Presidente da Academia
Igarapemiriense de Letras (AIL)
Mestre em Letras pela
Universidade Federal do Pará
(Print da página inicial do Blog Gazeta Miriense; Blog anunciou que está saindo do ar, temporariamente)
Com a seguinte Nota, divulgada dias atrás, o maior Blog de Igarapé-Miri, O GAZETA MIRIENSE, anunciou que está saindo do ar, até que a Justiça decida ação interposta por políticos de Igarapé-Miri. A Nota insinua que a saída de cena, temporária, se deve à ação da candidatura de Toninho Peso Pesado (PMDB), atual Presidente da Câmara de Igarapé-Miri e candidato a prefeito nestas Eleições de 2016. Confira:
Os conselheiros do GM decidiram, por maioria, que o blog vai sair do ar, por tempo indeterminado. Não existe qualquer decisão que obrigue o blog a parar, mas se entendeu por aguardar que a Justiça Eleitoral julgue em definitivo a ação movida por Toninho Pesado contra o GM. Não queremos de volta a Lei da Mordaça ou a Censura em nosso país, muito menos na Terra do Açaí, que nos últimos anos vem convivendo com todo tipo de problemas, até mesmo a ação de grupo de extermínio. É preciso ter coragem pra lutar e forças pra seguir. (...)
O fato traz nuvens de preocupação (eu diria: trovoadas de preocupação) entre os atuais blogueiros de Igarapé-Miri, haja vista que o chamado "direito à informação" ou o usufruto da chamada "liberdade de expressão" estariam sob ameaça.
Apenas para lembrar, há uns meses este mesmo blogueiro/professor foi ameaçado, nas vias públicas, por um homem não identificado (e que não quis se identificar ao editor do Poemeiro), homem que se disse responsável uma festa na cidade. O motivo? Divulguei uma placa de festa em um perigoso cruzamento na cidade, próximo à chamada SMER, placa de divulgação de uma festa, a qual (a placa) trazia sérios perigos ao já desordenado trânsito da cidade de Igarapé-Miri.
O caso fora denunciado nas redes sociais; por não encontrar meios de registrar Boletim de Ocorrência (BO) na Delegacia de Polícia Civil, e por outros motivos, denunciei o caso à Câmara Municipal de Igarapé-Miri; em uma Comissão "de Justiça", presidida pelo Ver. Toninho do Murutinga... Resultado: nenhuma resposta.
Fala-se amiúde pela cidade que Murutinga é líder nas realizações de grandes festas pela cidade miriense.
Se o Gazeta não voltar ao ar, nossa condição de "liberdade" de expressão estará mais ameaça. Por quê? Meio simples: trata-se do Blog que produz as matérias mais bem fundamentadas entre os demais em atuação, segundo a nossa análise.
E agora, o que diremos?
Nenhum comentário:
Postar um comentário