quinta-feira, 31 de dezembro de 2015

Poemeiro "intimidado"(?): Post 400 do Blog diz sobre "Liberdade" de Expressão

Israel Araújo
(Editor;
Presidente da Academia Igarapemiriense de Letras - AIL
Cadeira 07 - Manoel Luiz Fonseca)


"É livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimado" (Art. 5, inciso IV, CF 1988)



(Página do Facebook do Prof. Israel Araújo, editor do Poemeiro do Miri, tratando sobre intimidações e Ameaça sofridas pelo responsável pelo Blog Escritos "do" Prof. Israel Araújo; congelamento feito às 14h52min.)


O último "post" de 2015 marca, a um só tempo, uma série de simbologias, entre as quais a evidência de que crimes contra a pessoa são mais comuns do que pensamos:

a) Foi um ano de sérias coberturas, assim nos demais, mas com o diferencial em virtude de o Poemeiro do Miri ter coberto, pela primeira vez, uma Eleição Suplementar para Prefeito e Vice, em Igarapé-Miri: haja peripécias, com a diferença de uma igreja cristã ter mergulhado nessas redes de poder;

b) Foi um ano atípico, no qual a lama da política nacional mostrou uns corpos enrolados em podridões sem precedentes (a Operação "Lava Jato" que, mesmo sem as torneiras do lava-jato, mostrou o quanto de "mensalões" pode haver neste país): e o Poemeiro teve de mostrar essas podridões;

c) Foi um ano atípico, no qual a lama da política local mostrou uns corpos enrolados em podridões sem precedentes (os "Marajás" da Educação de Igarapé-Miri, enlameados em redes de poder, calcadas em arranjos políticos/partidários ainda não apontados ao público. Será que as torneiras de um lava-jato ajeitariam esses corpos?): o editor do Poemeiro teve de mostrar essas podridões e pedir ao Promotor de Justiça que trabalhe sobre esse e outros dados da Corrupção local;

d) No plano pessoal, foi o ano de conclusão do Curso de Metrado em Letras pela UFPA (Universidade Federal do Pará), no Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL), sob orientação da Dra. Fátima Pessoa, cuja pesquisa tratou de investigação a maneira adotada pelo Jornal Miriense quando da cobertura da atuação pública/política da mulher em Igarapé-Miri (2004-2008), à luz da Análise do Discurso de linha francesa (AD), tendo a perspectiva da prática discursiva, do primado do interdiscurso sobre o discurso, da cena de enunciação e da dêixis discursiva (MAINGUENEAU, 1997, 2008, 2011) como ferramenta teórico/analítica. Uma pesquisa que vem se somar a muitas outras, que se inserem na perspectiva de uma análise discursiva de base enunciativa e que tomam a prática discursiva jornalística como corpus de análise: neste caso, com atravessamento das discussões sobre participação/empoderamento da mulher nos cenários sócio-políticos e administrativos, entendendo o fazer jornalístico enquanto crucial nesse entremeio linguístico-discursivo.

e) No plano institucional, foi o ano de assumir a Coordenação-Geral do Sintepp em Igarapé-Miri e de instalação da AIL (Academia Igarapemiriense de Letras), Silogeu implantado em menos da metade dos municípios do Pará, apesar da indiscutível vivacidade litero-cultural de nosso parazão: em Igarapé-Miri, a iniciativa veio do INCAM (Instituto Caboclo da Amazônia) e Conselho Municipal de Cultura, com a contribuição da Confreira Anne Veloso (da APLI - Academia Paraense Literária Interiorana). O Blog Poemeiro passou a cobrir essa experiência, hoje já evidenciada no Blog da AIL (http://www.academiaigarapemiriensedeletras.blogspot.com/);

f) No plano institucional, o Blog chega, agora, a 400 (quatrocentas) postagens, tendo ficado parado por uns três anos, voltado em 2013 e já conta com mais de 31.000 (trinta e um mil) acessos. No seio social, já é visto como um dos veículos de maior credibilidade no que tange aos experimentos de mídia alternativa/virtual em curso em Igarapé-Miri;

g) No plano institucional, infelizmente, o ano termina com uma tentativa de intimidação, seguida de ameaça velada, feita por um cidadão "festeiro" ao editor do Blog Poemeiro do Miri (no dia 26 de dezembro de 2015). O fato foi imediatamente divulgado nas redes sociais. As razões da ameaça se devem, apenas, ao fato de o citado editor ter feito uma crítica pública (como sempre o fez) a uma placa posta na esquina da Rua Major Lira Lobato com a Gen. Deodoro (ao lado da Escola Marilda Nunes): a placa se configura em dos mais claros abusos de poder e de atentado à livre circulação de pessoas e de ameaça às leis de trânsito do Brasil (print acima). Pode, mesmo, causar acidente(s) e com morte(s), tamanha é a sua gravidade. Por afirmar ao seu intimidador que se trata de liberdade de expressão, garantida pela Constituição Federal de 1988, o intimidador disparou: "Cuidado com a boca". Sem conseguir registrar um Boletim de Ocorrência, na Polícia Civil, o editor do Poemeiro desabafou, na rede social:


Haja humilhação: há mais de dois dias, tento registrar um B.O., na Delegacia de Polícia Civil, no Miri; e haja pegar um "passe mais tarde", "venha com a outra moça" etc. Na delegacia virtual não serve, não há as categorias todas; e eu tenho o que fazer: não posso ficar esperando, indo e voltando. E haja pagar impostos, em 2015, 2014... E o meu INTIMIDADOR e E AMEAÇADOR... só na mutuca, rindo de minha cara; talvez, quando eu consegui registrar, ele já tenha quebrado a minha "boca", conforme ameaça feita diretamente a mim. E haja curtir raiva.

