domingo, 13 de novembro de 2016

IGARAPÉ-MIRI TEVE FESTIVAL DO AÇAÍ 2016? SIM OU NÃO?

Prof. Israel Araújo (Editor)
Facebook: Israel Araújo Poemeiro do Miri



A cidade de Igarapé-Miri, no Baixo Tocantins, está vivendo quatros  dias de Festival do Açaí; isso mesmo, de quinta (10/11) até este domingo (13/11) estão sendo realizados vários shows, desde os religiosos até as apresentações de bandas profanas da cidade de Igarapé-Miri e de outros lugares. Destaque foi a Banda X Calypso, do maestro Chimbinha: acontece que uma terrível briga com a ex-esposa e ex-vocalista da Banda Calypso, Joelma, acabou fazendo com que o Chimbinha ficasse com "X". Por isso, a Calypso do Chimbinha é desse jeito.

E os shows são diversificados e de todos os jeitos; também fora alardeado pelas redes sociais que o Festival teria wi-fi grátis. Ora, hum..

Mas um Festival não pode ser uma reunião de vários dias de apresentações de bandas, artistas locais, por mais valorizados que os mesmos devam ser. Aliás, a gestão cultural de Igarapé-Miri (coisa que não acreditamos ver por aqui) deveria ter conchas acústicas e demeais espaços para que os artistas pudessem levar seus poemas, seus livros, seus instrumentos músicas... e se apresentar periodicamente ao público, como acontece em outras cidades; com apoio financeiro da Secretaria de Cultura local, de empresários/comerciantes (que iriam expor seus produtos/serviços) e da própria sociedade civil (organizada ou não). Isso vé possível e não deveria (esta ideia) ser objeto de piadinhas coletivas e municipais.

Mas, cá entre Nós, se a maioria das respostas às perguntas que lhe faço a seguir forem "NÃO", então Igarapé-Miri não teve Festival do Açaí e sim uma bonita reunião de festas e de shows para o povo:

01. O "Festival" do Açaí teve seminários, palestras e outros investimentos propícios ao fomento da cadeia produtiva do Açaí, com destaque para a participação dos atores diretamente envolvidos nesse processo produtivo?

(       ) SIM ........................................................................................ (      ) NÃO

02. O "Festival" do Açaí teve seminários, palestras, Plenárias para debater as iniciativas do governo municipal (realizadas através da SEDET - Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho) relacionadas a esse campo de atuação, ouvindo as vozes da população local e, de modo especial, dos atores diretamente envolvidos nesse processo produtivo?

(       ) SIM ......................................................................................... (      ) NÃO


03. O "Festival" do Açaí teve exposição de trabalhos e da produção das Cooperativas e Associações de produtores/as para dar plena visibilidade ao trabalho de quem, DE FATO, faz essa cadeia produtiva existir e funcionar?

(       ) SIM ......................................................................................... (      ) NÃO



04. O "Festival" do Açaí teve espaço privilegiado de exposição do trabalho da Agricultura Familiar, dada a importância desse segmento para o desenvolvimento de Igarapé-Miri?

(       ) SIM ............................................................................................ (      ) NÃO



05. O "Festival" do Açaí teve espaço privilegiado para a apresentação/exposição do campo da Economia Solidária na cadeia produtiva do Açaí, dada a importância desse segmento para o desenvolvimento de Igarapé-Miri?

(       ) SIM ............................................................................................. (      ) NÃO


06. O "Festival" do Açaí teve espaço privilegiado para a apresentação/exposição de artesanatos que exploram a produção do Açaí, além de almoço de domingo com açaí de graça, com lançamento de obras ligadas à cultura do Açaí/cultura local, dada a importância desses investimentos para o desenvolvimento de Igarapé-Miri?

(       ) SIM ............................................................................................. (      ) NÃO


Se suas respostas deram entre quatro e mais "Não", então...




Até mais.


poemeiro@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário