sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

EU MESMO


Édson Antunes (*)

Sim eu sou um sonhador porque se assim não o fosse, não seria eu mesmo. Eu que nasci filho da história de muitos povos, de um povo gestado na força das ondas do Rio Tocantins: gigante, fabuloso, místico e límpido. Por onde navegavam todos os dias milhares de caboclos, ribeirinhos, extrativistas, nativos e migrantes, que montados em suas embarcações de madeira, ora sonhadores como eu mesmo, ora em busca do acesso de sua própria subsistência material, imaterial, descobrem a cada hora, a cada instante o prazer da vida, do desvendar da natureza desconhecida, do ser humano que daqui existe herdeiros de uma terra onde corre “leite e mel”, mapará, camarão, açaí e miriti.
Sim sou um sonhador porque se assim não o fosse não poderia amar. E se aprendi a amar é porque também desaprendi a odiar; a negar o diferente, o negro, o pobre, o migrante; o pertencente à outra religião, à outra visão política ou de outra condição.
Sim sou um sonhar e como tal, sou ciente de que pela minha própria essência humana sou capaz de mudar, transformar, tirar lições, aprender com o já caminhado, refazer direções e percorrer em caminhos ainda não trilhados...
Sim sou um sonhador, mas acredito que não estou só, pois em cada esquina de rua ou em cada dobrada de rio, terá sempre um miriense a sonhar, haverá sempre um filho da luta histórica a acreditar, que um dia brancos e negros, pobres e ricos, mulheres e homens, estarão lado a lado construindo uma nova civilização do amor.
Sim sou um sonhar, pois se deixarmos de sonhar é porque já não existimos como EU MESMO.

________________
(*) Édson de Jesus Antunes Corrêa é miriense, militante social, petista, Sociólogo, Professor, Mestre em Planejamento (NAEA-Ufpa) e cursa Doutorado em Ciências Sociais (Ufpa). Cedeu, gentilmente, esses "Eu Mesmo" para este nosso Blogue.




Nenhum comentário:

Postar um comentário