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segunda-feira, 10 de março de 2025

Edital AIL: Seleção de Acadêmicos(as) Perpétuos na Academia Igarapemiriense de Letras

Academia Igarapemiriense de Letras (AIL)

Fundada em 24 de julho de 2015

Registro no Cartório Alda Neri, 2º Ofício de Notas, em Igarapé-Miri (PA)

 

EDITAL nº 03/2025/AIL      [íntegra]

  

1. Da Finalidade

A Academia Igarapemiriense de Letras (AIL), em conformidade com suas decisões institucionais e disposições estatutárias, torna púbico o EDITAL nº 03/2025/AIL, cuja finalidade consiste na realização de Processo Seletivo para preenchimento de Cadeiras vagas do quadro de Acadêmicos perpétuos não-fundadores, nos termos do previsto nos Artigos 2º e , alínea "b" do Art. 5º, inciso II dessa alínea e § 1º desse mesmo inciso, combinadas com as disposições do Art. 10, suas alíneas e seus incisos, todas do Estatuto, sem prejuízo de outras.

Estatuto e Regimento Interno da AIL, em suas versões atuais, estão disponíveis no Blog Poemeiro do Miri (https://academiaigarapemiriensedeletras.blogspot.com/p/estatuto.html).


2. Do total de Cadeiras a preencher

Para efeito deste Processo Seletivo, a AIL oferta o número máximo de 10 (dez) Cadeiras, as quais serão destinadas a Acadêmicos perpétuos não-fundadores, conforme definições estatutárias. O preenchimento das Cadeiras disponibilizadas neste Edital seguirá a ordem sucessiva, bem como o critério da maior para a menor pontuação final obtida pelos concorrentes, até o limite das vagas ofertadas.

 

3. Público Alvo

Com amparo no que dispõe o Art. 2º e o Parágrafo único do art. 10 do Estatuto da AIL, somente poderão requerer inscrição os cidadãos igarapemirienses maiores de 18 anos de idade, postulantes a uma das Cadeiras ofertadas, que atendam aos seguintes requisitos:

a)      Ser natural do município de Igarapé-Miri; não o sendo, ter o mínimo de 10 (dez) anos de residência fixa na cidade, com apresentação de xérox e original de comprovante de residência;

b)      Exercer notória e comprovada atividade literária e/ou acadêmica, bem como produção artística no município;

c)      Idoneidade moral, reconhecida postura ético-profissional e respeito aos princípios democráticos que norteiam a vida em sociedade.

d)     A formalização do pedido de inscrição dar-se-á conforme item 06 deste Edital, deve ser acompanhada de exemplares de obras e/ou biografia versando sobre a vida do Candidato(a), com destaque na atuação literária do mesmo, constante de seu Currículo Lattes;

e)      Caso a obra indicada pelo candidato não esteja publicada, deverá ser apresentada sob forma de documento digital único (em PDF), digitada em fonte Arial ou Times new roman, corpo 12, numerada e assinada pelo autor na última folha de cada exemplar. Em se tratando de atividade acadêmica e artística, poderá ser comprovada através de cópias de recortes de jornais impressos ou de meio(s) digital(ais), cópias de sites, blogs, fotos, certificados, declarações, entre outros que comprovem a atividade exercida.

 

 4. Forma de Inscrições

As inscrições serão efetivadas exclusivamente através do preenchimento de formulário eletrônico (Ficha de Inscrição) e encaminhamento de documentos para o e-mail: selecaoail2025@gmail.com (Assunto do e-mail: candidato nome – inscrição no processo seletivo AIL Novos Acadêmicos), não se responsabilizando a Comissão Organizadora por quaisquer erros e/ou falhas técnicas.

  

5. Período das Inscrições

 As inscrições compreenderão o intervalo de 12 a 27 de março de 2025.

  

6. Procedimentos para inscrição

Após o preenchimento do formulário eletrônico contendo a Ficha de Inscrição, os interessados deverão encaminhar, via e-mail, dentro do prazo das inscrições e em único arquivo PDF, cópias legíveis e válidas dos seguintes documentos:

Ficha de Inscrição devidamente preenchida em formulário eletrônico; acesse por meio deste: LINK 

Registro Geral (RG)

Cadastro de Pessoa Física (CPF)

Certidão de Antecedentes Criminais (pode ser acessada, clicando Aqui)

Currículo cadastrado na Plataforma Lattes do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico/CNPq, devidamente atualizado e comprovado.

Carta de Intenção digitada e legalmente assinada, dirigida aos Membros da Comissão Julgadora, justificando o interesse em ingressar na AIL.

 

7. Fases do Processo Seletivo

Fase 1. DAS INSCRIÇÕES: Os candidatos deverão realizar os procedimentos previstos nos itens 4, 5 e 6 do presente Edital, não havendo cobrança de quaisquer valores para efetivar suas inscrições no certame. Divulgações deste processo de seleção serão publicadas neste Blog, assim como em outros espaços de divulgação nos meios digitais.

Fase 2. HOMOLOGAÇÃO DAS INSCRIÇÕES: Após cumprida a fase de apresentação das documentações exigidas, a Comissão do Processo Seletivo realizará exame dos pedidos formalizados, a fim de verificar se foram atendidos os requisitos previstos neste Edital. Os pedidos em desacordo com as regras instituídas serão indeferidos. Os pedidos que atenderem as exigências, serão deferidos. (Eliminatória)

Fase 3. EXAME DAS CARTAS DE INTENÇÕES E DO CURRÍCULO LATTES: Nesta fase, será examinada a Carta de Intenção de cada Candidato(a) à vaga nas Cadeiras disponíveis, atribuindo notas em uma escala de 0 a 10, equivalentes aos seguintes conceitos: 0 a 4,9 (Insuficiente); 5 a 6,9 (Regular); 7 a 8,9 (Bom) e 9 a 10 (Excelente), bem como serão apreciadas as informações registradas no Currículo Lattes. (Eliminatória)

A Carta de Intenção deverá ser escrita (contendo Introdução, Desenvolvimento e Conclusão) e digitada em formato Word, recuo entre parágrafo 1,5, fonte Times new roman ou Arial, tamanho 12, espaçamento simples, texto com o máximo 4 (quatro) páginas.

Na aferição do Currículo Lattes, considerar-se-á (i) o exercício das atividades profissionais; (ii) a produção científica, cultural/artística e técnica, adotando-se a mesma escala conceitual acima. A avaliação será expressa em Formulário de Avaliação de Currículo, cuja aferição ficará sob a responsabilidade da Comissão do Processo Seletivo. (Classificatória)

Fase 4. ENTREVISTAS: Esta fase será dedicada à realização das Sessões de Entrevistas on-line com os Candidatos(as) aprovados na fase 3. Haverá constituição de Bancas contendo 3 (três) integrantes cada, os quais arguirão os Candidatos com base no conteúdo contido na Carta de Intenção e as informações expressas no Currículo Lattes. Haverá aplicação de Formulário de Entrevistas, cujo preenchimento será de responsabilidade de cada um dos membros das Bancas de Entrevistas, sendo somadas as notas e dividido seu total por 3 (três) para chegar ao conceito obtido pelo Candidato. (Eliminatória)

Observação 1: Preferencialmente, será usada a plataforma do Google Meet para realização das entrevistas, sendo o link encaminhado ao(à) Candidato(a), cerca de 15 (quinze) minutos do horário marcado, para e-mail deste, devidamente informado na Ficha de Inscrição.

Observação 2: Cada sessão de entrevista perdurará pelo tempo máximo de 15 (quinze) minutos. A Banca aguardará o Candidato(a) por, até, 10 (dez) minutos após o horário definido para início da Entrevista, findo o qual o mesmo será tido por eliminado(a).

Fase 5. HOMOLOGAÇÃO DO RESULTADO FINAL: Será considerado como Aprovado, em ordem decrescente, o Candidato(a) que tenha obtido as maiores notas, em proporção ao número das Cadeiras disponíveis.

 

8. Dos Critérios de Desempate

Em caso de empate na pontuação entre Candidatos, serão adotados os seguintes critérios de classificação: - Maior idade; - Melhor desempenho na Carta de Intenção; - Melhor produção científica, cultural/artística e técnica; e  - Maior nível de escolaridade.