O editor fez Declaração, registrou em Cartório e exigirá da Comissão de Justiça da Câmara Municipal (presidida pelo Ver. Toninho do Murutinga - PSB) que adote providências, quanto ao caso. O fato se deu ao lado da Oficina do Sr. conhecido como "Cidi", o qual presenciou as intimidações do homem (que aceitou se identificar ao Blog), embora possa não ter ouvido a ameaça final.

Segue texto da Declaração:

DECLARAÇÃO QUE FAZ o Sr. Israel Fonseca Araújo, brasileiro, casado, servidor público, residente à Rua Pe. Vitório, 275, Cidade Nova (entre João Afonso Lobato e Raimundo Martins de Lima), portador do RG 2970596 (PC-PA), acerca de AMAEÇA e INTIMIDAÇÕES que sofreu, na manhã deste dia 26 de dezembro de 2015 (26/12/2015).

Israel Fonseca Araujo estava na Oficina de um Sr. conhecido como "CIDI" (Av. Sesquecentenário, próximo ao Comercial Vitória da Conquista, por volta de 10h), quando chegou um UM HOMEM, QUE NÃO ACEITOU SE IDENTIFICAR (aparentando bem mais de 30 anos), mas que se insinuou como suposto "dono da festa do Tupinambá", a ser realizada nos próximos dias, no Netuno's Club. Ao chegar, o homem perguntou: "Foi você que postou [no Facebook] aquela foto da Festa do Netuno's?", ao que o sr. Israel disse que sim, que a postagem era de sua responsabilidade. Sempre em tons de fala muito agressivos, o homem fez várias falas intimidatórias. Entre elas, perguntou se Israel "era político?" (!!!!!). Israel informou ao homem não identificado que suas postagens são de assuntos de interesse da Comunidade, que a faixa colocada próximo à Escola Marilda Nunes, cruzamento da Rua Major Lira Lobato, com a Gen. Deodoro, estava prejudicando a População que precisa se deslocar nas ruas, que fere o Código de Trânsito Brasileiro e que isso é contra a lei. Mas o homem não deixava ser ouvido, não parava de falar e sempre buscava intimidar o editor/responsável pelo Blog Poemeiro do Miri; em seguida, afirmou: "Por que o sr. quer prejudicar o meu trabalho?", "Vá lá no Hospital", além de outras coisas.

Nesse ponto, o sr. Israel disse que já chegava, que o homem tinha falado o que queria, mas o mesmo mantinha o tom de intimidação e demonstrava ficar em frente à bicicleta do Sr. Israel, talvez intimidando mais a sua saída (livre circulação). O citado fato se deve a uma postagem no Facebook (doc. anexado) e ao trabalho do Blog Poemeiro do Miri (http://www.poemeirodomiri.blogspot.com/). A isso pode ser dever essas falas, sempre em tons de INTIMIDAÇÕES. Este Declarante registra estes fatos e busca Providências oficiais, as quais devem surgir já nos próximos dias. Israel cita que essa prática de intimidação fere a Constituição Federal e a consequente Liberdade de Expressão. Ao final, quando o sr. Israel saiu com a sua bicicleta, o dito sr. falou, às costas deste declarante: "CUIDADO COM A BOCA". Nisso, o sr. Israel questionou o ameaçador sobre essa fala de ameaça, ao que o ameaçador ainda debochou: "tu tem como provar isso?".


Igarapé-Miri (PA), 26 de dezembro de 2015.


Israel Fonseca Araújo
Mestre em Letras (UFPA)
Professor
Responsável pelo Blog Poemeiro do Miri





______________________________________

Feliz 2016.

O que diremos mais?


terça-feira, 29 de dezembro de 2015

Vereadores(as) deram calote no Povo, de novo?

Israel Araújo
(Editor; Presidente da Academia Igarapemiriense de Letras / AIL)



"Será só imaginação? Será que nada vai acontecer?" (Será, da Legião Urbana)


O povo de Igarapé-Miri tem apanhado por demais dos Vereadores(as) instalados na Câmara Municipal, desde o dia 01/01/2013; apanharam muito no passado, também, principalmente quando Roberto Pina (PT) foi prefeito, entre 2009 e 2012. Mas, depois do legado de Pé de Boto (Ailson do Amaral) por estas bandas, aí sim, o bicho pegou pego.

A maior destruição social da histórica política miriense (2013 e 2014, pegando as beiras de 2015) coincidiu com o apoio de ao menos 10 (dez) dos 13 (treze) Vereadores, e apoio bem percebido aos feitos de Boto; nesse ínterim, sabia-se que somente Josias Belo (PSC), Carmoziha (ex-PV) e Melry (PT) estariam mais afastados de Pé de Boto e não apoiavam  o sr. Amaral (ao menos, se acredita que não).

Pois bem, o Ver. Toninho Peso Pesado (PMDB) tornou-se prefeito interino, e teve apoio de cerca de 11 (onze) dos 13 parlamentares. Depois disso, entra Roberto Pina Oliveira, para um mandato suplementar. Os entendidos em política sabem que isso tem outro nome: preparação de armas para 2016. Muito se dizia que Oliveira estaria sem apoio na Casa de Leis, mas o mesmo se mantinha super tranquilo, sem dar ouvidos a nada disso.

Foi então que o Sintepp continuou a mostrar indícios de Corrupção - e das brabas - no governo de Oliveira, informando ao Ministério Público a existência de cerca de dez marajás da Educação (pessoas que somente recebem, sem trabalhar em escolas e/ou outros espaços), possibilidade de existência de muitas dezenas de Professores/as em desvio de função (recebendo do FUNDEB, o que é totalmente irregular) e casos de Professores/as que mantém três ou quatro vínculos (isso é vedado pela Constituição Federal de 1988); alguns destes são, por extensão, marajás. Além desses três casos, há muitos outros a publicar, como é o caso de Professores/as que recebem gratificações de forma ilegal, contrariando a Lei Municipal 4.995/2010 (PCCR do Magistério), como é o caso de Gratificações de Coordenação Pedagógica (30% sobre o vencimento-base) a quem não está atuando nessa função e pagamentos de 50% sobre o vencimento-base como Incentivo SOME... para professores/as que atuam na cidade...

Além das cobranças do Sintepp local, feitas três vezes na Tribuna da Câmara Municipal e informadas ao Promotor de Justiça em Igarapé-Miri, as quais motivaram a abertura de uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) na Câmara, outras irregularidades foram apontadas na Saúde. Coube ao ver. Toninho do Murutinga (PSB; considerado um dos principais aliados de Pé de Boto, no passado) a proposição de duas CPI's: uma na Saúde e outra na Educação.

Foi exatamente a partir daí que os tapas na cara do Povo começaram a ser "sugeridos"; analistas do política(gem) de Igarapé-Miri acreditavam que o prefeito seria forçado a buscar diálogo com os Vereadores/as, pois teria chances de as CPI's avançarem e ele vim até a ser afastado por uns dias do cargo; seria a hora de o chefe do Executivo ter de se "aproximar" dos Vereadores/as. Certo?

Ninguém sabe responder, ao certo. Mas informações colhidas pelo Poemeiro do Miri dão conta de que Pina já teria cerca de 09 (nove) Vereadores/as próximos de si; os quatro que ainda estariam do lado do Povo, e contra a Corrupção na Saúde e na Educação (para citar duas pastas) seriam: Toninho Pesos Pesado (PMDB), Josias Belo (PSC), Irmão Nenca (PR) e Toninho do Murutinga (PSB). Estes estariam tentando atuar nas CPI's, mas a maioria já estaria fechada com os governistas (talvez em razão do ano que vem, de eleições, de olho nos cerca de 612 (seiscentos e doze) contratos que somente a Secretaria de Educação (SEMED) vem mantendo, em direta afronta à Constituição Federal de 1988 (fato já informado ao MP, pelo Sintepp), conforme a Folha de Pagamento de outubro/2015.

Portanto, se essas fontes estivem bem embasadas (tudo leva a crer que sim), a maioria dos defensores/as de Pé de Boto e ex-adversários de Pé de Boto e Toninho Peso Pesado já estaria com os homens de confiança de Roberto Pina. Como a Secretaria de Saúde foi dada politicamente a Vice-Prefeita Carmozinha (Pros), a de Finanças pertence ao PT (Marta Santos), a de Administração está com o PCdoB (Sr. Natanel, via dep. Lélio Costa), resta saber até que ponto a SEMED seria rateada pelos agora parlamentares governistas; a pasta foi dada ao professor Janilson Fonseca, sobrinho do prefeito e nome mais forte do PT no governo: seria, agora, re-dividida com vereadores que defenderam Pé de Boto no passado; Pina e Pé de Boto, juntos, aliados dos mesmos "representantes do Povo"? Ora, é sabido que a SEMED funciona como uma verdadeira "prefeitura paralela", na prática; mas estava fechada entre petistas para os rateios políticos (lá vem 2016!!!) e para as conduções técnicas (Deus ajude, pede-se).

Até que ponto o anúncio de duas CPI's seria capaz de sacudir Roberto Oliveira de seu confortável lugar de comando máximo nesta Terra?

Por que cargas d'água este Povo miriense teria de esquecer das últimas esbofeteadas políticas e de gestão que vem sofrendo, há vários anos?

A mudança de ano traria consigo uma mudança de memória de nosso Povo?

Será? Isso é só imaginação?

(Pobre, Renato!, Pobre, Renato!)


__________________________

Tenho dito e mais ainda o direi!










sábado, 26 de dezembro de 2015

Eleições 2016: GM dá início à série de entrevistas com pré-candidatos?

Israel Araújo
(Editor/responsável; Presidente da Academia Igarapemiriense de Letras (AIL), Cadeira 07)


(cgu.com.br)

O Blog Gazeta Miriense saiu na frente, mais uma vez, no que concerne a debater as questões políticas/partidárias na cidade de Igarapé-Miri. Após ter levantado, semanas atrás, que o Miri teria várias pré-candidaturas para as Eleições majoritárias de 2016, o GM perguntou "quem será candidato a prefeito do Miri, em 2016?", quando postava que:

(...)
O PT, talvez por estar no governo e ter a dificuldade de manter seu principal nome na disputa (Roberto Pina), trouxe a público seu debate interno, onde 6 nomes são cogitados: JANILSON, CARMEM, EDSON, JOSÉ JR., PADRE JUCELINO E PINA (?).
Interessante e até corajosa essa atitude, pois a exposição antecipada de nomes pode ser benéfica ou maléfica para a escolha. Mas pode estimular que outros partidos façam o mesmo, já que parece claro que eles também tem suas preferências e tem realizado debates internos e ações políticas visando o próximo pleito.
Vejamos alguns casos que tem sido divulgados nas redes sociais e nas ruas e parecem indicar possíveis nomes na disputa a Prefeito de Igarapé-Miri em 2016:

PHS – a provável candidata deve ser Irna Rodrigues que já montou um Instituto beneficiente (Lar de Iracema);
PSOL – tem como principal expoente Isaac Fonseca e tem realizado debates na área rural e urbana do Município depois que montou Diretório Municipal;
PMDB  Toninho Peso Pesado deve ser o preferido, pois teve expressiva votação em 2015 e tem a influência de presidir a Câmara Municipal. Mantém exposição diária em rede social e tem reunido com lideranças para tentar se consolidar num grupo;
PV  Carmozinha e Francisco [Pantoja] estão no mesmo partido, pelo menos até agora. Se o vereador Preto preferir a vereança, pode ser que um dos dois seja indicado para a disputa ao cargo de Prefeito, apesar que alguns já comentem que Carmozinha deve mudar de partido;
PT do B – tem reunido e avaliado internamente. Não mostrou deliberação, mas o Professor Valdir Jr é o nome mais divulgado para se candidatar a prefeito em 2016;
PPS  Joca Pantoja (o pequeno grande homem) foi o terceiro colocado em 2015 e com seu jeito matreiro também continua no páreo, pois continua reunindo com lideranças e avaliando sua candidatura no ano que vem;
PSD – o grupo de Dilza saiu enfraquecido com a disputa em 2015, mas certamente que não abandonou a política e pode lançar novamente Darlene Pantoja ou Edir Corrêa para o pleito de 2016.
PSDB – parece que deve lançar Ítalo Mácola a prefeito em 2016, que tem aparecido mais no município, tendo destaque na inauguração da Ponte e pode se prevalecer do apoio do governo estadual para somar forças na corrida ao Palacete Senador Garcia.


No último sábado, 19/12, o PT se reuniu e decidiu lançar, como Pré-Candidato a Prefeito de Igarapé-Miri o Pe. Jucelino Neves, pároco da Paróquia de Sant'Ana. Trata-se, conforme diz o religioso, de uma condição que ainda poderá "ser confirmada em definitivo". Mesmo assim, o GM entrevistou Jucelino,  em tons de euforia, aplausos (cenário político ferveu...) nos seguintes termos:


CAMPANHA ELEITORAL 2016: GM ENTREVISTA PADRE JUCELINO


No último sábado, dia 19 de dezembro, o cenário político Miriense ferveu com a divulgação de que o Padre Jucelino Neves teria aceitado ser pré-candidato a prefeito de Igarapé-Miri. Se confirmada a candidatura, será o primeiro Padre Católico a tentar chegar ao Palacete Senador Garcia durante a longa história da Terra do Açaí.


GM: Como ficará sua relação com a Igreja Católica? O Senhor irá pedir licença das funções de padre para se dedicar a essa participação política e depois à campanha eleitoral?
Pe. Jucelino: As pessoas logo querem saber se o padre que se candidata deixa de ser padre. O padre que se candidata é licenciado de suas funções sacerdotais para que fique livre para o processo eleitoral nas mesmas condições dos concorrentes, mas não falará em nome da Igreja e nem intervirá em suas ações, até que tudo passe. Isso vale tanto para o período eleitoral quanto para o mandato, caso eleito. Como também, a Igreja não interfere em nenhum período para poder continuar sua missão com total liberdade e justiça.

GM: O que lhe motivou a aceitar iniciar o ingresso na vida política Miriense?
Pe. Jucelino: Não me considero e nem pretendo ser político, principalmente nos moldes estereotipados. Sou um trabalhador/administrador, sacerdote que tem sofrido as dores e angustias desse povo de Deus a mim confiado aqui em Igarapé-Miri. Se se concretizar a candidatura, será só para esse pleito e não mais. E diante dos problemas que este nosso município enfrenta, me sinto provocado, questionado a dar uma resposta além do meu trabalho em coisas que não é minha função e nem está no meu poder de gerenciamento, mas, necessárias ao equilíbrio e bem-estar da sociedade.

GM: Até quando o senhor irá permanecer como dirigente da Paróquia de Sant’Ana ?
Pe. Jucelino: Até o primeiro domingo da Quaresma.

(...) 


O que essa manifestação poderia significar? Várias coisas?
1 - Que o PT não teria mais condições de manter uma pessoa ligada a Roberto Pina Oliveira (campo majoritário, cuja doutrina principal a ser seguida é o chamado "centralismo democrático") nas disputas, ao menos em 2016, inclusive com a circulação da notícia de que Oliveira teve conta rejeita pelo TCM, com sete irregularidades mantidas, depois de ouvido o Ministério Público, o que poderia tornar Pina inelegível nos termos da Lei da Ficha Limpa (Dilza Pantoja enfrentou a mesma situação);

2 - Que o PT estaria tentando mostrar ares de "renovação" de quadros, já que está visceralmente envolvido em gigantesco escândalo de Corrupção, a operação Lava Jato da Polícia Federal (plano nacional, depois do "Mensalão" 2005) e o caso dos Marajás da Educação e outras irregularidades (no plano de Igarapé-Miri, denunciadas pelo Sintepp local);

3 - Que se trata apenas de especulação, pois o partido poderia estar "jogando" com as peças de bastidores eleitorais (as chamadas "articulações"), para preparar bote mais violento;

4 - Que a pesquisa encomendada pela sigla e, misteriosamente, não divulgada ao povo, teria mostrado um cenário de grande decepção para o grupo de Roberto Pina / Janilson dentro do cenário de expectativas no qual se move o povo da Terra do Açaí;

5 - Que as coisas estão, mesmo, começando a pegar fogo.


Quem serão os próximos pré-candidatos a serem entrevistados(as)?

Quais peças já se movem com mais facilidades nesses tabuleiros: seja de dia, seja nas caladas das noites?



_______________

Digo; e digo mais ainda!


segunda-feira, 21 de dezembro de 2015

Livros, "à mão cheia": Presidente da Academia Igarapemiriense de Letras lançará outro livro de Poemas

Desta vez, com seu filho Giovanni do Nascimento Araújo. "Ditos de (quase) ontem" será lançado em breve.

Reunião de Lançamento está sendo preparada para encantar amantes da Poesia, das Letras / com muita simplicidade e presenças ricas, em nossos meios.

