Ailson do Amaral, o "Pé de Boto" (52), teve grave problema de saúde, anunciado como infarto e/ou AVC (Acidente vascular Cerebral) no dia 16 de outubro corrente (quinta). Pé estaria na cidade de Igarapé-Miri (PA) e, perto do Hospital Municipal Nossa Sra Santana, logo pôde ser atendido. O incidente aconteceu durante uma audiência na qual Amaral era peça-chave, pois se tratava de "queixa-crime por calúnia, injúria e difamação" contra ele; tais informações são do site Ver-o-Fato; segundo a publicação, o "ex-prefeito se recusou a se retratar [com a outra parte] e a pagar indenização, ficou transtornado e desabou".
Ao passar mal, foi socorrido e levado ao citado hospital. O "Boto" foi "internado em estado grave após passar mal durante uma audiência virtual[...]. O encontro judicial tratava de uma queixa-crime movida por um cidadão identificado como Manoel, que o acusa de calúnia, injúria e difamação".(matéria completa pode ser lida em site Ver-o-Fato). As informações seguintes são dessa publicação:
Suspeita de AVC e infarto simultâneos
O ex-prefeito foi levado às pressas ao Hospital Santana, em Igarapé-Miri, onde três médicos de plantão assumiram o atendimento. Segundo relatos, a pressão arterial chegou a 30 por 18, um quadro de extremo risco. As primeiras medicações não surtiram efeito, e ele foi transferido para um hospital em Belém, onde permanece internado. Os médicos suspeitam que Ailson Amaral tenha sofrido ao mesmo tempo um AVC e um infarto, algo raro, mas possível em situações de forte estresse emocional e pressão arterial elevada.
Infarto e AVC, acreditem, podem ser evitados; estilo de vida conta muito
Segundo o HCor, a prevenção é de suma importância:
"Constatamos, por exemplo, que diminuir o consumo de sal reduz risco de mortes por infarto e AVC, mas quando a diminuição é demasiada, o risco aumenta, pois há necessidade orgânica do sal" (Álvaro Avezum, médico cardiologista)
Em entrevista, esse profissional e pesquisador afirma:
Recomenda-se não fumar, alimentação saudável, atividade física regular, adesão aos tratamentos médicos (hipertensão, diabetes, dislipidemias) e enfrentamento positivo do estresse e depressão.
Constatamos [em pesquisa], por exemplo, que diminuir o consumo de sal reduz risco de mortes por infarto e AVC, mas quando a diminuição é demasiada, o risco aumenta, pois há necessidade orgânica do sal. Recentemente, no Congresso Europeu de Cardiologia, mostramos que o consumo de carboidrato pode aumentar em 28% o risco de morte dos indivíduos, enquanto a gordura diminui o risco em 23%. Há muito tempo se pensava o contrário. Frutas e legumes também diminuem as taxas de mortalidade e consumo de proteína mostrou-se neutro. Então o equilíbrio é fundamental. Aqui cabe a frase de Aristóteles: "a virtude está no meio". (Fim, grifamos)
Nesse sentido, ou enfim, é como se diz, ao modo bem popular: o corpo humano não nasceu para ficar parado, ele foi projetado para se movimentar; claro, com as devidas ressalvas.
Ailson Amaral foi prefeito de Igarapé-Miri entre Janeiro de 2013 e meados de 2014, quando foi afastado do cargo por decisão judicial, prisão, o que ocasionou inúmeras mudanças na administração municipal no ano de 14; em 2015, o Miri teve prefeito interino e prefeito de "mandato-tampão" (Jun. 2015-dez. 2016).
Até este momento, o Blog Poemeiro do Miri não tem informações atualizadas e confiáveis em relação ao estado de saúde de Ailson do Amaral.