A tarde de sábado, 1, marcou o lançamento do ex-prefeito Antoniel Miranda dos Santos como pré-candidato na corrida à Prefeitura de Igarapé-Miri, no Baixo Tocantins. O evento, caracterizado pelo Republicanos (10), teve presenças de lideranças políticas, outros pré (Irmão Nenca e Keynes Silva, p. ex.) e destaque para o pastor presidente da Igreja Assembleia de Deus (AD) na terra de Sant'Ana (Josias Roberto). Roberto, nitidamente, se põe como espécie de fiador da pré-candidatura lançada, em parceria com lideranças políticas locais (notadamente lideradas por ele, na AD) e estaduais (caso de dep. Nilton Neves/PSD e outras). Igualmente, o atual prefeito Roberto Pina (PT), também pré-candidato, estava presente e falou aos presentes, agradeceu pelo convite e, em tom de brincadeira, disse a Antoniel que espera estar novamente junto com o Republicanos - na eleição de 2024 (em 2020, o atual vice-prefeito Marcelo Corrêa estava no Republicanos).
Obviamente que o destaque da tarde era Antoniel Miranda, o qual recebeu convidados(as), familiares e simpatizantes diversos em uma famosa casa de eventos da cidade igarapemiriense. Após recebe os cumprimentos de seus convidados(as) mais ilustres, Miranda fez seu discurso e se colocou à disposição da população e das lideranças políticas para os diálogos, as conversações sobre os rumos da vida pública no Miri. Bastante aplaudido pelo grande público presente, Miranda fez uma síntese de sua atuação política nesta conjuntura de articulações: foi ao veículo Jornal Miriense On-line (no You Tube). Disse ele: "Estou colocando meu nome para apreciação popular, relevante ao nosso município; a política é o único meio da transformação social coletiva que existe" (confira a reportagem, clicando AQUI).
A pré-candidatura da Antoniel Miranda já era esperada (ele já deu entrevista ao Rádio Poemeiro do Miri; acesse a live papo de política, clicando Aqui ) e é um dos elementos mais importantes e decisivos no tabuleiro político e nos jogos analíticos do período de pré-campanha na terra do açaí. Isso porque, além de Roberto Pina, quem estava há muito trabalhando em termos prévios era (e é) o atual Vereador do PP, Irmão Nenca; além deste, o ex-Secretário de Saúde Keynes Silva (União Brasil) também entrou nas disputas da pré. Ao lado desses dois, é que surge Miranda. Sua presença dinamiza o cenário, pois a ideia de enfrentar Pina em apenas uma candidatura (largamente comentada nos círculos populares e de "analistas políticos") nada tem de simplismos. Dos três principais concorrentes, apenas Antoniel Miranda já "foi às ruas" (em 2020, concorreu pelo PROS e alcançou 10.243 votos (26,18% dos votos válidos) e saiu bastante fortalecido.
Mas nestes tempos mais atuais é Irmão Nenca quem se destacou nas intenções de voto; acontece que Ir. Nenca não tem o histórico de mais de dez mil votos já recebidos. Já no cenário de forças/articulações pré-eleições este se mostra menos fortalecido do que Silva e Miranda. A força política de Antoniel, portanto, é visivelmente disputada por vários pré-candidatos; as possíveis explicações passam por várias raízes - dentre estas, com destaque a atual conjuntura de participação política do chamado campo religioso evangélico (em destaque, a AD). Miranda faz, logo, sacudir o tabuleiro no que concerne às intenções de disputas (e futuros políticos) de vários pré. A na hora de definir os nomes que vão às urnas, tanto a antiguidade pode ser posto quanto quem já recebeu votação tem meios de bater forte na mesa. Eis o tamanho do nó que se apresenta neste cenário pré-campanha de 2024.
Em tempo:
Médico Alessandro Lobato. O PSD, partido que tem como deputado o delegado Nilton Neves, lançou o médico Alessandro Lobato como pré-candidato a prefeito de Igarapé-Miri. O evento aconteceu na manhã deste dia 2. Igualmente várias lideranças políticas se fizeram presentes; dentre estas, os pré-candidatos prefeito Roberto Pina, o Ver. Irmão Nenca, Keynes Silva e Antoniel Miranda; também a ex-prefeita Dilza Pantoja. Em destaque nesse ato, o médico e ex-deputado estadual Luiz Seffer, já "condenado por estupro de criança no Pará" (confira reportagem e o que diz a defesa do médico, clicando AQUI); Luiz Seffer é empresário do setor privado da Saúde, tem hospital na terra de Sant'Ana e discursou enfaticamente em defesa de Lobato. Em tom de aparente brincadeira, ele disse a Lobato que "se tiver" 6 ou 7 candidatos "pode dar logo a faixa pro Pina".
O ex-prefeito Toninho Peso Pesado (atualmente no PSDB) também já teve sua pré-candidatura a prefeito lançada; ele é, de longe, o político mais decadente no atual cenário miriense, ao lado de Dilza Pantoja (tbm no PSDB); estando prefeito, em 2020 ficou na distante quarta colocação - atrás de Pina, Antoniel e Darinho. No evento de lançamento de Pesado, inclusive, a participação popular e de lideranças políticas foi minguada.