PROF. ISRAEL ARAÚJO, o "Poemeiro do Miri"

Confira mais informações sobre este professor e blogueiro, seu amigo,  ao longo desta página; leia-a, se puder e se quiser, até o final. OBGD.


Foto_História #06:

Em maio de 2019, seguia uma árdua luta em defesa da Educação Pública, em Igarapé-Miri (não só, não só), mais precisamente no campo da Educação Especial; o registro mostra várias profissionais desse campo (professoras, intérpretes), mais este blogueiro (que atuava na Coordenação-Geral do Sintepp), juntamente com o advogado Domingos Nonato e integrantes do Sispim (outro sindicato). Enfim, era um fim de tarde, caindo uma boa noite amazônica, e a gente tava chegando de um exaustivo segundo turno de trabalho na rede estadual de ensino paraense (Seduc-PA). A pauta da Educação Especial, no Miri, segue ainda com mínimos avanços. Viver é lutar e viver é bom demais.


Foto_História #05:


Registro dos "recarregamentos" de bateria, ops: energias humanas, feitos nos rios da Amazônia miriense. A foto (um retrato) mostra, somente, a beleza da janela e de um cartaz - o qual dá indícios da fé católica (Festividade de Nossa Senhora de Nazaré), no ano de 2021, sendo ainda muito forte a pandemia de Covid-19 e a ação de Bolsonaro contra as nossas vidas. Mas, pela fé, somos mais que vencedores, não? (Ah, a fotofobia é bônus de nossas vidas)


Ir para a Página Inicial; clique AQUI


Foto_História #04:


Gian Victor Corrêa Araújo; na foto, ainda bebê. Hoje, quase adolescente. Excetuando-se pai, mãe e Giovanni, creio que nunca um anjo me quis com tanto amor, e tão forte, dedicado, inteiro e desmedido, como ele quis. Uma criança, nesses moldes, faz a gente sonhar acordado e ficar no paraíso, por anos a fio. Graças a Deus, pelo "gian zito" o titio.



Foto_História #03:


No registro, veja meu afilhado amado Davi Araújo, fazendo funcionar embarcações (tipo rabetas de nossos rios amazônicos), estimulado pelo adulto feio da foto. Esse "vrrruuuuuuum" que ele faz é, quem sabe, sua primeira relação íntima com as nossas conhecidas onomatopeias; ou seria apenas uma metonímia, mesmo? Ah, nesse registo ele tá bb, claro; isso é de 2015 (creio eu).


Foto_História #02:

Gostar de gatos, saber conversar com eles, foi desde sempre; mas, por anos, isso ficou "quieto". Neste 2021 de pandemia de Covid-19, a "coisa" desassossegou : esse sendo agradado é um "neto" meio de longe, o Yuri Valente Dória.
Pra mim, ele é o Yuri Neném. Perdão, não tem essas de "make" ou filtros, cmg; é feião, mesmo.



Foto_História #01:

Em 1993, tempo de fartos cabelos

Aos 16 anos de idade, era tempo de ir ao retratista (fotógrafo), pagar pra ele tirar o retrato (não era selfie, nem click, nem outra coisa); tinha de tirar o RG, pois também era preciso tirar Título de Eleitor(a). Com uns punhados de sorte (já que, na Amazônia, muitas casas alagam, se perdem arquivos, carteiras, álbuns), a gente guardava esses registros, para os anos que viriam. Esse penteado era bem comum na nossa geração, a testa quase sumia entre cabelos, olho esquerdo sempre foi "menor". Daqui a pouco tempo, vem o prof. Israel careca, calvo. 


Ir para a Página Inicial do Blog: clique AQUI


----------------------------


Link para o CURRÍCULO LATTES (CNPq):

http://lattes.cnpq.br/5386576922721214
(acessar, irá à Plataforma Lattes)

Resumo Biográfico (trajetória e atuações)

Israel Fonseca Araújo, o Prof. Israel (Poemeiro do Miri), é Doutor em Letras (Estudos do discurso e do texto) pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), e Mestre em Letras (Linguística) pela Universidade Federal do Pará (UFPA). É Especialista em Estudos Linguísticos e Análise Literária (UEPA) e Licenciado Pleno em Letras/Língua Portuguesa (UFPA). No campo da pesquisa, atua prioritariamente nos Estudos Linguísticos, nos domínios da enunciação (relação Linguagem e Enunciação), estudos discursivos em alinhamento a Michel Foucault. Atua, ainda, nos domínios dos estudos literários e no ensino/aprendizagem no campo da linguagem. Tem vários livros publicados, organizados e participa de algumas antologias, estas de perfil acadêmico (universitário) e literário-poético.

No campo profissional, desde 1997, atua na Educação Básica (em Igarapé-Miri) e na Seduc-PA (desde 2008). Tem atuação na Educação Superior. Atuante no campo sindical, foi Coordenador-Geral do Sintepp - Subsede de Igarapé-Miri (2015-19); é ex-Presidente da Academia Igarapemiriense de Letras (AIL, 2015-2017), onde ocupa a Cadeira 07 (Patrono: Manoel Luiz Fonseca). Conselheiro Municipal de Educação de Igarapé-Miri eleito, nomeado (mandato: 2018-21), mas nunca empossado pela gestão. Membro do COMCIM (Conselho Municipal de Cultura, Desporto e Lazer de Igarapé-Miri), representa a Câmara Setorial de Literatura. Radialista, atua na Rádio Comunitária Natureza FM - 87,9 mhz.

Há vários anos, mantém este espaço de debates, no qual se propõe a tratar sobre temáticas de relevância para Igarapé-Miri (PA) e outros territórios, tais como: Educação Pública; movimento sindical; atuação da Mídia na contemporaneidade; Política e movimentação eleitoral; vida política em Igarapé-Miri; Relações de Poder e atuação da mulher na Política; Esporte e Cultura.


Canal no You Tube:
Rádio Poemeiro do Miri (link: https://www.youtube.com/user/israeldomiri/featured). Nesse espaço, a discussão feita é uma ampliação dos trabalhos deste Blog Poemeiro do Miri. A política e as relações de poder (caras à mesma) são prioridade nessa espaço de discussão.

______________________
Contatos: Facebook: Israel Araújo (Poemeiro do Miri);
Página no Facebook: Poemeiro do Miri Online;
E-mail: poemeiro@hotmail.com 

Voltar para a Página Inicial do Blog: Clique aqui

Um comentário:

  1. Parabéns pelo trabalho maravilhoso que vc faz 👏👏👏👏👏👏👏

    ResponderExcluir