sexta-feira, 14 de dezembro de 2018

Eleição na Escola Municipal "Caetano Corrêa Leão": Resultados da Votação em 13.12.2018

Prof. Israel Araújo (editor; poemeiro@hotmail.com)



(IMG de divulgação)


Nos dias anteriores, divulgamos que a Escola Municipal "Caetano Corrêa Leão" está vivenciando mais um processo de escolha por voto direto e secreto para a definição de um Diretor(a) e um Vice-Diretor(a), cuja eleição estava marcada para o dia 13/12, entre 08h até 17h. A eleição direta, de fato, aconteceu. Trata-se de uma obrigação emanada da Lei Municipal 5.102/2015, que determina: "Art. 1º Fica obrigada a realização de Eleições Diretas" nas escolas municipais de Igarapé-Miri, que tenham ao menos 300 alunos matriculados. Escola Caetano Leão foi a primeira da história a realizar esse processo de escolha por votação, em dezembro de 2015. Alunos(as) com idade de 12 anos, pais/responsáveis e servidores da unidade escolar podem votar.

Duas Chapas estavam concorrendo, sendo: CHAPA 1 - SÍLVIA FERREIRA (atual Gestora da escola) e Valdiney Santos (professor atuante na unidade de ensino); CHAPA 2 - MAURÍCIO MATOS (professor atuante na unidade de ensino) e Bernadeth Almeida (professora atuante na unidade de ensino).

Após realizada a votação direta e secreta, chegou-se aos seguintes resultados:

Chapa 1 (Silvia e Valdinei) obteve 328; 
Chapa 2 (Maurício e Bernadeth) obteve 83.
Teve ainda 8 votos Nulos e 01 em Branco.
Uma diferença de 245 votos em favor da professora Sílvia Pinheiro e do Prof. Valdinei Santos. Foram, ao todo, 420 (quatrocentos e vinte) votos ao total.

Em termos percentuais, são cerca de 79% (setenta e nove por cento) de votos na Chapa 1, e 19%, (dezenove por cento) na segunda Chapa. Ao que tudo indica, é a maior diferença na série histórica, desde que os processos eleitorais se iniciaram, em 2015. 
O Blog Poemeiro do Miri vem parabenizar a Comissão Eleitoral, na pessoa do Prof. Walfredo Júnior, do prof. Tonielson, da acadêmica Lidiana Santos e de todos os dmais envolvidos, em razão dos excelentes trabalhos realizados.

CAMINHOS...
Após a decisão final da Comissão Eleitoral (primeira instância), o processo passa a APM da escola (Associação de Pais Mestres, segunda instância). Finalmente, a APM passa o processo a uma Comissão Municipal (a terceira instância) que acompanha e pode homologar ou não o Resultado do processo, nos termos da legislação aplicável (Lei Municipal 5.102/2015 e outras normas).

Em tempo: dia 18 deste, a Escola Marilda Nunes (cidade) realiza seu processo, onde concorrem três Candidatos (Mauro Chaves, Osvalina Moraes e Ana Maria Martins).

_____________
Mais infs podem ser acrescidas, em breve.







Nenhum comentário:

Postar um comentário