quarta-feira, 6 de março de 2019

Reflexão: A INTERNET, A POSIÇÃO CIDADÃ, OS LADOS: OS SEMPRE-TEMPOS DE ESCOLHA!

Prof. Israel F. Araújo (editor; poemeiro@hotmail.com))


Sem dúvida alguma, estamos vivendo o pior momento de nossa história democrática (??); nem os tempos de Ditadura Militar (anos 1960 até anos 1980) apresentaram um cenário tão desafiador quanto este, ou estes, de hoje: uma das (marcas dessas) diferenças deste momento em relação aos citados, ditatoriais, está nas redes sociais, nas interações (e veiculação de discursos, posicionamentos) que a internet nos permite.

Por meio do Facebook (sobretudo), mas também do WhatsApp e Twitter, é possível conversar, interagir, dialogar, debater teses, ideias/ideais, posicionamentos, espraiar e estilhaçar ideologias, mas também é o lugar por excelência da destilação de discursos de ódio e de intolerância; é o lugar de produzir e de compartilhar aos milhões as notícias falsas, é o lugar ideal para caluniar e difamar; é o lugar de deixar de ser "vc", mas ser "vc" de outra forma (os perfis falsos, "fakes"): com a internet, quem está do lado do "mal" tem um porto-seguro desse perfil.

Aqui, o banditismo pode encontrar o melhor espaço para seu empoderamento (roubos de dados, compras em nome de outrem, invasão de sistemas etc.); mas tbm tem o banditismo das pessoas consideradas "de bem"; muito mais claramente, em termos de vivência da Cidadania, aqui é o lugar da escolha dos lados; Mas aqui, tantas e tantas vezes, é terreno de selva.

Enfim, não fiz (aqui/agora), não faço a apologia entre o "bem" e o "mal", mas podemos ver, pragmaticamente, que aqui podemos ser e podemos escolher: muito serenamente, é tempo de escolhas.

Quando vemos um Chefe de Estado-Nação montando operações, usando as forças do Estado brasileiro (polícias, equipes técnicas e de inteligência), para destruir o que há de melhor em um País (a Educação e a ciência públicas), quando assim enxergamos, aí vemos a prova material (mas seria líquida, fluida, tbm!) de que temos de escolher, com urgência, o nosso lado.

Quarta de Cinzas na fé católica, 06 de março de 2019

Prof. Israel Araújo


P.S.: Inscreva-se no Meu Canal no You Tube (Prof. Israel_Poemeiro TV); curta e compartilhe os vídeos, fortaleça essa frente de resistência (link: https://www.youtube.com/channel/UCNqeiei6B7v79A1s8WsaDuA)

Nenhum comentário:

Postar um comentário