A Chapa 1 "Luta e diálogo da categoria" levou vantagem nas disputas eleitorais no Sintepp, em Igarapé-Miri (PA). A vitória foi por pequena margem, de apenas 13 votos de diferença. Acontece que duas Chapas concorreram no Sindicato dos Trabalhadores(as) em Educação Pública do Pará, na terra igarapemiriense, sendo: a Chapa 1 “Luta e Diálogo da Categoria” (responsável Dr. Israel Araújo) e a Chapa 2 “Democracia, diálogo e transparência com a Categoria” (responsável Rosimeire Meireles). Também teve uma chapa de Conselho Fiscal, concorrendo em tais eleições para a Coordenação da Subsede (organização do Sintepp em cada município) e aconteceram eleições estaduais; todo o processo abrangeu os dias 26, 27 e 28 de nov. 2024.
Votação. Após três (03) dias de votações na sede do sindicato (urna fixa) e nos diversos distritos do Município: rios, ramais e vilas (urnas volantes), a Comissão Eleitoral encerrou a votação às 18h de ontem (28) e, de imediato, realizou o processo de apuração da votação, na mesma noite. Estavam aptos e aptas a votar duzentos e trinta e nove (239) filiados(as); destes, 206 compareceram, sendo alcançados os resultados:
Votos válidos: 201 (duzentos e um); Brancos: 05 (cinco); Nulos: não houve
Votos na Chapa
1: 107 (53,2%)
Votos na Chapa
2: 94 (46,8%)
Assim sendo, de um total de 24 cargos efetivos em disputa, a Chapa 1 poderá ter 13 e a Chapa 2, 11. Isso acontece porque, nas eleições no Sintepp, se deve respeitar a proporcionalidade qualificada; é o seguinte: a chapa que tem mais votos não "leva tudo", sendo que outra(s) chapa(s) também pode(m) alcançar cargos da disputa, desde que obtenha(m) um mínimo percentual de votos. Essa regra leva o Sintepp a "se dizer" o sindicato mais democrático desse campo de lutas. A composição da Coordenação, que é liderada pela Comissão Eleitoral, ainda acontecerá, nos dias seguintes.
Na votação para o Conselho Fiscal da Subsede, concorrendo apenas uma Chapa, a mesma sagrou-se vencedora. Também aconteceu a eleição para Coordenação Estadual e Conselho Fiscal estadual, mas ainda não temos as infs oficiais da apuração (costuma levar dias para se ter a definição). Mas a Chapa 1, certamente, vai ganhar "de lavada".
Mandato. O mandato da Coordenação na Subsede de Igarapé-Miri será compartilhado, portanto, entre membros das duas chapas que se apresentaram à luta, terá três (03) anos de duração e está previsto para iniciar dia 01 de janeiro 2025.
Coordenação-Geral (dois cargos)
Coordenação de Secretaria-Geral (dois cargos)
Coordenação de Secretaria de Finanças (dois cargos)
Coordenação de Secretaria de Formação (dois cargos)
Coordenação de Secretaria de Assuntos Jurídicos (dois cargos)
Coordenação de Secretaria de Previdência, Aposentadas e Aposentados (dois cargos)
Coordenação de Secretaria de Eventos Culturais e de Lazer (dois cargos)
Coordenação de Secretaria de Funcionárias e Funcionários (dois cargos)
Coordenação de Secretaria de Comunicação (dois cargos)
Coordenação de Secretaria de Educação do Campo (dois cargos)
Coordenação de Secretaria de Educação Inclusiva (dois cargos)
Coordenação de Secretaria de Saúde da Trabalhadora e do Trabalhador em Educação (dois cargos)
Suplentes da Coordenação: 08 (oito cargos)
__________________________
Texto: Israel Fonseca Araújo (editor-fundador deste Blog)