Páginas

Páginas

quarta-feira, 9 de julho de 2025

O cemitério público 2 nas barbas do Governo Pina 4 (#951)

Roberto Pina (PT) precisa construir novo cemitério na cidade de Igarapé-Miri (PA). O caos porque passa o Cemitério Bom Jesus (na Rua Pe. Vitório, centro) é caso de justiça, é uma humilhação à população e é uma calamidade pública; é um horror para pessoas que precisam sepultar seus entes e, com especial destaque, é o "fim do mundo" no Dia de Finados. Por sorte da população menos assistida economicamente, e muito desassistida pelas autoridades da vereança municipal, a Promotoria de Justiça do Ministério Público do Estado do Pará (PJ-MPPA) está atenta e cobrando solução; está, digamos assim, emparedando o governo Roberto Pina e Marcelo Corrêa; assim, podemos até insinuar que tais governantes estão em espécie de corda barba, nessa tema. Por quê?

Porque um cemitério não é desejo de ninguém, porque não há espaços para construir outro "Bom Jesus" no Centro da cidade, porque há rígidas normas/leis nacionais delimitando essa demanda, porque seus oponentes/sua oposição política não teria vontade alguma de ajudar o Gov.4 a bem dialogar com a população acerca dessas necessidades e fundamentação técnica e porque ele, o prefeito Pina, gosta de construir e deixar boas "marcas" na terra igarapemiriense.

Um cemitério é uma boa marca? A resposta nem é interessante, haja vista o que já destacamos acima acerca das necessidades da população (interesse coletivo), posto que é preciso dar mínimas condições de bem-estar e dignidade a quem, em horas tão cruéis, leva os seus às sepulturas; e, também, a quem precisa levar seus afetos e chorar um pouco diante das lápides de quem já não está mais entre nós.

Então, o governo da "Fé e Unidade" já está, praticamente, com sua decisão tomada; será (ou seria) construído o Cemitério "Bom Jesus 2" em área próxima ao Polo Universitário de Igarapé-Miri. Trata-se de uma área própria, ou seja, que pertence ao patrimônio municipal - isso dispensa gastos com "compra" ou desapropriações, espaço nas adjacências da Rod. PA-151. É uma área de expansão, na qual uma unidade de conservação ambiental está em projeto, já tem fábricas nas proximidades, há estádio de futebol (Campo do 7 de Setembro), tem o citado Polo Universitário, casas residenciais e está relativamente próxima aos condomínios Ticiano Miranda e Açaí Lar 1 e 2. Estudos já foram feitos etc. (no Instagram, busque infs através do @prefeituradomiri)

Trata-se, repitamos, de indiscutível necessidade; mas a localização está distante do centro urbano. Isso é verdade. Mas os governantes não podem, mais, "protelar" e ver as pessoas recém-falecidas pisoteando as já sepultadas, há tempos. Não há mais como seguir com essa guerra de buscas por espaços para sepultar pessoas; as questões ambientais urgem e os planejamentos, os estudos se demoram. Mas (há outras adversativas, mas quero insistir neste mas), depois que a ex-prefeita Dilza Pantoja (mandato 2005-08) decidiu pela construção de novo cemitério próximo à entrada da cidade (onde está para ser inaugurada uma Usina da Paz), sendo essa decisão revogada politicamente, está o Pina.4 com a dureza da realidade às suas barbas; já há lei municipal recente, de 2023, trazendo definições e possibilidades e ele terá que sacramentar mais essa "marca" de seus mandatos.

Mãos à obra, ok. Mas (ou porém, contudo...) a população e as autoridades não podem seguir dormindo no ponto quanto à fiscalização dessa construção, pois, ao depois, restam quase só as lamentações em face das péssimas escolhas feitas; quando isso é o caso.

_______________________________

Redes Sociais e outros espaços "líquidos" de Israel Fonseca Araújo, editor/fundador do Blog Poemeiro do Miri:

(Instagram) @israel_poemeiro.14 (Acesse, clicando aqui)

(You Tube) Rádio Poemeiro do Miri; Acesse o Canal e te inscreveclicando, Aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário