quarta-feira, 31 de julho de 2024

Peso Pesado. CONDENADO E INELEGÍVEL, AINDA SERÁ CANDIDATO? (#907)

Fontes do nosso Blog e informações do Jornal Miriense On-line anunciam que Peso Pesado (Ronélio Antônio Rodrigues Quaresma), ex-prefeito da Terra do Açaí, hoje no PSDB, jogou a toalha e não será mais candidato, neste pleito eleitoral 2024. O Poemeiro foi checar e confirmou que, realmente, existem diversas ações judiciais contra Pesado; ele governou Igarapé-Miri (PA) por 3 (três) dos 4 (quatro) anos para os quais foi eleito. Repartiu o mandato com o (então) vice, Antoniel Miranda dos Santos, em uma luta pelo poder nunca antes vista nesta Terra de Sant’Ana.

E dos tantos processos judicias que tramitam, pelo menos um deles, hoje trava as intenções de Pesado, líder político que anunciava candidatura a prefeito. Tal processo foi proferido na Justiça Eleitoral de Igarapé-Miri, dos quais destacamos a parte final:


USO DE AGENDA OFICIAL DO GOVERNADOR PARA ATO DE CAMPANHA POLÍTICA

 

A Coligação representante alega que o ato oficial do governo do Estado foi deliberadamente casado com a campanha eleitoral dos investigados.

Registro que o referido ato ocorreu em 03 de novembro de 2020, na Vila Maiauatá (Igarapé-Miri/PA),  e teve como propósito inicial a assinatura, por parte do governador do estado, da ordem de serviços para o asfaltamento Rodovia PA-407, que liga a Vila Maiauatá à sede do Município de Igarapé-Miri.

Em síntese, a moldura fática delineada nos autos, como visto, é a possível violação do artigo 77 da Lei das Eleições praticada pelo 1º representado que compareceu a ato oficial, do governador Helder Barbalho, de assinatura de obra pública e assim, teria se utilizado da sua posição de prefeito do município e da máquina estatal em prol de sua candidatura à reeleição.

Destarte, a questão primordial aqui tratada é identificar se a presença do candidato no referido ato, ocorrido no dia 3 de novembro de 2020, se amolda ao disposto no art. 77 da Lei Geral das Eleições, abaixo reproduzido:

Art. 77. É proibido a qualquer candidato comparecer, nos 3 (três) meses que precedem o pleito, a inaugurações de obras públicas.
Parágrafo único. A inobservância do disposto neste artigo sujeita o infrator à cassação do registro ou do diploma.

 

No mesmo sentido acompanha a Resolução TSE nº 23.610/2019 sobre o tema:

 

Art. 86. É proibido a qualquer candidata ou candidato comparecer, nos 3 (três) meses que precedem a eleição, a inaugurações de obras públicas (Lei nº 9.504/1997, art. 77, caput) .

§ 1º A inobservância do disposto neste artigo sujeita a infratora ou o infrator à cassação do registro ou do diploma (Lei nº 9.504/1997, art. 77, parágrafo único) .

§ 2º A realização de evento assemelhado ou que simule inauguração poderá ser apurada na forma do art. 22 da Lei Complementar nº 64/1990 ou ser verificada na ação de impugnação de mandato eletivo.

 

Imperioso destacar que ato oficial de assinatura de ordem de serviço se amolda ao conceito de evento assemelhado ou que simule inauguração. Assim, partindo desse pressuposto, passo à análise dos fatos atinentes a assinatura, por parte do governador do estado, da ordem de serviços para o asfaltamento Rodovia PA-407, que liga a Vila Maiauatá à sede do Município de Igarapé-Miri.

Conforme previsão do calendário eleitoral para o pleito de 2020 (Res. TSE nº 23.267/2020), desde 15 de agosto os candidatos estavam proibidos de comparecer a inaugurações de obras públicas. Logo, em tese, o comparecimento do candidato à ato assemelhado a inauguração deu-se em período vedado.

Por seu turno a jurisprudência do Tribunal Superior Eleitoral aponta que a regra prevista no art. 77 da Lei 9504/1997 deve ser interpretada sob as lentes da razoabilidade e proporcionalidade.

De todo modo passamos a análise do caso em tela.


Analisando os autos e as provas neles produzidas, constata-se que embora o representado não tenha proferido discurso teve grande visibilidade no evento, abordando eleitores, exercendo a sua influência e agindo com abuso de poder. Vejamos foto de ID 37409861:


Peso Pesado, em 2020. Fonte da imagem: decisão judicial, in verbis


Não contente com a sua participação no evento de assinatura da ordem de serviço pelo Governador do Estado, o 1º representado pousou para foto ao lado do governador, tendo a placa da referido obra ao fundo, conforme ID 37409865:


Peso Pesado, em 2020. Fonte da imagem: decisão judicial, in verbis

Em seu conjunto, o que se viu da a farta documentação juntada aos autos, foi que o evento oficial do Governador do Estado foi convertido em ato de campanha. Ressalto que tudo isso ocorreu a exatos 12 (doze) dias do pleito.

Por essas razões, entendo que sua conduta no evento amolda-se não só  à proibição do art. 77 da Lei das Eleições, mas também resta caracterizado o abuso de poder por parte do 1º representado, então prefeito do Município de igarapé-Miri e candidato à reeleição no pleito de 2020.

No caso dos autos, é perfeitamente correto inferir que os referido eventos foram aptos a influenciar pessoas. São circunstâncias graves que fogem da liturgia pública de um evento institucional, até porque ocorrido em período vedado e igualmente constituem abuso de poder político considerando o uso da máquina pública em benefício de sua campanha. Deste modo, não restam dúvidas que o referido evento teve potencialidade de comprometer a igualdade da disputa eleitoral e a legitimidade do pleito.

Pelo exposto, julgo parcialmente procedente o pedido, para condenar o primeiro investigado, RONELIO ANTONIO RODRIGUES QUARESMA, pela prática da conduta vedada prevista no artigo 77 da Lei nº 9.504/97 e o consequente abuso de poder político, nas Eleições 2020 e, em razão de sua responsabilidade direta e pessoal pela conduta ilícita praticada em benefício de sua candidatura à reeleição para o cargo de Prefeito, declarar sua inelegibilidade por 8 (oito) anos seguintes ao pleito de 2020 [grifo deste Blog].

Deixo de aplicar a cassação do registro de candidatura dos investigados, exclusivamente em virtude de a chapa beneficiária das condutas abusivas não ter sido eleita, sem prejuízo de reconhecer-se os benefícios ilícitos auferidos, por ambos os investigados.

Deixo também de declarar a inelegibilidade do segundo investigado, MANOEL JOAO PANTOJA DA COSTA, em razão de não ter sido demonstrada sua responsabilidade para a consecução das práticas ilícitas comprovadas nos autos.

Diante da fragilidade probatória e da ausência de demonstração do abuso de poder político e econômico, com fulcro no art. 487, I do CPC, JULGO IMPROCEDENTE os pedidos formulados para os representado KEYNES LEMOS DA SILVA e COLIGAÇÃO MAJORITÁRIA PARA O TRABALHO CONTINUAR AVANÇANDO.

Registre-se. Publique-se. Intime-se mediante publicação da presente sentença no Diário da Justiça Eletrônico do Tribunal Regional Eleitoral do Pará (DJE/TRE-PA).

Ciência ao Representante do Ministério Público Eleitoral, via expediente no Sistema Processo Judicial Eletrônico – PJe.

Da decisão deste juízo eleitoral, cabe recurso para o tribunal regional eleitoral, no prazo de 03 (três) dias, contados da sua publicação no Diário da Justiça Eletrônico.

Diligências necessárias, após arquive-se com as cautelas de praxe.

 

Igarapé-Miri, 4 de agosto de 2023

ARNALDO JOSÉ PEDROSA GOMES

Juiz Eleitoral



Pois bem. veja só (parece a história de que se um peixe dorme nas águas, a maré faz dele o que quiser). A sentença foi proferida e publicada quase um ano atrás, mas somente em 2024 é que Ronélio veio a recorrer, alegando que não sabia e não valia a intimação via telefone Whatssap. E então contratou advogado para tentar reverter a condenação. O processo subiu ao Tribunal Regional Eleitoral, mas foi negado pelo relator. Pesado ainda Agravou ao pleno do TRE/PA, que por unanimidade entendeu que ele perdeu o prazo, ficando assim condenado e inelegível o ex-prefeito, hoje do PSDB (a decisão do TRE/PA é de julho 2024).

Ainda cabe recurso para Brasília, no TSE (Tribunal Superior Eleitoral); mas soubemos que o prazo recursal é o dia de amanhã (01/08). Acontece que, pelo jeito, teremos menos um candidato neste pleito eleitoral, onde o Peso da Lei foi mais forte. Vamos ver os próximos capítulos da disputa que se inicia... Até mais.


Obgd por ler nosso post #907

No Instagram, é @doutor.israel_poemeiro

Inscreva-se em nosso canal do You Tube: Rádio Poemeiro do Miri

Política no Miri. Ex-prefeito Antoniel abriu jogo sobre Keynes e Ir. Nenca (#906)

Em ato de Convenção partidária, ex-prefeito Antoniel Miranda (Republicanos) relatou, segundo suas falas, porque a chapa "de união" entre ele, Keynes e Irmão Nenca não vingou; ao menos, até agora. Segundo Miranda, havia acordo prévio entre eles de respeitar resultados de pesquisas e outros nortes para poder definir quem seria cabeça de chapa, quem seria vice e o terceiro apoiador principal.

Na hora da definição principal, Antoniel teria mostrado o seu próprio currículo político (suas candidaturas e sua eleição, em 2016, junto com Peso Pesado; sua atuação em 2020 e sua expressiva votação); todos mostraram pesquisas e, nelas, Irmão Nenca teria de ser "cabeça de chapa", haja vista que as pesquisas vem mostrando Pina em primeiro lugar e Ir. Nenca em segundo; após essas colocações, vem Antoniel e Keynes. Porém todos eles não conseguiram chegar a um consenso.

Antoniel Miranda destacou que, entre Keynes, ele e Ir. Nenca, havia palavras de acordo para respeitar pesquisas e outros critérios na definição das candidaturas para um bloco anti-Pina/Marcelo. Mas, insiste Miranda, ele teria deixado os dois colegas livres para serem candidatos a prefeito/vice, abrindo mão de sua própria candidatura, mas sem sucesso.

Quais arranjos Antoniel citou? Segundo ele, sua proposta aos dois foi que Ir. Nenca fosse candidato a prefeito e Keynes a vice. Miranda teria perguntado a Keynes se ele aceitaria; este teria aceitado, mas Ir. Nenca disse que não aceitaria Keynes de vice. Já que Antoniel não estava se colocando para ser vice (pois tem currículo...) e que os dois não chegavam a consenso, a conversa teria parado nessa "vibe".

Atualizando os fatos. Segundo o produtor do Jornal Miriense On-line, Adriano Martins, em conversa com Keynes Silva (na manhã de hoje), Keynes só aceitaria uma dada composição se Antoniel Miranda fosse canidato a prefeito com Irmão Nenca de vice; mas Ir. Nenca não aceitou essa proposta de Keynes (essa fala de Martins foi feita, agora à tarde, às 13h 04hmin, via live do JMO, via Facebook). O que se percebe dessa fala de Keynes, juntada às de Antoniel, é (são):

a) Ir. Nenca não aceita ser vice, nem de Antoniel (o único deles três que tem "bagagem" eleitoral e administrativa comprovada; mesmo que discutível, mas comprovada);

b) Keynes Silva até aceitaria ser vice de Ir. Nenca, mas este não aceitou Silva para vice;

c) Antoniel Miranda até aceitaria sair das disputas e apoiar uma chapa Keynes e Ir. Nenca, mas este não aceitaria Keynes com "seu" vice e, claro, nem aceitaria sair como vice em chapa com Keynes. Obviamente, que Antoniel, repita-se, não se põe no jogo para sair como candidato a vice (e já mostramos isso, repetidamente; risos).

LEMBRE-SE DAS "palavras postas": dia 17 de julho, o "Fofoca Miriense" confirmou que Keynes Silva e Antoniel Miranda (prefeito/vice) fecharam chapa para o pleito. E isso se mostrou não comprovado, até agora. Outra informação que parecia crível é a fala do médico Alessandro Lobato (PSD), pois este declarou e afirmou no microfone do JMO que a aliança estava fechada e decidida: Irmão Nenca (para prefeito) e Alessandro Lobato (vice). Dessa forma, uma possível chapa entre os três citados acima excluiria e prejudicaria, politicamente e na sua imagem pública/social, Lobato.

Mas, não esqueçam de uma coisa: tudo ainda está sendo construído; de chapa já definida, somente a de Pina e Marcelo. Igualmente, na Convenção do Partido da Mulher Brasileira (PMB), que será realizada amanhã (01.08), prof. João Batista Matos e Binho do Tucumã serão lançados.

sábado, 27 de julho de 2024

Psol/Rede: convenções fecham apoio à candidatura Pina/Marcelo e definem a Vereador (#905)

A Federação Psol/Rede oficializa candidaturas a Vereador(a), neste domingo (28). No mesmo ato, os partidos - primeiro, de modo autônomo; depois, em conjunto - formalizam o indicativo, já tirado previamente, de apoiar a candidatura majoritária de Roberto Pina (PT) e Marcelo Corrêa (MDB). O ato da Federação 50/18 acontece no Palacete Senador Garcia (antiga sede da prefeitura, na praça Sarges Barros).

Anúncio da Convenção Psol/Rede, a acontecer neste domingo (28)

O Psol, por exemplo, só poderia coligar com um partido de esquerda ou, no mínimo, que não seja do campo bolsonarista, ou da extrema direita, digamos assim. O Rede Sustentabilidade, basicamente, deveria seguir a mesma direção ideológica. Mas, já que estão em regime de união definida nacionalmente, a tendência seria seguirem mais alinhados a uma candidatura da esquerda ou centro esquerda, ou que não seja de extrema direita.

