sexta-feira, 8 de julho de 2016

Cunha como Roberto Pina? Cuidado com as coerências

Prof. Israel Araújo
(Editor - poemeiro@hotmail.com)



(www.jb.com.br)

Não diga "Não" assim de plano, somente passando os dedinhos avantes. É quase uma sugestão, com respeito a sua privacidade de leitor(a). Vamos mostrar uns dados, em poucas linhas:

1) Eduardo Cunha (Dep./PMDB-RJ) estava afastado do mandato e da Presidência da Câmara Federal, desde maio, por decisão da suprema corte da "Justiça" brasileira, o Supremo Tribunal Federal (STF). Mas mandava e desmandava nos arranjos políticos pró-governo de Michel Temer (PMDB-SP), hoje empossado Presidente Interino do Brasil, depois que Cunha (o mesmo) organizou a saída, via impedimento provisório, da Presidente(a) Dilma Rousseff (PT). Saída organizada com a colaboração (a ser premiada com cargos e cargos) de Temer e Renan Calheiros (Pres. Senado Federal, PMDB-AL).

2) Por estar afastado da chefia da Casa, de modo formal, Eduardo Cunha tinha de ver Valdir Maranhão (PP-MA) chefiando a Casa (calmem, meio de mentirinha essa chefia do Maranhão); mas Maranhão teria insinuado (depois reunir com o ex-presidente Lula da Silva (PT-SP)) que aceitaria pedido de abertura de Impeachment contra Michel Temer, já protocolado na Casa e com decisão do STF, determinando a abertura do mesmo, nos moldes do que fora aberto contra Rousseff. E Michel poderia ser abalado pelos deputados/as; como saída para isso...

3) Cunha faz o pro-forme e entrega Carta de Renúncia da Presidência; obrigatoriamente, a Casa terá de eleger "novo" Presidente, em até cinco sessões. Cunha saiu para que Maranhão não ficasse; em troca disso, um aliado de Cunha (o mesmo Cunha-RJ) deve ser eleito/empossado chefe da Casa mais respeitada do Brasil (a Câmara, quase brincadeirinhas!!!). Será um mandato-tampão, até começo de fevereiro/2017, quando um aliado mais forte, de Michel Temer, deve ser eleito/empossado.

4) Cunha presidiria a Câmara, assim, até começo do Carnaval (hu! hu!) de 2017; isso sim, liberou geral, sem paneladas, tá, gente!!!!

5) O atual Prefeito de Igarapé-Miri, Roberto Pina Oliveira (PT), também é muiiiito forte nas articulações da Política local e, dizem, no estado todo (Pará). Oliveira acabou de inaugurar, pela segunda vez e ele mesmo (e sem ter sido usado um dia sequer), uma Feira, um Complexo, na cidade de Igarapé-Miri, a nossa cidade, também chamada "cidade de Pé de Boto": este definiu isso m 2013; quem vai discordar? A Feira foi inaugurada em dezembro de 2012, quando Pina já tinha sido surrado por Pé de Boto e Cia, em outubro; agora foi inaugurada em 24 de junho de 2016.

6) Na hora de retirar os feirante e demais vendedores/as dos antigos locais de vendas, que em muito atrapalhavam nosso caótico trânsito, Pina constituiu uma Comissão, designou membros de sua Confiança e saiu "botando a conta" das transferências nas costas do Ministério Público (MP) local; que era uma "exigência do MP" e que deveria desobstruir as vias e tarará, tarará!

7) Mas o Povo é sábio, analisa dados, e viu muitas pessoas, não reconhecidas como feirantes, SEREM CONTEMPLADAS COM BOXES na "nova Feira"; constituiu-se uma das maiores confusões causadas por um governo de Igarapé-Miri de que se tenha conhecimento na história Pós-Ditadura de Igarapé-Miri. E olhem que sempre tem umas zinhas por aqui! Chegou-se até ao ponto de um vendedor, Tenison Miranda (o famoso Moju de Igarapé-Miri), ir aos órgãos de imprensa da capital, Belém, para denunciar o prefeito Roberto Pina. Bom, ainda há outros disses, disses por aí, mas o certo é que boxes surGIRAM e sumIRAM; é Moju ainda estaria em pé de guerra com Roberto, a quem defendeu nas eleições de 2012. Moju faz brabezas, mas Roberto não se irrita. Ao menos publicamente.

8) E há mais os casos de que uma "vaquinha" estaria sendo feita, entre feirantes, cobrada pelo governo, para construir mais boxes (o governo já construiu mais de 20, neste mandato atual, para abrigar mais vendedores), e que coletas estariam sendo feitas de modo pouco formal; mas se ficarmos tratando desses casos, não sobre internet pra escrever sobre o Sucessor(a) dessa confusão...

9) Pina e aliados/as bradam e bradam que o Município está em crise financeira (e eu afirmo sobre as crises ética - "Marajás da Educação" e outras - e crise política/administrativa: saúde em caos, mas nas mãos dos mesmos de sempre, nos mesmos acordos); dizem que as dívidas são milionárias (conferir várias matérias em https://gazetamiriense.wordpress.com/) etc.; mas, pasmem: o PT tem candidato nas eleições de 2016; ora, se estão assustando tanto os partidos que estão fora da Prefeitura, hoje, por que lutar tanto pra se melar mais? Haja sustos:

A situação da Prefeitura de Igarapé-Miri passou de grave para caótica faz tempo. Problemas judiciais se avolumam e dívidas e broncas sobram. A cada dia uma nova batalha judicial inicia e as queixas chegam de todos os lados. Não deixar piorar já é vitória. Avançar e solucionar alguns problemas é realmente tirar leite de pedra. Daí tanta comemoração pela inauguração do Complexo de Feiras e Mercados. E alívio dos salários dos servidores não estarem atrasados. Hoje a Prefeitura Miriense foi citada pela Justiça para pagar em 15 dias o valor de R$661.314, 12. Tal cobrança partiu da empresa MM LOBATO que alega que vendeu medicamentos na gestão Pé de Boto e Toninho Pesado, mas não recebeu todo o dinheiro que seria devido. (Gazeta Miriensehttps://gazetamiriense.wordpress.com/2016/07/06/mm-lobato-cobra-661-mil-da-prefeitura-por-calote-de-pe-de-boto-e-toninho-pesado/)

10) Como dizemos, nós cabocos do Pará: bão! nesse caso, os dois articuladores se parcem mina, pelas suas forças mostradas, mas moram tão longe, poderiam formar lindas chapas, se estivessem mais perto. Um desentendido fica se perguntando: quem seriam os Michels de Igarapé-Miri? nem te conto.



(Complexo de Feiras e Mercados "Miguel Tourão Pantoja", inaugurado, pela segunda vez e pelo mesmo gestor, em 24/06/16; foto: Gazeta Miriense)


_________________________________
Tenho dito e digo mais ainda!!
Obs.: Respostas podem ser encaminhadas para o e-mail acima, assinadas, em formato Word ou Pdf; podem ser publicadas aqui, sem problemas!









Nenhum comentário:

Postar um comentário