Edelmiro Soares fará espetáculo musical no Projeto Meio-Dia, no dia 25 de julho. A notícia, vinda de sua produção e assessoria artísticas em primeira mão ao Blog Poemeiro do Miri, põe no centro da cena cultural da terra do Açaí um artista cênico, também Igarapemiriense e de 66 anos, sob a dinâmica de espetáculo de livre acesso ao público que busca o "Meio-Dia". Segundo a produção, trata-se de uma apresentação em formato de Concerto Camerístico.
O ato "Edelmiro em Concerto" volta-se à comemoração dos "180 Anos da Fundação de Igarapé-Miri, os 40 Anos da Revitalização da Casa da Cultura de Igarapé-Miri", segundo a proposta. Igualmente, objetiva-se "manter acesa a memória devida à produção composicional do músico, compositor e professor igarapemiriense RAYMUNDO ARAÚJO PINHEIRO e divulgar ao público de Igarapé-Miri uma das vertentes de seu fazer artístico, o artista cênico EDELMIRO SOARES", conclui-se; na inédita apresentação em solo miriense, Soares interpreta obras originais dos Compositores Raymundo Araújo Pinheiro e Tynnoko Costa.
Em tempo.
O Release sintetiza que o espetáculo vem à ribalta trazendo EDELMIRO SOARES, Voz (Canto e Declamação) e TYNNOKO COSTA, Piano e Direção Musical. A produção artística é de MILENE GUEDES, com assistência de produção artística de Richard Nazareno Matos. O Dr. PAULO SÉRGIO DE ALMEIDA CORRÊA assina a produção executiva. É a primeira produção artística do Coletivo Cultural Edelmiro Soares que acaba der ser habilitado e premiado pelo Edital PNAB/SECULT-IGARAPÉ-MIRI, a ser realizada em Igarapé-Miri.
Este projeto se desenvolve, inicialmente, apresentando ao público, em três récitas, o concerto formado por obras músico-literárias compostas em gêneros variados com conteúdo religioso e secular mostrando um leque abrangente dos diversos estilos que caracterizam o fazer musical erudito brasileiro, desde o eurocentrismo colonizador até as modernas influências estéticas universais passando pela harmônica colaboração interativa indígeno-africana que enfatiza e corrobora para a riqueza sonora de nossa música e desemboca na mais variada e rica manifestação musical do Mundo, a Música Popular Brasileira.
O repertório selecionado para este Concerto tem seu foco principal na Obra de Raymundo Araújo Pinheiro em sua estreita relação com os ofícios religiosos tradicionais à cultura de Igarapé-Miri à época em que o compositor viveu na cidade e/ou se relacionou com esta quando já desenvolvia sua profissão nas Escolas de Música oficiais na Capital paraense; são Missas, Ladaínhas e Hinos, incluindo o Hino Oficial de Igarapé-Miri, pois Raymundo foi fiel devoto de Maria Santíssima e da Senhora Sant’Anna; também da lavra de Raymundo Pinheiro há canções e peças instrumentais dedicadas a pessoas de sua relação pessoal e social. Completando o eclético conteúdo do repertório deste espetáculo, EDELMIRO SOARES traz obras de um dos mais produtivos compositores e arranjadores do Pará, na atualidade, Antônio Carlos Vieira Costa (Tynnoko Costa); são canções vocais e instrumentais de cunho religioso e secular com profundo esmero melódico, harmônico e literário; Tynnoko Costa tem o alicerce de seu trabalho composicional fincado nas raízes da cultura popular paraense e brasileira[...].
Data e Local. A apresentação de Edelmiro Soares no coração do Projeto Meio-Dia acontece no dia 25/07 (sexta), no turno da tarde. A Praça Sarges Barges, no Centro, é extensão do palco artístico.
#cultura
#edelmirosoares
#igarapemiri#pnab #politicanacionalAldirBlanc
#artistacenico
#projetoMeioDia
Nenhum comentário:
Postar um comentário