quinta-feira, 1 de setembro de 2016

OLHOS NA MÍDIA: pesquisa na Escola Dalila Afonso Cunha quer analisar a atuação da Mídia sobre Mulher e Juventude

Prof. Israel Araújo (Editor)
Presidente da Academia Igarapemiriense de Letras (AIL)
Cadeira 07. Patrono: Manoel Luiz Ferreira Fonseca
Mestre em Letras pela Universidade Federal do Pará (UFPA)



(prof. Israel, com duas das alunas pesquisadoras: Sandy Costa e Sanay Costa)


Um projeto de pesquisa em começo busca investigar a atuação da mídia/imprensa no que concerne a noticiar temáticas como Trabalho, Política e Religiosidade no que concerne às figuras da Mulher e da Juventude; a iniciativa vem do Professor Mestre Israel Fonseca Araújo e está sendo instalada na Escola Estadual "Professora Dalila Afonso Cunha", em Vila Maiauatá, distante 17 km da cidade de Igarapé-Miri (PA). A ideia é central é que discentes do Ensino Médio dessa unidade de ensino passem a analisar, sob orientação do citado professor, um conjunto de publicações de jornais e revistas, em meios impresso e online, assim como publicações em vídeo, incluídas as disponíveis em redes sociais.

Intitulado "Olhos na mídia: a prática de um estranhamento necessário", a pesquisa conta com a participação das discentes do terceiro ano ELCIONE AIRES NAZARENO, SANDY MARIA LOBATO DA COSTA e SANAY COSTA NOVAES. As três atenderam a convite do professor/orientador, entre alunos/as de turmas matutinas, vespertinas e noturna. Já com experiências em atividades investigativas anteriores, as três já estão plenamente integradas às leituras, às análises.

Trata-se de uma experiência que quer "estranhar", de buscar ver, tendo em vista a ainda necessidade de amadurecimento teórico/conceitual, a atuação da imprensa de maneira mais distanciada da tese (tanto batida) do papel informativo da mídia. Trata-se de analisar discursos, de atentar para as cenas enunciativas construídas, para as cenografias (MAINGUENEAU, 2011), de olhar de outra maneira essas práticas discursivas. Trata-se de olhar para as escolhas feitas, para as construções tecidas pelos sujeitos da mídia para falar da mulher e da juventude.

A ideia é ter um Grupo de Estudos na unidade de ensino Dalila Afonso Cunha (o Gedim, ver resumo a seguir). Uma importante oportunidade de tecer saberes, construir conhecimentos, de fazer mais por nossa educação. Seguem registros sintéticos da proposta.




GRUPO IGARAPEMIRIENSE DE ESTUDOS SOBRE DISCURSO E MÍDIA (GEDIM)
(Anotações, resumo)



IDENTIFICAÇÃO

a) Integrantes
Coordenador: Israel Fonseca Araújo
Integrantes (sugestão): Israel Fonseca Araújo, Antonio Marcos Ferreira, Irene Ribeiro, Domingos Nonato

b) Local: Igarapé-Miri (PA), centralizada na Escola Estadual de Ensino Médio “Professora Dalila Afonso Cunha”

c) Públicoalvo: alunado do Ensino Médio pertencente à Rede Estadual de Ensino do Pará, matriculados e frequentando atividades nessa unidade de ensino

d) Duração: realiza-se durante o ano letivo (versões anuais), com início previsto de atividades em fevereiro/março e culminância prevista para dezembro; não desconsiderar as atividades de socialização que possam ser realizadas antes do final de cada ano letivo


Objetivos
Geral: realizar estudos que problematizem a interface mídia e discurso, entendidos como categorias que articulam investigações, haja vista que a atuação da Mídia (seus dizeres sobre os mais diversos temas) deve ser objeto de investigação e discussão nas instituições escolares.


Específicos:
  • Estudar a produção discursiva da mídia (impressa, televisionada, virtual) e sua correlação com a veiculação de temas caros ao exercício da cidadania, tais como: política, participação da mulher nos espaços institucionais de poder e (re)configuração de identidades ou de estereótipos sobre a mesma.
  • Problematizar, a nível fazer docente na Educação Básica, a manifestação linguajeira que se materializa na prática discursiva midiática enquanto lugar de construção e/ou veiculação de sentidos sobre a ação pública/política de homens e mulheres.
  • Envolver discentes do Ensino Médio, notadamente de segunda e terceira série, em uma discussão sobre a atuação da mídia na (re)construção e veiculação de sentidos sobre a ação pública/política de homens e mulheres. (...)


IV – MODO DE FUNCIONAMENTO / METODOLOGIA
O GEDIM funciona(rá) sob a organização de Grupos de Trabalho (GTs), materializados em Projetos de pesquisa de iniciativa de professores/as pesquisadores/as, para atender iniciativas e problemáticas mais específicas de investigação na interface: discurso, mídia, cidadania, política/relações de poder, educação básica, Ensino Médio, incentivo à pesquisa. Além dos GTs, e mesmo sem a constituição dos mesmos, projetos de pesquisa de iniciativa de professores/pesquisadores(as) dão corpo à atuação do GEDIM.



UM PRIMEIRO PROJETO:

No GEDIM, o primeiro projeto de pesquisa anunciado intitula-se Olhos na Mídia: a prática de um estranhamento necessário, sob liderança do professor Israel, uma iniciativa que visa, entre outros:
(i) estudar a produção discursiva da mídia (impressa, televisionada, virtual) e sua correlação com a veiculação de temas caros ao exercício da cidadania, tais como: mulher e política; participação da mulher nos espaços institucionais de poder e (re)configuração de identidades ou de estereótipos sobre a mesma; mulher e trabalho; educação; religião e política; juventude, trabalho e política;

(ii) problematizar, a nível fazer docente na Educação Básica, a manifestação linguajeira que se materializa na prática discursiva midiática enquanto lugar de construção e/ou veiculação de sentidos sobre a ação pública/política de homens e mulheres;

(iii) envolver discentes do Ensino Médio, em uma discussão sobre a atuação da mídia na (re)construção e veiculação de sentidos sobre a ação pública/política de homens e mulheres. O público-alvo do Projeto de Pesquisa são os discentes do Ensino Médio, preferencialmente de segundo e terceiro ano (...).


Projeto de Pesquisa: Olhos na Mídia: a prática de um estranhamento necessário

1 ABRANGÊNCIA INICIAL: estudantes de Ensino Médio (2º e 3º anos) e de cursos superiores (Graduação), preferencialmente de Letras.


2 PROBLEMATIZAÇÃO: como a mídia (imprensa) trata a questão da mulher e da juventude ao produzir publicações (enunciar) sobre diversos temas, entre eles: vida pública/política, trabalho, educação, religiosidade e educação? Quais discursos (posicionamentos) ela veicula? Quais relações podem ser apontadas, sobre a interação entre esses discursos?


3 HIPÓTESE PRINCIPAL: as publicações da mídia veiculam sentidos que buscam estabelecer lugares e/ou apontar identidades para os sujeitos juvenis, femininos, do mundo do trabalho. Outras (a considerar)


4 PÚBLICOALVO (preferencial): alunado do Ensino Médio e graduandos em Letras.


5 CORPUS: publicações de jornais e revistas (impressos); publicações midiáticas disponíveis na internet (blogs e nas redes sociais); vídeos (You Tube).


6 OPERACIONALIZAÇÃO: realização de encontros quinzenais, nas dependências da unidade de ensino; rodas de conversa, bate-papo; análises discursivas de materiais impressos e em meios virtuais; produção de anotações; orientações de atividades para além da escola (ver TV, por ex.); produção de tópicos e relatórios.


7 EIXOS TEMÁTICOS (interdependentes): Linguagem, enunciação; AD e Mídia; discurso da Mídia; fazer jornalístico; estudos que se situem na interface discurso e mídia/jornalismo BRANDÃO (2012); ORLANDI (1994); MAINGUENEAU (1997, 2011); JOUBERT (2011); ARAÚJO (2015); ARAÚJO e PESSOA (2015), outros.


8 TEMAS/TÓPICOS que atravessam e/ou constituem a atuação da mídia, impressa e virtual, que ajudam a configurar sua prática discursiva (sua enunciação sobre os temas de que se vale no dia-a-dia), tais como: mulher e política; mulher e trabalho; educação; religião e política; juventude, trabalho e política.


9 CRONOGRAMA (periodicidade): cf. Metodologia, construído também no próprio grupo.


10 RESULTADOS ESPERADOS
  • Rodas de conversa, bate-papo (trabalho com a Oralidade); análises discursivas de materiais impressos e em meios virtuais; troca de experiências sobre o “ver a Mídia”
  • Produções textuais: anotações, tópicos, artigos, relatórios
  • Participação e apresentações de trabalhos em eventos
  • Leituras iniciais (aproximação) de autores/as que tratem da relação Mídia/imprensa e AD.
(...)




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E-mail: poemeiro@hotmail.com
Facebook: Israel Araújo Pomeiro do Miri

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