segunda-feira, 28 de março de 2016

Falar de Aécio Neves pode levar à morte(?) ou isso é questão de leitura(s)?


Nos últimos dias, as redes sociais fervilharam em decorrência da divulgação da morte, considerada suspeitíssima, de um policial mineiro, que se tornou famoso por ter denunciado o ex-governador de Minas Gerais pelo PSDB, Aécio Neves da Cunha, atual Senador da República por Minas. De corrupção à associação ao narcotráfico. Isso mesmo.



O policial já teria sofrido quatro atentados, um dos quais lhe deixaria de muletas. De licença médica, Lucas Arcanjo (foto acima) apareceu morto, em sua casa. Confira na publicação virtual do Correio do Brasil:



Na manhã de sábado, Lucas Arcanjo foi encontrado morto em sua própria casa. A morte de Lucas Arcanjo dominou boa parte dos comentários de internautas e postagens de diversos blogs nas redes sociais ao longo das últimas horas. Diversos foram os comentários destacando a similitude do histórico caso em que “suicidaram” o jornalista Vladimir Herzog, durante a ditadura militar, com a morte do Lucas Arcanjo.
O blog Megacidadania realizou, em outubro de 2014, uma longa entrevista com Lucas Arcanjo, na qual ele reafirmou todas as denúncias e exatamente no dia seguinte à entrevista surgiu um bombástico documento comprovando uma das denúncias que envolvia Aécio Neves.
A atriz Tássia Camargo manteve contato telefônico com a família de Lucas Arcanjo e disponibilizou um vídeo relatando a importante conversa. Tássia informou ao blog Megacidadania que a família de Lucas Arcanjo rechaça de forma veemente a possibilidade de suicídio.
“As autoridades estaduais em Minas Gerais, especialmente o Ministério Público/MG, estão na obrigação de realizar uma intensa investigação para esclarecer esta suspeitíssima morte que tem odor de queima de arquivo, ele sabia demais. Lucas Arcanjo prestou diversos depoimentos às autoridades, tanto estaduais bem como à Polícia Federal e é dever dessas autoridades divulgar para o distinto público que encaminhamentos ou desdobramentos concretos ocorreram”, afirma Alexandre Teixeira, editor do Megacidadania.
“Faz-se imperiosa a criação de uma força tarefa especial constituída por autoridades de Minas e de âmbito federal, pois só assim Aécio será convocado para prestar esclarecimentos e/ou informações, afinal, o policial Lucas Arcanjo é o segundo cadáver a rondá-lo. Ao tempo em que é dever de tod@s exigir que as denúncias por ele divulgadas – de público e em depoimentos oficiais – sejam aprofundadas para o bem da (combalida) credibilidade de nosso sistema policial/judicial, finalizamos este post enviando mensagem de pêsames aos familiares e amigos de Lucas Gomes Arcanjo um policial que engrandeceu Minas e dignificou o Brasil”, acrescentou.


Aécio acusado

Arcanjo tinha dificuldades para andar e usava muletas devido a uma sequela deixada por um dos quatro atentados que sofreu, desde 2002, como suposta retaliações às denúncias que o tornaram famoso.

Pelas redes sociais, o policial postava vídeos em que denunciava cacíques tucanos de Minas Gerais com uma atenção especial ao senador Aécio Neves. De acordo com o policial, que já chegou a denunciá-lo e entregar provas na Corregedoria da Polícia Civil, o tucano estava envolvido em uma série de irregularidades que iam desde lavagem de dinheiro, desvio de recursos públicos e até associação com o narcotráfico.

“Um playboy, um viciado, um bandido”, dizia em seus vídeos, que até hoje não surtiram nenhum tipo de investigação mais profunda.
“Desde 2002 as denúncias sempre pararam por que era de interesse do governo (na época comandado pelo próprio Aécio Neves). Sempre as denúncias estavam ligadas a órgãos e empresas do governo”, explicou em um dos seus vídeos.
Por uma rede social, o deputado estadual Durval Angelo (PT-MG) lamentou a morte do detetive mineiro.
“Sem dúvida, uma perda imensurável para todos os que lutam por uma sociedade mais justa, sobretudo, nestes tempos sombrios de atentado à democracia. Mas Lucas não se foi. Permanece vivo no exemplo que nos deixa como seu grande legado”, escreveu o parlamentar.


(http://www.correiodobrasil.com.br/morte-suspeita-de-detetive-que-acusou-aecio-neves-alerta-movimentos-sociais/?ref=yfp; acesso em 28/03/2016)

sábado, 19 de março de 2016

Torcida "Remiri" na TV Cultura, na tarde de hj (19/03)

Israel Araújo


No dia de hoje, 19 de março de 2016, a recém-instalada Torcida Organizada "Remiri", organização de torcedores igarapemirienses que torcem pelo Clube do Remo de Belém do Pará, estará presente na programação da TV Cultura do Pará (Canal 9, em Igarapé-Miri). Segundo um dos organizadores, Wlisses Marques, em conversa no noite de ontem com o Poemeiro do Miri, a programação se inicia às 16 h e 15 minutos. A equipe de torcedores remistas mirienses contará com outros integrantes, entre os quais o professor Élvis Nunes. Estarão no estúdio da Cultura do Pará antes do jogo e durante o intervalo.



Lançamento, em Ig.-Miri, da Torcida Organizada Remiri; foto: Facebook de Wlissses Marques


Entre muitas brincadeiras sadias que "rolam" nas rios e rios de Igarapé-Miri, e nas redes sociais, o grupo rival, a torcida miriense do Paysandu, chamada pelos azulinos de "Mucura Miri", estaria em franca desvantagem ante à Remiri. Dizem estes que os bicolores nem teriam sido atendidos pela direção bicolor, em Belém. Os bicolores ão perdoam o fato de que o Pe. Jucelino Neves, pré-candidato à Prefeitura de Igarapé-Miri (PT), tenha benzido a camisa da Remiri e o Leão Azul tenha pegado peia do Paysandu, no dia seguinte. Mas a Remiri que teve até chamada gravada pelo meia Eduardo Ramos, prévia ao lançamento. Por isso, remistas seguem otimistas. E pela "benzida", tb.

Claro que isso, sobre a relação com os bicolores, é brincadeira, a chamada "gozação". Mas é certo que, com essa organização das maiores torcidas de futebol do Pará, sediadas em Igarapé-Miri, o nosso Futebol só tende a ganhar. Quem sabe, com mudanças na gestão do Futebol em nossa Terra, possamos ter investimentos e parcerias (dentro dos ditames legais) que levem uma equipe nossa a mostrar, no Campeonato Paraense, adulto e profissional, o valor de nossa bola miriense.

Por que somente Abaetetuba e Cametá, aqui perto, podem ter e nós não? Eles/as são "mais inteligentes" do que nós? Jamais. Nem cogitamos isso. O que nos falta é organização.

Com a palavra o Prefeito, seus auxiliares e os Vereadores.

Quanto o Esporte miriense tem de verbas, em orçamento, emendas etc., a cada ano?

O que se faz com as verbas do Esporte, na gestão municipal, em Igarapé-Miri?

Quais são as ações concretas, que possam ser elencadas aqui, de Vereadores/as de Igarapé-Miri e dos deputados para os quais eles pedem e conseguem votos, em prol do Esporte em Igarapé-Miri?

Como, isto é, com quais critérios o Prefeito Municipal seleciona a direção de Esporte e Lazer, em seu governo?


__________________________
Tenho dito e digo mais ainda!

quarta-feira, 16 de março de 2016

Lula da Silva será "fritado" pela Rede Globo ou cairá pelas próprias pernas? Ou não cairá e cambaleará ou nada disso?

Israel Araújo
(Editor, Professor; Presidente da Academia Igarapemiriense de Letras / AIL. Cadeira 07. Patrono: Manoel Luiz Ferreira Fonseca)


Os últimos dias e, mais seguro dizer, as últimas semanas foram de frenesi nos meios comunicacionais, digamos assim. Digamos assim porque é difícil assegurar que se trata de meios de comunicação ou de empresas que atuam nesse campo, os das mídias, da imprensa, cujos objetivos estejam circunscritos a favorecer estruturas a um determinado segmento e obstaculizar a vida de outrem.

É o caso das maiores empresas de comunicação, ou de jornalismo, de mídi(s), caso da Rede Globo, da Rede Bandeirantes, do SBT, da Rede Record, de jornais como Folha de São Paulo e de revistas como VEJA, para citar poucos casos. Bom demais seria se fosse possível fazer uma fundamentada e bem estruturada análise acerca desse fazer (supostamente) noticioso, que é empreendido pelos veículos que servem a essas estruturas, apontar as problematizações, indicar elementos teóricos/conceituais, selecionar um corpus a ser analisado etc. Bom, tal investimento acadêmico e investigativo não seria para este momento (está em curso, sob a responsabilidade deste humilde servidor, a construção de um artigo, voltado para essa demanda, o qual se intitula, até agora: ENUNCIADOS, IMAGENS: uma análise interdiscursiva de publicações sobre Lula da Silva, disponíveis nas redes sociais, o qual será divulgado por oportuno).

Mas, aqui, podemos ao menos deixar umas perguntas (que não são as mesmas do artigo em feitura), sem precisar respondê-las, pois o sr. (a senhora) tem todas as condições de respondê-las e, mesmo, de não aceitar estas e levantar outras, respondendo-as.

1 - Se Luiz Inácio Lula da Silva (aqui, Lula da Silva) é homem chefe de quadrilha, de grupo de corrupção internacional, a Polícia Federal o pegará, por ele ser um (digamos) homem mau ou por ele ser do Partido dos Trabalhadores e por estar perto das garras de um juiz chamado Sérgio Moro? E agora, que Lula da Silva está nomeado Ministro de Estado, o que Moro poderia fazer para "muquiar" Inácio de Pernambuco?

2 - Se Lula da Silva fosse Aécio Neves da Cunha, homem de índole para lá de suspeita, já conhecido por sua relação com tráfico de drogas, agredir mulher, viver mais no Rio de Janeiro do que em Minas Gerais, quando estava Governador de Minas Gerais..., e se fosse homem chefe de quadrilha, de grupo de corrupção internacional, a Polícia Federal o pegará, por ele ser um (digamos) homem mau ou não o pegaria, por ele não ser do Partido dos Trabalhadores?

3 - Para um juiz que não se chamasse Sérgio Moro, o que representariam, na mesma cadeira de (possíveis) escândalos de corrupção, tais como os que se nos apresentam?

4 - O que faria a empresa Rede Globo, ante toda a rede de suspeitas, provas, acusações, insinuações e deleções "premiadas", caso os envolvidos não fossem os partidos políticos "A" e "B", mas sim "C" e "D"?

5 - Não é difícil encontrar estudiosos do discurso (ou de discurso), tais como a pesquisadora Rosário Gregolin, que analisem a postura da mídia no que tange a fazer um trabalho de cobertura sob os moldes de espetáculos; trata-se da "espetacularização da mídia", tal como a TV's Bandeirantes e Record fazem de seus jornalismos, na pauta da violência e/ou da segurança pública. Esse é o caso do trabalho, muito bem disfarçado e com ares de imparcial, que a empresa Globo realiza, quando se trata de cobrir investigações e/ou escândalos nos quais o PT esteja diretamente implicado; assim o fez quando da condução coercitiva de Lula da Silva, em 04 de março último, e quando do pedido de prisão preventiva de Lula, feita pelo Ministério Público de São Paulo, ou, muito mais que isso: no que tange à assunção, por Lula da Silva, de um ministério no governo Dilma. Se isso tudo se reportasse a outras figuras, de partidos outros, quais seriam as posturas dessa e dessas empresas?

6 - Será preciso o Supremo Tribunal Federal (STF) ou um Moro dar um "murro" em Lula da Silva ou este cairá por si mesmo?

