sexta-feira, 2 de setembro de 2016

PÉ DE BOTO "SOLTO" É NOTÍCIA QUE ALVORAÇA IGARAPÉ-MIRI

Israel Fonseca Araújo - editor
Presidente da Academia Igarapemiriense de Letras (AIL)
Militante cultural, pessoas que tb se assusta



Postagens de redes sociais, sobretudo nos tais de zap/zap, causaram alvoroço e sustos em Igarapé-Miri nesta tarde de 02 de setembro; eram divulgações sobre a possível "soltura" de Pé de Boto, o chamado Ailson Santa Maria do Amaral; Amaral estava fora de sua residência de Vila Maiauatá, desde julho de 2015, quando teria de ser preso por decisão da Justiça, mas estaria foragido. Sábio e bem informado de tudo o que não pode ser dito a todo mundo, o Zé Povo sempre soube da verdadeira realidade que a Polícia insistia em insinuar não saber. Boto, amado tresloucadamente por ao menos grande parte dos mirienses, não chegou a ser preso, mesmo com uma robusta investigação levada a cabo por Nelson Medrado. Medrado investigou, digamos assim, "probleminhas" nos quais estaria implicado (como Chefe) o Sr. Ailson Boto.

Criação de um Grupo de Extermínio, com ao menos 12 mortes atribuídas, criação de esquema de dilapidação de recursos públicos, são pontas que amarrariam todo um emaranhado de situações caracterizadoras da ação de Amaral. O Ministério Público chegou a falar em uma lista de cerca de 200 pessoas marcadas para morrer. Pessoas de vários bairros de Igarapé-Miri, constantes de uma lista que só poderia ter sido produzida pela Polícia, conhecedora das "fichadas"; para estas e para adversários que lhe contrariassem, a ameaça de morte poderia ser uma "solução" encontrada. O professor e jornalista Isaac Fonseca Araújo, presidente do INCAM e do PSOL, recebeu ameaça de morte, em razão de seu trabalho à frente do Jornal Tribuna Popular. No dia 12 de junho de 2014, abertura da Copa do Mundo de Futebol, duas mensagens de celular falando que poderia ser morto e ter a cabeça jogada nas ruas, que poderia ter sua casa incendiada com a família toda dentro.

O fato fora registrado por Fonseca na Polícia e denunciado à Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa do Pará (ALEPA). Com a notícia de que Amaral estaria de volta a todas as suas atividades normais, muita gente deve de estar com nervos à flor da pele; se a sensação de impunidade já era tão grande, agora parece que o caos pode estar instalado em muitas mentes e corações.

O Blog Gazeta Miriense se pronunciou a pouco sobre o seríssimo caso:


Ao que tudo indica a Justiça revogou a ordem de prisão contra Pé de Boto. Se comenta que ele ficará usando tornozeleira eletrônica e vai cumprir certas medidas. A ordem de prisão contra ele não foi cumprida, mesmo depois de 13 meses. A polícia o considerou foragido, mas ele sempre era visto na cidade ou no interior, é o que dizem. A Operação Falso Patuá virou ação penal contra 12 pessoas, das quais oito foram presas e os demais ficaram foragidos. Aos poucos a Justiça determinou a soltura de 4. Depois de mais 1 e agora de Pé de Boto. Se isso se confirmar, será difícil manter a ordem de prisão contra os demais, já que a maioria ganhou o direito de responder ao processo em liberdade. E comentários da soltura e fotos não faltam nas redes sociais. No ano passado, um boato da morte do ex-prefeito chegou a ser divulgado até mesmo na imprensa estadual. Mas a lorota logo foi desfeita. Se aguarda uma decisão oficial para divulgar o que realmente foi decidido neste caso, pois no site do Tribunal ainda não consta (...) - Gazeta Miriense


Em imagens de zap - zap já era possível ver o "boto" numa rede, cercado de pessoas festejativas. Festas e pistoladas teriam sido ouvidos pras bandas de Maiauatá. Urros em msgs de celular foram ouvidos/lidos, em tons do tipo "Bora beber, p*********". Caso mais greve foi visto, por ex., em uma mensagem do tipo "Quem tem promessa de Deus, vence o mal"; Deus, verdadeiramente Deus, cuide de nós. O que é o Mal?



Melhor me quietar por aqui. Até.



Nenhum comentário:

Postar um comentário