"Participar de um evento dessa magnitude em âmbito nacional é de grande relevância não apenas para o grupo que constitui o CAIIC, mas para todo município de Igarapé-Miri, posto que é o reconhecimento e valorização de todo um trabalho desenvolvido pela Coordenação e Secretaria, que mostra os frutos de um trabalho que vem sendo costurado há anos, desde de 2009 por um grupo de professores sonhadores, que com o apoio da Secretaria Municipal de Educação, pode se expandir, criando um grupo sistemático que é o CAAIC"
(Prof. Hélio Jr., CAIIC SEMED)
O Blog Poemeiro do Miri pediu, via e-mail, entrevista ao Professor Hélio
Nascimento Paixão Júnior,
Docente de Química naSEDUC,
Professor de Ciências PEB II Nível II/SEMED
de Igarapé-Miri e Coordenador
de Apoio e Incentivo a Iniciação Científica - CAIIC/SEMED. A pauta é a reconhecida atuação dessa Coordenação a nível estadual e também (inter)nacional. Os frutos vieram, inclusive, sob a forma de Convite do Governo do Pará. Confima:
Poemeiro do Miri:
Como é essa “ideia” de fazer surgir uma Coordenação de Apoio e Incentivo à
Iniciação Científica, CAIIC, na Secretaria de Educação de Igarapé-Miri? Quais
as principais tarefas que a CAIIC realiza nessa pequena gestão da educação
miriense?
R: A CAIIC surgiu como uma necessidade de sistematizar e
fortalecer ações voltadas a Iniciação Científica em Igarapé-Miri, sobretudo no
Ensino Básico, como uma maneira de melhorar a dinâmica dos grupos que já vem
trabalhando com iniciação científica e introduzir escolas, alunos e professores
que não fazem parte ainda desse contexto. Assim, sob convite da atual gestão
municipal, surgiu um grupo de professores que passaram a trabalhar dentro dessa
perspectiva, que originou o então chamado CAIIC, unindo assim um quadro qualificado
de profissionais com a vontade de dar melhor rumo a educação em nosso município, através da
pesquisa e da educação científica. É coerente mencionar aqui que os professores
escolhidos a compor o grupo do CAIIC já possuem longo caminho trilhado em ações
voltadas a Iniciação Científica, sendo assim a CAIIC veio de certo modo
fortalecer e melhorar essas ações de forma a torna-las mais sistemáticas.
Dentre as inúmeras atribuições da CAIIC, pode-se incluir:
-Fornecer suporte de formação docente e discente nas escolas
municipais, no que se refere a formação científica, suporte este dado através
de visitas as escolas onde são ministrados cursos por membros do CAIIC e
parceiros das universidades via os programas de pós-graduação, grandes
apoiadores dos trabalhos que vem sendo desenvolvidos. Aqui podemos mencionar o
programa de Formação em Ciencias e Matemática do IEMCI/UFPA, na pessoa da Dra
Terezinha Valim, Curso de pós-graduação em Biologia Parasitária do ICB/UFPA, na
pessoa do Dr Adriano e Dra Edilene;
-Auxiliar na orientação de projetos de pesquisa desenvolvidos
nas escolas por professores e alunos;
-Organizar ações de grande complexidade, que são aquelas que
atendem grande público, como a Ciência vai à Praça, Caravana da Ciência e a
culminância que ocorre com a FEICITI;
-Organizar as competições de Robótica, etapas Municipais e Estaduais
que desde 2016 passará a ocorrer em Ig. Miri.
Poemeiro do Miri: A
CAIIC já tem realizado várias ações; entre essas, o “Ciência vai à praça”,
inclusive marcando o Dia do Estudante. Como a Coordenação avalia os resultados
dessa iniciativa para a educação público do Miri?
R: O Dia do estudante em Igarapé-Miri passou a ter uma nova
roupagem (11/08), onde realmente os alunos ganharam um dia, mais do que
especial, onde foi aliada a educação, ciência e cultura, em um dia lúdico
chamado “A Ciência vai a Praça”.
O evento representa um momento de democratização e
popularização do saber, onde o público não são apenas alunos e professores
envolvidos com o saber científico, mas todo e qualquer cidadão curioso, que
queira conhecer o mundo científico e suas novidades. Os resultados são muito
positivos e animadores, posto que houve participação em massa da comunidade que
interagia de forma muito positiva em todas as atividades apresentadas no evento.
