Mais de meio Brasil quer Bolsonaros presos; no plural, na Papuda, em Bangu 8, em Santa Catarina e onde mais for possível. Mas o Brasil "não é para amadores", nem para iniciantes, e Bolsonaros seguem longe dos presídios. O sonho de muitos(as) é, desde esta terça que vem (2), ver Jair Messias Bolsonaro sendo encaminhado, pouco a pouco, para a cadeia, para encarar uma "jaula" por alguns anos. Não seria, exatamente, uma vingança; seria um caso "de justiça". Por que? Por causa de gravíssimos crimes contra a democracia, contra o Estado de Direito Democrático, contra o Brasil.
É assim, mais ou menos, que pensam os que não são "minions". Mas bem que poderia ser, igualmente, por mais de 700.000, ou quem sabe, 1.000.000 (um milhão) de mortes na pandemia de Covid-19. Caso certo é que até Comissão de Inquérito, em Brasília (DF), deu praticamente em pizza, nesse tema da Covid. Não há problemas, pensam os opositores do ex-capitão: que ele seja julgado como líder de uma quadrilha que tramou contra o maior bem de uma Nação, que é sua democracia. Ou seja, o direito de as pessoas viverem livremente, escolherem livremente o que querer para a Nação.
A Polícia Federal (PF) fez longo trabalho; o Ministério Público Federal (MPF) analisou tudo e fez denúncia (é ele quem denuncia, nesses casos; não é "o Lula", ta ok?); o Supremo Tribunal Federal (STF) recebeu a denúncia da PGR e a aceitou. Bolsonaro e mais outros de seu tipo se tornaram réus. Estão sendo processados e vão a julgamento. Tudo isso, quando feito corretamente, é o correto e é o que deve ser feito. Está sendo feito. Nas semanas que vem, haverá várias sessões do STF para cuidar desse julgamento. Milhões de brasileiros e brasileiras acreditam na condenação de Jair e de seus, mas uma coisa fustiga o povo; é a possibilidade de Jair Bolsonaro nunca pagar por seus crimes. Por quê?
Porque ele poderia não ir para cadeias, prisões; ele poderia fugir (isso tá mais difícil) ou ele poderia ficar "preso" em casa (prisão domiciliar) - ficar com liberdades restritas e sem poder sair, viajar, ir para Santa Catarina, comer camarão e Balneários... Mas, ainda assim, ficar(ia) em uma mansão, casa enorme e luxuosa, paga pelos contribuintes deste Brasil. Sim; Bolsonaro, Michelle e filha poderão seguir em luxuosa casa, em Brasília, sendo que ele não experimentaria o "sabor" de ser um presidiário; quanto aos crimes que ele cometeu, ah... Por que ele ficaria longe das cadeias? Porque advogados podem pedir (vão pedir) benefício de ficar "preso" em casa, alegando situações delicadas de saúde etc.
Independente de o que a justiça no STF decidir, o certo é que há uma sensação de humilhação no ar; e há uma espécie de certeza da impunidade (que milionários podem fazer o que quiserem, em termos de crimes, que, ainda assim, podem não viver a dura realidade do povo pobre e preto, este que (sim) vive as violências da parte do Estado brasileiro). E humilhação, sempre é coisa muito violenta.
O certo é que não pedimos tal violência contra nossos adversários políticos; só pedimos igualdade e justiça sociais. Mas, ao que parece, é muito pedir isso. De qualquer forma, nós não vamos ficar chorando... até quando?! Tá ok?
#jairbolsonaro #stf #brasil #prisão
#bolsonaronacadeia #justiça #covid
O que estamos esperando, deste julgamento, é somente justiça, mesmo sabendo que, infelizmente, a justiça não funciona, da mesma forma, para todos e todas.
ResponderExcluir