Aguardem:



terça-feira, 15 de dezembro de 2015

JORNAL MIRIENSE TERIA DE PARAR?... OPINIÃO DO POEMEIRO DO MIRI

Prof. Israel Araújo (Editor do Poemeiro do Miri)
Presidente da Academia Igarapemiriense de Letras (AIL)
Cadeira n. 07 - Manoel Luiz F. Fonseca


(Reprodução da capa do JM, dez. 2015)

Nas últimas semanas, Igarapé-Miri foi informado de que o Jornal Miriense (JM), sucessor do Jornal Mensageiro do Miri, fundado em 01 de janeiro de 1980 (isso, mesmo; 1980), iria colocar nas ruas a sua "última edição". Que encerraria suas atividades, de acordo com postagem de rede social, de seu Editor-chefe e Fundador, Dorival Pereira Galvão. O próprio Galvão já havia confidenciado que as dificuldades para manter um periódico mensal, em uma cidade pequena como a nossa e pouco acostumada à leitura de jornais, de uma certa maneira (acrescento). E tal se fez cumprir, com a chegada às ruas da edição especial de número 200.

O jornal traz uma chamada de capa que anuncia: "Encerra-se aqui a longa história do jornal mais lido do Baixo Tocantins", além de notícias sobre a administração municipal, casos de violência urbana, a denúncia do Sintepp local (no Ministério Público Estadual), entre outros temas. Acostumados à leitura do JM, uma boa parcela do povo igarapemiriense saiu à busca da edição especial, já anunciada, e se deparou com a informação estampada ("ÚLTIMA EDIÇÃO"). Dorival Galvão sempre confidenciava, entre chegados, que a última edição sairia depois de seu falecimento...

Acontece que a saída de cena do JM lança sobre Igarapé-Miri algumas indagações sobre a presença da mídia jornalística produzida e feita circular nestas terras: a) quais jornais conseguirão manter uma estrada tão longa ou que ao menos se aproxima da trilhada pelo JM?; b) os jornais A Folha de Maiauatá e jornal Sementes, que circularam por uns anos e pararam: será possível o Tribuna Popular ou outro periódico seguir essa estrada, ainda mais em tempos de produtivas mídias virtuais ("alternativas")?; mais que isso: c) em tempos de Blogs, páginas de relacionamento e grupos de WhatsApp, os jornais impressos terão condições de continuar a conquistar leitores(as), em Igarapé-Miri?

Sem respostas ou com sugestões de respostas, o certo (se posso falar de "verdade", aqui)  é que a saída de cena do JM deixará uma lacuna (foram 35 anos de atividades) e um bom desafio a quem queira trilhar essa estrada, em Igarapé-Miri.


Na UFPA, Jornal Miriense foi tema de uma pesquisa de Mestrado

Este mesmo professor, quando de sua proposta de pesquisa para o Mestrado em Letras no PPGL (Programa de Pós-Graduação em Letras), pautou o JM como corpus de análise, em razão da cobertura da ação política da mulher na sociedade igarapemiriense, sobretudo nos anos 2004 até fins de 2008 (períodos de campanhas à Prefeitura de Igarapé-Miri, com uma mulher sendo eleita em 2004 (Dilza Maria Pantoja Corrêa), governando entre 2005 e 2008 e sendo novamente candidata, em 2008; desta vez derrotada). O recorte da pesquisa levou em conta essa maior efervescência de publicações que tematizavam a mulher que atua(va) na política de Igarapé-Miri, em razão da estrada jornalística trilhada pelo JM e em razão de o fazer jornalístico ser visto, na pesquisa, como uma prática discursiva. Assim, o Miriense foi entendido como "um veículo da mídia impressa, de abrangência local, apesar de circular esparsamente em outros municípios além de Igarapé-Miri. Neste texto, esse veículo é chamado de Jornal Miriense, Miriense ou JM. Para além da função de informar a população e publicar a ocorrência de fatos de interesse social, o Miriense ajuda a instituir uma realidade por meio de sua ação discursiva" (ARAÚJO, 2015). Israel Araújo cursou Mestrado em Letras, na UFPA, entre os anos de (março de) 2013 e junho de 2015.

Entre os principais objetivos do estudo, estava investigar as relações interdiscursivas que constituem esse exercício enunciativo jornalístico. Intitulada "A enunciação da ação política feminina em Igarapé-Miri: um estudo das relações interdiscursivas no Jornal Miriense", a pesquisa foi orientada pela Dra. Fátima Pessoa (PPGL-ILC) e recortou mais de oitenta textos do JM para análise, sob a ótica da Análise do Discurso de linha francesa (AD), entre outros procedimentos teórico-metodológicos. Dois principais grupos de textos foram recortados; (i) os que tratavam da ação da mulher que atua em diversas funções; (ii) os que tratavam da ação específica da prefeita de Igarapé-Miri, redivididos entre os que faziam referências positivas a seu trabalho e os que o combatiam.

Entre os resultados a apontar, podem ser citadas as relações entre discursos do JM que enalteciam a figura da mulher e/ou da prefeita e os que combatiam (inclusive sob recurso à figura da ironia) a citada atuação política. A presença da religiosidade cristã trazida à cena enunciativa também foi fartamente constatada, além da veiculação de estereótipos atinentes à relação da mulher com o campo do trabalho, na medida em que, à mulher com atuação pública em Igarapé-Miri, o JM convocou reiteradamente a presença do magistério (atuação como professora ou ex-professora); o recurso às sugestões sobre um perfil de corpo feminino, vinculado à imagem da gestora e posto à distância de parâmetros como o da boneca "Barbie" ou da Xuxa Meneguel, também foi bem explorado discursivamente, pois o veículo. A prefeita, sendo mulher e tendo seu trabalho combatido, ao ser apresentada nas publicações, parecia criar maior efeito de sentido quando das provocações sobre sua aparência e sugestão de desalinhamento a padrões de beleza... do que no que se refere a uma atuação de governante, de administradora de um município. Para falar de algumas questões, apenas.


A seguir, o Resumo da Dissertação(*) apresentada à Banca de Defesa, no dia 25/06/2015:

A presente dissertação discute a maneira adotada pelo Jornal Miriense (JM) para apresentar a seus leitores a mulher que tem atuação pública/política no município de Igarapé-Miri (PA), seja no que concerne à análise de uma cobertura jornalística mais voltada para a própria personalidade política, seja no que concerne ao exame de uma enunciação que se volta para a divulgação de ações políticas mais específicas, tais como a atuação em movimentos sociais e na prefeitura de Igarapé-Miri. Investiga-se o funcionamento discursivo do fazer jornalístico que se materializa no Jornal Miriense, veículo produzido no município de Igarapé-Miri há 35 anos, especificamente no conjunto de publicações veiculadas entre os anos de 2004 a 2008. Foram constituídos quatro grupos de textos, definidos como G1, G2, G3 e G4, os quais apresentam a atuação feminina em diversas funções públicas/políticas (G1 e G2) e na função específica de prefeita de Igarapé-Miri (G3 e G4). Nas publicações, buscou-se atentar para as articulações entre o fazer jornalístico e a vida pública/política em Igarapé-Miri, bem como entre discursos sobre o lugar social da mulher e a dimensão de gênero que pode impactar o modo de se dizer, midiaticamente, acerca da aparição pública/política feminina no JM. De que maneira essas articulações geram sentidos nas publicações analisadas é uma indagação que define concretamente o horizonte principal postulado para a pesquisa: investigar as relações interdiscursivas constituintes do Jornal Miriense, materializadas nos textos que tematizam a ação pública/política feminina, em Igarapé-Miri. A investigação se baseia em postulados da Análise do Discurso da linha francesa (AD), especificamente com base no modelo defendido por Dominique Maingueneau (1997, 2008, 2011), adotando-se as seguintes ferramentas teóricas e analíticas: interdiscurso, prática discursiva, cena de enunciação e dêixis discursiva. Acredita-se que a enunciação jornalística do JM expõe relações interdiscursivas convocadas nos textos para se referir à figura política tematizada, estabelecidas por um conjunto de cenas enunciativas, que se sustentam em elementos da dêixis discursiva adotada. Nessa interface, ganha vital relevância a imbricação entre mídia e discurso, razão pela qual a pesquisa ancora-se em postulados de autores como Gregolin (2007), Lage (2005), Melo (1994) e Miguel (2002, 2003a). Foi possível constatar um conjunto de relações interdiscursivas que apontam para a articulação entre o discurso jornalístico do JM com a prática religiosa em curso em Igarapé-Miri, bem como entre essa prática jornalística e a prática política que ajuda a constituir a vida pública municipal, assim como entre a prática discursiva jornalística e a dimensão de gênero, a qual impacta significativamente o funcionamento discursivo do JM ao enunciar sobre a mulher com atuação pública/política em Igarapé-Miri.

Palavras-Chave: prática discursiva jornalística; relações interdiscursivas; gênero; política; Igarapé-Miri; Jornal Miriense.




_____________________
(*) A Dissertação foi aprovada sob inúmeros elogios e apresentação de sugestões para melhoria, com conceito final "Aprovada com indicação à publicação".

quarta-feira, 9 de dezembro de 2015

PINA E AS DUAS CPI's: Câmara instalou Comissões de Inquérito para investigar ações das Pastas da Saúde e Educação


Israel Fonseca Araújo
(Editor; presidente da Academia Igarapemirense de Letras
Cadeira 07 - Manoel Luiz Ferreira Fonseca)


Na Sessão desta quarta, 09 de dezembro de 2015, a Câmara Municipal de Igarapé-Miri esteve bastante "mexida" por sujeitos pertencentes ao Povo de Igarapé-Miri, os quais abafaram (para não dizer calarão) o desacreditadíssimo Parlamento municipal. Primeiro, foi a ida, pela quarta vez em 2015, do Sintepp / Subsede de Igarapé-Miri para a Tribuna Popular, abordar a difícil relação com os titulares da Educação e com o próprio prefeito petista Roberto Pina Oliveira. A coordenação chegou a relatar as principais dificuldades e a pedir respostas da Casa sobre o pedido de CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) que foi requerida pelo Coordenador-Geral, prof. Israel Araújo, dia 04/11/2015, para investigar a pasta da Educação.
Além disso, Araújo relatou sobre o andamento do debate inicial sobre a criação de Plano de Cargos, Carreira e Remuneração (PCCR) Unificado para incorporar os Servidores de Apoio ao conjunto de normas que garantem conquistas ao profissionais do Magistério. Integrantes do Sintepp, mais os vereadores Lula (PP) e Nenca (PMDB), juntamente com o Secretário de Educação, Janilson Fonseca, firmaram acordo para que, até meados de fevereiro de 2016, o Projeto de Lei que proporá essa criação chegue à Câmara, para apreciação e votação. Esse acordo foi apresentado hoje a todos os presentes na Câmara, pelo que todas as pessoas devam ficar atentar e cobrar o andamento das discussões prévias à aprovação do PCCR Unificado.
Além desses pontos, foi relatado sobre a Representação do Sintepp no Ministério Público Estadual, protocolada dia 19/11/2015, na qual são informadas possíveis irregularidades, que podem (e, na posição do Sindicato, devem) ser investigadas. Também foi pontuado pelo Coordenador sobre a discussão de Regime Próprio de Previdência para o Município de Igarapé-Miri.


