sábado, 1 de outubro de 2011

Mostra de Ciência e Teconologia da "Escola Açaí" (MCTEA) - lição de bons tratos na Educação

prof. Israel F. Araújo


Na última sexta-feira, 30/09/11, fui presenciar a Cerimônia de Premiação da II MCTEA, acima descrita. Já em 2010, ano de criação dessa Feira, aqui no Miri, presenciei essa mesma Cerimônia, que é simplesmente de arrepiar.
Ora, não é Milagre o que a Gestão do Prof. Janilson está fazendo, à frente da Educação de Igarapé-Miri (PA), é apenas trabalhao, muito trabalho! Com várias boas Equipes de Trabalho, competentes, e com a autonomia que o Secretário de Educação dá para seus/suas Auxiliares, havendo: competência, dedicação à causa e compromisso com a Educação Pública os resultados em. E, neste caso, já estão chegando há mais de um ano.
Nesse sentido, várias Escolas já braçaram a proposta. Algumas, por várias razões, ainda estão arredias. Mas creio que o sucesso das duas ediões da Mostra vão contagiar mais gente por aí (algumas grandes e históricas Escolas, de Ig.-Miri, estiveram ausentes da Mostra). Por outro lado, o interesse de Alunos(as) pela educação cresce com esses investimentos (custa dinheiro, sim! Não esqueçamos), seguido de uma maior participação da Família, nesse processo. Ainda podem ser citados os lucros para o processo de "aculturação" - tanto para educandos-pesquisadores como para seus docentes/orientadores (Conhecer outros territórios, outras culturas é, sim, importante. Não podemos transformar isso num "O que é bom vem á de fora"). Ainda: a) a autoestima dos educandos, dos diretores(as) e equipes e das famílias só cresce com essas práticas; b) é muito importante conseguir Bolsas de Estudos (Faespa, Cnpq etc.), bem como Credenciamento para participar de Feiras - Regionais, Nacionais e Internacionais; c) e, acima de tudo: i) é preciso as Escolas, por meio de suas Equipes, ensinem aos alunos(as) que não se ganha, sempre, que às vezes somos derrotados hoje  para poderos crescer mais (sobretudo em determinação); ii) a experiência mostra que, trabalhar com Projetos, é importantíssimo para a construção da Cidadania (para todos Nós); iii) mas o maior lucro é para a dinamização do processo de Ensinar-Aprender, agora focado no estudo de casos importantes para a atualidade e fugindo um pouco das Aulas (sempre) expositivas, sem trabalho com a Leitura e a Oralidade, além do crescimento do sentimento de pertencimento à Escola e da Responsabilidade pelas coisas que estamos nos propondo a conduzir. Soluções para problemas concretos? Nem é preciso comentar.
Saí da dita Cerimônia extasiado, por tantas conquistas de Alunos e Escolas, que bem digam: Gracilene Ferreira, da "Araci Corrêa Santa Maria", Josineide Costa (do MAC) e Vânia Sebastiana, da "Dalina Afonso Cunha", além da "Soninha" (Sônia Amaral, da Perciliano Tourão) e Ereana do Carmo, da recém-instalada "Eládio Lobato". Pelo 2º ano consecutivo, Vila de Maiauatá foi o destaque da MCTEA, na pele da "Araci Corrêa".
Parabéns, a toda a Comunidade Educacional de Igarapé-Miri (PA). É assim que vamos crescer, trabalhando juntos, focados nos mesmos horizontes e sem grandes pavulagens.

Nenhum comentário:

Postar um comentário