sexta-feira, 12 de abril de 2019

Igarapé-Miri: Assalto na Escola "Bom Jesus" do Rio das Flores deixou comunidade em pânico

Israel Fonseca Araújo (editor; poemeiro@hotmail.com)
Academia Igarapemiriense de Letras (AIL); Cadeira 07


Aconteceu, no começo da tarde deste dia 12, um assalto a professores(as) e alunos(as) na Escola Municipal de Ensino Fundamental "Bom Jesus", localizada na comunidade rural/ribeirinha Rio das Flores; a unidade de ensino está sediada no Distrito Maiauatá, Ilhas de Igarapé-Miri, Nordeste do Pará. Os estudantes e os trabalhadores(as) se apresentavam para mais uma tarde de estudos e de trabalho, mas foram surpreendidos por uma situação de assalto, inédita nessa em quase todas as escolas rurais de Igarapé-Miri.


DIÁRIO ONLINE SE EQUIVOCOU

Imediatamente, a grande imprensa trouxe informações sobre a questão. Na matéria intitulada Terror em escola: assaltantes roubam alunos e professores em Igarapé-Miri, o veículo do Grupo RBA (Rede Brasil-Amazônia de Comunicação) informa:



Um assalto à escola Bom Jesus, localizada na zona rural de Igarapé-Miri, nordeste paraense, deixou os moradores da cidade em pânico: muitos correram para o colégio na tentativa de proteger os filhos. A informação foi confirmada pela Polícia Civil. A ação criminosa ocorreu por volta de 11h, próximo ao horário de saída dos estudantes. Segundo apurou uma rádio local, cerca de 50 celulares foram subtraídos dos alunos e professores. Não houve feridos e nenhum pertence do prédio foi levado.
Os moradores da área disserram (sic) que três criminosos invadiram a escola.
Populares foram informados do assalto e se deslocaram para a escola. Nas redes sociais, circulam áudios de mães de alunos desesperadas por causa da ação criminosa. Ao perceberem a chegada da população, os assaltantes fugiram para uma área de matagal. Moradores e policiais fazem buscas pelos criminosos(DOL; grifos deste Blog)


É preciso destacar (corrigir) algumas questões, além de informar outras:

1) o fato se deu no começo da tarde, perto de 13h; a informação foi confirmada a este Blog por uma pessoa de dentro da escola, com o pedido de sigilo feito pela mesma;

2) cerca de 04 (quatro) celulares de professores e alunos(as) foram roubados no assalto, o qual teve início e, praticamente no nascimento, foi interrompido;

3) no assalto, tinha dois rapazes (e não três), sendo que um professor que estava para trabalhar teve revólver colocado à sua frente, no ato de subtração de seu celular;

4) Um dos assaltantes foi identificado e teve nome divulgado às redes sociais: Germiniano Damasceno Valente Neto (idade não informada).


FATO GEROU COMOÇÃO, MAS JÁ FOI PARCIALMENTE SOLUCIONADO

Na mesma tarde, a Polícia apresentou um dos dois, que foi capturado; a Comunidade escolar (educacional) está muito abalada, entre outros motivos em razão de que um grande número dos estudantes é composto por crianças pequenas e crianças entre 6 e 12 anos, além de adolescentes; há oferta de Educação Infantil nessa unidade; Secretaria de Educação de Igarapé-Miri (SEMED) e o sindicato da categoria, o SINTEPP (Sindicato dos Trabalhadores/as em Educação Pública do Pará), lideranças populares e a Polícia se dedicaram a ajudar a todos os envolvidos.

Mas é certo que o trauma é muito grande, sobretudo em razão de ameaças claras ou veladas que escolas públicas do Brasil todo vem sofrendo, majorado o pavor em razão do ataque à escola estadual em Suzano (SP).

Que nos próximos dias a realidade possa melhorar, com a contribuição de todos(as).


#Poemeiro_do_Miri





Um comentário: