segunda-feira, 2 de março de 2015

O “Pé de Boto”, o sensacionalismo da TV Record e os novos métodos de comprovação de “honestidade”: curtíssima nota sobre o fim dos tempos

prof. Israel Araújo


(Ailson Santa Maria do Amaral, o "Pé de Boto")

A tarde de hoje foi marcada pelas peripécias da TV Record, de Belém, em Igarapé-Miri. Acontece que o apresentador do programa sensacionalista "Balanço Geral", René Marcelo, esteve em Igarapé-Miri, dias atrás (noticiado no Blog do Róbsor Fortes), e "entrevistou" o ex-prefeito de Igarapé-Miri, sr. Ailson Santa Maria do Amaral, o "Pé de Boto". A novela de René teve seu primeiro capítulo na tarde de hj (02/02) e deverá continuar na tarde de amanhã, dia 03/03. Ora, ninguém sabe quando a mesma findará, nem se findará.

A única coisa sabida, sobre essa relação Record - "Pé de Boto", é que há muito mais coisas entre a terra e o Céu do que é suposto por nós (ou seja, sabemos quase isso ou perto disso).

Mas as declarações de Ailson, aliadas à maneira subserviente e obediente, adotada por René, deixaram algumas marcas irreversíveis em nossa história recente (não se fale, por agora, nas acusações de "Boto", via Ministério Público, nem sobre os processos aos quais ele já responde na justiça, nem sobre a Operação Falso Patuá, nem sobre outros casos; nem sobre o capital de votos que ele tem, nos dias de hoje).


Definido o atual tamanho da população miriense

Acontece que Ailson definiu a nova soma da população miriense. Nada de IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) a nos embasar: vamos por perto (não é por parte, pois conotaria violência). Segundo dados oficiais, somos pouco mais de 59.000 (cinquenta e nove mil) mirienses (http://cidades.ibge.gov.br/xtras/perfil.php?codmun=150330), mas "Boto" já definiu, há pouco, que Igarapé-Miri tem 80 mim habitantes.

Ele não perdeu a oportunidade de afirmar que não há, segundo ele, uma mãe que seja que o acuse de prática criminosa, nenhuma entre 80 mil habitantes.


Bizarrice no fazer jornalístico e novas maneiras de comprovar “inocência”

Um fato bizarro e ridículo tomou conta da cena construída para Amaral falar ao Pará e ao Mundo: dentro de sua própria "entrevista", o ex-prefeito mandou René Marcelo entrevistar um homem, que seria testemunha de que Amaral não é criminoso. O homem é Paulo Sérgio, um homem que está arrolado no processo contra Amaral, segundo denúncia de Nelson Medrado (MP-PA) e que foi ouvido por René (segundo desejo botoano), dentro da entrevista de "Boto". Isso mesmo, como em um bate-papo em gostosa bodega, regado a uma loira gelada, Ailson colocou o sr. Paulo Sério na cena, fez Paulo falar, fez René ouvir Paulo e perguntar a Paulo, e ainda falou no meio das falas de Paulo: estas, que seriam interditadas naquele momento, caso aquele exercício jornalístico fosse uma coisa séria.

Paulo Sérgio se apresentou ao Mundo dizendo que mora aqui há 40 anos e é uma pessoa limpa, que nunca cometeu crimes (como atirar etc.); nesse ponto e como forma de comprovar a própria inocência, o auxiliar de "Boto" mostrou suas duas mãos, garantiu que estão limpas, que poderiam (p. ex.) ser periciadas e pediu a Marcelo que comprovasse esse fato (a inocência constatada ocularmente). Acontece que René só tem 02 (duas) mãos, sendo que uma (a direita) segurava o microfone para que Paulo falasse (isso é praxe em certas entrevistas) e a outra, a última (isto é, a esquerda), segurava os papéis usados para monitorar e guiar a "entrevista" que fazia (agora, já não sei se quem entrevistava era René ou Ailson Amaral).

Por pouco a inocência não foi provada ali, mesmo.


Peripécias vem de longe...

Esses demonstrativos de interlocução com a sociedade já vem de outras cenas, nas quais Ailson desdobra-se em pronunciamentos diversos e sobre os mais variados temas, mesmo que estes estejam por demais distantes do objeto da cena em questão. Amaral já fez isso na Rádio Progresso FM e em muitas ruas e muitos rios deste Igarapé-Miri.


As armadilhas contra o "Boto"

Ailson deixou claro que não deve nada, que há acusações sem provas e que isso é armadilha... Bem, de quem? O que deu para perceber é que os algozes de "Boto" seriam o ex-vice-prefeito de Igarapé-Miri (Edir Corrêa/PSD), com quem Amaral venceu - e somente com a ajuda de quem venceu - as eleições de 2012, e o ex-prefeito miriense, Roberto Pina Oliveira (PT), que é a pessoa acerca de quem Amaral fala, sempre que alguém pergunta a ele sobre acusações (no rádio, na TV, nos jornais e na internet). Esses dois seriam as pessoas que "armam" contra um cidadão de bem, o próprio Ailson do Amaral... Ele mesmo garante isso em suas falas.


Um caso "de amor"...

Tendo sido preso, dia 16/09/2014, durante a Operação Falso Patuá, Ailson ficou detido por uns dias, em Belém, o que fez com que outra demonstração de amor a ele fosse deflagrada, obstruindo a Ponte da Maromba (no dia 19 seguinte), em Igarapé-Miri, o que certamente prejudicou pessoas de: Igarapé-Miri, Cametá, Baião, Mocajuba, Limoeiro do Ajuru, São Sebastião da Boa Vista, Breu Branco, Tucuruí e de outros estados vizinhos ao Pará. Elas simplesmente queriam chegar às suas casas ou viajar para Belém, Abaetetuba e outros lugares.

A mídia estadual deu lugar a esse descalabro em suas páginas:


(Versão online (virtual) do jornal Diário do Pará de 20/09/2014)


As últimas gotas...

Resta apenas saber o que será de nós, nos dias que ainda se aproximarão. Não sabemos nada sobre o que a TV Record pretende fazer quanto a ouvir bem mais de 200 (duzentas) pessoas de Igarapé-Miri, que devem ter muito o que dizer sobre essas cenas arquitetadas.

E agora, o que eu lhes digo?






Nenhum comentário:

Postar um comentário