sexta-feira, 30 de dezembro de 2016

Eleições diretas em Igarapé-Miri: mais 03 gestoras são empossadas

Israel Araújo (Editor)



(Secretário de Educação, Janilson Fonseca, dando Posse à professora Raimunda Gomes - Escola Perciliano Tourão)


A matéria é do Blog do Sintepp - Subsede de Igarapé-Miri
(sinteppemigarapemiri.blogspot.com.br/)


A manhã e a tarde do dia 29 de dezembro de 2016 ficam bem marcadas para o exercício democrático no campo educacional de Igarapé-Miri; nesses momentos, mais duas escolas municipais receberam gestoras escolares eleitas pela comunidade escolar para exercer um mandato de dois anos, a contar da data de expedição das respectivas Portarias, assinadas pelo Chefe do Executivo Municipal, Exmº Sr. Roberto Pina Oliveira (PT). Uma das conquistas da educação pública municipal nas quais o Sintepp, Subsede de Igarapé-Miri, mais ajudou, atuou, as eleições diretas são resultado de disposições da legislação educacional do País e da política educacional de Igarapé-Miri. Neste Território, por exemplo, há um Plano de Carreira do Magistério Público (Lei 4.995/2010), que determina esse princípio; há um Plano Municipal de Educação 2015-2024 (Lei 5.098/2015) que o reafirma, na esteira do Plano Nacional de Educação; e há, sobretudo, uma legislação municipal específica, com suas devidas regulamentações: a A manhã e a tarde do dia 29 de dezembro de 2016 ficam bem marcadas para o exercício democrático no campo educacional de Igarapé-Miri; nesses momentos, mais duas escolas municipais receberam gestoras escolares eleitas pela comunidade escolar para exercer um mandato de dois anos, a contar da data de expedição das respectivas Portarias, assinadas pelo Chefe do Executivo Municipal, Exmº Sr. Roberto Pina Oliveira (PT).

(...)


Íntegra, lá no Blog citado.

quinta-feira, 22 de dezembro de 2016

Prefeito Pina (PT) está inaugurando obras; Peso Pesado já se aproxima do Palacete Senador Garcia

Israel AraújoPHP (Professor e Humilde Poeta)
Editor do Poemeiro do Miri (poemeiro@hotmail.com)
Facebook: Israel Araújo Poemeiro do Miri




(Foto da internet; o atual prefeito Roberto Pina, PT, com ex-aliado Wladmir Afonso "Fuxico". Fonte da foto: Blog Folha de Igarapé-Miri)


Até 31 de dezembro de 2016, custe o que custar e desde que a "Justiça" não intervenha, o petista Roberto Pina Oliveira estará como prefeito de Igarapé-Miri, no castigado estado do Pará de Simão Jatene (PSDB) e seu filho, de ouro, "Beto Jatene". E aí, quase nada a ver uma coisa com a outra, Pina está vivendo os últimos (menos de) nove dias de seu governo; cerca de 18 meses e vinte dias de gestão, após de ter sido gestor pelo PT, entre 2009-12, e depois de ter voltado assim que os mandatos "de Pé de Boto" largaram (ou tiveram de largar) a Caneta mais poderosa do Miri. Pina entrou em 09/06/2015, substituindo o então Prefeito Interino Ronélio Rodrigues Quaresma (PMDB), o Toninho Peso Pesado; agora, ao sair, Roberto deverá passar a Faixa (certamente que sob algumas vaias)... a Ronélio Quaresma, que venceu em 02 de outubro de 2016 de Joca Pantoja (PP) e Pe. Jucelino Neves (PT).

Pesado já estaria apresentando ao povo os possíveis novos Secretários Municipais, entre eles o ex-Prefeito de Igarapé-Miri pelo PTB, Francisco Vitor Pantoja, hoje presidente do PMN; Pantoja assumiria a Secretaria de Planejamento neste mandato de Quaresma. E ainda teria a SEDIN, chamada de "Secretaria de Obras" e que ficaria sob as mãos de Marenilson, ex-candidato a Vereador pelo PMN de Francisco, no pleito de 2016. Também já estão anunciados os secretário de Governo (Gelffson Lobo), de Educação (Raimundo Carlos Castro, o "Carlão") e de Finanças ("Branco"). Dizem que tem mais nomes a citar, mas temos de falar obras ("b" minúsculo).



