quarta-feira, 31 de dezembro de 2014

POEMEIRO ENTREVISTA PATRICH DEPAILLER MORAES, SOBRE A I MOSTRA DA CULTURA MIRIENSE



Durante a realização da citada I Mostra da Cultura Miriense, o Poemeiro do Miri ouviu o professor e músico Patrich Depailler e indiagou o Mestre Patrich sobre o evento, cultura,  política cultural e projeções para 2015. O retorno foi dado via e-mail. Segue:



 (Prof. M.Sc. Patrich Depailler; arquivo pessoal do Facebook)


Patrich Depailler Ferreira Moraes: Mestre em ARTES pelo ICA/UFPa. Professor do Instituto FEDERAL do Pará-Campus Abaetetuba (IFPa). Especialista em Ensino das Artes na Educação Básica e em Psicopedagogia Clínica e Institucional. Licenciado Pleno em Educação Artística - Hab. em Música (UFPa). Músico profissional há 15 anos com alguns CDs e DVDs gravados.

Poemeiro do Miri. Neste final de ano de 2014, Igarapé-Miri foi contemplado com três importantes eventos culturais, que reúnem diversos projetos: Dia do Músico (novembro), V Encontro das Cobras Grandes do Jatuíra e Ponta Negra e I Mostra da Cultura Miriense, todas essas iniciativas vindas da sociedade organizada.
Sobre a I Mostra, como surge a ideia de realização da mesma e quais seus principais objetivos?
Patrich Depailler: Em primeiro lugar, nós artistas andamos muito descontentes com a política cultural de nosso Município. Não temos e não tivemos um artista, como Secretário de Cultura, e isso dificulta muito as ações Culturais em nossa terra. Entendo que alguém envolvido em manifestações culturais, estaria mais preocupado em desenvolver eventos que valorizasse seus pares. Nossos principais eventos viram uma enorme festa utilizada “pelos que estão lá” para se beneficiarem financeiramente.
Depois, nossos artistas e as pessoas que produzem algum tipo de manifestação, não tem lugar, palco, evento, ou coisa do tipo para mostrarem sua produção. Logo, o objetivo principal dessa mostra, era proporcionar um palco para essas pessoas e fazer com que o povo em geral pudesse apreciar essa produção e quem sabe, demonstrasse um interesse em ingressar em um movimento artístico qualquer, seja na dança, na música, na poesia, na literatura, ou mesmo até nos esportes, como foi o skate que foi parceiro na mostra.
Poemeiro do Miri. Como o sr. avalia a participação da sociedade miriense no Evento: atendeu as expectativas, superou...?
Patrich Depailler: Bem, acredito que conseguimos levar o povo de volta a praça, mesmo com o estado de violência que vivemos, conseguimos que muita gente comparecesse nos três dias. Nosso povo está carente de diversão, de entretenimento, de um espaço de confraternização, logo aproveitam, meio que de sua forma, os momentos oferecidos.
Poemeiro do Miri. Em sua avaliação, qual o maior legado deixado por essa I Mostra da Cultura Miriense, o que poderia, inclusive, dar novos rumos ao projeto?

Patrich Depailler: A vontade dos artistas continuarem produzindo na esperança que outros eventos como esse aconteçam. O reconhecimento que tiveram aqueles que por lá apareceram trás motivação, esperança que as coisas podem melhorar.
Poemeiro do Miri. Pudemos observar que um significativo número de grupos/artistas confirmou presença (foi divulgado em redes sociais), mas não se apresentou ao grande público. Isso de alguma maneira frustrou a organização? Essa constatação motiva uma revisão quanto a aspecto(s) a considerar, que precise(m) de aprimoramentos para as próximas edições?
Patrich Depailler: Na verdade a divulgação de alguns nomes eram desejos nossos. Trazer o Zeca Bomba e os músicos que participavam da Banda Os Magnatas do som, era possível, e era desejo apresentar para os que não tiveram a oportunidade de ver essa banda era de fundamental importância, porém como não tínhamos recursos financeiros, ficou complicado abraçarem o projeto de uma forma “profissional”.
Quanto a uma próxima edição o trabalho já começou, estamos recolhendo assinaturas para solidificar a associação Cultural Miriense e buscar recursos nos editais de Cultura. Ai sim, teremos a tranquilidade para oferecer uma gratificação a quem se apresentará no evento.
Poemeiro do Miri. Artistas religiosos de igrejas católicas e evangélicas prestigiaram a I Mostra e parecem ter abraçado a causa. Como o sr. avalia essa adesão?
Patrich Depailler: Esses artistas ainda tem muita dificuldade de se apresentar em seus círculos religiosos. Existem igrejas evangélicas que tem mais de uma banda. A igreja católica tem uma Banda em cada comunidade, então as apresentações são muito restritas, tocam um domingo (por exemplo) e esperam mais três para se apresentarem de novo, e geralmente nesses espaços o público é o mesmo. Sendo assim vislumbraram a possibilidade e a oportunidade  de mostrar seu trabalho para um grande público, além do mais tínhamos uma grande estrutura de sol e luz, e isso lhe dá prazer em querer mostrar seu talento.
Poemeiro do Miri. Professor Patrich, faça suas considerações finais sobre a I Mostra.
Patrich Depailler: Temos muitos bons artistas, e temos muito potencial. Nossos munícipes gostam de produzir arte. Pra que eu pudesse ser um artista, alguém me levou com 12 anos na casa da professora Eurídice para participar da Pastorinha, e desde lá não parei mais. Nossos jovens estão sem oportunidade de se envolverem com as Artes, e muito disso é culpa de nossos administradores, eles, principalmente os que se sentam na Secretaria de Cultura, não conseguem ofertar algo de valor essencialmente cultural para nosso povo, e isso faz com que esses meninos estejam no mundo das drogas, e depois ninguém sabe por que eles estão assaltando nossa família por ai. Alguém precisa apresentar as artes para nossos filhos, mas não só para eles, para nós também.
O grupo que se reuniu e pensou nessa mostra - Zé Luiz, Prof. Patrich, Luiz Otávio, Prof. Valdir Jr., Prof. Cristiano – são pessoas que cansaram de criticar governo e ficar com os braços cruzados esperando que algo acontecesse. A hora foi de todo mundo ir a luta e fazer acontecer.
Espero que essa tenha sido uma semente plantada no Município, e que outros também abracem essa causa, e que outros Pinducas, Rubens, Manoeis Machados, Ruis, Pantojas, outras Ionetes, Eurídices, Benocas, Consolas surjam e façam nossa cidade mudar de rumo, pois do jeito que vamos, chegaremos a lugares obscuros, tendo sempre que enterram um de nossos familiares.

POEMEIRO FALA: 2014, O AIM (Ano da Interrogação Miriense)

Israel Fonseca Araújo (Editor do Poemeiro do Miri)




(Cartão-postal de Igarapé-Miri, em 2014)



 (Grana é o que não faltou: nosso Miri recebeu muitos milhões de reiais em 2014... muitos milhões)

Em fins de 2012 tivemos a audácia de definir o ano de 2013 como o “Ano da Simbologia Miriense” (ASM), haja vista que estávamos vivendo, em Igarapé-Miri, anos de indiscutível reconstrução da cidade miriense. Claro que se pode(podia) discutir essa “reconstrução”, mas se dados retirados de nossa realidade fossem postos à mesa é provável que pessoas sensatas concordassem com a posição segundo a qual estávamos vivendo anos mais esperançosos (grosso modo) do que os finais de 2007, 2008 (caos nos serviços públicos, servidores sem receber, nos fins de 2008 a população já pagava para recolher seus lixos, prédios públicos destruídos etc.).

E 2013 seria um ano simbólico exatamente na medida em que, em outubro de 2012, uma espécie de caricatura de revolução se abateu sobre nossa dignidade em (lenta) reconstrução: o Movimento dos 18 mil resolveu destituir o gestor municipal que estava retirando Igarapé-Miri do buraco (sentido literal) e passou a gestão dos Caminhos de Canoa a um grupo político que tinha todas as condições para destruir nossas conquistas e travar outros investimentos que estavam “engatilhados” para chegarem (incluindo prédios para a governança, pavimentação de ruas, orla da frente da Cidade). Decisão fundada na democracia(?) não pode ser questionada.

