prof. Israel Fonseca Araújo
Andando, sem bicicleta, pelo entorno da Praça “Sarges Barros”, em re-construção, comecei a arquitetar estes escritos, em prosa, mas sem nenhum dedo “de prosa”. A ideia (sem acento gráfico, porque a Nova ortografia de “nosso” Português derrubou tal sinal-zinho) é fazer um breve passeio por algumas coisas boas que tenho visto por estas nossas Ruas do Miri (e por estas bandas, como diz a Banda Sabor Açaí), mostrá-las (segundo meus limitados entendimentos) ao público (sobretudo a quem é miriense) e buscar a necessária elevação de nossa autoestima.
Assim sendo, devo começar citando a Vereadora Carmozinha (ex-Professora Maria do Carmo Pantoja, do rio Anapu, da Seduc-PA), que deu um toque de classe a mais à Rua Dr. João Hipólito, próx. à Pe. Emílio, na Vizinhança do professor-amigo Élvis Nunes (Historiador): linda a fachada da casa dessa Legisladora, o que melhora bastante o visual de nossa Ig.-Miri. Tá podendo, ela. Depois, e nessa esteira argumentativa, meus aplausos ao “Mimim” Bastos (eu soube de fontes pouco oficiais que o “Avenida” da Trav. Coronel Vitório, com espaço para shows etc. é dele: e acreditei, pois sou cidadão de boa fé); coisa muito da boa (isto não é comercial); assim, também, ao “Pipico” (João Araújo Gonçalves, que não tem o Araújo de minha Família, nem vice-versa, nem é o de Abaeté), empresário de Ig.-Miri de grande inteligência e ousadia (é Verdade!), que “não mete prego sem estupa” – seus empreendimentos trazem modernidade e embelezamento à nossa Cidade: o empreendimento da Pe. Vitório, em frente à Praça Sarges Barros, é um marco no empreendedorismo miriense. Penso que estratégias como essa trarão mais opções de lazer e entretenimento de qualidades para nossa Miri. E, assim, calarão as bocas de pessoas bem intencionadas que reclamam da escassez de oportunidades desse gênero por aqui. Tomara que o sucesso seja garantido, aos dois aqui citados e aos(às) demais que este texto não chegará a citar.
O Evangelista (da Ass. de Deus) Manoel Mário Fonseca de Souza (não é meu o seu Fonseca: o dele vem dos Itamimbucas, o meu dos Mamangais) está com dois Livros debaixo do braço, vendendo, divulgando: “O Arrebatamento da Igreja” e “O Cristão Águia”: comprei os dois, já estou lendo “O Cristão Águia” – trata-se de um ótimo Livro, bem escrito, com os capítulos bem estruturados (dentro da lógica e da ideologia de seu Autor), enfatizando as muitas das “lições” que a águia pode trazer para os cristãos (como eu). Uma ótima leitura, séria, bem embasada, reconfortante.
Meu amigo Raimundo Barreto de Moraes (Didi do STTR) acabou de assumir a Presidência do Conselho de Saúde de Ig.-Miri, após a gestão de meu vizinho “Pretito”: corretíssimo, instâncias como essa devem ser ocupadas por pessoas comprometidas com a causa social, bem intencionadas. É o caso do prof. Janilson Fonseca (seu Fonseca vem do rio Santo Antonio, creio; nem é o mesmo do meu), atual Secretário de Educação de Ig.-Miri – está trabalhando bem, devemos dizer isto, pois do contrário teríamos de dizê-lo da mesma forma).
Como é bom ter Educadores(as) em nossa Terra, da altura de José Pinto (Editor do InforMAC); esse jornal está cada vez melhor, mais abrangente, plural. Ótima leitura.
As obras levadas à frente pela Gestão Municipal, liderada por Roberto Pina Oliveira, estão acalmando a boca de tanta gente (tem na Marambaia, na Cidade Nova, no Estádio “Bianor Palheta”, na Praça Sarges Barros; no meio rural/ribeirinho...); seria por que ele é Carpinteiro (construtor) assumido?. Estou na dúvida.
CRUZ CREDO... Vocês podem não acreditar, mas meu “blogue” foi “roubado”: passei uns poucos dias sem mexer com ele e, ao tentar (menos de dez dias depois), deparei-me com a mensagem de que meu companheiro tinha sido desativado (seria por falta de pagamento?; alguma taxa que deixei ao léu?; ele era gratuito, ora pois). Já há especialistas que tratam desse caso específico?; quem souber, favor me avisar. Quer dizer que não posso apostar e instrumentos de comunicação – como ilustram os Celulares e os Blogs (Criarei outro, futuramente)
P. S.: Mas nem só de pão vive o(a) Miriense: a Guerra das Eleições/2012 já começou, cada um(a) vendendo o melhor peixe que tem pra vender; tem gente “pulando a cerca” (tradução: trocando de Partido), há gente sem Partido (isto é seríssimo e só meu amigo prof. José João sabe explicar). Já começaram a nos desrespeitar publicamente e, muitos(as) de Nós, estão aplaudindo: aplaudindo a poluição visual e a ofensa à nossa nobre inteligência.
E ainda tem a “galera” da Seleção Masculina de Futebol, lá na Argentina, aplaudindo Insensato Coração (TV Globo): isso ajuda a explicar bastante o nível dos dois primeiros jogos dos canarinhos, na 1ª Fase da Copa América – 2011. Ainda bem que Ganso não é chegado a “afogar seu ganso” nesses tipos de entretenimento. E eu que não sabia que Paulo Renato Souza, falecido em junho/11, tinha sido Reitor da Unicamp (tenho paixão pela Unicamp; êta Universiboa). Como melhorou a Unicamp, graças a Deus.
Nada mais intrigante: A POLÍCIA MILITAR, em Ig.-Miri, “anda” pelas ruas de nossa Cidade através de seus Homens, de moto, sem capacete (sempre), mas, sempre que o DETRAN-PA está por aqui, esses mesmos Homens só andam pelas ruas, de moto, usando capacete (Hum, Hum). Quem souber me explicar esse comportamento de tais homens das Leis, favor me avisar.
A gente se vê.