Curiosos surgiam de todos os lados querendo fazer uma observação em
microscópio, ou quem sabe olhar uma luneta, entender como funciona a energia
eólica pela física, conhecer um pouco sobre artes marciais, saúde, dança, posto
que havia grande ecletismo de trabalhos. Assim, a praça criou vida, deixou de
ser aquele espaço pacato, frequentado por poucas pessoas, mas passou a ser um
espaço de compartilhamento de conhecimento, de sonhos, de projeções
futuras.
Poemeiro do Miri:
Recentemente, foi divulgado que o Governo do Estado do Pará acionou a CAIIC
para participar da “Semana Nacional de Ciência e Tecnologia – SNCT, na
programação da VII Feira Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, que
acontecerá de 17 a 19 de Outubro, nas dependências do Centro Cultural do Pará/Tancredo
Neves – CENTUR”; e que esse evento é considerado “o maior evento de Ciência,
Inovação e Tecnologia do Brasil”. O que essa experiência representa
para a CAIIC?
R: Participar de um evento dessa magnitude em âmbito nacional
é de grande relevância não apenas para o grupo que constitui o CAIIC, mas para
todo município de Igarapé-Miri, posto que é o reconhecimento e valorização de
todo um trabalho desenvolvido pela Coordenação e Secretaria, que mostra os
frutos de um trabalho que vem sendo costurado há anos, desde de 2009 por um
grupo de professores sonhadores, que com o apoio da Secretaria Municipal de
Educação, pode se expandir, criando um grupo sistemático que é o CAAIC. A
participação na feira de ciência e tecnologia do Pará, bem como a divulgação nas
diversas formas de mídia, como as matérias lançadas no Jornal Amazônia, Diário
do Pará, O Liberal e a matéria ao vivo no Bom dia Pará mostrada na TV, auxilia
na divulgação de nossos trabalhos e com isso, ganhamos mais reconhecimento que
resulta no ganho de mais parceiros e engrandecimento dessas ações. Assim, as participações de nosso grupo em
eventos de grande visibilidade são de grande valia pois ajuda a fortalecer o
grupo por meio de mais parcerias que se agregam, além de incentivar mais jovens
e professores a engrenarem nesse mundo de conhecimento que é a iniciação
científica.
Poemeiro do Miri:
Também está amplamente divulgado que o CAIIC participará, nesse evento, com o
tema “Robótica e Automação escolar: A produção nas
mãos da Juventude e da tecnologia” e sob o formato palestra, com o tema
“Iniciação
científica na Educação básica: Um olhar Ribeirinho”. Explique essas
duas abordagens.
R: Como o tema da
Semana Nacional de Ciência e Tecnologia é geral para o Brasil todo e aborda a
temática “A CIÊNCIA ALIMENTANDO O BRASIL”, achamos interessante voltarmos a
nossa atenção pra questão da robótica voltada para automação, linhas de
produção e produção industrial de alimentos, e nada melhor que produzir nossos
futuros engenheiros e tecnólogos na educação básica, fortalecendo assim a
cultura da produção e da tecnologia nas mãos da juventude.
Assim como, temos nas
comunidades ribeirinhas e no interior, uma grande concentração de pequenos
agricultores e produtores rurais, que sabemos são os principais fornecedores de
matéria prima e insumos da cidade e vendo a importância dos pequenos
agricultores na cadeia produtiva das cidades achamos relevante tocar na
temática “Iniciação científica na educação básica: Um olhar ribeirinho”, assim
aliando o conhecimento científico ao tradicional, com isso fortalecendo a
produção e educação em ambientes ribeirinhos.
Poemeiro do Miri: Se
preferir, fale de alunos que têm participado mais intensamente das iniciativas
coordenadas pela CAIIC e de quais temas têm sido mais explorados pela CAIIC?
R: Hoje nossos
principais aliados nessa missão de educação e Ciência em nosso município, são
nossos amigos professores (amigos da ciência) e ex-alunos de projetos de
pesquisa e iniciação científica, onde hoje, eles estão dando um retorno
voluntário, pelo apoio que receberam outrora e que os desenvolveram de forma
significativa em sua carreira acadêmica. Hoje são exemplos pra essa juventude,
pois assim como eles, todos podem mudar os rumos de suas vidas através da
educação e da pesquisa. Dessa forma utilizamos suas experiências para alcançar
os alunos da educação básica (fundamental ao médio), principalmente com a
pesquisa e a robótica na educação básica.