REGIME PRÓPRIO DE PREVIDÊNCIA

O Presidente da Câmara, Rónelio Quaresma (Toninho Peso Pesado - PMDB), em conversa com o coordenador do Sintepp (Israel Araújo), se comprometeu a construir uma Reunião, na Casa de Leis, com a presença do governo e suas assessorias, o Sintepp e a Câmara para discutir, inicialmente, essa demanda, que é cobrada e vem nas pautas de lutas do Sintepp no Baixo Tocantins, há bastante anos. A Subsede de Igarapé-Miri já debateu internamente a possibilidade de criação de um Regimento Próprio de Previdência para o Município de Igarapé-Miri, mas na época (mandato de Pé de Boto) não foi possível que o Sindicato fosse atendido pelo Prefeito para discutir a questão. A ideia é apresentar inicialmente a questão e, se depois de feito estudo de viabilidade, for considerada válida a criação, os próximos passos serão dados. Antes disso, vários diálogos com o governo seriam estabelecidos. Esse foi o consenso firmado pelos líderes referidos, com a presença e participação no debate do Assessor Jurídico da Câmara, advogado Leandro Araújo Filho.


ESCOLA "CAETANO LEÃO"

Poucos dias após ser palco da primeira eleição direta para escola de Diretor(a) e Vice-Diretor(a) de uma escola da rede municipal de Igarapé-Miri, a Direção da mesma, na pessoa da professora Rosilda dos Santos, com o Coordenador Pedagógico Luiz de Gonzaga Moura e outros agentes, entre esses vários professores, alunos e pais/responsáveis, superlotaram a Câmara de Igarapé-Miri para cobrar dos Vereadores intervenção na problemática da violência que vem assolando essa Comunidade escolar, quando alunos foram assaltados duas vezes somente nesta semana, na PA-407, poucas semanas depois de uma pessoa da localidade Suspiro ter sido executada nessa mesma PA. Ao final de Sessão, até a Polícia Militar foi chamada para se manifestar sobre os fatos e falar de sua parte nessa situação. Em um dos dias de assalto aos alunos, a direção da escola teria recebido como resposta da Polícia que não seria possível ir até à localidade porque não haveria viatura para o deslocamento.


CPI’s NA EDUCAÇÃO E NA SAÚDE

Na mesma sessão de hoje, 09/12, o Presidente Ronélio leu as deliberações sobre a acolhida de pedido de CPI na Educação e CPI na Saúde, de requerimento do Ver. Antonio Cardoso Marques (Toninho do Murutinga – PSB), de número 204, no qual apresenta um conjunto de fatos aos pares e requer a instalação da respectiva Comissão. Com as assinaturas necessárias, o presidente procedeu a instalação de duas CPI’s, sendo uma para tratar da pasta da Educação, sob presidência da Ver. Dalva Amorin (PTB), na qual o próprio Cardoso Marques está incluso como membro. Essa foi uma cobrança do Sintepp, durante a Paralisação do dia 04/11, formada por Servidores(as) de Apoio da Educação, no momento em que a Coordenação cobrava ação dos vereadores sobre várias irregularidades apresentadas aos mesmos. Assim que o Sintepp entrou com Representação no MPE denunciando marajás na Educação, Professores com três ou quatro vínculos e servidores que recebem do FUNDEB, mas atuam fora da Educação, a Casa ficou mais agitada ainda, na medida em que o povo acaba sendo levado a acreditar que o Sintepp estaria “fazendo um papel e cumprindo com um dever que é, de fato, dos vereadores”, conforme disse Marques a respeito do caso. Deve-se atentar para o fato de que fiscalizar, denunciar atos eivados de ilegalidade, imorais, abuso de poder e improbidade na administração municipal é dever dos parlamentares.
Depois desse momento, a CPI foi proposta e finalmente aceita.
Assim como a da Educação, houve instalação de mais uma Comissão, a qual investigará a pasta da Saúde, esta sob a Presidência do Ver. Josias Belo (PSC).


HAVERÁ “PIZZA”?


(O Povo só de olho...)


O fato de Roberto Pina e seus secretários poderem enfrentar uma CPI (uma para cada pasta) é bem novo na política igarapemiriense. Não se lembra, nos registros do Poemeiro do Miri, que outra Comissão tenha sido instalada, ao menos desde 1997. O problema maior é de ordem moral e ética, pois o povo, em sua maioria, não acredita nos “políticos” brasileiros e dá sinais, ao menos informalmente, de não acreditar na maioria dos vereadores(as) de Igarapé-Miri (é o que se comprova pelo termômetro que é a rede social). Assim sendo, paira uma terrível indagação sobre a ação dos próprios vereadores que conduzirão as Comissões, pois o modelo "de Brasília", de conchavos entre partidos e parlamentares e de relatórios pífios, acordados entre lideranças e bancadas, enfim, as conclusões que não dão em nada e, ainda por cima, os que deveriam investigar condutas ilegais/imorais e ímprobas seriam os primeiros a "comemorar" a realização de um trabalho que nada investiga e em nada termina (a não ser em comemorações regadas às deliciosas pizzas, com bebidas e outros petiscos)... esse modelo assusta nosso povo.
Se é verdade que há muitas irregularidades nessas duas áreas, que os hospitais e ambulâncias estão quase falidos, se faltam médicos aos montes, se há suspeita de aluguéis..., se as denúncias do Sintepp e outras levantadas por Cardoso Marques, além das reverberadas por Josias Belo, se os problemas relatados pelo Ver. Irmão Nenca (PR), se essas e muitas outras mais, existem e podem ser comprovadas, por que os (agora) investigadores teriam de se omitir de fazer um seríssimo trabalho de varredura na corrupção instalada em Igarapé-Miri?

Alguém gostaria de ficar marcado para a história política local como ... da pizza na cidade do Açaí?

Deus os livre!



sexta-feira, 4 de dezembro de 2015

1ª Eleição Direta para Diretor e Vice foi na Escola "Caetano Leão", em uma semana repleta de assaltos a alunos(as) dessa mesma escola!

