sábado, 15 de agosto de 2015

2 ANOS DE GAZETA MIRIENSE: TEMOS MUITO O QUE COMEMORAR

Israel Araújo (Editor)


("Print" da tela inicial do Blog Gazeta Miriense)


O dia 11 de agosto, dia do Estudante e do Advogado, marca a instalação da marca da comunicação alternativa, virtual e comunitária em Igarapé-Miri: o surgimento do Blog Gazeta Miriense, hoje com quase 275.000 acessos. Em tempos de medos extremados na Terra do Açaí, foi o GM que ficou encarregado de publicar matérias, entrevistas e demais textos sobre os principais problemas vividos em Igarapé-Miri.

Em 2013, 2014 e até estes dias, o Gazeta mostrou ao povo detalhes de processos envolvendo figuras públicas de Igarapé-Miri, da região tocantina e do Pará/Brasil. Funcionou, deveras, como uma ferramenta de atualização e de formação permanente para nosso Povo. Somente depois de meses de GM nas "ruas" é que surgiu outro projeto semelhante, embora no formato impresso: o Jornal Tribuna Popular, editado por Isaac Fonseca.

Tenho de registrar (agora em primeira pessoa) o quanto me impressionava ver, ao chegar das aulas da UFPA - Belém, assim que o ônibus adentrava à cidade, muitos passageiros/as já acessando o GM nos celulares à busca de possíveis fatos novos. Jamais esquecerei que, em 16 de setembro de 2014, espécie de Dia da nossa Vergonha Municipal (DVM), quando um espírito de silêncio forçado tomava conta das redes sociais, foi o Gazeta que informou com maior segurança sobre a prisão do então prefeito Ailson do Amaral (ex-DEM). Era a Operação "Falso Patuá", da Polícia Civil do Pará, em parceria com o MPE - Ministério Público Eleitoral, atualmente nossa velha conhecida.

Como sempre reafirmamos aqui, trata-se do veículo de referência no quesito trabalho noticioso de caráter virtual do município de Igarapé-Miri. Espécie de "achado" (na verdade, é uma construção) que chegou para servir a cidade miriense quando a maior crise política de sua história estava prestes a aparecer - e a produzir seus efeitos. Foi o GM que conseguiu, em tempo recorde, noticiar sobre os diversos processos nos quais estava (está) implicado o citado ex-prefeito, que informou sobre as seguidas mudanças de prefeito em Igarapé-Miri (2014, 2015) e relatou, com extrema segurança técnica e fundamentação teórica, sobre as seguidas descidas do ex-Chefe do Executivo diante da justiça eleitoral; e é que está monitorando os governos aí implicados e convocando a sociedade para participar, construtivamente, da vida democrática de Igarapé-Miri.

Oh, quão bom é viver estes tempos de mudanças de tempos.

E agora, vou dizer o quê?


_____________________
P.S.: Amanhã, 16 de agosto, na Chácara Dom Bosco, haverá um encontro, em formato de Seminário, no qual se discutirá rumos para a comunicação alternativa em Igarapé-Miri. O GM, via Conselho Editorial, reunirá mais agentes inseridos nesse campo midiático e capitaneará perspectivas para alavancar essa área. Os Convites foram enviados via e-mail.

Nenhum comentário:

Postar um comentário