domingo, 21 de junho de 2015

DA FIFA AO NEYMAR JR: ESCÂNDALOS PODEM SER INDÍCIOS DE CORRUPÇÃO PLANETÁRIA

Israel Fonseca Araújo (Editor)



(Começa o jogo...)



Antes do ex-atacante do Santos (SP), Neymar Jr., sair da Vila Belmiro e descer em Barcelona (ESP) já estavam circulando notícias de possível caso de corrupção, praticada contra o tesouro da Espanha, na transferência do então santista ao clube "de Messi". O que se dizia em jornais, revistas e sites, mas em tom bem baixinho, era que o pai do boleiro (outro Neymar, o pai do filho dele) teria recebido muitos milhões de reais para garantir a ida do filho para o Barça, e não para outros espaços - caso do Real Madrid (também da Espanha). No "jeitinho brasileiro", nesse caso com farto apoio dos silêncios da Rede Globo, a coisa foi sendo levada  na barrigada, espécie de "pedaladas midiáticas" contra os interessados na divulgação das notícias e exigentes cidadãos interessados em saber das investigações...




Os muitos meses se passaram e eis que a Justiça da Espanha que, se acredita, não atue sob a cartilha do jeitinho brasileiro, aceitou denúncia contra o atacante e o Barcelona:




Fundo brasileiro de investimentos alega que contratos de transferência do jogador para o time espanhol foram adulterados
REDAÇÃO ÉPOCA - 17/06/2015 - 14h08


A Justiça espanhola aceitou denúncia feita pelo Grupo DIS, um fundo brasileiro de investimentos, no caso da transferência de Neymar para o Barcelona em 2013. De acordo com o jornal espanhol El País, o juiz José de la Mata acolheu a alegação do DIS – que detinha 40% dos direitos do craque – contra Neymar e o presidente do Barcelona, Josep Maria Bartomeu, por crime de corrupção e fraude na negociação que resultou na transferência do atacante brasileiro do Santos para o time espanhol. A empresa afirma que sofreu prejuízos econômicos nos contratos de transferência do jogador.
A denúncia também atinge os dirigentes Sandro Rosell, antecessor de Bartomeu no Barcelona, Odilio Rodrigues e Luís Álvaro de Oliveira Ribeiro, do Santos, o pai de Neymar, e a empresa que ele mantém com o filho, a N&N Consultoria Esportiva e Empresarial, além do clube brasileiro(...) (http://epoca.globo.com; acesso em 21/06/2015).


Em meio a isso tudo, eis que o exterior (norte-americanos à frente) resolveu investigar a FIFA, o Vaticano da Bola. Ora, os mortos dos anos 1920 e até 1994 sabem que há muito mais coisas entre o céu (letra minúscula) e o suntuoso prédio de Zurique (Suíça). Muitas centenas de milhões andam brincando "pira" e dando pedaladas (não somente "fiscais", mas também de outros tipos) por aqueles bilionários corredores. Mas o povo que sua a camisa para conseguir a soma necessária às entradas nos campos de Futebol da Copa do Mundo costumava ficar só imaginando o que por ali se passa. Porém...


Polícia prende ex-presidente da CBF e mais seis dirigentes da Fifa investigados por corrupção

EUA devem apresentar acusações contra 14 pessoas


Autoridades suíças deflagraram nesta quarta-feira uma operação para prender altos dirigentes da Fifa e extraditá-los aos Estados Unidos, onde são investigados por corrupção. Conforme a BBC, sete dirigentes da Fifa foram presos em um hotel em Zurique, na Suíça, na manhã desta quarta-feira, sob acusações de corrupção, incluindo o ex-presidente da CBF, José Maria Marin. Ele teria sido visto deixando o hotel acompanhado por policiais, que carregavam sua mala e seus pertences em uma sacola plástica.(...) (http://zh.clicrbs.com.br/; acesso em 21/06/2015)

