Projeto de Pesquisa
Olhos na
Mídia: a prática de um estranhamento necessário
Síntese
1 ABRANGÊNCIA INICIAL:
estudantes de Ensino Médio (2º e 3º anos) e de cursos superiores (Graduação),
preferencialmente de Letras.
2 PROBLEMATIZAÇÃO:
como a mídia (imprensa) trata a questão da mulher e da juventude ao produzir
publicações (enunciar) sobre diversos temas, entre eles: vida pública/política,
trabalho, educação, religiosidade e educação? Quais discursos (posicionamentos)
ela veicula? Quais relações podem ser apontadas, sobre a interação entre esses
discursos?
3 HIPÓTESE PRINCIPAL: as publicações da mídia veiculam sentidos
que buscam estabelecer lugares e/ou apontar identidades para os sujeitos
juvenis, femininos, do mundo do trabalho. Outros (a considerar)
4 PÚBLICOALVO
(preferencial): alunado do Ensino Médio e graduandos em Letras.
5 CORPUS: publicações de jornais e revistas
(impressos); publicações midiáticas disponíveis na internet (blogs e nas redes
sociais); vídeos (You Tube)
6 OPERACIONALIZAÇÃO/METODOLOGIA:
realização de encontros quinzenais, nas dependências da unidade de ensino;
rodas de conversa, bate-papo; análises discursivas de materiais impressos e em
meios virtuais; produção de anotações; orientações de atividades para além da
escola (ver TV, por ex.); produção de tópicos e relatórios
7 EIXOS TEMÁTICOS
(interdependentes): Linguagem, enunciação;
Estudos
que se situem na interface discurso e mídia/jornalismo
(BRANDÃO, 2012; ORLANDI, 1994; MAINGUENEAU, 1997/2011; JOUBERT, 2011; ARAÚJO,
2015; ARAÚJO e PESSOA, 2015, outros). AD e Mídia; discurso da Mídia; fazer
jornalístico.
8
TEMAS/TÓPICOS que
atravessam e/ou constituem a atuação da mídia, impressa e virtual, que ajudam a
configurar sua prática discursiva (sua enunciação sobre os temas de que se vale
no dia-a-dia), tais como: mulher e política; mulher e trabalho; educação;
religião e política; juventude, trabalho e política.
9
CRONOGRAMA (periodicidade):
cf. Metodologia, construído também no próprio grupo.
10 RESULTADOS ESPERADOS
a) Rodas
de conversa, bate-papo (trabalho com a Oralidade); análises discursivas de
materiais impressos e em meios virtuais; troca de experiências sobre o “ver a
Mídia”
b) Produções
textuais: anotações, tópicos, artigos, relatórios
c) Participação e apresentações de trabalhos em eventos
Proponente: Israel Fonseca Araújo, Mestre em Letras - Linguística pela Universidade Federal do Pará (2015); apresentado à Escola Estadual de Ensino Médio "Professora Dalila Afonso Cunha", em Vila Maiauatá, Igarapé-Miri (PA).
O Projeto de pesquisa Olhos na Mídia: a prática de um estranhamento necessário, sob
liderança do professor Israel, é uma iniciativa que visa, entre outros:
(i) estudar
a produção discursiva da mídia (impressa, televisionada, virtual) e sua
correlação com a veiculação de temas caros ao exercício da cidadania, tais
como: mulher e política; participação da mulher nos espaços institucionais de
poder e (re)configuração de identidades ou de estereótipos sobre a mesma;
mulher e trabalho; educação; religião e política; juventude, trabalho e
política;
(ii) problematizar, a nível fazer docente na Educação Básica, a manifestação linguajeira que se
materializa na prática discursiva midiática enquanto lugar de construção e/ou
veiculação de sentidos sobre a ação pública/política de homens e mulheres;
(iii) envolver discentes do Ensino Médio, em uma discussão sobre a
atuação da mídia na (re)construção e veiculação de sentidos sobre a ação
pública/política de homens e mulheres. O público-alvo do Projeto de Pesquisa
são os discentes do Ensino Médio, preferencialmente de segundo e terceiro ano;
(...)
E-mail: poemeiro@hotmail.com
Facebook: Israel Araújo Poemeiro do Miri
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