O FME (Fórum Municipal de Educação), com apoio da Secretaria de Educação (SEMED), realizará a Conferência Municipal de Educação de Igarapé-Miri - de forma "extraordinária"; exatamente assim. Sem Conferência Municipal de Educação há cinco anos na terra do Açaí, a mesma acontece somente neste dia 10/11 (sexta). Diante da relevância desse acontecimento, o Blog Poemeiro do Miri fez a seguinte entrevista com o professor Mestre Glaybe Pimentel, atual Coordenador do FME. Confira:
Igarapé-Miri está há cinco anos sem fazer Conferência Municipal de Educação e, agora, anuncia que realizará uma edição “extraordinária”, em apenas um dia (10/11). Por quê? O que torna essa uma Conferência “extraordinária”?
Prof. Glaybe Pimentel (FME): O Governo Federal reinstituiu o Fórum Nacional de Educação destituído pelo Governo Bolsonaro, e o FNE em caráter extraordinário convocou a CONAE 2024, lançando um documento de orientação no dia 16 de outubro de 2023; neste documento o FNE já traz a proposta do Plano Nacional de Educação - PNE no qual será analisado na conferencia Municipal de Educação dos municípios brasileiros e posteriormente pelas federações. Igarapé-Miri reativou o Fórum Municipal de Educação no dia 01 de Setembro de 2023. Desde então, ficamos aguardando as orientações para realizarmos a conferencia em Igarapé-Miri. A Diretoria de Diagnostico, Pesquisa e Planejamento da Semed aguarda essa chamada para o inicio do ano que vem, mas fomos surpreendidos com essa urgência.
Considerando
que a Conferência de Educação acontece apenas no próximo dia 10 (sexta), como
garantir que a população possa dispor de tempo para debates, estudos e
avaliações de proposições? Como garantir os debates pelos 8 (oito) Distritos (e
não apenas na cidade), com discussões prévias e avaliação profunda de nossa
realidade educacional?
Prof. Glaybe Pimentel (FME): Quando o Fórum Municipal de Educação de Igarapé-Miri foi reinstituído, organizamos um planejamento de pré-conferências pelos Distritos e estávamos trabalhando com esse cenário, onde teríamos a oportunidade de discutir e avaliar o Plano Municipal de Educação, porém o material de referência e orientador nacional só chegou em 16 de outubro e tínhamos até dia 15 de novembro para realizar a conferencia municipal.
No documento de referência nacional percebemos que o caminho seria outro, isto é, analisar as propostas já postas pelo FNE. Por isso, mudamos a estratégia para apenas esse dia de conferência. Ano que vem ou no primeiro semestre de 2025 teremos uma conferência municipal com todas as necessidades que ela sugere, visto que teremos que construir um novo plano para o município.
Prof. Glaybe, a Conferência de Educação vai debater vários Eixos (temáticas, realidades e desafios que nossa educação enfrenta). Como fazer para que (p. ex.) as problemáticas do transporte escolar e da educação do campo sejam debatidas, a fundo, nesse dia de avaliação da política educacional no Miri?
Prof. Glaybe Pimentel (FME): A proposta do FNE trás 7 eixos, dentre eles o "Financiamento Público da Educação Pública, com Controle Social e garantia das Condições adequadas para a qualidade social da educação, visando à democratização do acesso e da permanência"; é neste eixo que a questão do transporte escolar entra na pauta, como outras questões que requerem demandas de recursos financeiros para funcionar com o mínimo de estrutura e qualidade. O FNE já traz nas proposições e estratégias direcionamentos a respeito do financiamento, cabe aos grupos de trabalho analisarem o que está posto e propor se for o caso a ampliação de recursos e estruturas para melhorar o transporte escolar de nossos alunos.
Blog Poemeiro do Miri
Prof. Glaybe, a Conferência de Educação vai tratar do Plano Municipal de Educação (PME/2015-2025), sendo que a legislação deste município determinou que as avaliações periódicas sobre o PME devem acontecer com a participação de: Secretaria de Educação, Fórum de Educação e Conselho Municipal de Educação, mas Igarapé-Miri não tem Conselho de Educação. Como o senhor (e a gestão da educação) espera que a Conferência solucione essa questão?
Prof. Glaybe Pimentel (FME): Esta conferência não vai tratar diretamente do Plano Municipal de Educação de 2015 a 2025. Ela terá como objetivo principal analisar as propostas para a CONAE 2024. A municipal referente a 2015/2025 será ano que vem ou no primeiro semestre de 2025. O Fórum Municipal de Educação já foi reinstituído e no dia treze deste mês será montada uma comissão para reorganizar o Conselho Municipal de Educação.
Blog Poemeiro do Miri
Qual mensagem, a mais, o senhor gostaria de trazer para a população e, em especial, para as pessoas preocupadas com a questão da educação pública no nosso município?
Prof. Glaybe Pimentel (FME): Gostaria de deixar como mensagem que a reinstituição do FNE com a chamada da CONAE 2024 nos dá esperança que o povo brasileiro e miriense não irão cometer o mesmo erro que cometeram apoiando o Impeachment de uma presidente eleita democraticamente, que teve como consequência dois governos (Temer e Bolsonaro) desastrosos que jogaram no lixo o PNE de 2014, dificultando o desenvolvimento da educação brasileira.
(FIM)