O senador pelo Rio de Janeiro, Romário Faria (PSB), ex-atacante do Barcelona e da Seleção Brasileira e humilhador de políticos do Rio, resolveu intensificar suas falas sobre possíveis casos de grossas corrupções na CBF, Confederação Brasileira de Futebol, desta vez com a possibilidade de se instalar uma CPI, Comissão Parlamentar de Inquérito (que, a depender dos interesses e dos partidos em disputa, sempre termina ou em pizzas ou em uma mesa de bar (padrão Fifa), regada a gargalhadas contra o Povo, vinhos caros e uísques tipo camisas 10, moças aprazíveis e pagamentos realizados de modos inefáveis). Para não perder o fôlego: instalar no Senado Federal, sob a possível liderança do próprio Romário (quando jogador, sempre foi conhecido pelas excelências feitas nas pequenas áreas dos gramados e, dizem, em outras áreas pequenas ou não de outros espaços; mas sempre com as suas sumidas de treinos e locais de concentração). Será um senador/investigador sumidiço ou muito presente e atuante contra casos de desvios de milhões e de condutas na entidade máxima do Futebol no Brasil?

Por seu lado, as redes sociais passaram a sugerir o que os amigos mais íntimos (Rede Globo, revista Veja, CBF e cia) não dizem em público, porque não podem falar ao público o que amigos confidenciam dentro de quartos periciados previamente, pois paredes podem ter olhos e ouvidos... Milhares de comentários andaram mexendo na relação da emissora dos Marinhos, Galvão Bueno à frente dos posts, com a CBF (sugestão de contratos...) e empresas (Ronaldo Nazário "Fenômeno" à frente...) e/ou jogadores, com destaques para as relações entre estes e a Nike, Nazário, a Nine (de Nazário), Neymar Jr. e outros agentes mais.


(Sem legenda)


A situação ficou tão sugestiva que a Revista Veja, que obrigatoriamente deveria cobrir o caso, trouxe uma robusta matéria de capa... sobre o ovo. Sem poder falar em pizza, o povo aceitou que as gemas podem ser saboreadas como uma tangente. Mas as redes sociais não perdoaram o fato...

Em meio a isso tudo, a Seleção Brasileira de Futebol, bancada pela CBF e liderada pelo gaúcho "Dunga", foi disputar a Copa América; lance pra lá,chutes pra cá e eis que Neymar Jr. aparece de capitão em campo. Não deu outra: em meio às suspeitas e mais insinuações, acostumado a ser tratado como astro e receber declarações de amor de Galvão Bueno, seja em transmissões, seja em entrevistas etc., o boleiro teve "piripaques", chiliques e coisas do gênero. Conclusão: o "capitão" agrediu colegas de trabalho, foi expulso e suspenso.

Não se sabe ainda se a Seleção de Marco Polo Del Nero (magnata do futebol de São Paulo), chefe da CBF, será tratada na base do jeitinho brasileiro e se a punição do rapaz será desfeita, mas o Povo entendeu bem que há muito mais coisas entre o céu e as quatro linhas que envolvem a (antigamente) temida Seleção de Carlos Alberto Torres (anos 1970) do que nós sabemos; mas sabemos imaginar que as mesmas existem.

Neymar Jr. e colegas estão sentido a aproximação dos promotores do exterior, que podem baber às suas portas? Alguma semelhança com a Final da Copa de 1998, na França?

O que diremos agora?

terça-feira, 16 de junho de 2015

JEFFERSON MÁCOLA E AS SUSPEITAS SOBRE O DETRAN-PA: QUANTO AO ESCÂNDALO DE IGARAPÉ-MIRI, QUEM QUER GANHAR "IBOPE"?

Israel Araújo (Editor)


As notícias que falam sobre irregularidades no Detran-PA vêm de anos atrás e, desde 2014, envolvem tristemente o nosso Igarapé-Miri. Em 2014, foi divulgado o valor de um contrato de aluguel de imóvel no valor de 180.000,00 (cento e oitenta mil reais), em Igarapé-Miri, na Rod. Moura Carvalho, ao que se soma a suspeita de o Sr. Jefferson Mácola (ex-secretário de do governo Pé de Boto, "De Mãos Dadas com o Povo") ser funcionário que somente receberia, sem trabalhar (texto a seguir, do Sindtran).

