Páginas

Páginas

quinta-feira, 20 de novembro de 2025

PA-407, acidente entre motos deixa 2 vítimas fatais na "Estrada da Vila" (#958)

Neste dia 20, dois homens acidentados, na PA-407, vieram a óbito. A triste conclusão, com perdas humanas, decorre de um acidente entre duas motos, na manhã de hoje, o qual trouxe sérios riscos de vida às três pessoas envolvidas. Após irem para a capital paraense, Belém, houve a confirmação de que dois homens perderam a vida - já lá na capital do Pará. O acidente causou grandes comoção e preocupação, pois a PA-407 apresenta curvas muito perigosas e que oferecem enormes riscos a todos, péssima iluminação noturna, tem curvas perigosas e com mato praticamente adentrando à pista, não dispõe de acostamentos e tem dezenas de buracos expostos.

A PA-407 é conhecida popularmente como Estrada da Vila, ou "Rodovia do Açaí", e liga a cidade de Igarapé-Miri à Vila Maiauatá, em cerca de 17 km de extensão. Trata-se de território situado na Região de Integração do Tocantins, na microrregião de Cametá. Em deslocamentos por essa estrada estadual, as pessoas relatam o medo de acidentes e riscos iminentes, inclusive com medo reforçado em razão de vários acidentes que vem acontecendo nessa rodovia, seguidamente.

As vítimas fatais foram identificadas como Rodrigo Moraes (este era morador de Vila Maiauatá) e José Maria Miranda Moraes ou "Zeca"; quanto às circunstâncias do acidente e informações adicionais, ainda não dispomos de mais detalhes (e nem é objetivo geral deste post). A esposa de um dos já falecidos também estaria entre as vítimas, mas ela (felizmente e segundo relatos) segue com vida e sob cuidados médicos, em Belém.

Histórico

Após décadas de descaso total, a PA-407 recebeu pontes de concreto sobre vários rios e pavimentação asfáltica; esta de muito péssima qualidade, haja vista que, com cerca de um ano de inaugurada pelo governo de Helder Barbalho (MDB), já demonstrava que o asfalto estava rachando e cedendo. Pior: neste ano de 2025, foram retiradas partes de asfaltos, como se fosse para "tapar buracos", mas sem fazer essa conclusão. Efetivamente, ficaram trecos recortados, mas sem a massa asfáltica corrigida e, nestas últimas semanas, inúmeros buracos começaram a aparecer no leito da Rodovia do Açaí.

Agora, além de investigações sobre as possíveis causas do acidente, quem teria dado causa ao mesmo etc., o que é trabalho policial e pericial, ficam a tristeza, a preocupação, as terríveis dores de entes queridos e dúvidas sobre se a PA-407 será, de fato, consertada ou se mais vidas estarão sujeitas a esses eventos.

Com todo o respeito e solidariedade às famílias, mas temos que perguntar se nossas autoridades se mexerão das poltronas ou se vamos estar/continuar sob risco diário, na "estrada da Vila".

Toda a solidariedade do Blog Poemeiro do Miri às pessoas ora enlutadas.

#pa407

#rodoviadoacai

#estradadavila

#acidente

#vitimasfatais

#asfalto

#pará

#governodopará

Nenhum comentário:

Postar um comentário