Candidaturas a Vereador(a). O time de pré-candidatos e pré-candidatas de Psol e de Rede deve chegar a 16 (dezesseis); esse é o número máximo que uma Federação pode, em Igarapé-Miri e neste pleito de 2024, lançar. O acordo prévio definido entre as siglas é que ambas lançarão 8 (oito) nomes (5 homens e 3 mulheres). Pelas regras do jogo eleitoral, o Psol poderia lançar mais e, o Rede, menos, mas os "socialistas" decidiram sugerir e apoiar a equidade. Após a reunião das siglas, ambos os times seguem ao encontro dos convencionais petistas e, assim, até o evento ampliado - que está marcado para acontecer na Arena Avenida (Trav João Afonso Lobato, com a Beira-Mar), na cidade de Igarapé-Miri.

Diante desse cenário, indagamos o presidente do Partido dos Trabalhadores(as), professor Glaybe Pimentel, sobre as expectativas e sobre a configuração de apoios a Pina / Marcelo, já definidos até hoje. Pimentel afirmou: "Amanhã (28) teremos as convenções partidárias de todos os partidos que já definiram apoio à chapa Pina prefeito e Marcelo Corrêa vice-prefeito. Psol e Rede, Avante e MDB, PV e PCdoB. PSB e o próprio PT. Temos uma indicação de [possível] apoio do Republicanos", mas, segundo o presidente, "não sabemos se vão oficializar amanhã no ato político", ou esperar até dia 05/08, que é o prazo-limite.

Dessa forma, o arco de alianças em torno da chapa Pina e Marcelo poderia chegar a 9 siglas partidárias, já neste domingo (28). No entanto, somente na Convenção é que várias definições podem ser tomadas, ou não. É aguardar.

_________________

P.S. Estamos colhendo dados para tratar das outras convenções, ainda estes dias.

Informações podem ser repassadas para poemeiro@hotmail.com

domingo, 21 de julho de 2024

"Irmão Nenca e doutô Alessandro, prefeito e vice-prefeito": médico Alessandro Lobato entrou na "modinha" dos áudios?

O médico Alessandro Lobato, anunciado pré-candidato a prefeito de Igarapé-Miri (PA) pelo PSD, parece ter entrado na modinha dos áudios. Seria, nesse sentido, um seguidor de Pé de Boto (ex-prefeito, entre 2013 e 2014, cassado e preso, nesse período) e do carismático Neno do Rio das Flores (este, atualmente, é fenômeno dos microfones no app do "zap-zap"). Dizemos isso porque, há cerca de um dia, o conhecido médico e pré-candidato divulgou áudio que, logo, ganhou o status de mensagem "encaminhada com frequência". Na voz, um homem dá bom dia ao povo miriense e diz: "aqui é o doutô Alessandro Lobato", pelo que se entende ser o médico (bacharel em Medicina) pré-candidato no partido dos Seffer.

Referindo-se ao ex-prefeito Pé de Boto/Ailson do Amaral ("e quando ele me pagava...", "eu acho que a única pessoa que ele pagava era eu"), Lobato diz coisas do tipo: "Não adianta entrá em pânico; nós vamos ganhá", em referências às disputas por votos do povo da terra do Açaí. Em seguida, Lobato desafia (possivelmente, o sr. Boto) a buscar os antecedentes e ver o caráter de Lobato e de Ir Nenca; e declara "Irmão Nenca [Progressistas], honestidade; doutô Alessandro [PSD], honestidade. Irmão Nenca e doutô Alessandro, prefeito e vice-prefeito e ninguém tira".

Pra entender o "B.O.": As falas do pré-candidato do PSD surgem após a definição de chapa de Pina e Marcelo Corrêa (veja comentários, acessando AQUI), já definidos nos bastidores políticos; estes têm convenção já anunciada para dia 28 deste mês. Também saem após as divulgações de que Keynes Silva (União Brasil) e Antoniel Miranda (Republicanos) teriam decidido formar chapa e sair, nessa ordem, como prefeito e vice (perguntado por este Blog, Miranda não confirmou, nem negou). Dessa forma, restariam as definições de políticos tais como Irmão Nenca (o mais querido da população, nas pesquisas, atrás apenas de Roberto Pina), Alessandro Lobato, Toninho Peso Pesado, Joca Pantoja, prof. João Batista e Lalá (p. ex.).

Mas, diante das definições dos 4 citados, e sem a prometida (publicamente, várias vezes) "união" entre Silva e Ir. Nenca, o caminho natural seria o respeitado político Rosivaldo Silva Costa sair candidato a prefeito, tendo outra pessoa como "seu" vice. É o que se desenha. Não haveria cabimentos o segundo colocado sair como vice do quarto, nas pesquisas; ou teria? Seria coerente isso? E este blogueiro, em lives entrevistas, ouviu de três prés (Antoniel Miranda, Irmão Nenca e Keynes Silva) que a "união" deles tava mantida, firme; que o mais bem pontuado nas pesquisas, no momento certo, sairia candidato a prefeito; e que os demais seriam apoiadores, subentende-se. Essa fala daria a certeza, para Irmão Nenca, de que ele seria "cabeça de chapa"...

Ao final de seu bombástico áudio, o médico parece dizer a um(a) ajudante que é pra "divulgar" bastante. A aguardar os passos seguintes, de todos eles, inclusive, dos áudios.

sábado, 20 de julho de 2024

Eleições. Pina e Marcelo fechados. Keynes e Antoniel tbm fechou?

 

Arte: Divulgação do Partido dos Trabalhadores/as em Igarapé-Miri (PA)
Anúncio de Convenção de Roberto Pina e Marcelo Corrêa

Roberto Pina/PT e Marcelo Corrêa/MDB estão definidos: seguem juntos nas disputas eleitorais de 2024, na cidade de Igarapé-Miri, no Pará. Em recente live entrevista no canal Rádio Poemeiro do Miri (You Tube; ver Aqui), o atual prefeito declarou que sua chapa (a ser anunciada dia 28 deste mês) seguirá "unida com o parceiro" medebista Marcelo Corrêa. Corrêa é o atual vice-prefeito do povo igarapemiriense.

Conforme anunciado na imagem acima, Roberto Pina deverá vim com uma aliança de, ao menos, 8 partidos (PT, MDB, PC do B, PV, Rede, Psol, Avante, PSB) e, na citada live do programa "Papo de Política", Pina disse que está "aberto" a outras alianças. Tal articulação principal (Pina e Marcelo) já era esperada, pois, nos bastidores da política miriense, estava certo que a força política de Helder Barbalho (MDB, governador do Pará) indicaria o candidato a Vice de Pina; já se sabia que esse político seria do MDB (Marcelo era do Republicanos). Assim sendo, articulado, Marcelo passou ao MDB e conquistou a vaga na chapa de Pina. Nas rodas pequenas, diz-se que "a vaga de vice é do governador...". A dúvida que fica é se Pina, além de duas federações e três partidos, terá mais partidos a seu lado.

Keynes Silva e Antoniel Miranda? Já no que se refere ao ex-prefeito Antoniel Miranda (atualmente no Republicanos) e ao ex-secretário de Saúde Keynes Silva (União Brasil) as informações extras dão conta de que formarão uma chapa vice/prefeito. Ao menos, é o que saiu nas rodas presenciais e virtuais de "fofoca" da cidade. Assim, ambos teriam chegado à seguinte definição: Silva seria o candidato a prefeito e, Antoniel, a vice; essa aparente definição teria se dado na última quarta (17). No entanto, este editor entrou em contato com Antoniel Miranda, contextualizou a questão e pediu ao ex-prefeito que se posicionasse e, caso quisesse, confirmasse ou não essa definição. Antoniel leu a mensagem e (apenas) respondeu "Bom dia".

Antoniel Miranda (Republicanos), ex-prefeito de Igarapé-Miri
Foto: Arquivo de redes sociais

Nesse sentido, é possível fazer conjecturas acerca de tal articulação. Pode-se pôr em dúvidas se, de fato, Miranda desistiu de vim novamente candidato a prefeito (em 20220, veio e teve 10.243 votos; ficou com 26,16%) e se, de fato, será vice na chapa com Keynes (pode-se até supor que leu a msg e dela se esqueceu, rsrs). Em caso de vim, é certo que fortalece grandemente a figura política do ex-secretário, pois Keynes "nunca foi às urnas" e poderia receber importante capital de votos que, de fato, são de Antoniel Miranda. Logo, a ideia de Miranda surgir como vice traria a si momentâneo prejuízo político e (momentâneo) lucro a Keynes. Por que "momentâneo"? Porque, em política, em termos de eleições, tudo é momentâneo.

Irmão Nenca e Alessandro Lobato? Isso é assunto de outra conversa, e é certo que o Prof. de Matemática João Batista Matos informou sua possível candidatura a prefeito, com Binho do Tucumã sendo vice; mas é melhor esperar, pois entre hoje (20/7) e 05 de agosto as convenções devem, obrigatoriamente, acontecer.

domingo, 14 de julho de 2024

Super sucesso miriense, Projeto Meio-Dia inicia com "Xeiro Verde" e DJ Leno, no dia16/7

Consagrado ícone de sucesso cultural, o Projeto Meio-Dia deste ano inicia dia 16 (terça) e já apresenta várias das atrações; terá novidades e mantém o formato que já é sucesso garantido. Possivelmente, em termos culturais e festivos, nenhum vocábulo/expressão é mais enunciada pelo povo da terra do Açaí do que Projeto Meio-Dia.

Bandas, artistas consagrados(as) e/ou estreantes, tardes temáticas e muita interação com o público são espécie de receita em todas as edições. Interações ao vivo (pois tem lives diárias) e na Praça Sarges Barros (praça da antiga Prefeitura de Igarapé-Miri, PA, diante do Palacete Senador Garcia) marcam as tardes festivas perto das palmeiras, dos bacurizeiros, defronto do Grupo (atual Escola de Artes), no entorno das ruas: Carambolas, Lauro Sodré, Gen. Deodoro e Pe. Vitório. Quando o relógio "pinga" 12h, a praça já está enchendo e muita gente de aparelhos ligados nos canais, ligadinha, pra acompanhar. O início da noite abraça o término de cada dia, até o 27/7 (na "varrição").

Assim sendo, dia 16 (terça) já se tem Dj Leno, Banda Natureza e Banda Xeiro Verde como atrações anunciadas pela Organização. Quem conhece o Meio-Dia sabe que, além dessas, em cada tarde há mais atrações musicais, sorteios de prêmios etc. A apresentação do dia 16 será de Alício Negrão (Batata).


Dia 16 (primeira tarde). Foto: divulgação do Projeto Meio-Dia, nas redes sociais

No dia 17 (quarta) já temos a primeira tarde temática: será "uma tarde com a Boa União" (lembrando uma das festas mais tradicionais do Miri, tradição icônica do rio Murutipucu). As principais atrações são: Dj Pixote, Joelson Pantoja e Banda Sabor Açaí. A apresentação dessa tarde está a cargo de dois professores que têm berço no Murutipucu: profa Vanilza Ferreira e prof. Israel Araújo.

Dia 17 (segunda tarde). Foto: divulgação do Projeto Meio-Dia, nas redes sociais


Dia 18 de julho há mais uma novidade que o Meio-Dia traz este ano: a tarde da Embaixadora. Nessa tarde, o projeto apresentará as candidatas que abrilhantarão o evento. Dentre as condicionantes para participar, a organização expõe (via Instagram) que a pessoa seja "apaixonada por cultura [e tenha] responsabilidade social".

Dia 18 (terceira tarde). Foto: divulgação do Projeto Meio-Dia, nas redes sociais

Nos dias 19, 20 21 (respectivamente) são as tardes: do Pagode, com Dj Jocy e outras atrações, e tem Cory Moreno na apresentação; a tardezinha Bicolor (Paysandu) acontece no sábado 20 (dia da amizade) e tem as atrações de banda Magnata, Natal Silva, Dj Percival e Kim Marques. A apresentação é de Atico Quaresma. Dia 21 (domingo) acontece a tarde Azulina (Clube do Remo), com Gaivota na apresentação e as seguintes atrações musicais: Júnior Villas, Dj Maykon o considerado, Vanessa Valéria e Rodriguinho & Lolla.

Tarde Azulina. Divulgação do Projeto Meio-Dia, nas redes sociais


Tarde do Pagode. Foto: divulgação do Projeto Meio-Dia, nas redes sociais



Tardezinha Bicolor. Foto: divulgação do Projeto Meio-Dia, nas redes sociais


Novidades. Conforme se pode perceber, a cada tarde a organização do Projeto Meio-Dia tem escalado(a) um(a) apresentador(a) diferente, incluindo comunicadores mais conhecidos, artistas e demais mirienses. Igualmente, tem-se a apresentação de candidatas a Embaixadora do Projeto, espécie de rainha ou função parecida. Em ambos os casos, acredita-se que as novidades podem trazer mais dinamismo e interação com a população.

________________

(As infs ainda estão sendo divulgadas pelas redes sociais do projeto Meio-Dia; por isso, só as trouxemos até o marco do dia 21)

quinta-feira, 11 de julho de 2024

Chamada pública. Livro EDUCAÇÃO, HISTÓRIA E LINGUAGENS está recebendo propostas de capítulos

Já está aberto o período para recebimento de propostas para publicar capítulo(s) na obra digital (provisoriamente) intitulada “EDUCAÇÃO, HISTÓRIA E LINGUAGENS: polivalência de saberes na contemporaneidade” (a ser lançada ainda em 2024); o livro tem ISBN, Conselho editorial e outras condicionantes do campo acadêmico. Os docentes/pesquisadores que se encarregam da Organização, seleção, aprovação de capítulos e demais tarefas são: Israel Fonseca Araújo (Seduc-PA, GEDUERN), Fernando Jorge dos Santos Farias (UFPA/CUMA) e Marinaldo Pantoja Pinheiro (UEPA, Seduc-Pa).