Acontece que outros gatilhos vieram, se abateram sobre nosso Miri, e gatilhos não aspeados. Uma carnificina humana mostrou ao Pará e ao Mundo o que se tinha em Igarapé-Miri em 2013 e o que se apontava para 2014. Quanta simbologia nesse 2013, que nós não sabíamos até onde iria nos levar!: o que a nós estava apresentado era somente a perspectiva de dias muito preocupantes. Não deu outra, regredimos a passos largos e chegamos a um 2014 mais preocupante ainda.

Por isso resolvemos nominalizar 2014 como o “Ano da Interrogação Miriense” (AIM), haja vista que não podíamos afirmar que seriam retomadas as reconstruções, porque os dados (não os do tabuleiro; as circunstâncias reais) que se apresentavam sugeriam, a uma rapidíssima análise, que melhorar não seria o rumo. Poderia piorar? Sim, e claro que sim, e muito sim. Uma coisa ruim sempre pode piorar mais ainda.

Mas quem saberia que chegaríamos ao fundo mais enlameado desse poço (governança, realidade...)?

Como aceitar, em fins de 2013, que a situação de nossos pobres mirienses (incluam-me nesse segmento, com orgulho de minha parte) iria piorar muito mais do que já o estava?

Quem acreditaria que professor honesto fosse ameaçado de morte, no dia dos Namorados de 2014 (bem simbólico, pois namoro sugere a categoria amor), exatamente por não ser um bandido?

Quem acreditaria que famílias inteiras seriam ameaçadas e mais e mais humilhadas?

Quem acreditaria que a Polícia Civil, o Ministério Público do Estado do Pará (MPE) e o Tribunal de Justiça do Estado do Pará (TJE) viriam intervir aqui? (muita gente, mas quem?)

Quem acreditaria em prisões de “tubarões” da Terra, acostumados que estamos a ver as “piabinhas” enfiadas em anzóis e retratadas em jornais e folhas amiúdes?

Quem acreditaria que a “Justiça” eleitoral faria Justiça nesta Terra?

Quem acreditaria que a quinta autoridade(?) municipal na linha sucessória assumiria a função interina de Prefeito de Igarapé-Miri, e somente por uns dezesseis dias?

Quem acreditaria que a nossa maior alegria, em termos de perspectivas de governança, fosse constatar que o “carro do lixo” urbano está passando pela rua da nossa casa, que hoje nossos resíduos irão embora? (ainda que nem saibamos para onde, causar que danos ambientais...)

Quem acreditaria que seríamos a piada da vez, na boca de barcarenenses e abaetetubenses, quando lideranças(!) mirienses chegaram ao fundo da própria fossa, indo pedir que os vizinhos cuidassem de nossos lixos, como se eles não estivessem cagando lá e despejando seus papeis nas ruas?

Quem acreditaria que as “pérolas” que ajudaram a destruir nossa Cidade, nossas conquistas, iriam às casas vizinhas dizer: “façam a vereança lá no Miri, porque nosso ‘deus’ está ausente e não podemos ‘legislar’ se não for segundo os desejos dele”?

O que mais seria esse 2014, se não um ano de dúvidas?




O que poderemos esperar de 2015? Nossa meta deve ser lutarmos para ficar vivos:
·        pois quem pode nos matar sempre está alguns anos-luz à frente de nossos pensamentos;
·        pois sabemos que as pessoas executadas entre dez. 2012 e estes dias jamais voltarão para nos segredarem os detalhes dessas matanças;
·        pois sabemos que em menos de 26 meses de ação articulada, já perdemos até o direito de falar... e quanto mais covardes calados, mais liberdade para nossos assassinos(as).

E para muitas pessoas que gritam, pulam, encenam “Jesus, Jesus” para todos os lados (e mais selfies ainda), restará a chance última de apertar os gatilhos (sem aspas) e nos matarem ou sair às ruas e exigir a garantia de nossos mínimos direitos. O Jesus, Jesus (sem aspas) há de cuidar de todos nós...


 (Que fique esta lição de 2014...)


Em 2015, creio que viveremos o Ano da Reticência Miriense (ARM).

Felicidades, gente amiga.

domingo, 28 de dezembro de 2014

Aécio Neves, o pior de todos: Já começou a corrida de Geraldo Alckmin? Quer quer "matar" quem?

A lista com os nomes do "melhores" e "piores" senadores/as do Brasil mostrou aquela que muita gente considera ser a real imagem de Aécio Neves da Cunha (Sen. PSDB - MG), a de péssimo, pra não dizer, esdrúxulo Senador da República. O pior entre todos/as. A listagem ainda contempla, na parte de baixo, petistas como Humberto Costa (!!!!!!!!!!!!!!!!!!).

Na publicação seguinte, do Blog Brasil 247, faz-se uma referência à desistência aecista de concorrer contra algum/a petista, em 2018: belo conto de Natal, antes que termine 2014.

Entendidos sabem que entre os tucanos de Minas Gerais e São Paulo falta, apenas, as armas letais silenciosas para que uns matem os outros; o problema é que a grande imprensa teria de abafar o caso. Mas, nestes tempos de blogs pessoais e redes sociais, tá difícil...



(Imagem: Blog Brasil 247)


(Blog Brasil 247 – grifos do Poemeiro do Miri)

247 - A notícia é quase surreal. Depois de romper todas as barreiras da ética jornalística e se engajar como nunca numa campanha presidencial, a revista Veja, carro-chefe da Editora Abril, publicou um ranking que classifica deputados e senadores. Aécio Neves, candidato de Veja em 2014, foi apontado pela revista como o pior entre os 81 senadores brasileiros. E se isso não fosse o bastante, Veja ainda deu nota zero para seu desempenho – aquela que nem os professores mais rigorosos cravam nos piores alunos.
De tão surpreendente, a notícia publicada no 247 neste sábado bombou nas redes sociais. Às 17h50, já havia gerado mais de 20 mil compartilhamentos no Facebook.

Para uma revista que, neste ano, permitiu que sua última capa da campanha presidencial – a do 'eles sabiam de tudo' – fosse rodada à parte, como um panfleto político, a guinada equivale a um cavalo de pau num transatlântico.

Ao que tudo, indica Veja decidiu desembarcar de Aécio Neves, a partir de alguma ordem vinda da cabine de comando. Quem terá sido o comandante? O governador Geraldo Alckmin? O senador eleito José Serra? Os banqueiros Roberto Setúbal e Pedro Moreira Salles, do Itaú Unibanco?

O fato é que, depois dessa, Aécio dificilmente conseguirá se recolocar como candidato presidencial. Aos adversários, bastará reproduzir, no horário político, o zero de Veja ao político mineiro.

Talvez por isso mesmo Aécio tenha se mostrado distante de uma nova candidatura, quando foi questionado sobre a possibilidade pelos jornalistas Valdo Cruz e Daniela Lima, que o entrevistaram na semana passada.

– "Mas o sr. pensa em ser candidato novamente?", questionaram os repórteres.
[Aécio Neves] "Não mesmo. Talvez já tenha cumprido o meu papel. O candidato vai ser aquele que tiver as melhores condições de enfrentar o governo. Meu papel é manter a oposição forte. O governador de São Paulo [Geraldo Alckmin] é um nome colocado e tem todas as condições. Outros nomes serão lembrados", respondeu o tucano.



(Fim da publicação)

sábado, 27 de dezembro de 2014

Jader Barbalho (PMDB), Flexa, Mário Couto e Aécio Neves (PSDB)... Este, o último entre os 74 Senadores(as) do Brasil


Uma avaliação divulgada pela Revista VEJA, neste dia 27/12, mostra que o desempenho do Senador tucano AÉCIO NEVES (PSDB-MG) é o pior de todos os 74 da República. Isso mesmo, o pior, o último de todos. Neves conseguiu ser pior do que o bom "ator" Mário Couto (PSDB-PA), que ficou na posição de n. 59, com Nota 3,14.

A escala de pontuação vai de 0 a 10.

Em resumo, Jader Barbalho (PMDB) ficou na 21ª colocação, nota: 6,06 (o mais bem avaliado do Pará); Flexa Ribeiro (PSDB), na posição 42ª; nota: 4,15 e Mário Couto (PSDB) na 59ª posição, com nota: 3,14.

O mais destaque é para o mineiro Aécio Neves, que aparece em 74ª colocação, o último entre os 74 senadores e senadoras.

Confira na publicação abaixo: 


Veja: Jader é o melhor senador paraense de 2014
(http://www.diarioonline.com.br)

Em ranking divulgado pela revista Veja, que aponta os melhores parlamentares do país, Jader Barbalho (PMDB) é o melhor senador do estado do Pará. A classificação foi divulgada neste sábado (27).