Depois de a notícia da nomeação de Mácola para atuar como Diretor da Ciretran B (Circunscrição Regional de Trânsito) de Igarapé-Miri, as suspeitas de "maracutaias" no Detran-PA só fizeram aumentar, uma vez que há pouco tempo atrás várias pessoas foram presas, na Agência de Abaetetuba e em outros espaços do estado. À época, o órgão estaria nas pesadas mãos políticas do ex-Senador pelo PSDB, Mário Couto. Depois que Couto se lançou candidato ao governo do Pará, perdeu seu poder junto ao Detran e teve de concorrer a Senador, para ser humilhado por Jefferson Lima (PP) e Paulo Rocha (PT), com as devidas gozações da turma de Helenilson Pontes (PSD), o "senador do Governador".

Mas ontem uma parte dessa casa caiu, pois o órgão teve de "rescindir"o contrato anual de 180 mil reais (R$ 15.000,00 por mês) pelo aluguel do prédio onde "funcionava" a Ciretran B de Igarapé-Miri. As redes sociais fervilharam sobre esse fato:



Depois de o Blog Gazeta Miriense ter noticiado o fato, Jefferson Mácola saiu do silêncio e respondeu ao Blog:

(...) no que tange a matéria tenho a esclarecer:
Fui convidado para assumir o cargo de gerente do Ciretran de Ig. Miri e aceitei o desafio, porque tinha certeza que poderia ajudar muito o meu município como sempre fiz. Fiquei um período de 08 meses ( 07 de agosto de 2014 a 25 de março de 2015) prestando serviços na capital e lutando com todas as forças para implantação daquela unidade, devido diversas mudanças de gestão sentir dificuldades e pedir minha saída mas sempre com pensamento positivo que tudo ia da certo. Não tenho nada com aluguel de imóvel muito menos com contratos do Detran que fique bem claro. Tenho medo que com essas atitude impensável nosso município não consiga implantar a nossa tão esperada agencia.
(...)
[sic] Mas infelizmente parace que alguns meios de cominucação publicam inverdades para obter “Ibope” pós não preciso de premio de consolação . Uma boa noite a todos.
[Jefferson Mácola]


A notícia sobre os escândalos que envolvem o Detran-PA está no site do Sindicado do Detran, e foi repercutida no Gazeta Miriense (então, fica a pergunta: Jefferson Mácola está insinuando e fazendo provocações sobre o Sindicato dos servidores do Detran ou sobre o Gazeta Miriense, já que ele se refere a "meios de cominucação [que] publicam inverdades para obter “Ibope”?). Qual o "ibope" de que necessita o maior e mais bem fundamentado Blog de Igarapé-Miri? Quem está precisando de "ibope" por estas terras?


Segue a notícia do Sindtran:

Os servidores em greve do Detran-PA lavaram as calçadas do prédio sede do órgão, em Belém, na manhã desta sexta-feira, 12. O protesto bem humorado objetivou defender a moralização no órgão, que possui um histórico de corrupção e apadrinhamento político. Em seguida, os trabalhadores aprovaram a manutenção da greve, em assembleia geral. No próximo domingo, 14, eles vão à Praça da República fazer um abaixo-assinado para que uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Legislativo Estadual passe o Detran a limpo.
Cerca de 200 servidores se concentraram desde às 9 horas da manhã em frente ao Detran, na Rodovia Augusto Montenegro. A lavagem da calçada com água e sabão foi realizada sobre o embalo do melody “Panelinha”.
“Não vamos compactuar com a corrupção. Temos que denunciar. Queremos que acabe a sangria no Detran, seja na violência do trânsito, seja na corrupção. E, para isso, o servidor tem que ser valorizado, tem que haver investimento no Detran e uma política de trânsito efetiva. O Detran só arrecada, mas não vê a cor do dinheiro”, criticou o presidente do Sindicato dos Trabalhadores de Trânsito do Estado do Pará (SINDTRAN), Élison Oliveira.
Durante a assembleia dos trabalhadores, foi denunciado em carro som, na via pública a existência de uma Circunscrição de Trânsito (Ciretran) fantasma no município de Igarapé-Miri, no Nordeste do Estado. O órgão tem imóvel alugado por R$ 180 mil, gerente nomeado recebendo salário de R$ 3 mil sem trabalhar e até veículo à disposição, mas nunca funcionou ou atendeu qualquer usuário. Os trabalhadores requerem a investigação da Ciretran daquele município, pois há suspeitas de que essa fraude estaria atendendo aos interesses de um ex-secretário de estado e ex-deputado do PSDB. Outras irregularidades estão sendo divulgadas pelos grevistas, sobretudo nas Ciretrans espalhadas pelo interior do estado.
Oliveira voltou a criticar a postura do governo de Simão Jatene, que não negocia com os trabalhadores. “O governo vai tentar todos os mecanismos para barrar a nossa greve. Tenta desgastar o movimento na mídia e na justiça para que a nossa greve seja classificada como abusiva e ilegal. Estamos agindo dentro do que a lei determina”, adiantou. A greve iniciada no último dia 28 de maio, segue por tempo indeterminado em todo o estado do Pará.
PAUTA – No próximo domingo, os grevistas vão à Praça da República, no centro de Belém, a partir das 9 horas da manhã, recolher assinaturas para um abaixo-assinado para que a Assembleia Legislativa do Estado Pará instale uma CPI para investigar as denúncias de irregularidades no Detran.
Assessoria de Imprensa
SINDTRAN/PA
(Fonte: Gazeta Miriense)

Em outros tempos, início de 2013, outro ajudante de Pé de Boto chamou para o Gazeta Miriense de "blog fajuta"... Qualquer semelhança terá sido mera coincidência. Espero eu.

quinta-feira, 11 de junho de 2015

Na Posse, Pina apresentou Igarapé-Miri com 13 pendências no CAUC; depois dela, Toninho Peso Pesado saiu à guerra

Israel Araújo (Editor)


(A volta deles?)


Assim que a Eleição Suplementar terminou, veio a guerra para que Roberto Pina Oliveira (PT) e Carmozinha (PV) não fossem empossados antes do dia 10 de junho (as conversas diziam que dia 10 de cada mês cai a maior soma de recursos de cada mês!). O Ver. Toninho do Murutinga (PSB) se encarregou de tentar barrar essa Posse, mas o juiz deu uma "taquarada" no representante do Povo e garantiu a Posse de Roberto e Carmozinha. Empossado, Pina informou que Igarapé-Miri tem treze pendências no CAUC, o que impede o nosso Miri de celebrar convênios e melhorar as condições de vida do Povo. O CAUC é um Serasa no qual as prefeituras não podem entrar: se entrarem, o Povo leva o tombo.

Quem disse sobre essas pendências no CAUC foi o prefeito eleito, não foi este Blog.

A maioria do Povo possivelmente esperava ver um mandato a partir do dia 10/06, uma vez que Igarapé-Miri não teve prefeito atuando como tal desde 30 de dezembro de 2012, conforme este Blog já explicou várias vezes: alguns vereadores assumiram interinamente, mas eram vereadores atuando interinamente. Era de se acreditar que os ânimos se acalmassem, mas a Coligação encabeçada por Toninho "Peso Pesado" (somos contra essas alcunhas estigmatizadoras) (PMDB) e Marcelo Corrêa (PR) já entrou na Justiça Eleitoral, com duas ações só de uma "taquarada" pedindo a derrubada eleitoral do, agora, prefeito municipal (então candidato). Especialistas acreditam que isso deve demorar a ser apreciado na nossa Zona, no TRE-PA... deve demorar mais (agentes do governo de Roberto Pina já teriam noticiado ausências de comprovações de processos licitatórios; compras superiores a oito mil reais devem ser feitas mediante seleção pública de propostas, as Licitações; comenta-se que, na antiga SMER, atual SEDIN, na madrugada de hoje houve roubos nesta madrugada; o secretário de Administração já registrou o caso da ausência desses processos na Polícia...).

O acionar a Justiça é direito líquido é certo: pedi e quase vos será dado, há que se emendar. Vai que dá uma sei lá o que na "Justiça". Lembram de 2012, do que a "Justiça" fez contra nós? Colocou um candidato na disputa à revelia das leis que a "Justiça" conhece de cor..., permitiu que uma Coligação registrasse Amaral após o fim do prazo definido pelas normas.