Os três são doutores pela UERN, USP e UEPA, respectivamente. O livro dedica-se às reflexões e, igualmente, socialização de pesquisas em torno das problemáticas nucleares da proposta editorial as quais, articuladas, dão corpo ao trabalho a ser publicado. A produção de capítulos para integrar o livro deve atender às especificações propostas e divulgadas e pode, preferencialmente, articular questões teóricas, conceituais e analíticas que se dedicadas a refletir sobre a nossa contemporaneidade e os processos históricos que conformam as relações humanas e de poder.

Articulações prioritáriasA educação, a história, a literatura, as artes; a Filosofia, a linguística (variadas nuances) e os estudos do discurso (variadas nuances); as imersões pelos campos sociológico, antropológico e do direito, dentre outros, são lugares de saber que podem ajudar a constituir a obra. Assim sendo, o livro deverá ser dividido em três seções: 1) Filosofia e História (incluindo História da Educação); 2) Literatura e estudos da(s) linguagem(ns); 3) Sociologia, Antropologia e Direito.

AUTORES(AS): podem submeter trabalhos graduandos/as (em parceria com doutor/a), graduados/as ou especialistas (em parceria com mestre ou doutor/a) e profissionais com titulação de mestre(a) ou doutor(a). A quantidade de autores não pode ultrapassar 3 (três) autores por capítulo. 

Contatos. Para entrar em contato com os organizadores, basta mandar e-mail para:

Prof. Dr. Fernando Farias -  ffarias984@gmail.com

Prof. Dr. Israel Araújo -  poemeiro@hotmail.com

Prof. Dr. Marinaldo Pinheiro - marinaldopantojapinheiro@gmail.com


Live com Pina/Marcelo: vc perdeu? Assista, agr a entrevista campeã de público e interações

Na noite de ontem (10.jul), o Blog Poemeiro do Miri recebeu a dupla prefeito/vice de Igarapé-Miri Roberto Pina (PT) e Marcelo Corrêa (MDB). A transmissão ao vivo (live) se deu no canal do You Tube "rádio poemeiro do miri". Vc perdeu ou quer rever, analisar? Basta acessá-la (clicando Aqui).

Já tínhamos contextualizado o cenário mais imediato das disputas pré-eleitorais, no post anterior e informando que, segundo pesquisa Doxa, o petista Roberto Pina lidera com 33,8 % as intenções de voto, seguido do progressista Ver. Ir. Nenca, este com 18,9%. Em seguida surgem: o ex-prefeito Antoniel Miranda (Republicanos), com 9,1%, em quarto lugar, tem-se o ex-Secretário de Saúde do Miri Keynes Silva (União Brasil) com 6,9%; o médico Alessandro Lobato (PSD) conquistou 5,7% e o ex-prefeito Toninho Peso Pesado (PSDB) com míseros 1,5% : a pesquisa feita pela Doxa foi devidamente registrada junto à justiça eleitoral. Trata-se do cenário "pesquisa estimulada", pois o pesquisador(a) apresenta os nomes ao entrevistado(a) e pergunta - em vista desses nomes sugeridos - em quem votaria, se a votação fosse nesse dia; a margem de erro indicado pelo instituto é de 4,9 pontos para mais ou para menos.

Desdobramentos. Acontece que, antes de a pesquisa sair, já se tinha uma definição prévia de que a chapa de Roberto Pina se formaria com Marcelo Corrêa; e, no cenário estimulado, surgiam tecnicamente empatados "na margem de erro" os pré Irmão Nenca e Antoniel Miranda; o mesmo se poderia dizer, em relação às flutuações na margem de erro, sobre Antoniel com Keynes, Keynes com Peso Pesado e Pesado com Alessandro Lobato. Na indagação espontânea (sem mostrar os nomes ao eleitor pesquisado/a) Pina e Ir. Nenca se aproximam mais e, também, se distanciam dos demais. Os resultados da pesquisa Doxa não são incontestáveis, mas fortalecem em cheio o Vereador Irmão Nenca, pré-candidato do Progressistas; além do mais, o citado vereador de três mandatos já vinha sendo bem destacado em outros levantamentos.

