domingo, 16 de dezembro de 2012

IMPERDÍVEL, IMPERDÍVEL... Chegou a Primeira Vez corinthiana!

prof. Israel Fonseca Araújo

Para: Vilma Brício, José João Pena, Anildo Lobo, Antonio Marcos Ferreira, Dany Maciel, Sérgio Souza, Márcio Ricardo Souza,  Zadiel Araújo (e grande elenco).


Aproveito este nosso espaço para parabenizar meus Parentes, Colegas e Amigos corinthianos(as) pela conquista de seu Primeiro (não sei se será o único) Título do Torneio Mundial de Clubes da FIFA, no Japão. Sei medir exatamente essas suas alegrias, haja vista o quanto já as experimentei (3 vezes, só nessa terra do sol nascente).
É um Título muito importante para o Futebol Brasileiro e, ainda, sulamericano, pois temos uma arquirrivalidade histórica com "nossos irmãos" argentinos, uruguaios, chilenos e, pasmem, agora até venezuelos!
Felicitações à "nação" de Parque São Jorge, santo guerreiro (dizem, não sou devoto de santos), que ficou desonrado com esse batizamento futebolístico que lhe deram.
É isso aí, gente, depois de Santos, Flamengo, São Paulo e outros chegou a vossa vez.
Quanto a ganhar de um Time grande do Futebol mundial, não se assustem, já que isso ocorre, sem, eu que o diga, uma vez que nosso Glorioso já arrebentou o Barça (era o melhor e maior do Mundo, em 1992), o Milan (era o melhor e maior do Mundo, em 1992) e o Liverpol (o maior, em 2005).
Depois de vinte anos da primeira conquista do Maior do Brasil (1992), chegou a vez de os senhores(as) gritarem é Campeão! Isso tudo depois de 101 anos de vida corinthiana.
Não se iludam com o título levantado aqui, no Brasil, antes de ganhar a Libertadores (ser e/ou estar ignorante não é defeito; só não podemos ser sempre ingênuos(as)), pois o Mundial da FIFA só é conquistado a partir de conquistada a credencial, que é a Libertadores da América.
A partir de agora começa para os Senhores(as) uma nova fase, pois já podem sonhar com o Bi, o Tri, Tetra... já que arrebentaram esse "hímen" do Futebol internacional. Êta cabaço difícil, né?
Terno abraço.

____________________________
Há mais em:
Recanto das Letras/professorisrael
http://www.facebook.com/israel.fonsecaaraujo


sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

SINTEPP - um Sindicato de Lutas e Conquistas



A Sub-Sede do Sintepp de Igarapé-Miri vei de "vento em popa" nestes últimos dias de 2012 (e que VENHA 2013).
Depois da estreia do Programa Semanal de Rádio "A Hora de Educação" (aos sábados, na Rádio Comunitária "Natureza FM" (Freq.: 87,9), às 17h, no ar desde o último dia 08/12), acontece hoje, a partir da 19h, a Confraternização dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Educação de Igarapé-Miri - com exibição Gospel, jantar e muito mais diversão com Música ao vivo - até "altas horas".
É momento de nos congratularmos e refletirmos sobre as CONQUISTAS, DIFICULDADES e/ou BARREIRAS da Luta Sindical 2012.
Imperdível: estaremos lá.
Os Parabéns destes nossos Escritos.
E não perca nosso "A Hora...", neste dia 15/12, às 17h.

terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Seminário "ÉTICA, POLÍTICA & SOCIEDADE" foi realizado pelo Incam

prof. Israel Fonseca Araújo - Secretário-Geral do Incam


Aconteceu no dia 07 deste dedembro, no Auditório da Secretaria de Educação de Igarapé-Miri (SEMED), o Seminário acima identificado, realizado pelo Instituto Caboclo da Amazônia (Incam), tendo como debatedores os Professores Édson de Jesus Antunes Corrêa (Mestre em Desenvolvimento/NAEA-Ufpa) e Edmilson Brito Rodrigues (Doutor em Geografia - USP).
O Auditório tornou-se pequeno para a grandeza do público presente, formado por Estudantes secundaristas (da Escola "Enedina Sampaio Melo", liderados pelos Professores/as: Sandra Costa, Antonio Marcos Ferreira e Israel Araújo), Militantes de Movimentos Sociais e/ou Sindicatos e Associações (de Moradores; STTR; Assentamentos; Pastoral de Juventude; SINTEPP e outros), Professores da Educação Básica, Pólo Universitário de Igarapé-Miri...
Os presentes entusiasmaram-se com as exposições feitas pelos debatedores, sobretudo no que concerne à Vida Pública/Social e à essência da Política. As fotos a seguir ilustram este texto (arquivo: Incam):

Imagem 01 - Público atento às Falas.

 Imagem 02 - Mesa formada pelo Prof. Édson Antunes (ao microfone), Isaac Fonseca (Pres. do Incam) e Edmilson Rodrigues (anotando).

 Imagem 03 - Edmilson Rodrigues fazendo seu pronunciamento.

Imagem 04 -Público, com destaque para os Profs. José Pinto (Escola "Aristóteles Emiliano de Castro") e José Moraes Quaresma (Coord.-Geal do Sintepp, Ig.-Miri)

domingo, 9 de dezembro de 2012

É melhor ser humilde...



Israel Fonseca Araújo


Introdução. Lá pelos meses de junho, julho e outros de 2011 vários “cabra” que eram potenciais Candidatos(as) a Vereador(a) se “filiaram” ao Pina e/ou ao Francisco Pantoja. Entraram de cabeça para as articulações de bastidores e se tornaram fortes Candidatos/as a Candidatos(as).

Desenvolvimento. Passaram a ser pessoas “de Referência”, se vocês me entendem; e entraram “de cabeça” (ou “de pé”) no jogo eleitoral – que tanta gente pensa que seja, essencialmente, um jogo político. E foram em frente, passaram pelas Convenções (ou jogo de Cartas Marcadas e pré-Acordadas) e se tornaram Candidatos(as) – incluindo aqueles(as) com seríssimas chances de Vitória nas Urnas (nos últimos anos, poucas crianças-mulheres, das que eu “vi” nascer, deixaram de ser registradas com um nome que não seja Vitória: Ana Vitória; Maria Vitória; Vitória da Anunciação – não, este último ninguém usa mais...). Foram para a “rinha eleitoral” e VENCERAM, com fortes incentivos de Francisco Pantoja – Roberto Pina (reuniões, definições de estratégias etc.), creio eu; se assim não foi, foi com fortes apoios da Coligação “Com a Força do Povo de Novo”...

Conclusão. Agora, desses 3 ou 4 “Cabocos” (já eleitos), todos estão na articulação “pedebotiana”, na qual eles estavam quando pediam Votos. Entenderam? (Vocês têm de captar e rememorar os FATOS eleitorais para poder atribuir sentido na linha do que estou falando aqui...). Esse é, de fato, um jogo eleitoral, que está amparado pela CONSTITUIÇÃO ELEITORAL DA POLÍTICA CORONELISTA BRASILEIRA – E AMAZÔNICA. Não há “ilegalidade”, nem “imoralidade” nisso (nada a ver com o Art. 37 – Caput, Constituição Federal de 1988), estavam simplesmente praticando a “Ética” e a “Moralidade” eleitorais, direitos seus. O problema é que tem muita gente que se julga inteligente e muito inteligente, nesse jogo, mas quando na verdade...

 ___________________________
Israel Fonseca Araújo é Professor e Professor.