Esse é o real sentido
dessas ações, transformar vidas e isso fica muito claro quando esses alunos e
ex-alunos da educação básica se voluntariam e se prontificam a auxiliar as
ações que vem sendo desenvolvidas em nosso município voltadas a Educação
Básica. Hoje temos um grupo permanente de voluntários que em tempos anteriores
foram nossos alunos do ensino básico envolvidos com projetos de pesquisa, e que
atualmente são graduandos e graduados, grandes parceiros na missão docente que
nos auxiliam em todas as atividades que desenvolvemos. Assim, o CAIIC é uma
coordenação, formada por 3 professores, mas suas ações são desenvolvidas por um
grupo muito maior de 15 pessoas que juntas tornam possível todas as ações que
desenvolvemos.
Poemeiro do Miri:
Quais são as principais perspectivas postas ao CAIIC para o amanhã, tendo em
vista que haverá mudança de governo e de gestão no comando da educação do Miri?
R: A CAIIC é uma
coordenação existente via SEMED, que vem sendo de grande aporte aos trabalhos
que já vinham sendo desenvolvidos pelos professores que a compõem. No entanto,
independente da coordenação via Semed, as ações do grupo não devem cessar, pois
a FEICITI, Caravana da Ciência e outras iniciativas são realizadas em regime de
parceria com a SEMED, porém são desenvolvidas pelo grupo que compõem o Clube de
Ciências de Ig Miri e o Instituto Miriense de Educação, Ciência e Tecnologia
(IMECT - em fase de estruturação). Deste modo, esperamos que a atual gestão
abrace a causa, posto que a existência do CAIIC fortaleceu grandemente as ações
já desenvolvidas pelo grupo e trouxe grandes ganhos ao Município. Entretanto,
caso não seja possível a permanência da CAIIC na atual gestão, muitas ações
continuarão a ocorrer, pois a FEICITI
integra hoje uma rede de eventos científicos que recebe fomento do Ministério
da Educação via CNPq, o que de certo modo manterá a permanência da Feira.
Quando o convite nos foi lançado para assumir o CAIIC, nosso grupo acatou o
convite por entender que seria uma grande oportunidade de fortalecer a educação
científica em Igarapé-Miri, como realmente vem ocorrendo. Por isso reitero a
importância da permanência da CAIIC, mas caso não ocorra, as instituições filantrópicas (Clube de
ciências e IMECTI) manterão boa parte das ações, mas certamente com mais
dificuldades, posto que o apoio da SEMED sem dúvida é fundamental.
Poemeiro do Miri: Faça as
Considerações Finais, apontando algum outro ponto a mais que queira destacar e
comentar.
R:
Gostaria aqui de reiterar o quão relevante tem sido o trabalho de Iniciação
Científica desenvolvido em Igarapé-Miri, que vem trazendo um olhar mais nobre
ao município, que em muitos lugares infelizmente é reconhecido apenas pela
grande onda de violência que vem nos assolando. No entanto, o conjunto de ações
que vem sendo desenvolvidas através da iniciação científica, vem trazendo novos
rumos aos nossos jovens e mais esperança as famílias! Atualmente o município
tem sido parte integrante de uma rede de locais que desenvolvem grandes ações
ao nível nacional e com isso, ganha reconhecimento e prestígio. Na Feiciti de
2016 por exemplo, a Feiciti recebeu grandes e respeitados pesquisadores ao
nível nacional: Ricardo Ferreira (CE) e Hélio Caloy (PR) que trouxeram grandes
contribuições ao evento e já firmaram valiosa parceria que trará em breve a
Igarapé-Miri projetos científicos de vários estados do Brasil , bem como de
outros países.
Além
disso, muitos alunos e professores de Igarapé-Miri tem ganhado reconhecimento
nacional através de participações com seus brilhantes projetos em eventos fora
do estado como FEBRACE-SP, MOSTRATEC-RS, MILSET-CE, MOCCICA-CE e muitos outros
eventos.
Deste modo, concluo dizendo que os
frutos que hoje colhemos, foram semeados há muitos anos e enfrentaram, assim
como ainda enfrentam, grande adversidade e intempéries, mas esperamos poder
continuar a colher esses frutos e lutar pra possam germinar com mais força.
Acreditamos que somente através da educação, formando cidadãos críticos, com
maior visibilidades as mazelas sociais, conseguiremos dar um outro rumo a essa sociedade tão injusta e repleta de
preconceitos. Por isso, estaremos firmes na luta, cumprindo com o papel de
verdadeiros professores e mestres, educando para a transformação da nossa
sociedade, pois como bem disse o sábio Paulo Freire, “a educação não transforma o mundo, mas transforma pessoas e estas
transformam o mundo”
O Poemeiro do Miri agradece a sua valiosa
contribuição.
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