O que decorre disso, e não somente disso, é que a oposição a Pina vem a se mexer com mais intensidade e os riscos aos adversários do petista se avolumam. Por que? Porque não é fácil montar chapa apenas com os amores e os humores que correm por nossas ruas e nossos rios. Mas isso já é análise política; e a faremos mais adiante...

terça-feira, 9 de julho de 2024

Eleições 2024. Pina/PT lidera com 33,8%, segundo pesquisa Doxa, seguido de Ir. Nenca/PP, com 18,9% (#post_900)

Pesquisa Igarapé-Miri/PA - Prefeitura 2024; fonte: Doxa (link: aqui)


O petista Roberto Pina lidera as intenções de voto (33,8 %) em Igarapé-Miri (PA), seguido do progressista Ver. Ir. Nenca, este com 18,9 pontos percentuais. Em seguida vem o ex-prefeito Antoniel Miranda (Republicanos), com 9,1% e, em quarto lugar, o ex-Secretário de Saúde do Miri Keynes Silva (UB) com 6,9%; o médico Alessandro Lobato (PSD) vem com 5,7% e o ex-prefeito Toninho Peso Pesado (PSDB) surge com apenas 1,5% : esses dados são de pesquisa feita pela Doxa, devidamente registrada junto à justiça eleitoral. Trata-se do cenário "pesquisa estimulada", quando o pesquisador/a apresenta os nomes e pergunta - em vista desses nomes sugeridos - em quem o eleitor(a) votaria, se a votação fosse nesse dia; a margem de erro indicado pelo instituto é de 4,9 pontos para mais ou para menos.

Assim sendo, no cenário estimulado estão tecnicamente empatados "na margem de erro" os pré-candidatos Irmão Nenca e Antoniel Miranda; o mesmo se poderia dizer, em relação às flutuações na margem de erro, sobre Antoniel com Keynes, Keynes com Peso Pesado e este com Alessandro Lobato. Na indagação espontânea (sem mostrar os nomes ao eleitor pesquisado/a) Pina e Ir. Nenca se aproximam mais e, também, se distanciam dos demais (dos... pois veja que a sondagem não mostra mulher pré-candidata na corrida na terra do Açaí, o que é de se lamentar): Pina surge com 17,2% e Ir. Nenca com 12,3% (cenário de empate técnico, na margem); Antoniel Miranda com 4,2%, Keynes Silva com 3,9% e Alessandro Lobato com 1,0%.

O que tais números sugerem? De certa forma, que muita gente está na dúvida em quem votar, pois a população já aprendeu/percebeu que - em tempos de internet em alta - a "modinha" é ser lançado pré-candidato(a) e, depois, ver se será a prefeito ou a vice ou nem A, nem B. Às vezes, quem está pré nada é; em certo momento, o Miri já viu quase 15 pré-candidatos(as) a prefeito(a). Enfim...

Pina se mostra muito fortalecido, pois se apresenta como "alinhado" com Lula e Helder Barbalho; estes têm 92,4% e 74,4% de aprovação no Miri, respectivamente. E o Barbalho deixou bem insinuado esse alinhamento político com o petista, em suas falas mais recentes ao público igarapemiriense. Lula é petista e tem ótimas relações políticas com prefeitos do PT, claro. São apenas cenários e insinuações sobre vontades de eleitor(a), mas é interessante se atentar aos desempenhos de Ir. Nenca.

Entendidos da política confirmam que, nos levantamentos sérios e cautelosos, ele sempre está em segundo lugar - atrás de Pina. Destaque-se que Irmão Nenca nunca foi às urnas para prefeito (Antoniel Miranda já foi, em 2020, e obteve mais de 10 mil votos) e, ainda assim, se mostra forte no seio popular. Já Keynes Silva (mais destacado em termos de oposição a Pina, nas redes sociais) parece "não decolar". Daí o grande problema para o bloco oposicionista: se Silva seria o mais forte nas retaguardas políticas (alinhado a ministro, deputado federal), o mesmo não se diz sobre a adesão popular a seu nome. Como colocar para vice, digamos, o mais musculoso da disputa, sendo que o mais "franzino" está mais querido pelo povo?

A pesquisa mostra nuances de um cenário (um tanto provisório), mas várias pesquisas mostrando as mesmas cenas já sugerem muitas coisas; e os entendidos(as) em política já viram essa movimentação, lá nos idos de 2020. Claro que a amostra é "pequena" (406 entrevistas), mas ninguém se iluda com tamanho de amostra, pois a seriedade de pesquisa eleitoral é constituída de vários ingredientes (o tal plano amostral, assunto pra outro dia). A pesquisa aconteceu entre os dias 02 e 04 deste mês; claro que, no dia do voto, nomes visíveis nestes dias podem estar invisíveis nas urnas, no dia do pleito. E, como se trata de política, claro que certos retratos podem ser alterados, refeitos, rasgados e até deletados.

________________

Obgado pela presença de agora, e saiba que vc acabou de ler "minha" postagem de número 900 (isso mesmo: novecentos textos escritos e publicados, aqui). Sem sensacionalismos e chamativos baratos, espetaculosos, já somos mais de 500 mil olhos ligados no Poemeiro do Miri.