quarta-feira, 16 de março de 2016

Lula da Silva será "fritado" pela Rede Globo ou cairá pelas próprias pernas? Ou não cairá e cambaleará ou nada disso?

Israel Araújo
(Editor, Professor; Presidente da Academia Igarapemiriense de Letras / AIL. Cadeira 07. Patrono: Manoel Luiz Ferreira Fonseca)


Os últimos dias e, mais seguro dizer, as últimas semanas foram de frenesi nos meios comunicacionais, digamos assim. Digamos assim porque é difícil assegurar que se trata de meios de comunicação ou de empresas que atuam nesse campo, os das mídias, da imprensa, cujos objetivos estejam circunscritos a favorecer estruturas a um determinado segmento e obstaculizar a vida de outrem.

É o caso das maiores empresas de comunicação, ou de jornalismo, de mídi(s), caso da Rede Globo, da Rede Bandeirantes, do SBT, da Rede Record, de jornais como Folha de São Paulo e de revistas como VEJA, para citar poucos casos. Bom demais seria se fosse possível fazer uma fundamentada e bem estruturada análise acerca desse fazer (supostamente) noticioso, que é empreendido pelos veículos que servem a essas estruturas, apontar as problematizações, indicar elementos teóricos/conceituais, selecionar um corpus a ser analisado etc. Bom, tal investimento acadêmico e investigativo não seria para este momento (está em curso, sob a responsabilidade deste humilde servidor, a construção de um artigo, voltado para essa demanda, o qual se intitula, até agora: ENUNCIADOS, IMAGENS: uma análise interdiscursiva de publicações sobre Lula da Silva, disponíveis nas redes sociais, o qual será divulgado por oportuno).

Mas, aqui, podemos ao menos deixar umas perguntas (que não são as mesmas do artigo em feitura), sem precisar respondê-las, pois o sr. (a senhora) tem todas as condições de respondê-las e, mesmo, de não aceitar estas e levantar outras, respondendo-as.

1 - Se Luiz Inácio Lula da Silva (aqui, Lula da Silva) é homem chefe de quadrilha, de grupo de corrupção internacional, a Polícia Federal o pegará, por ele ser um (digamos) homem mau ou por ele ser do Partido dos Trabalhadores e por estar perto das garras de um juiz chamado Sérgio Moro? E agora, que Lula da Silva está nomeado Ministro de Estado, o que Moro poderia fazer para "muquiar" Inácio de Pernambuco?

2 - Se Lula da Silva fosse Aécio Neves da Cunha, homem de índole para lá de suspeita, já conhecido por sua relação com tráfico de drogas, agredir mulher, viver mais no Rio de Janeiro do que em Minas Gerais, quando estava Governador de Minas Gerais..., e se fosse homem chefe de quadrilha, de grupo de corrupção internacional, a Polícia Federal o pegará, por ele ser um (digamos) homem mau ou não o pegaria, por ele não ser do Partido dos Trabalhadores?

3 - Para um juiz que não se chamasse Sérgio Moro, o que representariam, na mesma cadeira de (possíveis) escândalos de corrupção, tais como os que se nos apresentam?

4 - O que faria a empresa Rede Globo, ante toda a rede de suspeitas, provas, acusações, insinuações e deleções "premiadas", caso os envolvidos não fossem os partidos políticos "A" e "B", mas sim "C" e "D"?

5 - Não é difícil encontrar estudiosos do discurso (ou de discurso), tais como a pesquisadora Rosário Gregolin, que analisem a postura da mídia no que tange a fazer um trabalho de cobertura sob os moldes de espetáculos; trata-se da "espetacularização da mídia", tal como a TV's Bandeirantes e Record fazem de seus jornalismos, na pauta da violência e/ou da segurança pública. Esse é o caso do trabalho, muito bem disfarçado e com ares de imparcial, que a empresa Globo realiza, quando se trata de cobrir investigações e/ou escândalos nos quais o PT esteja diretamente implicado; assim o fez quando da condução coercitiva de Lula da Silva, em 04 de março último, e quando do pedido de prisão preventiva de Lula, feita pelo Ministério Público de São Paulo, ou, muito mais que isso: no que tange à assunção, por Lula da Silva, de um ministério no governo Dilma. Se isso tudo se reportasse a outras figuras, de partidos outros, quais seriam as posturas dessa e dessas empresas?

6 - Será preciso o Supremo Tribunal Federal (STF) ou um Moro dar um "murro" em Lula da Silva ou este cairá por si mesmo?

7 - Há chances de a TV Globo espetacularizar a prisão de Lula ou a queda de Dilma ou isso ficaria (esse sabor de mapará com açaí) para ser divulgado pela sucessão de Bonner?


________________________

Tenho dito e digo mais ainda!


Nenhum comentário:

Postar um comentário