domingo, 13 de setembro de 2020

Eleições 2020-parte 3: Darinho Pantoja e Marília Miranda; Pina e Marcelo

Israel Araújo (editor, fundador; poemeiro@hotmail.com)

Academia Igarapemiriense de Letras (AIL)


Na tarde de ontem (12), saiu a definição (por enquanto) de mais uma Chapa de Prefeito e Vice para as disputas nas eleições de 2020 em Igarapé-Miri (PA): trata-se do empresário Darinho Pantoja (PL), que teve como definição de parceira a Vice a estreante Marília Miranda, que é médica e disputará pela primeira vez, assim como o próprio Darinho.

Marília estava anunciada como pré-candidata a Prefeita, mas, ao que parece, desistirá da disputa na “cabeça”: lembrando que o servidor público e sindicalista Vadinho já estava anunciado como quem desistiu (PCdoB), o Pr. Sozinho (PSC) também já havia saído da disputa na majoritária (anunciou apoio ao prefeito Peso Pesado) e Joca Pantoja (PSD) já está definido como candidato a Vice de Peso Pesado; se considerarmos que o pré-candidato Fuxico pode já estar fora dessa disputa (pois a mesma Marília Miranda é chefa na sigla de Fuxico), então são cinco os pré a Prefeito que saem do páreo. Restam as definições de Prof. João Batista Matos e Amarildo, entre outras.

Na manhã de hoje, uma Convenção muito concorrida oficializou a Chapa Roberto Pina (PT) e Marcelo Corrêa, conforme já estava anunciada em postagem deste Blog (link: http://poemeirodomiri.blogspot.com/2020/09/eleicoes-2020igarape-miri-sobre-as.html). Pina já disputou (sempre a Prefeito), como sabido, as eleições de 2000, 2004, 2008, 2012 e 2015. Venceu em 2008 (sobre a então Prefeita Dilza Pantoja, ex-PFL, ex-PTB, ex-PMDB) e em 2015 (sobre o então Prefeito Interino Toninho Peso Pesado, PMDB); em 2012, perdeu para o estreante Pé de Boto (DEM); em 2000 e 2004 não ficou entre os primeiros colocados.

Ao que tudo indica, nesta disputa, na majoritária, teremos, mesmo, cinco chapas. Essa pista, já a havíamos “dado” em uma postagem de ontem. Dissemos que a definição de Darinho é "por enquanto", e o mesmo vale para Antoniel, Pina e para as próximas (Peso Pesado e Prof. Isaac), pois ainda há os dias para registrar as chapas, depois tem os prazos para oferecimento de impugnações, há chances de reveses na (desacreditada) Justiça Eleitoral, pode haver substituição de candidatos(as) etc., tudo isso nos termos da legislação vigente e em atenção aos prazos exíguos do calendário eleitoral. A campanha eleitoral se inicia em 27 deste, conforme se lê de divulgação oficial do Tribunal Superior Eleitoral (www.tse.jus.br): "data a partir da qual será permitida a propaganda eleitoral, inclusive na

internet (Lei nº 9.504/1997, arts. 36, ​caput e 57-A)".

Possível Quadro das Candidaturas de 2020 (importante observar que poderemos ter 20% de candidaturas de mulheres, diferentemente de 2016, quando houve 100% de homens em disputa; no entanto, somente homens estariam escalados, em 2020, para disputar como "cabeças de chapa"; fica uma boa pergunta sobre como os partidos políticos estão trabalhando a participação feminina em seus quadros - ou não?):


Seq.

Candidato(a) e Vice

Partido

Obs.

01

Antoniel e Carmozinha

PROS - 90

xx 

02

Darinho e Marília

PL - 22

 xx

03

Prof. Isaac e Garrincha

PSOL – 50

xx 

04

Pina e Marcelo

PT - 13

 xx

05

Peso Pesado e Joca

MDB - 15

 xx

Total de homens candidatos

08 (oito)

80%

Total de mulheres candidatas

02 (duas)

20%

  

___________

Curta e compartilhe nosso trabalho em suas redes sociais; siga este nosso Blog. Inscreva-se em nosso Canal do You Tube (título: Blog Poemeiro_do_Miri; Link: https://www.youtube.com/user/israeldomiri/featured). Era isso. Até mais.

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário