quinta-feira, 22 de dezembro de 2016

Prefeito Pina (PT) está inaugurando obras; Peso Pesado já se aproxima do Palacete Senador Garcia

Israel AraújoPHP (Professor e Humilde Poeta)
Editor do Poemeiro do Miri (poemeiro@hotmail.com)
Facebook: Israel Araújo Poemeiro do Miri




(Foto da internet; o atual prefeito Roberto Pina, PT, com ex-aliado Wladmir Afonso "Fuxico". Fonte da foto: Blog Folha de Igarapé-Miri)


Até 31 de dezembro de 2016, custe o que custar e desde que a "Justiça" não intervenha, o petista Roberto Pina Oliveira estará como prefeito de Igarapé-Miri, no castigado estado do Pará de Simão Jatene (PSDB) e seu filho, de ouro, "Beto Jatene". E aí, quase nada a ver uma coisa com a outra, Pina está vivendo os últimos (menos de) nove dias de seu governo; cerca de 18 meses e vinte dias de gestão, após de ter sido gestor pelo PT, entre 2009-12, e depois de ter voltado assim que os mandatos "de Pé de Boto" largaram (ou tiveram de largar) a Caneta mais poderosa do Miri. Pina entrou em 09/06/2015, substituindo o então Prefeito Interino Ronélio Rodrigues Quaresma (PMDB), o Toninho Peso Pesado; agora, ao sair, Roberto deverá passar a Faixa (certamente que sob algumas vaias)... a Ronélio Quaresma, que venceu em 02 de outubro de 2016 de Joca Pantoja (PP) e Pe. Jucelino Neves (PT).

Pesado já estaria apresentando ao povo os possíveis novos Secretários Municipais, entre eles o ex-Prefeito de Igarapé-Miri pelo PTB, Francisco Vitor Pantoja, hoje presidente do PMN; Pantoja assumiria a Secretaria de Planejamento neste mandato de Quaresma. E ainda teria a SEDIN, chamada de "Secretaria de Obras" e que ficaria sob as mãos de Marenilson, ex-candidato a Vereador pelo PMN de Francisco, no pleito de 2016. Também já estão anunciados os secretário de Governo (Gelffson Lobo), de Educação (Raimundo Carlos Castro, o "Carlão") e de Finanças ("Branco"). Dizem que tem mais nomes a citar, mas temos de falar obras ("b" minúsculo).



(Foto da internet; o atual prefeito diplomado, Ronélio Quaresma "Toninho Peso Pesado", PMDB, ao lado da atual vice-prefeita Carmozinha (PROS), ex-aliada política de Roberto Pina. Fonte da foto: Blog do Robson Fortes)


Acontece que, assim como em 2012, quando saía e tinha sido, ele mesmo, derrotado por Pé de Boto, Roberto Pina está inaugurando obras públicas; obras que cairiam no colo de outros gestores/as, os quais iriam colher os frutos do empenho de Pina, tal como fez "o Boto" depois de janeiro de 2013 e até um pouco de 2014. A atual edição impressa do Jornal Tribuna Popular deu leve toque nessa sina de Roberto: parece que dá alguns legados à Terra do Açai, mas... Nesse rol, devem ser citados:

a) O Complexo de Feiras e Mercados "Miguel Tourão Pantoja", a chamada Nova Feira (um Ver-o-Peso zinho na beira do rio Igarapé-Miri, coisa porreta de bacana; construído durante cerca de 10 anos pelo governo do Pará e inaugurado por Pina, em 2012, para dar nome ao pai de Francisco Pantoja; entendeu?); depois foi inaugurado de novo por Oliveira, em junho de 2016, e posto em funcionamento.


b) Creche da Boa Esperança, que levará o nome da ex-professora Maria Célis; assim como a da Cidade Nova, que recebeu nome de "Maria Jóia Corrêa", essa obra vem dos recursos do governo federal; antes da destruição comandada por Michel Temer (PMDB), saibamos disso; está sendo inaugurada hoje (22/12).


c) Novo Centro Administrativo; bom esclarecer que não havia outro antes desse; estão chamando de "novo Centro", mas não havia um anterior. Uma estrutura administrativa formada por dois Blocos, contendo cerca de 30 salas ao todo, que deveria abrigar a própria sede da Prefeitura, com Gabinete do Prefeito, Secretarias de Finanças, de Governo e de Planejamento (citando apenas umas), Assessoria Jurídica, Sistema de Controle Interno, e que daria maior comodidade aos cidadãos que se dirigir até essa sede e aos servidores/as que lá trabalham, além dos políticos que passam uns meses ou anos lá; obra construída a peso de ouro (cerca de dois milhões e cem mil reais), apesar do reconhecido pequeno tamanho, mas que está custando caro ao Brasil (pois é a Eletronorte/Ministério de Minas e Energia (MME) que está construindo, com leve contrapartida do ente municipal. É, de fato, um grande ganho ao castigado Miri; está sendo inaugurada hoje (22/12).

d) Espaço Cultural "Aurino Quirino Gonçalves", dentro do Centro Cultural Açaizão. Obra das mais importantes da gestão petista em Igarapé-Miri, pois oferece muitas opções de lazer e prática de variadas modalidades esportivas (Vôlei, Futsal, Handebol e outras), tem arquibancadas novas, recentemente construídas, palco secundário, um vestiário, uma quadra poliesportiva ao centro, áreas de vendas e outras; recentemente, na Câmara Municipal, um grupo de vereadores/as propôs que esse espaço se chamasse "Maestro Amintas Pinheiro", petição que fora aprovada, mas que, segundo fontes do Poemeiro do Miri, não será atendido pelo prefeito: "o prefeito já tinha decidido pelo nome de Pinduca faz tempo", disse a fonte. Assim sendo, mais uma disputa-zinha entre Roberto e atuais vereadores/as, com leve vitória ao petista; a obra está sendo inaugurada hoje (22/12).

Tomara que a dilapidação do patrimônio público deixe de ser moda corrente nesta Terra, pois nossos olhos, direito e esquerdo, são irmãos a quase 40 anos.

As obras são públicas; não são de quem as faz, mas... deixem pra lá.

_________________
Agora vamos dizer o quê?


Nenhum comentário:

Postar um comentário