Será que a "Justiça" irá fazer Justiça (sem aspas), agora? Julgará? Como julgará: tecnicamente, estrategicamente? Displicentemente? Teremos uma réplica de "Falso Patuá", versão 2015 (quando a "Justiça fez joga-joga, com amparo nas leis, para não julgar o que tem de ser julgado")?

Oh, "Kiko"; que coisa, não?

Ora, Sarneys, Barbalhos, Jatenes, Malufs... estão por aí, rindo à toa.



Vamos saindo...

terça-feira, 9 de junho de 2015

POSSE DE ROBERTO PINA SERÁ HOJE; SERÁ, MESMO?

Israel Araújo (editor)



(www.extra.globo.com)


Os últimos dias foram de testar ou encher a paciência do povo de bem desta cidade; sim, há pessoas de outros lados por aqui. É que havia uma articulação poderosíssima para que o prefeito eleito, Roberto Pina Oliveira (PT), e a vice-prefeita eleita, Maria do Carmo "Carmozinha" (PV), não fossem empossados na Câmara, às 17h, conforme já estava decidido pela Casa, logo após a diplomação (esta, marcada para às 13h (agorinha), pela Justiça Eleitoral). Acontece que o dia 10 de junho será amanhã, e é nesse dia que cai uma soma expressiva de verbas nas contas municipais.

E aí? Claro, as conversas de bastidores, os "off", circularam a todo vapor (infs. impublicáveis). Até o roubo (assalto, pelo que foi descrito) do Livro de Transferência de cargo, existente na Prefeitura, teria acontecido. O Poemeiro não acredita que chegaríamos a atos de banditismo, desse porte. Mas a informação circulou, com a sentença de uma pessoa, que teria levado o tal Livro:

A notícia da ação de Toninho do Murutinga motivou ainda uma outra briga, desta feita pelo livro de transmissão de cargo. Uma assessora do Prefeito tomou o livro das mãos de um dos membros da equipe de transição de Roberto Pina na tarde de hoje. Seria uma “loira”. (GM)
E a sentença saiu depois de o então secretário de administração, Gelffson Lobo, repassar o Livro aos membros da equipe de Roberto Pina:

O Secretário de Administração entregou o livro que serve para lavrar atas de transição de cargo de Prefeito, mas a assessora de Toninho, que não se sabe sequer se tem cargo na Prefeitura, ficou com a posse do mesmo, alegando que “não haverá posse amanhã, só quando nós quisermos”. (GM, grifo meu)


Depois de todas essas peripécias (resultados de 2012), o Juiz decidiu, hj, negar o pedido do Ver. Toninho do Murutinga (PSB), para que a Posse não acontecesse na tarde de hj. Segue matéria do GM:

Gazeta Miriense:

O Juiz Eduardo Freire negou agora o pedido do vereador Toninho do Murutinga para suspender a posse de Roberto Pina.
Toninho buscava um último apelo para permitir que Peso Pesado ficasse no cargo pelo menos até amanhã, quando é depositado nas contas da prefeitura o maior repasse de dinheiro do governo federal.
(...)

Na ação o vereador alegava que a posse tinha que ser votada pelos parlamentares, sendo que pelo menos 10 deles apoiaram Toninho Peso Pesado na eleição suplementar.
Não seria difícil prever o resultado de uma votação dessas se o juiz acolhesse o pedido de Murutinga.
Dizem que tinha uma “loira” que seria a advogada do Murutinga esperando a decisão, mas ela teria sumido do Fórum e com isso ainda não tomou ciência do despacho do Juiz que negou a liminar para sustar a posse.
A briga na verdade é pelo repasse do dia 10, que em Maio de 2015 alcançou quase 1 milhão e 300 mil.(...)

Esse novo capítulo da novela sobre a posse já resulta em nova gozações, que já haviam encerrado no pós-eleição.
A volta da “Balsa”, do “arruma a mala aê” e coisas do tipo tende a ter um “bis”.

E dizem outros: HABEMUS PREFEITO, numa alusão ao famoso “Habemus Papa”.
(...)