domingo, 7 de dezembro de 2014

INTERNET: NÃO CAIA EM "REDE" FURADA



 A matéria seguinte foi publicada pelo portal do Diário do Pará, na internet. Relevante:

Cuidado: internet não é terra sem lei
Domingo, 07/12/2014, 11:29:08 - Atualizado em 07/12/2014, 11:29:08
(Fonte: http://www.diarioonline.com.br/noticias/elas/noticia-311723-cuidado-internet-nao-e-terra-sem-lei.html)


Com o avanço da tecnologia, o mundo contemporâneo se tornou uma aldeia, onde todos podem ser vistos e acompanhados diariamente. Com as redes sociais, os comportamentos das pessoas não escapam de um comentário e/ou crítica em uma mesa de bar, reuniões de trabalho ou na própria rede. Algumas exposições podem se tornar um suicídio moral e profissional. Mesmo o perfil sendo pessoal, todo cuidado é pouco. Uma brincadeira ou um achismo postado pode ser o início do fim de uma carreira.

Diretor de uma importante empresa de treinamento e consultoria, Ricardo Barbosa, autor do artigo “Postar ou não postar – como se portar nas redes sociais”, informa sobre os cuidados que os profissionais devem tomar para que as redes sociais não interfiram em suas carreiras. Então, o que postar? Para o escritor, esta é uma questão usual, em função da amplitude e da propagação dos meios.
“Uma coisa eu posso afirmar com certeza: o que você coloca em suas redes sociais pode ter reflexo em sua vida pessoal e profissional”, conta.

Quem se equivocar nas manifestações ou ponderações deve se preparar para enfrentar reflexos negativos em sua vida pessoal, assim como na sua carreira profissional. “Vivemos em uma realidade na qual o que se fala, ‘curte’, quem ‘segue’ e tudo mais pode ser usado a favor ou contra profissionalmente. Vejo muito isso em contratações, onde as áreas de recursos humanos já utilizam desse artifício. Frases mal postadas, preconceito, xingamentos, declarações desnecessárias com certeza pegam muito mal. Sem contar que sempre se deve buscar escrever de forma correta”, explicou Ricardo.

Aos 21 anos e sem nunca ter trabalhado, Laura Sá, estudante do curso de Direito, optou em não ter redes sociais. Apesar da pouca idade, ela tem muita história para contar de confusões que aconteceram devido aos comentários inconsequentes.

“Desde a época do Orkut eu tive problema. O primeiro foi quando postei uma foto com uma pessoa que tinha namorado em um aniversário. Estávamos em um grupo de amigas e não pensei que fosse dar problema. O namorado dela não sabia onde ela estava e terminou tudo. Resultado: ela deixou de falar comigo e disse que fiz com maldade, e não foi. Deu uma grande confusão”, relatou.

Anos mais tarde, Laura se envolveu em outra polêmica. Desta vez foi mais grave e deletou sua conta no Facebook. “Por uma coisa que eu escrevi acabei sendo mal interpretada e a família do meu ex-namorado me acusou até de racismo. Terminamos o nosso relacionamento e passei mais uns dias sem ir à aula, já que ele fazia faculdade no mesmo local. Eu apenas disse o que eu sentia, achava certo, mas... deu tudo errado. Desativei o meu perfil e até hoje só olho as coisas de meus amigos pelo Facebook de terceiros”, comentou.

Mesmo não estando por dentro da tecnologia, Paula Correa, 52 anos, mantém um perfil nas redes. “Todo cuidado é pouco. As pessoas têm maldade. Tudo que se coloca gera uma imensa fofoca. Prefiro apenas olhar e colocar fotos que deixe bem claro que tenho filhos e marido, até porque não sei nem navegar direito nas redes. Meu emprego e minha casa são as coisas mais importantes para uma mãe”, diz.


(Diário do Pará)

Nenhum comentário:

Postar um comentário