quarta-feira, 13 de março de 2019

Por Reuniões, Sintepp Igarapé-Miri foi à Câmara Municipal; Secretário de Educação compareceu em seguida

Prof. Israel Araújo (editor; poemeiro@hotmail.com)


Na manhã deste dia 13 de março, os dirigentes do SINTEPP (Sindicato dos Trabalhadores/as em Educação Pública do Pará) estiveram ocupando a Tribuna Popular da Câmara Municipal de Igarapé-Miri, com a finalidade de conseguir, por meio dos Vereadores/as, realizar reuniões com o Secretário de Educação (Felipe Farias Pantoja) e equipe e poder dialogar com o Governo Peso Pedado (MDB) sobre a Pauta de Lutas / 2019, já apresentada em janeiro último. Acontece que somente uma Reunião sobre os pontos de luta, destacadamente pagamentos de dezembro, novembro e décimo/2019 fora realizada (dia 04.01); mais duas Reuniões se deram sobre Portaria de Lotação 2019 (que tinha de estar editada, publicada até 31.12.18). Mas, apesar das tentativas, não houve acordo sobre a proposta da SEMED para lotação dos Professores/as do SOME (Sistema de Organização Modular de Ensino): nem o Sintepp e professores/as acataram a proposta/SEMED, nem a gestão da educação acatou a proposta/SINTEPP, nesse aspecto. Não se sabe, ainda, da definição da dita Portaria, que é uma norma, uma legislação, informam os membros do sindicato.

Depois de tentar reunir "com a SEMED" e com o Prefeito Peso Pesado, segundo o sindicato, restou apelar (buscar apoio) junto aos Vereadores de Igarapé-Miri. Assim, o sindicato que defende a educação pública e seus profissionais pediu espaço na Tribuna Popular, para a Sessão de hoje, para apresentar suas demandas e pedir que os vereadores/as ajudassem a "fazer o secretário sentar" com os sindicalistas. Eis trecho do Ofício Sintepp:

(...) vem, com o acatamento de estilo até V. Excelência solicitar espaço na Tribuna Popular na Sessão da Câmara do dia 13.03.2019, para que a Coordenação do Sintepp/Igarapé-Miri possa apresentar suas demandas (Pauta de Lutas/2019, cópia em anexo), tendo em vista que este sindicato solicitou reuniões com o Sr. Secretário de Educação (ofícios de nº 005 e 008, de 21/01 e 06/02/2019), sem resposta, inclusive tendo requerido ser recebido pelo Exm. Sr. Prefeito Ronélio Quaresma (Of. 009/2019), também sem resposta.
Sendo o que se apresenta para o momento, esperamos confirmação de vossa parte. É o que se apresenta para o momento.



Depois das exposições verbais dos coordenadores José Moraes Quaresma e Israel Fonseca Araújo, este último passou a informar, via redes sociais, que o Secretário de Educação foi à Câmara (possivelmente "convocado amigavelmente" por algum/a Vereador/a) e fez uma fala na dita Tribuna Popular (mesmo sem ter sido inscrito, mesmo sem ter sido convocado).  Entendendo o jogo político existente entre os poderes, a Direção do Sintepp pediu ao Presidente da Casa de Leis (Ver. Toninho do Murutinga, PSB) que a marcação de Reunião (se fosse acontecer) fosse negociada entre Sintepp e o próprio Secretário Felipe. Esse pedido é porque a Câmara, dessa maneira (sem convocar uma Audiência pública, p. ex.), acaba "blindando" um lado da questão, o do Governo, já que o Secretário passou a discursar para toda a população que o ouvia, mas os dirigentes do Sintepp não tinham mais o espaço da Tribuna para darem suas versões sobre a fala de Felipe Pantoja: e o objetivo não era o debate nos microfones da Câmara; era, tão somente, conseguir que o Secretário de Educação recebesse a representação sindical para discutir os problemas e buscar soluções para os mesmos.

O Secretário se pronunciou, fez esclarecimentos sobre alimentação escolar e outros assuntos. Mas, ao que pareceu, a fala não agradou a parte dos sindicalistas.

Infelizmente, dizem, dessa forma, o Conselho de Alimentação Escolar (responsável por fiscalizar, participar do processo como um todo) fica sem ter como trazer o seu ponto de vista para o debate, dizem. "A gente só pode lamentar, mesmo, neste momento", garantiu um dos coordenadores.


Sobre o transporte escolar, Secretário Felipe informou que estão sendo feitos os levantamentos das milhagens (estudo das distâncias) para poder definir as rotas das embarcações, entre outras informações. Ele garantiu que o transporte escolar rodoviário já "está ok".


SOBRE A REUNIÃO COM O SINTEPP

Felipe Pantoja informou aos presentes que a Reunião com o Sintepp será realizada dia 19/03, às  14h, na SEMED. No caso, ele não deixou claro se irá negociar com o Sintepp a data resolver Reunião, pois disse que encaminhará documento ao sindicato informando e que convidará a Câmara (entenda-se, representação) para tomar parte. Em outras palavras, dizem os dirigentes sindicais, "caso os dirigentes do Sintepp não possam estar presentes, então não terá Reunião"; ou não teria a reunião. "Infelizmente, a população não ficou sabendo dessa falta de diálogos; ou seja, os lados da população, dos servidores, dos sindicalistas não ficaram publicizados. Bom, mas a política é a política. E o Sintepp não foge das lutas", finalizam.


ASSEMBLEIA DA CATEGORIA

Dia 15/03, às 08:30h, acontecerá a Assembleia-Geral, na sede do Sintepp.

Nenhum comentário:

Postar um comentário