 

9. Dos Recursos

O Candidato que se sentir prejudicado em qualquer uma das fases do Processo Seletivo, poderá recorrer da decisão, em petição fundamentada e comprovada, dirigida à Comissão do Processo Seletivo, no prazo de 48 (quarenta e oito) horas corridas da publicação do respectivo resultado. Os recursos deverão ser encaminhados ao mesmo e-mail usado para formalizar a Inscrição (selecaoail2025@gmail.com).

 

10. Da Comissão do Processo Seletivo

Integram esta Comissão os seguintes Membros: Marinaldo Pantoja Pinheiro, Israel Fonseca Araújo, Graciete Pantoja Antunes e Antônio Marcos Quaresma Ferreira, sob a Presidência do primeiro, sendo Vice-Presidente o segundo.

 

11. Dos membros das Bancas das Entrevistas

As Bancas das Entrevistas serão compostas por membros da citada Comissão (item 10).

Quadro 01: Membros das Bancas de Entrevista

Patronos das Cadeiras

Sócios-Fundadores Perpétuos

Cadeira 07

Manoel Luiz Ferreira Fonseca

Israel Fonseca Araújo

Cadeira 01

Manoel Machado

Antônio Marcos Quaresma Ferreira

Cadeira 16

Raimundo Gomes Filho

Marinaldo Pantoja Pinheiro

Cadeira 17

Rui Pureza Barbosa de Oliveira

Graciete Pantoja Antunes


12. Do Calendário das Fases do Processo Seletivo

 

Quadro 02: Fases do Processo

Fases

Data / Período

Lançamento do Edital

11 / 03 / 2025

Período de Inscrições

12 a 27 / 03 / 2025

Homologação das Inscrições

31 / 03/ 2025

Recurso contra a Homologação

01 e 02 / 04 / 2025

Resultado definitivo das Inscrições

02 / 04 / 2025

Exame das Cartas de Intenções e do Currículo Lattes

02 a 07 / 04 / 2025

Resultado dos exames da Carta de intenção (preliminar)

08 / 04 / 2025

Recurso contra esse resultado (Carta)

09 e 10 / 04 / 2025

Resultado do recurso

14 / 04 / 2025

Resultado definitivo (Carta)

14 / 04 / 2025

Análise dos Currículos

15 a 17 / 04 / 2025

Resultado preliminar (Currículos)

17 / 04 / 2025

Recurso contra esse resultado (Currículos)

18 e 19 / 04 / 2025

Resultado do recurso

22 / 04 / 2025

Resultado definitivo (Currículos)

22 / 04 / 2025

Fase das Entrevistas

24 a 30 / 04 / 2025

Resultado preliminar (Entrevistas)

02 / 05 / 2025

Recurso contra essa fase (Entrevistas)

03 e 04 / 05 / 2025

Resultado do recurso

05 / 05 / 2025

Resultado definitivo (Entrevistas)

05/05/2025

Homologação do Resultado Final (preliminar)

06 / 05 / 2025

Recurso contra o Resultado Final

07 e 08 / 05 / 2025

Resultado do recurso

08 / 05 / 2025

Resultado definitivo, após a apreciação de possíveis recursos impetrados

Dia 09/05/2025

Blog Poemeiro do Miri (poemeirodomiri.blogspot.com); Rádio Natureza FM (87,9Mhz); sede do Sintepp: Rod Moura Carvalho, 138, Perpétuo Socorro, CEP 68430-000, Igarapé-Miri, PA. Não serão divulgados resultados por telefone

Homologação em reunião da AIL

12 / 05 / 2025


13. Das Disposições Finais, dos Casos Omissos, do Resultado Final

O Edital, a Ficha de Inscrição e demais documentos pertencentes ao certame estarão disponíveis na Sede do Sintepp e/ou no endereço poemeirodomiri.blogspot.com

Casos omissos serão resolvidos pela Comissão de Seleção, ouvido, quando for o caso, o Plenário da AIL; nesta hipótese, reunido especificamente para esse fim e sob expressa Convocação dos presidentes da Academia e da Comissão Organizadora.

O Resultado Final do certame será publicado conforme disposto no item 12.


Igarapé-Miri (PA), 11 de março de 2025

 

 Marinaldo Pantoja Pinheiro

Presidente da Comissão Organizadora

 

José Maria Ribeiro Pinto

Presidente da AIL

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