeste do Pará) foram às ruas anunciar sua decisão de entrar em Greve devido ao caos porque passa a gestão municipal (também) nessa área. O destaque é para servidores da Endemias e ACS's (Agentes Comunitários de Saúde), que pareciam ser a maioria dos servidores públicos em greve.

Essa é apenas uma das áreas em estrangulamento na gestão de Ailson do Amaral (DEM), o considerado "Pé de Boto". Gestor amado por grande parte da população miriense, Ailson teve como auxiliares diretos nessa pasta o sr. Jefferson Mácola (indicado de Ítalo Mácola), o servidor municipal Jucicleidson Melo (depois, Darlene Pantoja, na gestão interina de Edir Corrêa) e o anunciado médico Vicente Cunha (não há publicações oficiais que confirmem essa especulação). Não obstante as trocas de auxiliares, o certo é que a tal "pasta" é, de longe, a mais ineficiente e problemática do governo "De mãos dadas com o Povo".

Informações repassadas ao Poemeiro dão conta de que os vários meses de salários atrasados (para uns, são três meses, outros teriam dois meses de bolsos vazios), a falta de materiais para trabalhar no Hospital Sant'ana e demais espaços públicos, atrelados ao caos na gestão, seriam os principais motivos que levaram à deflagração do movimento grevista.

O blog Gazeta Miriense, mais lido de Igarapé-Miri e de maior profundidade de tratamento em suas publicações, trouxe a público essa triste realidade (04/11/14):

CAOS NA SAÚDE MIRIENSE: FUNCIONÁRIOS PARAM E VÃO PRAS RUAS

A crise na Saúde Miriense parece que chega ao ponto mais crítico, o que pode ter o nome também de caos. Os funcionários da Saúde reuniram nesta semana, depois de bater na porta da Câmara Municipal para pedir providências.

A pauta de revindicações é grande, dentre elas: pagamento de salários, melhores condições de trabalho, pagamento de insalubridade, compra de remédios e materiais hospitalares.

O GM tem postado diversas matérias sobre a crise na saúde desde 2013. Já ocorreu troca de Secretários, indícios de desvios e até mesmo denúncia do Ministério Público. A precariedade é patente que existe até ordem da Justiça Federal para adequar o Hospital Sant’Ana ao atendimento mínimo, sob pena de multa ao prefeito e secretário de saúde.
Parece que nada adiantou, pois a situação piorou.

Resta saber como vai ser solucionado o caso, pois se aproxima o final do ano e não se tem resposta sobre o pagamento dos salários em atraso, quanto mais de décimo terceiro.

Funcionários de outras secretarias também reclamam do atraso de salários, mas ainda não definiram que providências vão adotar ou se vão esperar a maré mudar de rumo. (Gazeta Miriense)

APOIO DE VEREADORES/AS...
Semana passada esses mesmos servidores/as lotaram a Câmara Municipal, informação da situação, e pediram ajuda dos 13 vereadores dessas legislaturas. Parece que de nada adiantou, pois apenas o ver. JOSIAS BELO (PSC) foi visto acompanhando a ação nas ruas, hoje pela manhã. Belo também esteve junto dos trabalhadores/as da Educação, que grevaram em 2013, juntamente com Carmozinha/PV e Profa. Melry/PT.


(Ver. Josias Belo acompanhando o movimento)



(Servidores/as seguiam pelas ruas da cidade, informando a população e explicando os motivos da deflagração da Greve)



A coordenação da ação grevista, e das reuniões que seguiram por todo ano de 2013 e estes dez meses de 2014, é do SindSaúde em Igarapé-Miri.


EDUCAÇÃO

Na pasta da Educação, a situação poderá se repetir, pois os desmandos e caos instalado são os mesmos, com pequenas alterações. Mas servidores/as já anunciam informalmente que pararão de trabalhar.
Além de INSS recolhido e não repassado, empréstimos consignados (causando dados morais a servidores), plano de saúde e Pensão Alimentícia são dos principais motivos a listar: os descontos estão sendo feitos regularmente, mas os repasses nem sempre são feitos aos devidos destinatários; sem esquecer de pagamentos de alguns salários, transporte escolar e merenda escolar como graves problemas dessa pasta.

Em breve, o Sintepp local deverá se reunir (novamente) para tratar desses casos.