(Foto da internet; o atual prefeito diplomado, Ronélio Quaresma "Toninho Peso Pesado", PMDB, ao lado da atual vice-prefeita Carmozinha (PROS), ex-aliada política de Roberto Pina. Fonte da foto: Blog do Robson Fortes)


Acontece que, assim como em 2012, quando saía e tinha sido, ele mesmo, derrotado por Pé de Boto, Roberto Pina está inaugurando obras públicas; obras que cairiam no colo de outros gestores/as, os quais iriam colher os frutos do empenho de Pina, tal como fez "o Boto" depois de janeiro de 2013 e até um pouco de 2014. A atual edição impressa do Jornal Tribuna Popular deu leve toque nessa sina de Roberto: parece que dá alguns legados à Terra do Açai, mas... Nesse rol, devem ser citados:

a) O Complexo de Feiras e Mercados "Miguel Tourão Pantoja", a chamada Nova Feira (um Ver-o-Peso zinho na beira do rio Igarapé-Miri, coisa porreta de bacana; construído durante cerca de 10 anos pelo governo do Pará e inaugurado por Pina, em 2012, para dar nome ao pai de Francisco Pantoja; entendeu?); depois foi inaugurado de novo por Oliveira, em junho de 2016, e posto em funcionamento.


b) Creche da Boa Esperança, que levará o nome da ex-professora Maria Célis; assim como a da Cidade Nova, que recebeu nome de "Maria Jóia Corrêa", essa obra vem dos recursos do governo federal; antes da destruição comandada por Michel Temer (PMDB), saibamos disso; está sendo inaugurada hoje (22/12).


c) Novo Centro Administrativo; bom esclarecer que não havia outro antes desse; estão chamando de "novo Centro", mas não havia um anterior. Uma estrutura administrativa formada por dois Blocos, contendo cerca de 30 salas ao todo, que deveria abrigar a própria sede da Prefeitura, com Gabinete do Prefeito, Secretarias de Finanças, de Governo e de Planejamento (citando apenas umas), Assessoria Jurídica, Sistema de Controle Interno, e que daria maior comodidade aos cidadãos que se dirigir até essa sede e aos servidores/as que lá trabalham, além dos políticos que passam uns meses ou anos lá; obra construída a peso de ouro (cerca de dois milhões e cem mil reais), apesar do reconhecido pequeno tamanho, mas que está custando caro ao Brasil (pois é a Eletronorte/Ministério de Minas e Energia (MME) que está construindo, com leve contrapartida do ente municipal. É, de fato, um grande ganho ao castigado Miri; está sendo inaugurada hoje (22/12).

d) Espaço Cultural "Aurino Quirino Gonçalves", dentro do Centro Cultural Açaizão. Obra das mais importantes da gestão petista em Igarapé-Miri, pois oferece muitas opções de lazer e prática de variadas modalidades esportivas (Vôlei, Futsal, Handebol e outras), tem arquibancadas novas, recentemente construídas, palco secundário, um vestiário, uma quadra poliesportiva ao centro, áreas de vendas e outras; recentemente, na Câmara Municipal, um grupo de vereadores/as propôs que esse espaço se chamasse "Maestro Amintas Pinheiro", petição que fora aprovada, mas que, segundo fontes do Poemeiro do Miri, não será atendido pelo prefeito: "o prefeito já tinha decidido pelo nome de Pinduca faz tempo", disse a fonte. Assim sendo, mais uma disputa-zinha entre Roberto e atuais vereadores/as, com leve vitória ao petista; a obra está sendo inaugurada hoje (22/12).

Tomara que a dilapidação do patrimônio público deixe de ser moda corrente nesta Terra, pois nossos olhos, direito e esquerdo, são irmãos a quase 40 anos.

As obras são públicas; não são de quem as faz, mas... deixem pra lá.

_________________
Agora vamos dizer o quê?


sábado, 17 de dezembro de 2016

Um assassinato no Catimbaua; filho do Simão Jatene (PSDB) preso; a "segurança" abandonada no Pará

Israel Araújo, PHP (Professor e Humilde Poeta)
Editor do Poemeiro do Miri (poemeiro@hotmail.com)
Facebook: Israel Araújo Poemeiro do Miri



(Protesto pela morte, fria e covarde, do jovem "Fabinho", nas redes sociais; fonte: Facebook Rosimeire Bastos)


O dia 16 de dezembro de 2016 deverá se tornar um dos dias mais marcantes, no sentido da tristeza, de uma conhecida família da comunidade Catimbaua, no rio Igarapé-Miri, a poucos minutos da cidade de mesmo nome: é a família do sr. conhecido como "Fanta". Por volta de uma hora  de tarde, a família foi surpreendida por supostos assaltantes, os quais teriam tentado cometer assalto e, no momento em que o jovem saía para correr, atiraram, acertando o filho. O jovem faleceu, ainda na terna adolescência. E mais uma família está irremediavelmente marcada pela onda de violência que assola Igarapé-Miri. Não queremos dizer seu nome aqui, derramar o sangue de uma pessoa que tinha uma longa vida pela frente; respeitemos esse momento da família.

Há pelo menos onze a doze anos que o Miri está vendo seus filhos, seus pais, seus irmãos... serem executados a tiros e de outras terríveis formas. Seus os resultados de intermináveis, assaltos, arrombamentos de residências e de outras maneiras de criminosos encarcerarem o povo miriense em suas casas, inclusive dentro das quais não há tanta garantia de tranquilidade.

E, assim, esta terra vai vendo jovens serem vítimas de violência. São homicídios, na maioria das vezes; são resultados, quase sempre, do triunfo da compra/venda de drogas contra as pessoas de bem. São essas drogas, seus lucros que permitem a compra e o aluguel de embarcações para a realização de assaltos nos rios, de sequestros de veículos para "missões" na cidade; é a ação de narcotraficantes que movimenta a compra/venda de armas e munições, é esse tráfico todo o que mais fortalece a criminalidade no Brasil e, quiça, no mundo todo. Ora, em Igarapé-Miri, são os adolescentes e pessoas com idade até 29, 35 anos as principais vítimas; muitas, por balas perdidas. Geralmente, as periferias economicamente menos abastadas sofrem mais, perdem mais filhos.

E os modos finais de violência são tantos, quanto vasta é a omissão do Governo do Pará, liderado por Simão Jatene (PSDB). Um abandono pleno, em que o governo chega a deixar cidades bem desabastecidas de policiais nas ruas (o que já é um minimum necessário, o que não resolve tanta coisa dessa rede toda; mas ajuda). A pressão popular tem levado fontes do Poemeiro do Miri a informar que nossa cidade às vezes fica com 07 (sete) policiais por turno; desses, um ficaria nos serviços administrativos do Quartel da PM. Portanto, para fazer policiamento ostensivo, na cidade, em Vila Maiauatá, nas demais vilas (citando umas: Menino Deus/Anapu, Santa Maria/Icatu, Igarapé-zinho/Caji), e nos rios de Igarapé-Miri, haveria coisa de cinco policiais em alguns turnos. Se a informação fosse confirmada, poderíamos falar em caos. Nada menos que isso.

Enquanto isso, Jatene debocha do povo do Pará, via programa em Rádio, dizendo que está (sim) fazendo "cortes" em sua casa, em virtude da "crise" que ele e o povo todo do Brasil estaria enfrentando. Segundo ele, algumas viagens, passeios para Salinas (PA) e outros estariam sendo cortadas...

Em meio a tudo isso, o "Beto Jatene", filho do governador, leva o Pará às redes nacionais, às manchetes na grande mídia, sendo preso pela Polícia Federal. Ainda que alguém venha a considerar que a Justiça poderia ser mais "legal" com um filho de governador do PSDB, o caso expõe nessa terra a uma profunda vergonha. Nada mais que isso.

Confira. As divulgações selecionadas pelo Poemeiro são das Organizações Rômulo Maiorana (ORM), em seu sítio na internet (orm.news); as orm's são popularmente conhecidas por publicações bem carinhosas em relação a governantes do PSDB. Mas, dada a tragédia toda, eis a publicação:




(orm.news)



O filho do governador do Pará, Alberto Jatene, se apresentou na sede da Polícia Federal na tarde desta sexta-feira (16). Beto, como o filho do governador Simão Jatene é conhecido, é um dos alvos da operação 'Timóteo', deflagrada pela Polícia Federal no Pará, em outros 10 Estados e no Distrito Federal. Ele teve mandado de prisão temporária decretado pelo juiz federal substituto Ricardo Augusto Soares Leite, da 10ª Vara da Justiça Federal do DF.
De acordo com a Polícia Federal, Beto Jatene  prestou depoimento ao superintendente da PF no Pará, delegado Ualame Machado, e em seguida foi levado ao Instituto Médico Legal para exame de corpo. O filho do governador ficará preso no comando do Corpo dos Bombeiros, no bairro de Val de Cans, por quatro dias. A assessoria da PF informou que após o período, o juiz do caso vai decidir se prorroga ou não a prisão temporária de Jatene e se ela vira preventiva. 
O governo do Estado do Pará divulgou nota oficial reforçandoo que a investigação que atinge o filho do governador não tem relação ou cita órgãos do poder Executivo estadual. 'Na condição de pai de Alberto Jatene, o governador Simão Jatene informa que ainda não teve acesso ao conteúdo da acusação, mas espera que tudo seja devidamente investigado e esclarecido corretamente o mais breve possível, na certeza de que Alberto irá prestar os esclarecimentos necessários para a Justiça', diz o texto da nota.
Pela manhã policiais federais estiveram na casa de Beto no bairro do Umarizal em Belém para cumprir o mandado de prisão temporária e de busca e apreensão de documentos. O filho do governador não foi encontrado no local e os agentes cumpriram apenas a busca e apreensão. O advogado de Beto, Roberto Lauria, chegou a informar à polícia que seu cliente se entregaria às 14h, o que só aconteceu no fim da tarde desta sexta.
Ao todo a PF cumpriu no Pará oito mandados de condução coercitiva, dois de prisão temporária - incluindo Beto Jatene e um funcionário da Assembleia Legislativa do Estado (Alepa), 13 de busca e apreensão - sendo três nas sedes das prefeituras de Oriximiná, Canaã dos Carajás e Parauapebas. A Polícia Federal informou que há um mandado de prisão temporária para o prefeito eleito de Parauapebas, Darci Lermen (PMDB).


Esquema envolve royalties de mineração

A operação 'Timóteo' desarticulou um grupo que fraudava os valores de royalties de mineração devidos por mineradoras a municípios e muitas empresas estariam sendo prejudicadas. O caso envolve cobranças judiciais de 65% da chamada Compensação Financeira pela Exploração de Recursos Minerais (CFEM), que tem como destino os municípios. A Justiça também determinou que os municípios não façam qualquer contratação ou pagamento aos três escritórios de advocacia e consultoria sob investigação.
Ainda segundo informações da PF, um diretor do Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM) com informações privilegiadas a respeito de dívidas de royalties oferecia os serviços de dois escritórios de advocacia e de uma empresa de consultoria a municípios com créditos de CFEM junto a empresas de exploração mineral.
A operação, batizada de Timóteo, começou em 2015, quando a então Controladoria-Geral da União (CGU) enviou à PF uma sindicância indicando incompatibilidade na evolução patrimonial de um dos diretores do DNPM, que, sozinho, pode ter recebido mais de R$ 7 milhões.
(...)


(Fonte: http://www.ormnews.com.br/noticia/filho-do-governador-jatene-se-apresenta-na-pf-em-belem; acesso em 17/12/2016)


domingo, 11 de dezembro de 2016

Michel Temer (PMDB-SP) será alcançado pela Justiça brasileira ou sairá ileso? Ajudem a responder

Israel Araújo (editor)
PHP, Professor e Humilde Poeta


(Uol)


Desde algumas semanas atrás que o povo brasileiro, e parte do povo do Mundo inteiro, se perguntam pela listagem de cerca de 200 pessoas, influentes deve-se dizer, toda políticos atuantes em Brasília (DF) e estados brasileiros, a qual sairia a partir de "delação premiada" de diretores/as de empresas envolvidas em corrupção; somente as arroladas, as investigadas: não é TODAS, entende (como diz o filósofo Pelé do Santos/SP)?

Pois é; e uma primeira listagem saiu, foi divulgada em detalhes (diga-se, em resumo) pelos jornais brasileiros, inclusive toda a Rede Midiática de Apoio a Michel Temer (RMAMT), e pela Rede Globo. Sob as já conhecidas gaguejadas dos jornalistas da TV Globo, sempre que problemas são jogados ao ventilador, envolvendo a carne podre de seus mais defendidos membros do "governo" de Temer, isso, sob gaguejadas, as notícias foram apresentas ontem (10/12/2016), nos telejornais da mega-rica empresa dos Marinhos, com destaque para "Jornal Hoje" e "Jornal Nacional".

(A Folha de S. Paulo, na internet, anunciou: http://www1.folha.uol.com.br/poder/2016/12/1840250-nome-de-temer-e-citado-43-vezes-em-delacao-de-executivo-da-odebrecht.shtml; copiar o link o colar em nova guia; até a amiguinha de Temer, a Rede Globo, teve de divulgar o caso (caos, não?): veja http://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2016/12/delacao-de-claudio-melo-filho-tem-capitulo-dedicado-michel-temer.htmlcopiar o link o colar em nova guia)

É até bom citar os Marinhos, largados na internet:


A confissão de Cláudio Melo Filho no acordo de delação premiada é dividida em capítulos. Um deles é dedicado ao presidente Michel TemerAs delações da Lava Jato, que já tinham atingido em cheio o grupo político do PT, e que ainda podem atingir mais nas próximas revelações, voltam-se agora para o núcleo do PMDB e políticos do PSDBNo acordo de delação premiada, o ex-diretor de relações institucionais da Odebrecht disse que o propósito da empresa era manter uma relação frequente de concessões financeiras e pedidos de apoio com políticos, em típica situação de privatização indevida de agentes políticos em favor de interesses empresariais nem sempre republicanos. Os pagamentos a políticos eram indicados por ele e aprovados por Marcelo Odebrecht, pelos presidentes da empresa ou pelos diretores dos negócios. Os pagamentos eram realizados pela área de operações estruturadas da Odebrecht.
(...)
Fonte: Jornal Nacional. Delação de Cláudio Melo Filho tem capítulo dedicado a Michel Temer. Disponível em http://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2016/12/delacao-de-claudio-melo-filho-tem-capitulo-dedicado-michel-temer.html; acesso: 11/12/16


Seguindo...

Essa primeira listagem arrolou o núcleo terroroso e "duro" da equipe de Temer, além de aliados seus de outros partidos (tais como DEM, do Sen. Agripino, o "gripado", e dep. Heráclito Fortes, o "boca mole", sem "kkkkkkkkkkkkk", por favor: medida de respeito a essas prestigiadas figuras, de ilibada índole, tem ainda o "Campari" e outros), além de petistas e outros.

Pois é, a internet, por meio dos veículos mais respeitados, teve de divulgar o caso; qual caso: executivo da Odebrech, Cláudio de Melo Filho.

Depois que os partidos PT, PSDB, PMDB, DEM, PSB, SD, PP, entre outros, foram apresentados ao Povo brasileiro e às autoridades da Justiça e do Ministério Público (MP) (pois estas não parecem estar na categoria de "Povo"), ficam algumas perguntas, que o Blog não dá conta de responder (por ser domingo, "dia de cachimbo, cachimbo é de prata...", por estar cansado etc.). Então, nos ajudem, tá?


1) Haverá, mesmo, interesse do MP e da Justiça, nessa parte da corrupção brasileira? Se sim, o que o Chefe do MP, R. Janot, se esforçará para investigar e oferecer denúncia etc.?

2) Haverá, de fato, interesse da Justiça Federal e, quando for o caso, do Supremo Tribunal Federal (STF), nessa parte da corrupção brasileira? Gilmar Mendes e outros anti-petistas (anti-classe trabalhadora, também) darão o crédito que esses fatos merecem?

3) A Justiça brasileira, a Polícia Federal, a Receita Federal e o MP terão interesse  nessa parte da corrupção brasileira? Atuarão, por dever ético/moral e de ofício?

4) Haverá, mesmo, interesse do MP e da Justiça, nessa parte da corrupção brasileira terão a responsabilidade e a dedicação, a "vontade de vencer", que têm demonstrado quando se trata de tratar de casos semelhantes - até mesmo de menor impacto ético/moral e legal, por exemplo quando os partidos envolvidos são os mesmos?

5) Considerando que o planejamento de retirar Dilma Rousseff (PT) da Presidência da República foi muito bem executado e produziu os efeitos esperados pelo grupo planejador, a partir dos meios formais empregados (produção de peça do Impeachment, por Janaína Paschoal etc., recebimento pelo aliado ex-dep. Eduardo Cunha/PMDB-RJ, negociação dos votos na Câmara e, depois, no Senado Federal), devidamente respaldados legal e constitucionalmente, era o momento de botar "pacotes" calça afora, todos no sentido de jogar à classe trabalhadora a conta dos "rombos" nas contas do União; assim, "reformas" saem a cada mês ou semestre. Depois de muito bem apresentar essas retiradas de direitos da classe trabalhadora, com farto apoio da RMAMT, eis que esse contratempo apresentado pelo delator se apresenta a essas autoridades: e agora, investigarão, Julgarão?; mesmo sabendo que um mega acordão poderá começar a ruir?

O que farão?


Anotem. Dá para entender um pouco mais o porquê de certas empresas de mídia arrebentarem os sindicatos, movimentos sociais, estudantes e defenderem tanto Michel Temer e sua equipe:


Temer aumenta em 650% verba pública para VEJA e 2473% de Editora ligada a VEJA.

Fonte: http://falandoverdades.com.br/2016/10/07/temer-aumenta-em-650-verba-publica-para-veja-e-2473-de-editora-ligada-a-veja/ (publicado em 07/10/2016; copie, cole, siga o link; exc. trab.)


Apesar da grave crise fiscal, da recessão, da campanha da mídia para o governo cortar gastos, o volume de recursos publicitários pagos nos últimos meses já é quase 50% maior que o registrado em 2015. A grande mídia começou a receber a propina oficial do governo pelo apoio ao golpe, e a campanha contra os blogs é um preparativo para neutralizar aqueles que podem denunciar a mamata. É bom lembrar que o governo Temer só conseguiu sua verdadeira “alforria” há pouco mais de um mês, quando o Senado aprovou o afastamento definitivo da presidenta Dilma, e as execuções contratuais espelham frequentemente contratos celebrados em período anterior.

(...)
A Globo não viu crise este ano em termos de publicidade federal. De maio a agosto, as empresas da Globo receberam R$ 15,8 milhões de repasses federais (sem contar as estatais!), 24% a mais que no ano anterior. Enquanto os Marinho defendem o fim da aposentadoria rural, o fim da gratuidade da universidade pública, o arrocho do salário mínimo, eles arrancam mais e mais dinheiro do povo brasileiro. E olha que isso é só o começo!
(...)



___________________

O que diremos mais?
Israel Araújo Poemeiro do Miri (Facebook)
poemeiro@hotmail.com








sexta-feira, 9 de dezembro de 2016

Homenagem - Despedida de Padre Denes Lima: por Lene Valente


Confira este bonito e histórico Poema, de autoria da liderança comunitária da Comunidade de São Benedito (Baixo Maiauatá), Francilene Valente, sobre a estada de Padre Denes Lima na Paróquia de Nossa Senhora de Nazaré:

Poema "despedida" de Padre Denes Lima - por Lene Valente

segunda-feira, 5 de dezembro de 2016

Só uma Nota Pró-Chapecoense; por Chapecó

Israel Fonseca Araújo, PHP
Editor; Professor e Humilde Poeta
Apaixonado por Futebol



(Uma homenagem; só isso)



O que aconteceu na madrugada deste dia 29/11/2016 com a equipe do Chapecoense (SC) e com profissionais ligados ao Futebol e à Imprensa não foi somente uma tragédia. Foi a tragédia que abalou este Brasil brasileiro, chamado sem muito erro de "país do futebol", que sacudiu a América e o Mundo, abalando clubes e seus dirigentes, seus profissionais, como também os agentes da política (inter)nacional e tanta gente. Foi um motor de uma comoção (inter)nacional. Foi um estopim para uma avalanche de solidariedade entre clubes do Brasil.

Estamos todos e todas em estado de choque e isso é de uma força que não sabemos precisar, é solidariedade de fato,humanidades; o Futebol superará essa tragédia, sim, mas as dores dessas famílias, dos torcedores que passaram a gostar de Bruno Rangel e equipe, essas não têm como prever seus desfechos.

#ForçaChape
#ForçaPovodeChapecó





___________________________
P.S.: Tava postado há dia, mas no Blog "errado"; mico de 2016.

"BALCÃO DE DIREITOS" CHEGARÁ A IGARAPÉ-MIRI, pela Defensoria Pública


Israel Araújo (editor)
PHP, Professor e Humilde Poeta





Nos dias 06 e 07 de dezembro de 2016, terça e quarta, a Defensoria Pública do Estado do Pará realiza, em Igarapé-Miri, uma ação chamada de "Balcão de Direitos", através da qual ofertará serviços de segunda via de Certidões (casamento, nascimento e óbito), certidão de nascimento para quem nunca foi registrado, carteira de identidade (RG), sendo 200 carteiras ao dia, e atendimento jurídico; além dessa estrutura estadual, haverá atendimentos psicossocial e presença do Conselho Tutelar.

A ação acontecerá nesta sexta, a partir de 10h, no Grupo (Escola de Artes, em frente à Prefeitura de Igarapé-Miri) e, na quarta, no meio rural, na Escola Municipal "Sebastiana Pena Araújo", na foz do rio São Lourenço, em frente à Ilha do Botelho.

As informações são de fonte ligada à SEMAS, Secretaria Municipal de Assistência Social.


Importante ação, claro.