Israel Araújo (Editor)
Coordenador-Geral do Sintepp / Igarapé-Miri
Pres. Academia Igarapemiriense de Letras (Cadeira 07)


(Marcelo Pureza, pres. da Comissão Eleitoral da "Caetano Leão", acompanhado pelo editor do Poemeiro do Miri, prof. Israel Araújo, Ozenilda Guimarães (SEMED) e equipe de mesárias)

A Escola Municipal de Ensino Fundamental "Caetano Corrêa Leão", situada em Vila Suspiro (PA-407), elegeu a primeira Diretora e a primeira Vice-Diretora da história da educação municipal de Igarapé-Miri, através de votação pela Comunidade Escolar, no pleito realizado no dia 03/12/2015 (quinta), no qual se inscreveu apenas uma Chapa. Segue versão simplificada da Ata da Comissão:

Aos três dias do mês de dezembro de 2015 (03/12/2015), no horário compreendido entre às 08h e 17h, realizou-se a votação na Eleição Direta para o preenchimento dos cargos de Diretor(a) e Vice-Diretor(a) da Escola Municipal de Ensino Fundamental “Caetano Corrêa Leão”, conforme determinação da Lei Municipal 5.102/2015, Decreto 031/2015 – GP, e Edital 001/2015, da Comissão Eleitoral. Para esse pleito, foi inscrita apenas uma Chapa, formada pelas Candidatas Rosilda dos Santos (para Diretora) e Liduína Miranda Lobato (para Vice-Diretora), sendo por isso mesmo identificada como “Chapa Única”. Após terminada a votação, passou-se à contagem das cédulas e da respectiva votação. Por meio desse procedimento, a Comissão Eleitoral, juntamente com os Mesários, passaram a contar os respectivos votos, pelo que se constatou que, dos 814 eleitores considerados aptos a votar, 372 (trezentos e setenta e dois) eleitores(as) votaram. Desse total, 11 (onze) votos estavam anulados. Portanto, os votos válidos somaram 361 (trezentos e sessenta e um). Desses, 304 (trezentos e quatro) votos foram destinados à Chapa Única (84,21% de votos válidos) e 57 (cinquenta e sete) eleitores votaram em branco (15,78% de votos válidos). Assim sendo, considerando as regras gerais do Processo Eleitoral, foi constatado que o quórum mínimo definido pela Lei 5.102/2015 (Art. 13) fora atingido e, logo, o resultado da eleição foi validado. Dessa feita, foi declarada vencedora a Chapa Única acima identificada. Nada mais havendo a tratar, lavrou-se a presente Ata, que segue assinada Comissão Eleitoral. Igarapé-Miri (PA), 03 de dezembro de 2015. Marcelo Quaresma Pureza – Presidente da Comissão; Luís de Gonzaga Santa Moura – Secretário da Comissão; Amanda Paiva Chaves – Membro da Comissão (grifos deste Blog).

(Membros da Comunidade Escolar acompanhando a apuração)





(Material de divulgação da Chapa)


NA CONTRAMÃO DA ESPERANÇA, AS VIOLÊNCIAS

Infelizmente, nessa mesma semana, dia 01/12, alunos e alunas foram assaltados quando esperavam a condução para irem estudar. Assaltantes levaram celulares, jóias e o que mais encontraram. A pedagoga Rosilda dos Santos, gestora da escola, foi com os discentes à Delegacia de Polícia Civil, zona urbana de Igarapé-Miri, mas recebeu um não do delegado, que informou à mesma que esses BOs devem ser feitos pelos pais/responsáveis pelos alunos(as).

Três dias depois, isto é hj (dia 04/12), mais uma vez os mesmos alunos foram assaltados, só que desta vez no próprio ônibus escolar. Assaltantes fizeram "limpeza" e ainda teriam informado que o próximo assalto seria dentro da Escola Caetano Leão. O pânico está instalado nos discentes, que se desmotivam a estudar, e nos docentes, a maioria deles moradores da cidade de Igarapé-Miri, que se deslocam à unidade diariamente.

Segundo a diretora, "Os alunos da escola Caetano Leão foram assaltados novamente, duas vezes só essa semana, na terça-feira foi nas bocas dos ramais, e hoje dentro do ônibus durante o percurso dele pra escola, levaram celular, sandálias, dinheiro e jóias; as aulas foram suspensas e todos foram pra Delegacia registrar ocorrência, mais não tinha viaturas na cidade, estou ainda muito assustada, pensando no dia de amanhã o que poderá acontecer, já que ficamos localizado em lugar de via pública onde passam muitas pessoas de má fé, e nós não temos segurança nenhuma dentro de nossa escola." Além disso, "as crianças já não querem mais ir pra escola e os pais falam em fechar a escola até que seja resolvido a situação", acrescenta.

O Povo quer saber de respostas do Poder Público e tem o direito de as buscar.



quinta-feira, 3 de dezembro de 2015

SEM ROCK NO FESTIVAL DO AÇAÍ 2015 - MILITANTES PROTESTAM CONTRA AÇÕES DA GESTÃO CULTURAL EM IGARAPÉ-MIRI

Duas das principais bandas de Rock de Igarapé-Miri, Alpha e Zona Crítica, integrantes do Circuito Rockeiro Miriense, muito bem aplaudida pelo público e aceita pela crítica, depois de realizarem diversas ações no meio cultural da Terra do Açaí, anunciaram que estão de fora do Festival do Açaí 2015. O motivo, segundo as principais lideranças, é a postura da direção do Depto de Cultura da Prefeitura de Igarapé-Miri, no que concerne à valorização desse segmento cultural. Os integrantes se referem diretamente ao Diretor de Cultura local, Elton Serrão. Nesse sentido, se retiraram da apresentação marcada para acontecer no sábado do Festival, conforme se lê no seguinte Manifesto, encaminhado com exclusividade ao Poemeiro do Miri: