Páginas

Páginas

domingo, 23 de novembro de 2025

Clube do Remo, entre a depressão e as (últimas) esperanças na rodada 38 (#959)

(Classificação do Campeonato Brasileiro 2025, Série B)

O Clube do Remo de Belém do Pará tá "batendo na trave", na rodada final do Campeonato Brasileiro da Segunda Divisão (a famosa Série B, ou divisão de acesso); o Remo tem 59 pontos, no final da rodada 37 e já vê o clube paulista Novorizontino ter fechado as trinta e oito rodadas. Ou seja, em quinto lugar, o clube de Novo Horizonte (SP)estacionou em 60 pontos e na quinta posição.

O Leão Azul da Antônio Baena seguiu ao pé da letra a cartilha do Palmeiras (SP). Como assim? Deixou de conquistar pontos preciosos nas rodadas 35, 36 e 37 e, por isso, o time de Abel Pereira já está, praticamente, disputando a vaga de Vice, juntamente com o Cruzeiro-MG; a SE Palmeiras venceu apenas um jogo nos últimos cinco disputados. Largando o poderoso clube paulista ao largo, olhemos, detidamente, a situação do Remo.

Neste momento, em que o "Mais Querido" calça as chuteiras para disputar a derradeira e simbólica rodada 38, ele já não depende apenas de si, pois precisa, obrigatoriamente, vencer o Goiás (GO) na partida de hoje, na cidade de Belém, a capital paraense, para chegar a 62 pontos. Sem isso, ele não entraria no "G4", grupo dos quatro times que conseguem o acesso à elite do futebol masculino brasileiro. Mas, ainda assim, chegar aos 62 pode não garantir a tão sonhada vaga (pois o Remo só conquistou duas vitórias nas últimas cinco partidas disputadas). E pode não conquistar a vaga, exatamente, porque há times também fortes do futebol brasileiro que querem as últimas vagas da disputa (não veja, neste grupo dos que querem, o clube paranaense Coritiba, pois este já tem sua vaga garantida), quais sejam: Chapecoense (SC), Goiás (GO) e Criciúma (SC).

Trata-se de equipes tão fortes quanto ou até mais do que o Remo, o que dificulta a situação do time paraense. Talvez essas dificuldades e esses obstáculos (ter competidores bem fortes e não depender somente de si) ajudem a entender uma espécie de "jogar a tolha" que se percebe no seio dos torcedores(as) azulinos. Não que já tenham desistido de sonhar com a vaga, mas, nestes momentos, até os mais fanáticos torcedores estão muito municiados(as) de informações, sobretudo através da internet.

Então, dessa forma segue a torcida, meio depressiva quanto a alcançar a sonhada vaga e, ao mesmo tempo, esperançosa quanto a esse alcance. E, iguais a essa torcida paraense, há as vibrantes torcidas daqueles outros clubes - acima citados. A única certeza é: a Rodada 38 será bem disputada, emocionante para os envolvidos(as) e, creio, repleta de polêmicas assessórias às partidas (arbitragem, p. ex.). É esperar e ver quem consegue, e ri, e quem fica de fora, e cancela o sorriso.

Texto: prof. Israel Fonseca Araújo, editor do Blog

#remo    #pa     #futebol    #clubedoremo   #serieB    #campeonatobrasileiro

quinta-feira, 20 de novembro de 2025

PA-407, acidente entre motos deixa 2 vítimas fatais na "Estrada da Vila" (#958)

Neste dia 20, dois homens acidentados, na PA-407, vieram a óbito. A triste conclusão, com perdas humanas, decorre de um acidente entre duas motos, na manhã de hoje, o qual trouxe sérios riscos de vida às três pessoas envolvidas. Após irem para a capital paraense, Belém, houve a confirmação de que dois homens perderam a vida - já lá na capital do Pará. O acidente causou grandes comoção e preocupação, pois a PA-407 apresenta curvas muito perigosas e que oferecem enormes riscos a todos, péssima iluminação noturna, tem curvas perigosas e com mato praticamente adentrando à pista, não dispõe de acostamentos e tem dezenas de buracos expostos.

A PA-407 é conhecida popularmente como Estrada da Vila, ou "Rodovia do Açaí", e liga a cidade de Igarapé-Miri à Vila Maiauatá, em cerca de 17 km de extensão. Trata-se de território situado na Região de Integração do Tocantins, na microrregião de Cametá. Em deslocamentos por essa estrada estadual, as pessoas relatam o medo de acidentes e riscos iminentes, inclusive com medo reforçado em razão de vários acidentes que vem acontecendo nessa rodovia, seguidamente.

As vítimas fatais foram identificadas como Rodrigo Moraes (este era morador de Vila Maiauatá) e José Maria Miranda Moraes ou "Zeca"; quanto às circunstâncias do acidente e informações adicionais, ainda não dispomos de mais detalhes (e nem é objetivo geral deste post). A esposa de um dos já falecidos também estaria entre as vítimas, mas ela (felizmente e segundo relatos) segue com vida e sob cuidados médicos, em Belém.

Histórico

Após décadas de descaso total, a PA-407 recebeu pontes de concreto sobre vários rios e pavimentação asfáltica; esta de muito péssima qualidade, haja vista que, com cerca de um ano de inaugurada pelo governo de Helder Barbalho (MDB), já demonstrava que o asfalto estava rachando e cedendo. Pior: neste ano de 2025, foram retiradas partes de asfaltos, como se fosse para "tapar buracos", mas sem fazer essa conclusão. Efetivamente, ficaram trecos recortados, mas sem a massa asfáltica corrigida e, nestas últimas semanas, inúmeros buracos começaram a aparecer no leito da Rodovia do Açaí.

Agora, além de investigações sobre as possíveis causas do acidente, quem teria dado causa ao mesmo etc., o que é trabalho policial e pericial, ficam a tristeza, a preocupação, as terríveis dores de entes queridos e dúvidas sobre se a PA-407 será, de fato, consertada ou se mais vidas estarão sujeitas a esses eventos.

Com todo o respeito e solidariedade às famílias, mas temos que perguntar se nossas autoridades se mexerão das poltronas ou se vamos estar/continuar sob risco diário, na "estrada da Vila".

Toda a solidariedade do Blog Poemeiro do Miri às pessoas ora enlutadas.

#pa407

#rodoviadoacai

#estradadavila

#acidente

#vitimasfatais

#asfalto

#pará

#governodopará

terça-feira, 4 de novembro de 2025

Educação vai parar por Hora-Atividade e PCCR, em Igarapé-Miri/PA (#957)

(Logo do Sintepp, para divulgação)

O Sintepp está organizando paralisação em Igarapé-Miir, na rede municipal de ensino. Em Assembleia da Categoria, foi decidido por suspender os trabalhos no dia 05 de nov. 2025 (quarta), nos turnos manhã, tarde e noite. Segundo a Subsede local do Sindicato das Trabalhadoras e dos Trabalhadores em Educação Pública do Pará, já foi feita a comunicação oficial ao Secretário de Educação Janilson Oliveira, bem como dialogado com mesmo, pessoalmente, além de intensa divulgação e mobilizações no seio da categoria de trabalhadores(as). Os pontos centrais do dia de lutas são Hora-Atividade e Plano de Cargos, Carreira e Remuneração Unificado.

1. O que é Hora-Atividade?

Trata-se de um direito, garantido em lei nacional (11.738/2008), que visa melhorar as condições de trabalho docente em busca de avanços na educação; acima de tudo, a norma visa a conquista de melhores resultados na aprendizagem, melhoras no relacionamento com a comunidade escolar etc. Segundo o § 4o do Art. 2º dessa lei, “Na composição da jornada de trabalho, observar-se-á o limite máximo de 2/3 (dois terços) da carga horária para o desempenho das atividades de interação com os educandos”. Ou seja, deve-se garantir, na composição da jornada de trabalho, o mínimo 1/3 (um terço) para Hora-Atividade.

2. A Hora-Atividade traz aumentos salariais?

Não; a finalidade desse direito é a melhoria nas condições de trabalho e na aprendizagem. Há municípios que fazem (fizeram) política de incentivos salariais, mas isso não significa que a Hora-Atividade seja conquista, segundo o entendimento de estudiosos do tema.

Em Igarapé-Miri, a Hora-Atividade e o Plano de Carreira Unificado ainda não estão em prática. O sindicato entende que, ambos, constituem-se em direito já conquistado em lei e reafirmado pela justiça, mas que não “chegou até nós, na prática”.

3. O que é PCCR Unificado?

É um direito das professoras e dos professores, segundo entendimento do Sintepp. Já que todos somos professores(as), ao atingir escolaridades e titulações, nossa remuneração deve melhorar, segundo os sindicalistas que coordenam a Subsede, atualmente (Israel Araújo e Rosimeire Meireles). O Sintepp não defende “vários cargos” de professor(a), ele defende que haja um só cargo, com as devidas definições em lei de cada município e/ou do estado do Pará, concluem.

Programação. No dia de paralização (amanhã), a entidade classista fará um Dia de Lutas, formação e resistência, no qual haverá momentos de debates, estudos, palestra, (re)avaliação da conjuntura, compartilhamento de experiências, mobilizações e tomada de decisões por parte dos(as) profissionais que atuam na rede municipal.

Às 08h, a Subsede já aguarda a categoria, na Rod. Moura Carvalho, 138, Perpétuo Socorro.

Texto: prof. Dr. Israel Fonseca Araújo