O Ranking do Progresso – como é designada a publicação - mostra os melhores parlamentares de 2014 e segundo a própria revista é "uma avaliação objetiva do desempenho dos senadores e deputados — que, sim, no conjunto, tratam o país com seriedade".

Na avaliação, Jader Barbalho aparece em destaque entre os paraenses. Flexa Ribeiro e Mário Couto, ambos do PSDB, também são citados.

Jader ocupa a 21ª colocação entre os 74 senadores do país, sendo o primeiro entre os paraenses com nota 6,06 em uma escala que vai de 0 a 10. 

Flexa Ribeiro e Mário Couto aparecem, respectivamente, na 42ª e 59ª posições. Flexa recebeu a nota 4,15 e Couto 3,14.

Dentre a surpresa da lista está o nome do senador, e ex-candidato a presidência da república Aécio 
Neves que aparece em 74ª colocação, o último entre os senadores.
(DOL)


sexta-feira, 26 de dezembro de 2014

IGARAPÉ-MIRI EM RUÍNAS... Ônibus Escolar fez campanha para Helenilson Pontes (PSD)?

A pequena e séria matéria a seguir transcrita é de responsabilidade do professor e pesquisador Paulo Sérgio de Almeida Corrêa/UFPA, na rede Facebook; mostra um variável do caos em que se encontra Igarapé-Miri, do ponto de vista da governança municipal: 


ÔNIBUS DA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE IGARAPÉ-MIRÍ ESTÁ CAINDO AOS PEDAÇOS E DEIXA ALUNOS SEM OS SERVIÇOS PÚBLICOS


(Ônibus escolar na luta.... eleitoral; foto: Facebook de Paulo Almeida)



(Ônibus escolar em destruição, abandonado, segundo a Nota divulgada pelo citado professor; foto: Facebook de Paulo Almeida)



(Registro de que o veículo está com Licenciamento Anual Obrigatório atrasado.... eleitoral; foto: Facebook de Paulo Almeida)



Ônibus escolar que deveria servir à educação de Igarapé-Miri está com licenciamento atrasado desde 2010 e completamente abandonado frente à residência de seu motorista no Residencial Açaí Lar, no endereço Açaí Lar 1, Quadra 25, Rua Caji. E o pior que ainda carrega logomarca de campanha eleitoral de Jatene (Governador) e Helenilson ao Senado 2014. 

O Veículo está sucateado e ocupa grande espaço em uma das ruas do residencial, prejudicando a circulação dos moradores pelo local e, quem sabe, até proliferando doenças do tipo Dengue e outras.

A Associação dos Moradores precisa agir para solicitar a remoção do bem móvel, mas optei divulgar aqui essa situação inaceitável.

A dúvida que tenho é a seguinte: será que toda a frota dos ônibus Oficiais que serve à educação do Município de Igarapé-Mirí está com seu licenciamento anual atrasado?

(Fim da publicação de Paulo Almeida)




(Nota do Poemeiro do Miri: e mais, será que a frota toda serviu para fins de campanha desses tebudos, em 2014?)

REGULAMENTAÇÃO DA MÍDIA? Para petistas, nomeação de [Ricardo] Berzoini é sinal de intenção de Dilmar de regular mídia


Do blog de Paulo Moreira Leite (http://www.diariodocentrodomundo.com.br/essencial)


A indicação de Ricardo Berzoini para ocupar o Ministério das Comunicações, vista como praticamente certa em Brasilia, aparece hoje como o principal rosto do Partido dos Trabalhadores no ministério do segundo mandato.

Hoje ministro de Relações Institucionais, Berzoni é um partidário assumido da democratização dos meios de comunicação. Bandeira histórica do Partido, a democratização ganhou corpo a camadas muito mais amplas da sociedade depois da campanha de 2014, quando vários indicadores demonstraram que os principais grupos de mídia atuaram abertamente para favorecer os adversários de Dilma.

Bancário de origem profissional, Berzoini fez sua formação numa categoria que tem uma tradição de procurar formas próprias de comunicação com os trabalhadores e o conjunto da sociedade. Ao lado dos metalúrgicos de São Bernardo do Campo, os bancários de São Paulo foram pioneiros na exibição de programas em emissoras de rádio e TV. Também têm uma imprensa que costuma tratar de assuntos de interesse geral do cidadão, a rede Brasil Atual.

Entre os dirigentes do PT, onde este assunto é discutido com frequência e no detalhe, a indicação de Berzoini é vista como um sinal da importância que Dilma Rousseff irá atribuir a democratização da mídia durante o segundo mandato. As várias manifestações de Dilma a respeito sinalizam uma mudança em relação ao que se passou entre 2011-2015, quando o assunto ficou na geladeira política dos temas que não eram falados nem discutidos.

(Grifos deste Blog)


terça-feira, 23 de dezembro de 2014

HÉLDER BARBALHO (PMDB-PA) SERÁ MINISTRO DO GOVERNO DILMA

Na noite desta terça, 23/12, foi divulgada, pelo governo federal, uma lista com nomes de 13 (treze) novos ministros de Estado que auxiliarão a presidente(a) Dilma Rousseff (PT) em seu próximo mandato (2015 a 2018). Entre os nomes, está o do peemedebista paraense Hélder Zaluth Barbalho, ex-prefeito de Ananindeua (PA) por oito anos, e ex-candidato ao governo do Pará (em 2014), em cuja corrida foi derrotado pelo atual governador Simão Jatene (PSDB).

Hélder Barbalho assumirá a Secretaria de Aquicultura e Pescauma pasta que na verdade é um Ministério e que tem ótima inserção política na Amazônia, no Nordeste e até no Centro-Sul - dada a dimensão do potencial pesqueiro brasileiro. Poderia ser uma ótima sacada para o Pará, mas a articulação com o governo do Pará está um tanto difícil: Simão Jatene acabou de extinguir a Secretaria de Estado de Pesca e Aquicultura (Sepaq), possivelmente por acreditar que o Gerente Regional da Pesca será um agente do PT (Partido dos Trabalhadores). Ele não gostaria de se relacionar com "inimigos". Com Hélder na condição de Ministro, parece que a tangente foi mesmo usada.

Segue publicação do Estadão:


 Estadão. O Estado de S. Paulo

Planalto divulga lista de confirmação com 13 novos ministros do governo Dilma


BRASÍLIA - O Palácio do Planalto divulgou na noite desta terça-feira, 23, uma lista com a confirmação de 13 novos ministros do novo governo da presidente Dilma Rousseff. Além da confirmação, a presidente Dilma agradeceu a dedicação de outros 11 ministros. Abaixo, seguem as duas listas divulgadas pela Presidência: 

SAIBA QUEM SÃO OS 13 NOVOS MINISTROS DO GOVERNO DILMA:

1. Aldo Rebelo (PCdoB) - Ministério Ciência Tecnologia e Inovação;
2. Cid Gomes (PROS) (Ministério da Educação;
3. Edinho Araújo (PMDB-SP)- Secretaria de Portos;
4. Eduardo Braga (PMDB) - Ministério de Minas e Energia;
5. Eliseu Padilha (PMDB-RS) - Secretaria de Aviação Civil;
6. George Hilton (PRB-MG) - Ministério de Esporte;
7. Gilberto Kassab (PSD) - Ministério das Cidades);  
8. Hélder Barbalho (PMDB) - Secretaria de Aquicultura e Pesca;
9. Jacques Wagner (PT-BA) - Ministério da Defesa;
10. Kátia Abreu (PMDB-TO) - Ministério da Agricultura, Pecuária  e Abastecimento;
11. Nilma Lino Gomes (Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial);
12. Valdyr Simão (Controladoria Geral da União) 
13. Vinícius Lajes (Ministério do Turismo).


A PRESIDENTE AGRADECEU A DEDICAÇÃO DOS MINISTROS: [estão deixando suas pastas]

1. Celso Amorim (Defesa)
2. Cesar Borges (Portos)
3. Clélio Campolina Diniz (Ciência, Tecnologia e Inovação)
4. Edison Lobão (Minas e Energia)
5. Eduardo Lopes (Pesca)
6. Gilberto Occhi (Cidades)
7. Henrique Paim (Educação)
8. Jorge Hage (CGU)
9. Luiza Barrios (SPPIR)
10. Moreira Franco (Aviação Civil)
11. Neri Geller (Agricultura)