O Presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi homenageado no Carnaval 2026 do Rio de janeiro (RJ); e as agitações políticas pré-Eleições 2026 entraram no nível "bagulho doido" (gíria do rock doido paraense!). A instituição carnavalesca Acadêmicos de Niterói levou à avenida do Samba, no enredo "Do Alto do Mulungu surge a esperança: Lula, o operário do Brasil", uma overdose de emoções e sugestões positivas devotadas a Lula, que está presidente do Brasil pela terceira vez e deverá ser candidato, novamente, buscando o quarto mandato. As oposições (bolsonarismo, partidos políticos aliados a essa corrente, lideranças religiosas, deputados, senadores, vereadores(as), comunicadores que atuam na internet e outros agentes/segmentos) estão, há semanas, lutando para - primeiro - barrar o Desfile da Acadêmicos e, não o conseguindo, intensificar esforços junto à justiça eleitoral para tornar Lula da Silva inelegível.
Esse seria o mais alto sonho dessas correntes, no momento.
Repercussão na imprensa"
O Grupo Globo, destacadamente não alinhado a Lula e ao Partido dos Trabalhadores(as) saiu com a seguinte síntese:
Oposição
critica desfile em homenagem a Lula na Sapucaí
Partidos e políticos apontaram propaganda eleitoral antecipada e uso de recursos públicos. Antes do Carnaval, TSE negou pedidos para proibir desfile. PT rebate acusações. (Por Redação g1 – Brasília, 16/02/2026)
Parlamentares de oposição ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) criticaram o desfile da escola de samba Acadêmicos de Niterói que homenageou o petista neste domingo (15), sob o enredo "Do Alto do Mulungu surge a esperança: Lula, o operário do Brasil". Nos dias que antecederam o carnaval, o desfile foi alvo de pelo menos dez ações na Justiça e no Tribunal de Contas da União (TCU). Partidos e parlamentares da oposição argumentaram que o enredo era uma propaganda eleitoral antecipada do presidente Lula. Na última quinta-feira (12), o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) negou uma liminar que pedia a proibição do desfile, mas os ministros alertaram que condutas na avenida poderiam configurar crime eleitoral. (matéria disponível em - clique Aqui)
Por seu turno, a BBC News, das instituição de mídia mais sérias que cobrem o Brasil, trouxe uma (re)leitura desse caso, nos seguintes termos: “Bolsonaro como Bozo e críticas a evangélicos: como foi o desfile em homenagem a Lula contestado no TSE” (BBC News Brasil). Em texto assinado por Mariana Schreiber (Da BBC News Brasil em Brasília, 16 fevereiro 2026), o veículo destaca:
Sob o olhar atento da Justiça Eleitoral, a Acadêmicos de Niterói abriu o
desfile do grupo especial do Rio de Janeiro neste domingo (15/2), exaltando o
presidente Luiz Inácio Lula da Silva e distribuindo ataques a opositores do
governo. A decisão de homenagear a história do petista levou o tema ao Tribunal
Superior Eleitoral (TSE), devido a acusações de campanha eleitoral antecipada.
A Corte recusou, na quinta-feira (12/2), um pedido do Partido Novo para proibir
a escola de entrar na avenida, mas os ministros deixaram claro que o teor do
desfile ainda será alvo de escrutínio pela Justiça Eleitoral. [...] (íntegra pode ser lida, AQUI)
E as redes sociais estão em polvorosa, mas puxar isso, aqui, já seria te cansar demais, ora.
Nenhum comentário:
Postar um comentário