sábado, 18 de janeiro de 2020

PT lança Roberto Pina pré-candidato a Prefeito em 2020

Israel Fonseca Araújo (editor; poemeiro@hotmail.com)
Academia Igarapemiriense de Letras (AIL)


(Roberto Pina, entre o Ver. Costeira (PT) e o Prof. José JR. : foto - Jornal Independente)



Durante o Encontro de Planejamento do Partido dos Trabalhadores(as) - PT, em Igarapé-Miri, na data de ontem, 17 de janeiro de 2020, a sigla se decidiu pela pré-candidatura do ex-Prefeito da Terra do Açaí, Sr. Roberto Pina Oliveira.

Pina já governou a "terra de Sant'Ana" entre 2009-2012 e nos anos de 2015-16 (neste caso, via Eleição Suplementar). Ele sucedeu a gestão profundamente desastrosa de Dilza Pantoja e foi sucedido pelo caos governamental de Pé de Boto (Sr. Ailson do Amaral, ex-DEM), prefeito que ficou no cargo até setembro de 2014, quando foi preso pela Polícia Civil do Pará e GAECO (do Ministério Público). Dias depois, Boto voltou ao "governo" municipal e, dois dias depois, teve seu mandato (e o do Vice, Edir Corrêa) cassado pela Justiça Eleitoral, o Tribunal Regional Eleitoral do Pará, por abuso de poder econômico (distribuição de combustíveis, vantagens indevidas a eleitores). Dia 01 de janeiro de 2017, Pina passou a faixa para o Prefeito Ronélio Quaresma, o Peso Pesado (MDB), eleito na disputa de 2016 - venceu Pe. Jucelino (PT) e Joca Pantoja (PP).

Durante os debates internos do PT, na data de ontem, ficou sabendo este Blog que houve uma espécie de "prévia" (disputa partidária interna), uma vez que, juntamente com Roberto Pina, também concorreu internamente à indicação o Prof. José JR., atual Coordenador-Geral do SINTEPP em Igarapé-Miri e na Regional Baixo Tocantins. Prof. José Jr. é uma das lideranças locais do PT, é o atual Primeiro Suplente do partido na Câmara Municipal do Miri e já disputou duas vezes uma cadeira de Vereador nesse município.

Especulava-se, amiúde, que Pina seria o indicado do PT para disputar a Prefeitura, na corrida de 2020 (entendidos visualizam três grandes candidaturas na terra miriense, sendo uma a do atual Prefeito Peso Pesado-MDB, outra a de Joca Pantoja-PP e uma terceira sendo a petista de Roberto Pina; poderá ter, ainda, outras lideranças na disputa). Roberto Pina, sempre filiado ao PT, desde os anos 1980, já disputou os pleitos eleitorais dos anos: 2000, 2004, 2008 (venceu), 2012 (perdeu para Pé de Boto), 2015 (venceu) e poderá estar nas urnas neste ano, novamente. Pesquisas internas e sondagens feitas por outras forças partidárias/políticas estariam apontando Pina como preferido em disparada na disputa eleitoral de 2020, mas os especialistas desse campo (político, eleitoral) sempre lembram que, sobretudo na Amazônia e nos rincões de pobreza deste Brasil, as águas políticas podem mudar tal qual nas nossas enchentes-vazantes amazônicas.

Em diálogo com vários políticos em atividade e com alguns mais "afastados do ringue", este Blog vem percebendo certa debandada política em favor de Pina e maior preocupação nas outras forças políticas locais (que são poucas, cite-se).

Além da Pré-candidatura do petista Roberto Pina Oliveira, há divulgações oficiais dos partidos PODEMOS, que lançou pré-candidata a ex-Vereadora e ex-Secretária de Assistência Social Norma Ferreira de Souza, e do PC do B, que lançou pré-candidato o sindicalista Vadinho (Josival Quaresma); o Ver. Toninho do Murutinga (PSB) também já é um nome lançado para disputar a Prefeitura em 2020; a profissional da Saúde, Marília Miranda, também está em vias de ter seu nome lançado (não temos infs., até esta data, de Convenção partidária já realizada); o PSOL também tem se reunido para decidir sobre candidatura majoritária, ainda sem infs. de Convenção e decisão jurídica.

Quem primeiro deu a divulgação da pré-candidatura petista foi o Jornal Independente (online, via redes sociais):


PT ANUNCIA PRÉ-CANDIDATURA DE ROBERTO PINA PARA AS ELEIÇÕES 2020

O Partido dos Trabalhadores de Igarapé-Miri anunciou nesta sexta-feira, 17/01, durante o Encontro Municipal a pré-candidatura de Roberto Pina para disputar o cargo de prefeito nas eleições 2020.

Pina foi prefeito entre 2009/2012, e depois 2015/2016, e deixou sua marca na gestão Miriense. Ele pagou os salários em dia, quitou dívidas de ex-prefeitos, ajustou as contas públicas, prestou contas ao TCM, TCE e TCU, conseguiu limpar o nome do município no CAUC, e obteve recursos federais e construiu muitas obras. O Jornal Independente divulgará outros anúncios de pré-candidaturas que ocorrerem durante o período pré-eleitoral.

#JornalIndependente


___________

Outros partidos, querendo divulgar infs. nessa direção, só usar o e-mail acima (mandar texto em Word, já devidamente revisado).






Nenhum comentário:

Postar um comentário