7 - Há chances de a TV Globo espetacularizar a prisão de Lula ou a queda de Dilma ou isso ficaria (esse sabor de mapará com açaí) para ser divulgado pela sucessão de Bonner?


________________________

Tenho dito e digo mais ainda!


terça-feira, 1 de março de 2016

Edmilson Rodrigues é aposta do Psol para governar Belém do Pará

Israel Araújo - Editor/Fundador
Presidente da Academia Igarapé-Miri de Letras (AIL) - Cadeira 07
Patrono: Manoel Luiz Fonseca



(Banner - chamada para lançamento de Pré-Candidatura do Psol, em Belém)



O dia 29 de fevereiro de 2016 foi marcado, em Belém do Pará, pelo lançamento da Pré-candidatura do deputado federal Edmilson Brito Rodrigues, para disputar a Prefeitura de Belém, pelo Partido Socialismo e Liberdade (Psol). Rodrigues, de 58 anos, é Professor licenciado da Seduc-PA e Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), Doutor em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo (USP), com a Tese sobre “Território e soberania: a Região Amazônica e o processo de privatização da água vista como norma estratégica do globalitarismo” e está em seu primeiro mandato como Deputado Federal, sendo eleito recentemente o quinto melhor deputado do País, pelo "Congresso em Foco".

Edmilson já foi deputado estadual pelo PT (dois mandatos, de 1987 até 1994), Prefeito de Belém (PT, de 1997 até final de 2004); deputado estadual, pela terceira vez, eleito em 2010, pelo PSOL. Disputou o Governo do Pará, em 2006, ficando em quarto lugar (1º Turno) e a prefeitura de Belém, em 2012, em sendo derrotado pela "máquina tucana metroplitana" (Jatene, Pioneiro e Cia). Em 2014, venceu a eleição para Deputado federal, um dos cinco mais bem votados no estado.



(Auditório do Hotel Sagres, lotado, no ato de Lançamento)


No ato de lançamento, várias siglas partidárias estiveram presentes e, entre as que declararam apoio já nesse ato, estão o PV e o PPL, sendo que o PSTU informou que realizará uma "conferência eleitoral" para decidir se apoiará Rodrigues ou lançará candidatura própria: o "X da questão" é a possibilidade, ou não, de o PSOL firmar alianças com outros partidos; uma parte da esquerda do Pará, com destaque para alas do próprio PSOL, é irremediavelmente contrária a essa possibilidade. PSTU deu sinais de ser contrário, também. Mas o PV, sob a fala do presidente e ex-deputado, Zé Carlos "do PV", foi taxativo ao declarar apoio e dizer que "as nossas diferenças, tiramos depois; é hora de nos unir e derrotar essa direita" que está no poder (PSDB, PSDB e outros, entende-se).


Segue nota (bem sucinta e tímida) das Organizações Rômulo Maiorana (ORMs), divulgada na internet:


Edmilson Rodrigues destacou como propostas de ações prioritárias para Belém a eficiência de um sistema de saúde pública na atenção básica; educação e formação profissional e política de crédito para a juventude belenense, fazendo frente ao largo consumo de drogas e assassinatos de cidadãos jovens e, ainda,  geração de empregos e renda para as famílias. O presidente nacional do PSol, o paraense Luiz Araújo, participou da programação. Ele observou ser preciso reverter o quadro de descrédito dos políticos no País, em função da crise política. "Temos um sonho nos unindo pelo futuro de Belém", assinalou. O vereador Fernando Carneiro (PSol) destacou que como presente pelos 400 anos de fundação de Belém, completados em janeiro, a capital paraense terá como presente a eleição de Edmilson Rodrigujes em outubro. A vereadora Marinor Brito (PSol) destacou que Edmilson já deu provas de que é um candidato bem preparado para governar Belém.
(http://www.ormnews.com.br/noticia/edmilson-rodrigues-lanca-pre-candidatura-a-prefeito-de-belem)


_______________________

Tenho dito e digo mais ainda! Curta a página do Poemeiro do Miri, no Facebook; "Poemeiro do Miri - Blog do Prof. Israel Araújo"