segunda-feira, 6 de março de 2017

RUAS DE IGARAPÉ-MIRI (PA) VOLTAM A RECEBER SINALIZAÇÃO; e os lixos tomam conta da Cidade

Prof. Israel Araújo (editor; poemeiro@hotmail.com)



(Foto de internauta, nas redes sociais)


Algumas das principais ruas (entenda-se asfaltadas) da cidade de Igarapé-Miri, sobretudo que dão acesso ao centro da cidade, voltaram a receber sinalização horizontal, o que é obrigatório pelas leis de trânsito deste País. Ruas como a Pe. Emílio e a Dr. João Hipólito, em algumas de suas extensões, receberam pintura no leito das pistas, o que orienta os transeuntes quanto à paradas, sentidos de mão única ou mão dupla, entre outros (ver boxe, abaixo).

No mandato anterior de Roberto Pina Oliveira (PT), entre 2009-12, várias das ruas da cidade também receberam sinalização, mas depois de trabalhos de asfaltamento. Asfaltamento esse que, tempos depois, foi em parte destruído pelos trabalhos de distribuição de tubulação de águas, o que seria um importante trabalho do governo do Pará nesta cidade; parece que todo ele ficou no "seria". Explicações técnicas e políticas são dadas, há quase dez anos, por agentes de governo estadual. Mas nada da água de qualidade para toda a população.

O trabalho de sinalização, que o Blog Poemeiro do Miri encontrou (talvez em começo) nas ruas da cidade, hoje, foi anunciado, há poucas semanas, na Tribuna da Câmara Municipal de Igarapé-Miri, pelo atual Diretor do DEMUTRAN (Departamento Municipal de Trânsito), Sr. Alberto Amorim.

A iniciativa, dentro das atividades do atual governo liderado por Ronélio Quaresma (PMDB), é digna de aplausos, mesmo em se tratando de mero cumprimento do dever decorrente da assunção do cargo de Prefeito desta Cidade, o que é sacramentado (diante da Mesa da Câmara de Igarapé-Miri), em Sessão Solene, através de Juramento. Porém, diante do estado deplorável de tantas vias da cidade (sobretudo da sempre castigada periferia de Bairros como: Boa Esperança, Cinco Bocas, São Paulo e Perpétuo Socorro), as críticas ao governo foram de plano notadas nas redes sociais: "tão sinalizando pros buracos", ironizou um dos internautas; "PARE: olhe os buracos".

E, para reforçar o dado eterno da crítica, ainda tem os lixos domésticos que, sobretudo longe da área central da cidade, tomam conta das frentes das casas, gerando insuportável fedentina e atraindo urubus às frentes dessas casas.

  
SINALIZAÇÃO HORIZONTAL

Esse tipo de sinalização viária se caracteriza por utilizar linhas, marcações, símbolos e legendas, pintados ou apostos sobre o pavimento das vias. Têm como função organizar o fluxo de veículos e pedestres; controlar e orientar os deslocamentos em situações com problemas de geometria, topografia ou frente a obstáculos; complementar os sinais verticais de regulamentação, advertência ou indicação. Em casos específicos, têm poder de regulamentação.

Características:
- Traçado Contínuo: linhas sem interrupção pelo trecho da via onde estão demarcando; podem estar longitudinalmente ou transversalmente apostas à via.
- Tracejada ou Seccionada: são linhas interrompidas, com espaçamentos respectivamente de extensão igual ou maior que o traço.
- Setas, Símbolos e Legendas: são informações escritas ou desenhadas no pavimento, indicando uma situação ou complementando sinalização vertical existente.

Cores:

Amarela: utilizada para regular fluxos de sentidos opostos; delimitar de espaços proibidos para estacionamento e/ou parada e; demarcar obstáculos.

Branca: utilizada para regular fluxos de mesmo sentido; delimitar trechos destinados ao estacionamento regulamentado de veículos em condições especiais; marcar faixas de travessias de pedestres e; na pintura de símbolos e legendas.

Vermelha: utilizada para demarcar ciclofaixas e/ou ciclovias e nos símbolos de hospitais e farmácias (cruz).

Azul: utilizada nas pinturas de símbolos em áreas de estacionamento ou de parada para embarque e desembarque, para pessoas portadoras de deficiência física.

Preto: utilizada para proporcionar contraste entre o pavimento e a pintura.

(Fonte: http://www.transitoideal.com/pt/artigo/1/condutor/49/sinalizacao-de-transito; acesso: 06/03/2017)


_____________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário