quarta-feira, 2 de novembro de 2016

Prefeito Pina (PT) será afastado pela Câmara de Igarapé-Miri; sério isso? Piada pronta?

Prof. Israel Araújo
(Editor - Presidente da Academia Igarapemiriense de Letras/AIL; Cadeira 07: Patrono "Manole Luiz Fonseca")





Na manhã de hoje, Dia de Finados, a Câmara Municipal de Igarapé-Miri se reuniu em Sessão extraordinária e (piadística municipal). O assunto era tratar da questão do repasse “a menor” do Duodécimo[1] pelo Prefeito de Igarapé-Miri (Roberto Pina Oliveira /PT) para Câmara, o que seria já recorrente desde o ano de 2015. Na Sessão o Ver. Augusto Fonseca (PV) representou pelo afastamento do atual prefeito, através de Requerimento, pedindo instalação de Comissão Processante para investigar (e, acredita-se, muitos esperam julgar e afastar) o atual Chefe do Executivo por conduta ilegal e abuso de poder (não estaria respondendo a inúmeras solicitações da Casa de Leis), segundo afirma na petição de muitas páginas. A questão tem previsão legal, claro:


Art. 32. As comissões temporárias são aquelas criadas para fins específicos, e que se extinguirão uma vez concluídos seus trabalhos, são:
I - Especiais;
II - de Inquérito;
III - Processantes;
§1º. Na composição das comissões previstas nos incisos I e II, adotar-se-á o critério da proporcionalidade partidária.
§2º. Constituída a comissão temporária, seus integrantes escolherão o Presidente, o Vice-Presidente e o Relator, sempre que possível, pertencentes a parti- diferentes
(Regimento Interno da Câmara de Igarapé-Miri, 2012)


A presente situação seria plenamente compreendida nos primeiros meses da desgraceira de Pé de Boto com a caneta de prefeito. A Câmara e o povo presente ouviram a sofrida leitura de tantas páginas e, segundo fontes próximas ao Poemeiro do Miri, instalou a Comissão Processante, a qual deverá notificar o prefeito e aguardará sua manifestação. Em seguida, trabalhos seguem para frente. A questão é a tremenda falta de credibilidade do Povo em relação à atual composição dessa Casa de Leis, o que deve ajudar a explicar o fato de que somente cinco dos onze vereadores/as que disputaram as eleições terem conseguido se reeleger. Inclusive, comenta-se à meia-voz que teve vereador recebendo menos de 100 (cem votos) no pleito; e uns quase ficam “sem votos”.


Se essa Comissão constituída fizer o mesmo “trabalho” que fez (entenda-se que NAO FEZ) a CPI que investigaria as supostas irregularidades da Educação, investigação pedida pelo Sintepp, em 2015; se o trabalho for desse tipo (sem resposta, sem uma explicação que seja ao Povo), se for assim, Roberto Pina sairá às gargalhadas, em 31 de dezembro.

Este professor/editor quer acreditar no Parlamento municipal. É a favor de investigação e dos processos, das investigações, das condenações, desde os anos 1980 até hoje. Será que haverá trabalho da Câmara, agora? Ora, parece uma pena, mas o Povo entenderá esse “mostrar trabalho” agora como revanchismo político, depois que se passaram as eleições de 02/10 e depois que o atual presidente do Parlamento (Ver. Toninho Peso Pesado/PMDB) venceu nas urnas. O repasse do Duodécimo “a menor” deve ser questionado, processado, mas nós, o Povo, temos de melhorar o nosso perfil de Voto. Tá cruel assim.

Quem quer acreditar nessa nova novidade?

Façam suas apostas. Eu não as farei.




_________________
Tenho dito e digo mais ainda!







[1] “cada uma das 12 partes iguais em que pode ser dividido um todo” (cf. Houaiss virtual); são repasses financeiros do Executivo à Câmara, devido legalmente ao Poder Legislativo.




Nenhum comentário:

Postar um comentário