domingo, 28 de agosto de 2016

BLOG GAZETA MIRIENSE anuncia saída do ar

Prof. Israel Araújo (editor)
Presidente da Academia Igarapemiriense de Letras (AIL)

Mestre em Letras pela Universidade Federal do Pará



(Print da página inicial do Blog Gazeta Miriense; Blog anunciou que está saindo do ar, temporariamente)



Com a seguinte Nota, divulgada dias atrás, o maior Blog de Igarapé-Miri, O GAZETA MIRIENSE, anunciou que está saindo do ar, até que a Justiça decida ação interposta por políticos de Igarapé-Miri. A Nota insinua que a saída de cena, temporária, se deve à ação da candidatura de Toninho Peso Pesado (PMDB), atual Presidente da Câmara de Igarapé-Miri e candidato a prefeito nestas Eleições de 2016. Confira:


Os conselheiros do GM decidiram, por maioria, que o blog vai sair do ar, por tempo indeterminado. Não existe qualquer decisão que obrigue o blog a parar, mas se entendeu por aguardar que a Justiça Eleitoral julgue em definitivo a ação movida por Toninho Pesado contra o GM. Não queremos de volta a Lei da Mordaça ou a Censura em nosso país, muito menos na Terra do Açaí, que nos últimos anos vem convivendo com todo tipo de problemas, até mesmo a ação de grupo de extermínio. É preciso ter coragem pra lutar e forças pra seguir. (...)



O fato traz nuvens de preocupação (eu diria: trovoadas de preocupação) entre os atuais blogueiros de Igarapé-Miri, haja vista que o chamado "direito à informação" ou o usufruto da chamada "liberdade de expressão" estariam sob ameaça.

Apenas para lembrar, há uns meses este mesmo blogueiro/professor foi ameaçado, nas vias públicas, por um homem não identificado (e que não quis se identificar ao editor do Poemeiro), homem que se disse responsável uma festa na cidade. O motivo? Divulguei uma placa de festa em um perigoso cruzamento na cidade, próximo à chamada SMER, placa de divulgação de uma festa, a qual (a placa) trazia sérios perigos ao já desordenado trânsito da cidade de Igarapé-Miri.

O caso fora denunciado nas redes sociais; por não encontrar meios de registrar Boletim de Ocorrência (BO) na Delegacia de Polícia Civil, e por outros motivos, denunciei o caso à Câmara Municipal de Igarapé-Miri; em uma Comissão "de Justiça", presidida pelo Ver. Toninho do Murutinga... Resultado: nenhuma resposta.

Fala-se amiúde pela cidade que Murutinga é líder nas realizações de grandes festas pela cidade miriense.

Se o Gazeta não voltar ao ar, nossa condição de "liberdade" de expressão estará mais ameaça. Por quê? Meio simples: trata-se do Blog que produz as matérias mais bem fundamentadas entre  os demais em atuação, segundo a nossa análise.


E agora, o que diremos?


Nenhum comentário:

Postar um comentário