PESQUISAS & AFINS


Projeto de Pesquisa
Olhos na Mídia: a prática de um estranhamento necessário


Síntese


1 ABRANGÊNCIA INICIAL: estudantes de Ensino Médio (2º e 3º anos) e de cursos superiores (Graduação), preferencialmente de Letras.

2 PROBLEMATIZAÇÃO: como a mídia (imprensa) trata a questão da mulher e da juventude ao produzir publicações (enunciar) sobre diversos temas, entre eles: vida pública/política, trabalho, educação, religiosidade e educação? Quais discursos (posicionamentos) ela veicula? Quais relações podem ser apontadas, sobre a interação entre esses discursos?

3 HIPÓTESE PRINCIPAL: as publicações da mídia veiculam sentidos que buscam estabelecer lugares e/ou apontar identidades para os sujeitos juvenis, femininos, do mundo do trabalho. Outros (a considerar)

4 PÚBLICOALVO (preferencial): alunado do Ensino Médio e graduandos em Letras.

5 CORPUS: publicações de jornais e revistas (impressos); publicações midiáticas disponíveis na internet (blogs e nas redes sociais); vídeos (You Tube)

6 OPERACIONALIZAÇÃO/METODOLOGIA: realização de encontros quinzenais, nas dependências da unidade de ensino; rodas de conversa, bate-papo; análises discursivas de materiais impressos e em meios virtuais; produção de anotações; orientações de atividades para além da escola (ver TV, por ex.); produção de tópicos e relatórios

7 EIXOS TEMÁTICOS (interdependentes): Linguagem, enunciação;
Estudos que se situem na interface discurso e mídia/jornalismo (BRANDÃO, 2012; ORLANDI, 1994; MAINGUENEAU, 1997/2011; JOUBERT, 2011; ARAÚJO, 2015; ARAÚJO e PESSOA, 2015, outros). AD e Mídia; discurso da Mídia; fazer jornalístico.

8 TEMAS/TÓPICOS que atravessam e/ou constituem a atuação da mídia, impressa e virtual, que ajudam a configurar sua prática discursiva (sua enunciação sobre os temas de que se vale no dia-a-dia), tais como: mulher e política; mulher e trabalho; educação; religião e política; juventude, trabalho e política.

9 CRONOGRAMA (periodicidade): cf. Metodologia, construído também no próprio grupo.

10 RESULTADOS ESPERADOS
a) Rodas de conversa, bate-papo (trabalho com a Oralidade); análises discursivas de materiais impressos e em meios virtuais; troca de experiências sobre o “ver a Mídia”
b) Produções textuais: anotações, tópicos, artigos, relatórios
c) Participação e apresentações de trabalhos em eventos




Proponente: Israel Fonseca Araújo, Mestre em Letras - Linguística pela Universidade Federal do Pará (2015); apresentado à Escola Estadual de Ensino Médio "Professora Dalila Afonso Cunha", em Vila Maiauatá, Igarapé-Miri (PA).


O Projeto de pesquisa Olhos na Mídia: a prática de um estranhamento necessário, sob liderança do professor Israel, é uma iniciativa que visa, entre outros:

(i) estudar a produção discursiva da mídia (impressa, televisionada, virtual) e sua correlação com a veiculação de temas caros ao exercício da cidadania, tais como: mulher e política; participação da mulher nos espaços institucionais de poder e (re)configuração de identidades ou de estereótipos sobre a mesma; mulher e trabalho; educação; religião e política; juventude, trabalho e política;

(ii) problematizar, a nível fazer docente na Educação Básica, a manifestação linguajeira que se materializa na prática discursiva midiática enquanto lugar de construção e/ou veiculação de sentidos sobre a ação pública/política de homens e mulheres;

(iii) envolver discentes do Ensino Médio, em uma discussão sobre a atuação da mídia na (re)construção e veiculação de sentidos sobre a ação pública/política de homens e mulheres. O público-alvo do Projeto de Pesquisa são os discentes do Ensino Médio, preferencialmente de segundo e terceiro ano;
(...)


E-mail: poemeiro@hotmail.com
Facebook: Israel Araújo Poemeiro do Miri

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